Gabarito extraoficial Colégio Pedro II: veja aqui seu desempenho

Concurso Colégio Pedro II oferta vagas de níveis médio, técnico e superior.

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4 de Fevereiro26 min. de leitura

As provas objetivas do concurso Colégio Pedro II foram aplicadas hoje (04/02). Organizado por uma comissão própria, o concurso público do Colégio Pedro II oferta vagas de níveis médio, técnico e superior.

Como nós do Gran estamos com você em todas as etapas em busca da aprovação dos sonhos, nossa equipe de professores irá realizar a correção da prova e elaboração do gabarito extraoficial para o cargo de Assistente em Administração.

Saiba todos os detalhes navegando no índice abaixo:

Gabarito extraoficial Colégio Pedro II

O gabarito extraoficial do concurso público do Colégio Pedro II está em elaboração.

Utilizamos a seguinte prova como referência. Clique aqui para acessar.

Gabarito extraoficial Colégio Pedro II: comentários

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Navegue pelo índice abaixo de acordo com cada disciplina:

Gabarito extraoficial: língua portuguesa

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Bruno Pilastre 

QUESTÃO: 01
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Com a nota de rodapé, Paulo Freire busca contradizer uma interpretação da palavra, isto é, uma das possíveis interpretações da palavra “silêncio”. O objetivo principal da nota de rodapé não é defender a importância do silêncio, introduzir um debate religioso, apresentar uma tese ou explicar os significados da palavra.

QUESTÃO: 02
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O termo “homens” denota os humanos em geral. O termo não equivale especificamente a chefes de família, indivíduos do gênero masculino, falantes do português ou a indivíduos da sociedade brasileira (apenas). 

QUESTÃO: 03
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

As alternativas (C) e (D) são próximas (finalidade e destinação). Ainda que próximas, o sentido empregado no contexto é o de destinação, isto é, a palavra é determinada ao outro. Não se trata de valor semântico de modo, negação ou companhia.

QUESTÃO: 04
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A reescrita adequada é “Precisamente devido a isso”. Os outros vocábulos (além disto, apesar disto, posto que isto e no entanto isto) não são compatíveis, pois possuem outro valor coesivo.

QUESTÃO: 05
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Pela leitura do quarto parágrafo, pode-se dizer que o diálogo implica igualdade de condições. Especificamente, o seguinte trecho prova essa interpretação: “é preciso primeiro que os que assim se encontram negados no direito primordial de dizer a palavra reconquistem esse direito”. No texto, não encontramos elementos para afirmar que o diálogo inclui todas as formas de expressão, obriga a expressar o pensamento, depende das iniciativas individuais ou combate a censura contra as ideias.

QUESTÃO: 06
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

O trecho destacado é uma oração (subordinada adjetiva restritiva) que modifica o termo “palavras”. Por isso, exerce a função sintática de adjunto adnominal.

QUESTÃO: 07
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

O argumento defendido é o de que todas as pessoas dialogam contando histórias. Essa é a melhor interpretação do trecho. As afirmativas em (A), (B), (D) e (E) extrapolam o significado presente no trecho em análise.

QUESTÃO: 08
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A autora utiliza predominante a primeira pessoa do plural (nós). Nessa estrutura linguística, faz-se referência às pessoas em geral (a autora e qualquer indivíduo inserido em uma sociedade linguisticamente organizada). As referências propostas em (A), (B), (C) e (D) são demasiadamente específicas – e, por isso, não são adequadas à semântica das formas adotadas.

QUESTÃO: 09
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Para Gregorio Luri, o fracasso escolar é linguístico, pois a compreensão do mundo depende do conhecimento linguístico (leitura, escrita e fala). As outras alternativas trazem interpretações inadequadas, pois reduzem ou extrapolam o sentido original do texto.

QUESTÃO: 10
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A figura de linguagem presente no trecho em análise é a metonímia: figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado (lábio – fala/comunicação). Não se trata de hipérbole (exagero), paradoxo (contradição), pleonasmo (repetição) ou personificação. 

QUESTÃO: 11
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A autora (Lubi Prates) denota o gênero feminino pelas formas “influenciada”, “negra” e “representada”. Essas formas são nomes adjetivos. Por isso, marcamos a alternativa (E).

QUESTÃO: 12
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O processo de formação de “reeduco” é a derivação por afixação (re- + educo). Há um problema, então: duas alternativas são possíveis: (A) e (B), pois a derivação é um processo de formação (mais geral, que abrange afixação e composição) e a afixação é um tipo de derivação. Observando o padrão da questão, penso que a banca considerará a alternativa (A) como correta. No entanto, cabe recurso e a questão pode ser anulada. 

QUESTÃO: 13
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Como poeta (isto é, uma autora já dedicada a essa arte), a entrevistada baseia a sua obra na poesia contemporânea, como lemos nos últimos períodos do texto.

QUESTÃO: 14
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

A reescrita correta é “durante Ensino Médio que cursei”. Essa é a única forma clara, concisa e gramaticalmente adequada. 

QUESTÃO: 15
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A termo “companheiro” está sendo empregado em sentido figurado. Os outros termos (foi, livro, esse, grande) estão sendo utilizados em sentido literal.

QUESTÃO: 16
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Em (B), todas as palavras em (B) são empregadas em sentido denotativo. Em (A), (C), (D) e (E), há ao menos uma palavra empregada em sentido conotativo: escudo, peito, mãos e rasga(r).

QUESTÃO: 17
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Há elipse (supressão de um termo) em “arma a inteligência (isto é, “a inteligência é a nossa arma”). Não estamos diante de uma silepse, anáfora, paradoxo ou pleonasmo.

QUESTÃO: 18
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Trata-se de uma sugestão, isto é, um “convite” aos companheiros. A forma verbal está no modo imperativo (segunda pessoa do plural do imperativo afirmativo). O sentido, então, não é de dúvida, alegria, certeza ou contrariedade.

QUESTÃO: 19
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Na ativa, o verbo está no presente do indicativo. A forma passiva será, então, “é levado”. Pronto, temos a alternativa correta: (A).

QUESTÃO: 20
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Como comentado na questão 18, o termo “companheiros” é um vocativo (o enunciador se dirige aos seus pares, seus companheiros de instituição).

Gabarito extraoficial: informática

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Fabrício Melo

QUESTÃO: 21
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Os bits são constituídos de 0 e 1. A combinação de 8 bits forma 1 Byte = 1 caractere.

QUESTÃO: 22
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

INTERNET: REDE PÚBLICA;

INTRANET: REDE PRIVADA.

QUESTÃO: 23
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Quando excluímos um arquivo pressionando a tecla SHIFT, a exclusão será definitiva, sem passar pela Lixeira.

QUESTÃO: 24
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

O Item III está errado pois o sistema de arquivos do WIndows é o NTFS.

QUESTÃO: 25
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O recurso existe, mas não nas acessibilidades do Windows, mas sim na do MS- TEAMS.

QUESTÃO: 26
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

 Será gerado o erro #N/D (erro de valor não  disponível)

A fórmula não iria gerar erro se estivesse da seguinte maneira: =SOMA(A1:A5+B1:B5).

QUESTÃO: 27
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Os estilos estão localizados na guia Página Inicial, grupo Estilos.

QUESTÃO: 28
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Temos o SOBRESCRITO  23

SUBSCRITO  23

QUESTÃO: 29
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Cookies são pequenos arquivos TXT que armazenam o que acessamos em uma página Web.

QUESTÃO: 30
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

É possível ativar o recurso para que a plataforma gere legendas automáticas.

Gabarito extraoficial: raciocínio lógico

Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando Cardoso.

QUESTÃO: 31
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Observe que o conjunto C está inteiramente contido tanto no conjunto A como no conjunto B. Então, podemos escrever:

𝐶 ⊂ 𝐴 𝑒 𝐶 ⊂ B

Por outro lado, o conjunto A não está contido em B, porque há uma parte do conjunto A fora do conjunto B. Da mesma forma, o conjunto B não está contido em A, porque há uma parte do conjunto B fora do conjunto A. Assim, podemos escrever:

𝐴 ⊄ 𝐵 𝑒 𝐵 ⊄ A

QUESTÃO: 32
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O número total de estudantes do campus do Colégio Pedro II é igual a 500. Porém, 90 das pessoas não possuem nenhuma atividade. Portanto, são 410 pessoas que participaram de pelo menos uma das duas atividades. Assim, podemos escrever:

(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∪ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸) = 410

Assim, podemos calcular o número de elementos da intersecção:

(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∪ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸) = #𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 + #𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸 − #(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∩ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸)

410 = 300 + 180 − #(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∩ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸)
410 = 480 − #(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∩ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸)
∴ #(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 ∩ 𝑁𝐴𝑃𝑁𝐸) = 480 − 410 = 70

Por fim, para calcular o número de estudantes que participam exclusivamente das atividades do NEABI, devemos subtrair do número de estudantes do NEABI o número de estudantes da intersecção dos dois conjuntos. Assim, teremos:

(𝑁𝐸𝐴𝐵𝐼 𝑒𝑥𝑐𝑙𝑢𝑠𝑖𝑣𝑜) = 300 − 70 = 230

QUESTÃO: 33
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Como a escala do mapa é de 1:20, devemos dividir todas as dimensões por 20. É interessante lembrar a conversão 1 m = 100 cm.

QUESTÃO: 34
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Devemos observar que, quanto maior for o prazo em dias, menor será a quantidade de servidores necessária para processar o conjunto de documentos.

Além disso, quanto maior a jornada de trabalho, também menor será a quantidade de servidores necessária para processar o conjunto de documentos, mantido o mesmo prazo.

Desse modo, ambos são casos de grandezas inversamente proporcionais. Então, podemos montar a proporção e desenhar as setas.

QUESTÃO: 35
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

O número de estudantes que se identificam com o gênero masculino pode ser obtido multiplicando-se o percentual (40%) pelo total.

𝑀 = 0,40 ⋅ 600 = 240 𝑒𝑠𝑡𝑢𝑑𝑎𝑛𝑡𝑒s

Por outro lado, para obter o percentual de alunos que se identificam com o sexo feminino, basta dividir o número desses estudantes (150) dividido pelo total de estudantes.

QUESTÃO: 36
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

A proposição contrapositiva é aquela que é equivalente à proposição original e pode ser obtida pela regra da inversão do operador condicional, pela qual invertemos as duas frases e negamos ambas.

Portanto, a proposição contrapositiva pode ser escrita como:

“SE não é um ato de coragem ENTÃO educação não é um ato de amor.”

QUESTÃO: 37
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

𝑥 = (𝑃 → ~𝑄 ) ∨ (𝑄 ∧ 𝑅 )

𝑥 = (𝑉 → 𝑉 ) ∨ (𝐹 ∧ 𝑉 )

No caso do operador condicional, o único caso em que ele é falso é quando temos V → F. Por outro lado, no operador E, quando temos um único falso, ele inteiro se torna falso.

𝑥 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 ∨ 𝐹𝑎𝑙𝑠o

Para que o operador OU seja verdadeiro, basta que uma das proposições atômicas que o constituem seja verdadeira. Então, teremos:

𝑥 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟o

Façamos o mesmo para o caso y.

𝑦 = (𝑃 → ~𝑄 ) ∨ (𝑄 ∧ 𝑅 )

𝑦 = (𝑉 → 𝑉 ) ∨ (𝐹 ∧ 𝑉 )

𝑦 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 ∨ 𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟o

QUESTÃO: 38
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Se P for falsa, teremos:

𝑃 ∧ 𝑄 = 𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 ∧ 𝑄 = 𝐹𝑎𝑙𝑠o

A frase com o operador E será sempre falsa, porque basta uma única proposição atômica falsa para deixá-la falsa. Então, independente do valor lógico de Q, a proposição 𝑃 ∧ 𝑄 será falsa.

Mas, veja que 𝑃 ∧ 𝑄 é o antecedente do condicional. E, quando o antecedente do condicional é falso, o operador condicional é sempre verdadeiro.

(𝑃 ∧ 𝑄) → (𝑃 ∨ 𝑄) = 𝐹𝑎𝑙𝑠𝑜 → (𝑃 ∨ 𝑄) = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟o

Por outro lado, se P for verdadeira, usando a regra do operador OU será sempre verdadeira.

𝑃 ∨ 𝑄 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 ∨ 𝑄 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟o

Mas, veja que 𝑃 ∨ 𝑄 é a proposição consequente do condicional. E, quando o consequente é verdadeiro, o operador condicional é sempre verdadeiro.

(𝑃 ∧ 𝑄) → (𝑃 ∨ 𝑄) = (𝑃 ∧ 𝑄) → 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟o

Portanto, a proposição citada é sempre verdadeira. Logo, ela é uma tautologia.

QUESTÃO: 39
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

Pelas informações do enunciado, todos os técnicos, todos os docentes e todos os discentes são engajados.

Portanto, podemos concluir que todos os membros da comunidade são engajados, haja vista que todos os membros da comunidade se enquadram em uma das três categorias: só podem ser técnicos, docentes ou discentes.

QUESTÃO: 40
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Sabemos que Gabriela é professora.

Na segunda frase, podemos usar o modus tollens:

“Gabriela é professora

Se Davi é engenheiro, então Gabriela não é professora”

Conclusão: Davi não é engenheiro.

Na terceira premissa, podemos usar de novo o modus tollens:

“Se Màrcia não trabalha com educação, então Davi é engenheiro

Davi ñao é engenheiro”

Conclusão: Márcia trabalha com educação.

Por fim, usando a última premissa, podemos concluir Eduardo é cientista.

Clique aqui para ver os comentários com as fórmulas.

Gabarito extraoficial: legislação

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Ricardo Blanco

QUESTÃO: 41
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

I Errado. A suspensão não precisa de trânsito em julgado.  Art. 5º CF XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

II Certo.  Art. 5º CF XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

III Errado. Art. 5° CF XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

IV  Certo. Art. 5° CF XXVII – aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

QUESTÃO: 42
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Seguro desemprego, licença à gestante e licença paternidade são direitos do trabalhador urbano e rural.

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

QUESTÃO: 43
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

III – doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;

Letra A Errado. Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: XIII – permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidor público, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

QUESTÃO: 44
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

A)   Certo. Art. 70.  Na concessão dos adicionais de atividades penosas, de insalubridade e de periculosidade, serão observadas as situações estabelecidas em legislação específica.

B)   Errado. Art. 68. § 2o  O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.

C)    Errado. Art. 69.  Parágrafo único.  A servidora gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, das operações e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salubre e em serviço não penoso e não perigoso.

D)   Errado. Art. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.E)   Errado. Só os locais de trabalho. Os servidores não.  Art. 72.  Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raios X ou substâncias radioativas serão mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiação ionizante não ultrapassem o nível máximo previsto na legislação própria. Parágrafo único.  Os servidores a que se refere este artigo serão submetidos a exames médicos a cada 6 (seis) meses.

QUESTÃO: 45
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Art. 38. CF  Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

I – tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

II – investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

III – investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

IV – em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

V – na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Carlinhos Costa

QUESTÃO: 46
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

A questão trouxe a classificação do bullying, conforme disposto na lei.

A intimidação sistemática ( bullying ) pode ser classificada, conforme as ações praticadas, como:

I – verbal: insultar, xingar e apelidar pejorativamente;

II – moral: difamar, caluniar, disseminar rumores;

III – sexual: assediar, induzir e/ou abusar;

IV – social: ignorar, isolar e excluir;

V – psicológica: perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, manipular, chantagear e infernizar;

VI – físico: socar, chutar, bater;

VII – material: furtar, roubar, destruir pertences de outrem;

VIII – virtual: depreciar, enviar mensagens intrusivas da intimidade, enviar ou adulterar fotos e dados pessoais que resultem em sofrimento ou com o intuito de criar meios de constrangimento psicológico e social.

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Ricardo Blanco

QUESTÃO: 47
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

A)   Certo. Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.   Parágrafo único.  O restante do período interrompido será gozado de uma só vez, observado o disposto no art. 77.

B)   Errado. Art. 76. Parágrafo único.  No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo.            (

C)   Errado. Art. 77 § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.       

D)   Errado. Dispositivo revogado, Errado.Art. 78.  § 1° É facultado ao servidor converter 1/3 (um terço) das férias em abono pecuniário, desde que o requeira com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedência. (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

E)       Errado . Art 77 § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício. § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

QUESTÃO: 48
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Art. 7º CF XXV – assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

QUESTÃO: 49
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

A)   Certo. Art. 13 § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

B)   Errado. Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

C)   Certo. .  Art. 15. § 3o  À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.  (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

D)   Certo. Art. 16.  O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.E)   Certo. Pela lei 8112 Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa, porém fica errado pela a CF Cabe recurso pela letra da CF

Art. 41. CF  São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

I – em virtude de sentença judicial transitada em julgado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

II – mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.  (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

QUESTÃO: 50
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

Art. 37. CF A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:   (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Diogo Surdi

QUESTÃO: 52
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Fazendo uso das disposições do artigo 7º da Lei 14.133/2021, é possível observar que a Letra B é a resposta da presente questão.

Art. 7º Caberá à autoridade máxima do órgão ou da entidade, ou a quem as normas de organização administrativa indicarem, promover gestão por competências e designar agentes públicos para o desempenho das funções essenciais à execução desta Lei que preencham os seguintes requisitos:

I – sejam, preferencialmente, servidor efetivo ou empregado público dos quadros permanentes da Administração Pública;

QUESTÃO: 53
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A Letra E é a alternativa incorreta, tendo em vista que o artigo 12 da Lei 9.784/1999 estabelece que “Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial”.

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Carlinhos Costa

QUESTÃO: 56
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

Somente a afirmativa II está correta. Foi cobrado o artigo 56.

Não trata de violência contra familiar e só é informado os casos de reiteradas reprovações.

Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

I – maus-tratos envolvendo seus alunos;

II – reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

III – elevados níveis de repetência.

Gabarito extraoficial: conhecimentos específicos

Confira o gabarito corrigido pelo Prof. Elvis Miranda

QUESTÃO: 67
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

Documentos de uso recorrente são aqueles que são frequentemente utilizados ou referenciados em atividades diárias ou regulares de uma organização ou indivíduo. Esses documentos geralmente desempenham um papel essencial nas operações cotidianas e são necessários com frequência para várias tarefas ou transações. Considerando o ciclo vital dos documentos (idades corrente, intermediária e permanente), apenas a primeira idade (corrente) guarda documentos “de uso recorrente”, enquanto os arquivos de segunda e terceira idades (intermediária e permanente) têm a função de tornar acessíveis documentos “de uso não recorrente”, ou seja, que não são mais tão utilizados como eram na idade corrente, sendo que na idade intermediária os documentos ainda apresentam importância administrativa, fiscal ou jurídica e na idade permanente os documentos são preservados em função de sua importância histórica.

QUESTÃO: 71
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

Os métodos de arquivamento são divididos em dois grandes sistemas: direto e indireto. São métodos diretos aqueles que permitem a busca ao documento no arquivo sem necessidade de índice auxiliar. Os métodos indiretos, por sua vez, são aqueles que dependem de um índice auxiliar alfabético que remeta ao número em que o documento está arquivado.

O item I apresenta corretamente um resumo do funcionamento dos métodos de arquivamento do sistema indireto. O item II, por sua vez, está incorreto, pois resume o arquivo intermediário (arquivo de segunda idade), e não o arquivo corrente (arquivo de primeira idade), como é afirmado.

Finalmente, o método numérico de arquivamento, segundo a bibliografia arquivística (Marilena Leite Paes, em sua obra: “Arquivo: Teoria e Prática”) é subdividido em numérico simples, numérico cronológico e numérico dígito-terminal. O item III está incorreto por acrescentar o método “alfanumérico” indevidamente nesta relação.

Comentários feitos pelo professor Adriel de Sá.

QUESTÃO: 51
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra E. A sequência correta é 3, 2, 1.

A divisão do trabalho proposta por Alfredo, com cada funcionário realizando uma tarefa simples e repetitiva, se baseia no princípio da divisão do trabalho, uma técnica de gerenciamento que visa aumentar a eficiência e a produtividade de um processo.

A responsabilidade de Alfredo em desempenhar bem sua função é fundamental para o sucesso da instituição. Essa responsabilidade é mútua, pois a empresa também deve fornecer a ele as condições necessárias para que ele possa prosperar e contribuir para o crescimento da organização.

O processo de matrícula proposto por Alfredo demonstra o princípio da hierarquia em diversas etapas: o processo segue uma ordem específica, com cada etapa dependente da conclusão da anterior; o processo envolve diferentes níveis de autoridade, desde a recepção do estudante até a confirmação da matrícula em sistema; e o processo garante um fluxo de informação organizado e hierárquico.

QUESTÃO: 54
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra A. A frase “Pessoa ocupada é pessoa produtiva. Se uma pessoa parou para pensar, deixou de produtividade.” é um exemplo de crença. Nesse caso, temos uma crença que expressa a valorização da produtividade e da atividade constante. Essa crença pode levar a uma cultura de trabalho acelerado, onde o descanso e a reflexão podem ser vistos como desnecessários.

Sobre as demais alternativas incorretas:

B) A frase “Reunião semestral com a diretoria: todos devem participar.” não é um exemplo de símbolo, mas de um ritual. Símbolos, no contexto da cultura organizacional, são elementos visuais ou verbais que representam valores, crenças e significados importantes para a organização.

Rituais, no contexto da cultura organizacional, são atividades repetitivas e padronizadas que carregam significado simbólico para a organização.

C) A frase “O papel do chefe é criar as condições para a automotivação e autogestão dos funcionários.” não é um exemplo de ritual, mas de uma crença.

D) A frase “Quanto menor a escolaridade de uma pessoa, mais ela precisa de liderança e supervisão.” não é um exemplo de cerimônia, mas de uma crença.

E) A frase “A empresa é uma grande família e o chefe representa o pai.” não é um exemplo de norma de conduta, mas de uma crença.

QUESTÃO: 55
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra B. A alternativa “eliminar o máximo possível de níveis hierárquicos” é a solução mais adequada para a situação da Organização XY, pois reduz a distância entre a base e a cúpula da empresa, aumenta a agilidade e a flexibilidade, melhora a comunicação e a colaboração e ainda pode reduzir custos.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) Contratar mais funcionários de nível tático: essa medida não resolveria o problema da distância entre a base e a cúpula da empresa. Na verdade, poderia até piorar o problema, criando mais barreiras à comunicação.

C) Criar um novo departamento de assessoria: essa medida seria apenas uma solução paliativa. O departamento de assessoria poderia ajudar a melhorar a comunicação interna, mas não resolveria o problema da estrutura hierárquica complexa.

D) Promover alguns funcionários do nível operacional a gestores: essa medida poderia ajudar a melhorar a comunicação entre a base e a cúpula da empresa, mas não resolveria o problema da estrutura hierárquica complexa. Além disso, promover funcionários sem a devida qualificação poderia levar a problemas de desempenho.

E) Treinar os funcionários do nível operacional para a melhoria da comunicação: essa medida poderia ajudar a melhorar a comunicação entre os funcionários, mas não resolveria o problema da estrutura hierárquica complexa. Além disso, o treinamento pode ser uma solução cara e demorada.

QUESTÃO: 57
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra A. A alternativa “para todos os seus parceiros, internos e externos, e mantenha a cobrança pelo respeito ao código e o comportamento ético” é a solução mais adequada para estimular o comportamento ético em uma equipe.

A cobrança constante demonstra que a organização leva a sério a ética e que espera que seus membros se comportem de forma ética em todas as suas ações. A cobrança por um comportamento ético torna as expectativas da organização mais claras para os membros da equipe, evitando dúvidas e mal-entendidos.

Além disso, quando a organização cobra o cumprimento do código de ética, os membros da equipe se sentem mais seguros e confiantes para fazer o que é certo, mesmo que seja difícil. A cobrança por um comportamento ético pode prevenir comportamentos antiéticos, como corrupção, discriminação e assédio moral.

Sobre as demais alternativas incorretas:

B) Aguardar o respeito ao código e o comportamento ético: essa postura é passiva e pode levar a problemas, como a proliferação de comportamentos antiéticos na equipe.

C) Limitar a divulgação do código de ética aos parceiros externos: essa medida é ineficaz, pois os membros da equipe também precisam conhecer o código de ética para se comportarem de forma ética.

D) Limitar a cobrança do código de ética aos parceiros externos: essa medida é injusta e pode levar a ressentimentos entre os membros da equipe.

E) Limitar a divulgação do código de ética aos parceiros internos: essa medida é ineficaz, pois os parceiros externos também precisam conhecer o código de ética para se relacionarem com a organização de forma ética.

QUESTÃO: 58
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

A letra C está correta. Os líderes transacionais são focados em transações e resultados imediatos, recompensando ou punindo os membros da equipe com base no desempenho individual.

Assim, um líder que conduz ou motiva seus liderados para que atuem conforme as metas, conforme as regras da organização, para que colaborem cumprindo as tarefas exigidas a cada funcionário, e para que obedeçam a sua autoridade, atua como um líder transacional.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A alternativa, embora capture algumas características importantes, não define com precisão o papel de um líder projetista. O líder projetista, por outro lado, possui um papel mais específico e focado em projetar o futuro da organização.

B) A descrição da chefe mencionada se encaixa mais na Teoria Carismática. A Teoria Contingencial de Fred Fiedler identifica três dimensões contingenciais ou situacionais que determinam a eficácia de liderança:

(1) as relações entre líder e liderado,

(2) a estrutura da tarefa e

(3) o poder de posição.

C) O líder transacional é aquele que estabelece metas e oferece incentivos para sua realização. Não há na alternativa informações que identifiquem esse tipo de líder.

D) O Grid (Grade) de Liderança ou Gerencial apresenta uma grade baseada nas orientações de líder orientado para as tarefas (trabalho) e líder orientado para as pessoas (empregado). Não há a dimensão ambiental citada pela alternativa.

De fato, o líder integrador (gerência em equipe) (9,9) é caracterizado por ser um líder com uma forte preocupação quer com a produção, quer com as pessoas. Reconhece a importância de cada um dos elementos da equipe para a realização das tarefas, é sociável e adota um estilo mais participativo. É considerado, pelo modelo, o estilo de liderança mais eficaz.

E) A tirania e a demagogia são distorções de estilos de liderança. A tirania é uma distorção da autocracia, que se caracteriza por um líder centralizador e que toma todas as decisões. A demagogia é uma distorção da democracia (e não do liberalismo), que se caracteriza por um líder que busca o consenso e a participação dos liderados.

Demagogia é um termo usado para descrever uma forma de liderança que se caracteriza pela manipulação das emoções e dos sentimentos do povo para obter poder ou alcançar objetivos políticos.

QUESTÃO: 59
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra C.

O item I é falso. A busca por um equilíbrio entre os objetivos da organização e a necessidade de flexibilidade e liberdade individuais é um desafio constante para a administração. Afirmar que a flexibilidade individual deve se sobrepor aos objetivos da instituição é negar a necessidade de um trabalho em conjunto para alcançar metas comuns.

O item II é falso. A sobrevivência é um objetivo fundamental para qualquer organização. Sem ela, a organização não pode cumprir seu papel na sociedade e contribuir para o bem-estar dos indivíduos.

Ainda, afirmar que a organização não vive para si e que seu único objetivo está no exterior é negar a importância da sustentabilidade e da autogestão, por exemplo.

O item III é verdadeiro. As organizações são criações legais, pois são formalizadas e reconhecidas por leis e regulamentações. Isso significa que elas possuem direitos e obrigações, e que seus membros devem seguir as normas e procedimentos estabelecidos. Ainda, por si, as organizações nada planejam, realizam ou decidem. Isso porque a presença das pessoas é essencial para a existência das organizações.

QUESTÃO: 60
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra A. A sequência correta é 3, 2, 1.

O clima organizacional hostil e a falta de um bom relacionamento entre os membros da equipe impedem a satisfação das necessidades sociais de pertencimento, afeto e reconhecimento. Essa situação pode levar à frustração, isolamento e conflitos interpessoais, impactando negativamente o trabalho em equipe e a coesão do grupo.

A ausência de plano de saúde e outros benefícios gera insegurança e ansiedade nos funcionários, pois se sentem desamparados em caso de problemas de saúde ou outras necessidades emergenciais. Essa insegurança pode levar à desmotivação, absenteísmo e turnover, impactando negativamente o clima organizacional e a produtividade da equipe.

A falta de um horário fixo para almoço impede que os funcionários atendam às suas necessidades fisiológicas básicas de alimentação e descanso. Essa situação pode levar à fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração, impactando negativamente o desempenho individual e coletivo.

QUESTÃO: 62
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

A questão é bem subjetiva. Mas, salvo melhor juízo, ainda acredito que o gabarito é a letra E. Vamos analisar cada um dos objetivos:

Conquistar o emprego que almeja, pois lhe daria a possibilidade de suprir alimentação, saúde e moradia;

Teoria das Necessidades Básicas (ou Necessidades Socialmente Adquiridas) de McCleland: tem relação com as necessidades de realização: “conquistar o emprego que almeja”.

Teoria dos Dois Fatores (ou Motivação e Higiene) de Vroom: tem a ver com fatores higiênicos, pois se fala em suprir alimentação, saúde e moradia.

Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: tem a ver com necessidades básicas e de segurança, pois se fala em alimentação e segurança. Está na ordem da hierarquia da teoria.

Casar-se e ter filhos, constituindo uma família amorosa;

Teoria das Necessidades Básicas (ou Necessidades Socialmente Adquiridas) de McCleland: tem relação com as necessidades de associação: “estabelecer relacionamentos”.

Teoria dos Dois Fatores (ou Motivação e Higiene) de Vroom: tem a ver com fatores higiênicos, pois se fala em relações interpessoais.

Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: tem a ver com necessidade de associação, pois se fala em casar-se e ter filhos. Está na ordem da hierarquia da teoria.

Desenvolver-se no trabalho a ponto de contribuir para os objetivos organizacionais, ser reconhecido pelos outros e subir hierarquicamente na carreira;

Teoria das Necessidades Básicas (ou Necessidades Socialmente Adquiridas) de McCleland: tem relação com as necessidades de realização e poder: “desenvolver-se no trabalho” e “subir hierarquicamente na carreira”. A alternativa lista apenas necessidades de realização.

Teoria dos Dois Fatores (ou Motivação e Higiene) de Vroom: tem a ver com fatores motivadores, pois se fala em desenvolvimento pessoal.

Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: tem a ver com necessidade de reconhecimento (ou status), pois se fala em ser reconhecido. Está na ordem da hierarquia da teoria.

Como sempre sonhou me ser chefe, alcançar alto nível de poder na empresa em que trabalha.

Teoria das Necessidades Básicas (ou Necessidades Socialmente Adquiridas) de McCleland: tem relação com as necessidades de poder: “alcançar alto nível de poder na empresa”.

Teoria dos Dois Fatores (ou Motivação e Higiene) de Vroom: tem a ver com fatores motivadores, pois se fala em possibilidade de crescimento.

Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: tem a ver com necessidade de autorrealização, pois se fala em influenciar nas decisões, ter autonomia, autodesenvolvimento profissional, etc. Está na ordem da hierarquia da teoria.

Assim, temos: I. F, II. V e III. F.

QUESTÃO: 63
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra E. A sequência correta para as afirmativas sobre preceitos éticos nas organizações é (V, V, V).

O item I fala da responsabilidade social em diferentes contextos. A responsabilidade social de uma organização é contextual e depende de diversos fatores.

O item II fala de comportamentos indesejáveis. Por isso, as empresas podem incluir em seus códigos de ética comportamentos que considerem indesejáveis, como assédio moral ou sexual, conflito de interesses, corrupção, uso indevido de informações.

O item III lista exemplos de comportamentos duvidosos. Aceitar presentes de fornecedores pode criar um conflito de interesses e levar o funcionário a tomar decisões que não são do melhor interesse da empresa. Utilizar recursos ou informações da empresa para proveito próprio é considerado desonestidade e pode resultar em punições, como demissão.

QUESTÃO: 64
GABARITO: A
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra A. A estrutura linha-staff é a solução ideal para os problemas da instituição X, nesse tipo de organização, há uma hierarquia de autoridade e responsabilidade semelhante à estrutura de linha, com supervisores diretos e subordinados claros.

No entanto, também há a presença de especialistas em funções de staff que fornecem suporte e expertise em áreas específicas.

Essa estrutura é comumente encontrada em organizações complexas, onde é necessário o apoio de especialistas para tomar decisões e resolver problemas técnicos.

A vantagem da organização linha-staff é que ela permite que os departamentos de linha se concentrem em suas funções principais, enquanto utilizam o conhecimento e a experiência dos especialistas em staff para otimizar os processos e obter melhores resultados.

Note que um dos principais problema está nas atividades especializadas e fora da área de conhecimento. Sobre as demais alternativas incorretas:

B) A estrutura funcional apresenta a situação de autoridade funcional ou dividida, o que vai contra o enunciado, que diz que a organização quer evitar a subordinação múltipla.

C) A sobrecarga de trabalho e a falta de expertise em áreas específicas persistem, mesmo com a troca do chefe imediato.

D) Não resolve o problema da sobrecarga de trabalho a longo prazo, podendo levar à exaustão e à desmotivação do chefe. O aumento da carga horária pode afetar negativamente a saúde física e mental do chefe imediato, reduzindo sua produtividade.

E) Delegar parte das funções do chefe imediato para um funcionário subordinado não resolve definitivamente a situação da instituição.

QUESTÃO: 65
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra D.

O item I é verdadeiro. Na liderança autocrática temos líder centralizador que toma decisões sozinho, pouca ou nenhuma participação dos liderados e foco na obediência e disciplina.

O item II é falso. A alternativa descreve o tipo liberal, e não democrático. Na liderança liberal temos líder que concede grande autonomia aos liderados, mínima intervenção nas decisões e atividades e foco na liberdade e autogerenciamento.

O item III é falso, A alternativa descreve o tipo democrático, e não o liberal. Na liderança democrática temos líder que consulta e envolve os liderados nas decisões, delega responsabilidades e incentiva a participação e clima de colaboração e trabalho em equipe.

QUESTÃO: 68
GABARITO: E
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra E.

O item I é falso. A autoridade está relacionada à posição que um indivíduo ocupa na estrutura da organização, e não às suas características pessoais. É o cargo que confere ao indivíduo o poder de tomar decisões e dar ordens que devem ser obedecidas pelos subordinados.

O item II é verdadeiro. A legitimidade da autoridade deriva da confiança que os subordinados depositam em seus superiores. O reconhecimento da expertise dos superiores é fundamental para a aceitação da autoridade.

O item III é verdadeiro. A autoridade é descentralizada na organização, existindo em diferentes níveis hierárquicos. Cada nível possui um grau de autoridade específico, que diminui à medida que se distancia do topo da estrutura.

QUESTÃO: 69
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra B. Um plano tático deve ter foco em ações específicas. No caso, está traduzindo a estratégia em medidas concretas para alcançar os objetivos de bem-estar dos colaboradores.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A alternativa está incorreta porque, se o plano foca em tarefas e espaço de ação de cada inspetor, estamos falando de uma visão mais operacional, e não tática.

C) A alternativa está incorreta pois foca em ações táticas de treinamento para observar e identificar ações de bullying em sala de aula, bem como a formação de grupos rivais e acolhimento de pessoas solitárias. Essa ações desmembram a visão estratégica de diminuição do bullying até zero.

D) A alternativa fala em estabelecer redução de despesas (alcançando toda a administração escolar) que possibilitem a abertura de fundo anual para programas departamentais de cumprimento da meta (ou seja, para os demais departamentos da escola, inclusive o financeiro). Logo, estamos tratando de uma visão mais estratégica, e não tática.

E) A alternativa está incorreta porque, se o foco está na comunidade como um todo, além de estudantes, funcionários e responsáveis, estamos falando de uma visão estratégica, e não operacional.

QUESTÃO: 70
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra B: eficaz, mas não eficiente.

No que se refere à eficácia, o assistente atingiu o objetivo de entregar um relatório completo com todas as ocorrências da turma XX.

No entanto, no que se refere à eficiência, o assistente não utilizou os recursos de forma otimizada, pois o tempo de execução da tarefa foi excessivo, resultando na entrega do relatório após a data limite.

O assistente se preocupou em escolher os melhores métodos para o trabalho, demonstrando preocupação com a qualidade do resultado. A entrega do relatório após a data limite indica falta de otimização do tempo e dos recursos.

QUESTÃO: 72
GABARITO: C
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra C. As afirmativas I e II são falsas e a afirmativa III é verdadeira.

I. Falsa. O elemento formal não se refere às subculturas e visões de mundo dos membros da organização, mas sim aos aspectos explícitos e documentados da cultura, como regras, normas, missão e visão da empresa. As subculturas e visões de mundo são elementos informais da cultura organizacional.

II. Falsa. O elemento informal não se refere à cultura oficial da empresa, mas sim aos comportamentos e valores não escritos que surgem espontaneamente no dia a dia da organização. A cultura oficial é um elemento formal da cultura organizacional.

III. Verdadeira. O elemento formal trata das regras, padrões, valores e formas de comportamento que são propagados pelos dirigentes por meio de comunicação oficial, como treinamentos, manuais e código de conduta.

Em resumo:

Elementos formais: explícitos, documentados e propagados pela organização.

Elementos informais: implícitos, não escritos e que surgem espontaneamente.

QUESTÃO: 73
GABARITO: B
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra B. A ênfase nos objetivos e resultados é um pilar da Abordagem Neoclássica. Essa característica se manifesta em:

Definição clara dos objetivos: a organização precisa definir seus objetivos de forma clara e precisa para direcionar seus esforços e avaliar seu desempenho.

Planejamento estratégico: o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para traçar o caminho que a organização deve seguir para alcançar seus objetivos.

Avaliação de desempenho: a avaliação de desempenho é fundamental para verificar se a organização está alcançando seus objetivos e para identificar áreas que precisam de melhorias.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A ênfase na relação com o ambiente externo é uma característica da Abordagem Contingencial, não da Neoclássica.

C) A Abordagem Neoclássica não rejeita totalmente os princípios da Abordagem Clássica, mas os aprimora e adapta à realidade das organizações modernas.

D) A incorporação da Sociologia da Burocracia de Max Weber contribuiu para a compreensão das relações de poder e da estrutura formal das organizações.

E) A Abordagem Neoclássica mantém a importância da normatividade e da prescrição, buscando formular princípios e diretrizes para a gestão das organizações.

QUESTÃO: 74
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra D. Uma estratégia qualitativa (SWOT) pode ser entendida como aquela que fortalece os pontos fortes da organização para aproveitar as oportunidades do mercado.

A descrição de que a escola deve aproveitar-se de seu bom nome e abrir novos cursos voltados para comércio e serviços, além de absorver a demanda das escolas que fecharam as portas, intensificando a propaganda dos cursos já existentes está de acordo com essa ideia.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) A estratégia defensiva envolve as junções de pontos fracos x ameaças, e não pontos fortes e ameaças.

B) A estratégia de manutenção envolve os pontos fortes e ameaças, e não pontos fortes e oportunidades.

C) A estratégia de saída é um plano elaborado por uma empresa ou empreendedor para encerrar um

negócio ou projeto de forma planejada e estruturada. A alternativa não está inserida nessa situação.

E) A estratégia ofensiva envolve pontos fortes e oportunidades, e não pontos fracos e oportunidades.

QUESTÃO: 75
GABARITO: D
COMENTÁRIO:

O gabarito é a letra D. As afirmativas I e II são verdadeiras e a afirmativa III é falsa.

I. Verdadeira. A oferta de recursos pelo Ministério da Educação para expansão por novas unidades e cursos é uma oportunidade para a instituição de ensino público. Isso porque os recursos são externos e podem ser utilizados para melhorar a infraestrutura da instituição, contratar novos professores, criar novos cursos, expandir a oferta de vagas etc.

II. Verdadeira. Uma equipe de servidores motivada e qualificada para o trabalho é uma força para a instituição de ensino público. Isso porque servidores motivados e qualificados são internos e pontos positivos. Servidores motivados são mais produtivos e eficientes.

III. Falsa. A paralisação de aulas em situações de calamidade pública não é uma fraqueza da instituição de ensino público, e sim uma ameaça, já que externa a um ponto negativo.

Relembrando:

Forças: são características internas da instituição que contribuem para o seu sucesso.

Fraquezas: são características internas da instituição que impedem o seu sucesso.

Oportunidades: são fatores externos que a instituição pode aproveitar para crescer e se desenvolver. Ameaças: são fatores externos que podem prejudicar o sucesso da instituição.

Gabarito preliminar do concurso Colégio Pedro II

De acordo com o edital, o gabarito preliminar será publicado no site do órgão em 5 de fevereiro de 2024.

Qual o prazo para recursos?

Segundo o edital, os pedidos de recursos podem ser formalizados até 6 de fevereiro de 2024.

Análise da prova Colégio Pedro II

Fez a prova do Colégio Pedro II neste domingo (04/02)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do concurso Colégio Pedro II

Concurso Colégio Pedro IIColégio Pedro II
Situação atualem andamento
Banca organizadoracomissão própria
Cargosdiversos
Escolaridadeníveis médio, técnico e superior
Carreirasadministrativa, tecnologia da informação, saúde e outros
LotaçãoRio de Janeiro – RJ
Número de vagas60 vagas
RemuneraçãoR$ 2.667,19 a R$ 4.556,92
Inscrições11/09/2023 a 11/10/2023
Taxa de inscriçãoR$ 100,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva04/02/2024
Clique aqui para ver o edital

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4 de Fevereiro26 min. de leitura

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