Gabarito PM AM Extraoficial: confira AQUI a correção da prova

Gabarito PM AM Extraoficial: confira também os comentários de nossos mestres sobre a avaliação realizada

Avatar


9 de Fevereiro de 2022

As provas do Concurso PM AM aconteceram neste domingo, 6 de fevereiro de 2022. O concurso da Polícia Militar do Estado do Amazonas oferta 1.350 vagas no total, sendo 320 para Oficial, 30 da Oficial de Saúde e 1.000 para Praça.

Confira abaixo o gabarito extraoficial elaborado por nossos professores do concurso PM AM para o cargo de Aluno-Soldado.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PM AM:

Gabarito PM AM: gabarito extraoficial

O gabarito concurso PM AM extraoficial está em elaboração. Confira abaixo a correção em vídeo.

Gabarito PM AM: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Soldado comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Inserir informações sobre a correção da prova e formulário ou link para a transmissão ao vivo.

Veja agora os comentários:

Gabarito PM AM: Língua Portuguesa (Prof. Gustavo Silva )

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois melancolia não cabe com morte. O mais apropriado seria tristeza.
Na letra “b”, resposta errada, pois desespero seria uma palavra que não tem propriedade vocabular para a frase. No contexto, ela não transmite uma estado de profundo desânimo.
Na letra “c”, resposta errada, pois a palavra pena não está adequada para o contexto, melhor seria utilizar desespero.
Na letra “d”, resposta errada, pois abatimento não seria a melhor palavra para o contexto. Poderia ser alterado para infelicidade.
Na letra “e”, resposta certa, pois recordar com nostalgia é a palavra adequada para representar a saudade de algo.

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta certa, pois o verbo fazer foi utilizado no lugar do verbo construir. Traz para o contexto o verbo vigário, aquele que substitui outro para evitar a repetição desnecessária. Dessa forma, ele funciona como um elemento coesivo.
Na letra “b”, resposta errada, pois o mais adequado seria “Havia um buraco no chão e como não o vi, enfiei o pé nele”. A substituição da palavra buraco por furo não condiz, pois são coisas diferentes.
Na letra “c”, resposta errada, pois o mais adequado seria “Começara a trabalhar com entusiasmo, mas já desistiram”.
Na letra “d”, resposta errada, pois o mais adequado seria “Li todo o livro e não havia nada sobre isso”.
Na letra “e”, resposta errada, pois o termo disso, isso causou efeito do eco. Ocorre quando há palavras na frase com terminações iguais ou semelhantes, provocando dissonância (reunião de sons que causam impressão desagradável ao ouvido).

QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, não há falta de credibilidade quando há um argumento e um locutor sem algo que justifique o contrário.
Na letra “b”, resposta correta, pois há ausência de imparcialidade quando um argumento contra o Diabo é colocado o nome de quem expôs tal fato: Samuel Buttler.
Na letra “c”, resposta errada, pois não há incompetência de autoridade, há uma posição, uma opinião, um argumento.
Na letra “d”, resposta errada, pois não há fuga do assunto, há um posicionamento.
Na letra “e”, resposta errada, pois não há um círculo vicioso.

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois há uma metáfora na frase com uma explicação.
Na letra “b”, resposta errada, pois há uma metáfora na frase com uma explicação.
Na letra “c”, resposta certa, pois há uma metáfora na frase com uma explicação, mas sim uma oposição. Percebe-se isso através da conjunção coordenativa adversativa.
Na letra “d”, resposta errada, pois não há uma metáfora na frase, mas sim a explicação de uma comparação. Percebe-se isso pelo termo como.
Na letra “e”, resposta errada, pois não há uma metáfora na frase, mas sim uma explicação de uma comparação. Percebe-se isso pelo termo como.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR A
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta correta, pois satisfazer desejos de ordem física significa saciar a fome do cliente.
Na letra “b”, resposta errada, pois os desejos de ordem emocional não tem relação com os preços dos pratos. O emocional poderia ser considerado o motivo pelo qual levou o cliente a procurar o local.
Na letra “c”, resposta errada, pois o texto não retrata a ideia de que o cardápio deve incentivar o apetite.
Na letra “d”, resposta errada, pois o texto não diz sobre comida boa e barata.
Na letra “e”, resposta errada, pois o texto não remete a cardápios deficientes.

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR D
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois não há intolerância religiosa.
Na letra “b”, resposta errada, pois não há homofobia.
Na letra “c”, resposta errada, pois não há racismo.
Na letra “d”, resposta correta, pois o texto expõe a ideia de uma moça e um burro como pessoas de pouco sapiência, ou seja, desprovido de inteligência. Demonstra-se no trecho machismo.
Na letra “e”, resposta errada, pois não há preconceito linguístico.

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR E
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois bem-sucedido não muda nos dois contextos.
Na letra “b”, resposta errada, pois antever não muda nos dois contextos.
Na letra “c”, resposta errada, pois a palavra diversão não muda nos dois contextos.
Na letra “d”, resposta errada, pois a palavra negócio não muda nos dois contextos.
Na letra “e”, resposta correta, pois ‘mão na obra’ está com ideia de ajudar e ‘mão de tinta’ está com ideia de pintar. Assim, dois termos com diferentes significados.

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois alterar ‘ao entrar’ por ‘quando entram’ não ficaria correto gramaticalmente, já que o correto seria ‘quando entrar’.
Na letra “b”, resposta errada, pois alterar ‘todo cliente’ por ‘todo o cliente’ muda o sentido. ‘todo cliente’ seria qualquer cliente, já ‘todo o cliente’ seria ideia de todos clientes do lugar.
Na letra “c”, resposta certa, pois alterar ‘satisfazer desejos’ por ‘a satisfação de desejos’ não muda o sentido. Somente ocorreu uma dedicação imprópria, quando um verbo se transforma num substantivo, por exemplo.
Na letra “d”, resposta errada, pois a modificação ‘de ordem física e emocional’ para ‘de ordens físicas e emocionais’ muda o sentido, não são equivalentes.
Na letra “e”, resposta errada, pois ‘ao encontro dessas’ expressa ir ao encontro, direção e ‘de encontro dessas’ expressa oposição, choque. A troca muda o sentido.

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR E
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois o supermercado é frequentado por consumidor.
Na letra “b”, resposta errada, pois a farmácia é frequentada por clientes.
Na letra “c”, resposta errada, pois o hospital é frequentado por pacientes.
Na letra “d”, resposta errada, pois a escola é frequentada por estudantes.
Na letra “e”, resposta correta, pois assim como em restaurante frequentam clientes, em casa de shows frequentam espectadores.

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR C
COMENTÁRIO:
Na letra “a”, resposta errada, pois o segundo período do texto não justifica o primeiro período, já que massacrar-se uns aos outros não é um retorno triunfal da religião.
Na letra “b”, resposta errada, pois triunfal demonstra no texto uma qualificação negativa quando diz que o amor a Deus induziu o massacre das pessoas.
Na letra “c”, resposta correta, pois há uma ironia no texto quando foi colocado: demonstrar seu amor a Deus massacrando-se uns aos outros. Amor a Deus não deve induzir a massacre das pessoas.
Na letra “d”, resposta errada, pois os termos católicos e protestantes, muçulmanos e judeus não são colocados no texto como oposições mas sim como um conjunto de pessoas que demonstram uma crença
religiosa.
Na letra “e”, resposta errada, pois o vocábulo “retorno” não induz a ideia de perder o valor da religião, mas sim de conquista.

Gabarito PM AM: Geografia do Amazonas (Prof. Júlio Santos)

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR B
COMENTÁRIO:
Prezado (a) aluno (a) aviamento é um termo cunhado na Amazônia, é um sistema de adiantamento de mercadorias a crédito e começou a ser usado na região na época colonial, mas foi no ciclo da borracha que se consolidou como sistema de comercialização e se constituiu em senha de identidade da sociedade amazônica.

QUESTÃO NÚMERO 12 
GABARITO PRELIMINAR E
COMENTÁRIO: É importante destacar que as barragens são muito frequentemente rotuladas como ambientalmente corretas, “verdes” ou “sem impactos negativos”.
Mas é preciso analisar uma vez que:

  •  As barragens alteram os ecossistemas bloqueando a água, e, tal condição impacta a vida a jusante, tanto para os ecossistemas como para as populações. Ecossistemas a jusante não dependem unicamente das águas, mas também dos sedimentos, e ambos são bloqueados pelas grandes barragens.
  •  Além do deslocamento de comunidades humanas, o enchimento de áreas para a criação do reservatório também mata plantas, e provoca a morte de animais por afogamento ou os força a procurarem novas áreas para seguirem suas vidas.
  •  Os reservatórios também fragmentam habitats valiosos e cortam corredores migratórios.
  •  Barragens reduzem a biodiversidade e causam extinção de espécies aquáticas, particularmente os peixes, que são vulneráveis aos impactos das barragens.
  •  As barragens contribuem para as mudanças climáticas (e são por elas afetadas). Quando os eservatórios são enchidos, as florestas a montante são inundadas, eliminando, portanto, sua função de “sumidouros” de carbono. A medida em que a vegetação afogada se decompõe, a massa vegetal em decomposição nos reservatórios libera metano, um gás importante na produção do efeito estufa.
  •  As barragens prejudicam a qualidade da água e os reservatórios artificiais acumulam fertilizantes que chegam à água vindos das áreas no entorno. Como agravante, em alguns países em desenvolvimento, o esgoto é lançado diretamente nos reservatórios
  • Barragens desperdiçam água

Por fim, é importante destacar que os moradores que vivem na várzea veem todo a região inundada dificultando sua subsistência por meio da agricultura, pesca e pecuária.

QUESTÃO NÚMERO  13
GABARITO PRELIMINAR  D
COMENTÁRIO: O fenômeno de friagem ocorre a partir da atuação da MPA (massa polar atlântica) que responde ela geada no sul do Brasil, chuvas frontais no sudeste e nordeste em função do encontro com uma  massa de ar quente e uma fria. Já a friagem, abaixamento brusco da temperatura, ocorre na região da Amazônia.

QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR A
COMENTÁRIO: A agricultura especulativa, ou seja, aquela que não é voltada para as condições do clima e solo, mas para o mercado externo, retira os nutrientes do solo em função da implantação de uma  monocultura. Além disso, temos a contaminação do solo pela adição de pesticidas e fertilizantes ricos em alumínio. Por fim, as mudanças climáticas, provocadas pelo aquecimento global, inviabilizam o equilíbrio ambiental, devido à instabilidade pluviométrica.

QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR A
COMENTÁRIO: O projeto Calha Norte foi criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999. É um projeto que tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. No cumprimento dessa missão, possui  como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico. É importante salientar que a expansão de movimentos migratórios nas zonas das fronteiras não constitui uma premissa do projeto Calha Norte.

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR E
COMENTÁRIO: A região Amazônica é marcada por diversos ciclos econômicos como as drogas do sertão que consistem, ao longo da colonização, a incursão pelo interior do nosso território abrindo caminho, não apenas para o conhecimento de novos espaços, mas também para a existência de várias plantas, frutas e raízes que compunham a nossa vegetação tais como a baunilha, cacau selvagem, canela do mato, cravo, salsaparrilha, castanha-do-pará (hoje, Castanha do Brasil), piaçava, sementes oleaginosas (andiroba, copaíba, etc.), gengibre (mangarataia), puxuri, baunilha, tinta de urucum, anil, madeiras diversas utilizadas na gastronomia, medicina e construção naval. Já o ciclo da borracha no Brasil foi estimulado pela indústria automotiva nos Estados Unidos em dois momentos distintos, entre 1870 e 1910 e 1941 a 1945, esse último retomado após o bloqueio japonês à Malásia que exportava a borracha aos Estados Unidos. Por volta de 1950, a  Amazônia é alvo de enorme devastação em sua porção oriental em função da expansão do movimento de fronteiras
agrícolas. Diante do exposto, podemos destacar as três assertivas como corretas.

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR B
COMENTÁRIO: O Amazonas corresponde a uma das maiores regiões, ainda desconhecidas, com potencialidades para descobertas de minerais. Os programas de geologia revelam uma considerável variedade de ambientes  geológicos de minerais, desde os mais utilizados na indústria até os mais valiosos. Mais de 40% do território da Amazônia está na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos inerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR C
COMENTÁRIO: Prezado (a) aluno (a), observe que:

  •  Art 1º A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial,  comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância, a que se encontram, os centros consumidores de seus produtos.
  • Art 3º A entrada de mercadorias estrangeiras na Zona Franca, destinadas a seu consumo interno, industrialização em qualquer grau, inclusive beneficiamento, agropecuária, pesca, instalação e operação de indústrias e serviços de qualquer natureza e a estocagem para reexportação, será isenta dos impostos de importação, e sobre produtos industrializados.
  • Art 4º A exportação de mercadorias de origem nacional para consumo ou industrialização na Zona Franca de Manaus, ou reexportação para o estrangeiro, será para todos os efeitos fiscais, constantes da legislação em
    igor, equivalente a uma exportação brasileira para o estrangeiro.
  • Art 5º A exportação de mercadorias da Zona Franca para o estrangeiro, qualquer que seja sua origem, está isenta do imposto de exportação.
  • Art 6º As mercadorias de origem estrangeira estocadas na Zona Franca, quando saírem desta para comercialização em qualquer ponto do território nacional, ficam sujeitas ao pagamento de todos os impostos de uma importação do exterior, a não ser nos casos de isenção prevista em legislação específica.
  • Art. 7° Os produtos industrializados na Zona Franca de Manaus, salvo os bens de informática e os veículos  automóveis, tratores e outros veículos terrestres, suas partes e peças, excluídos os das posições 8711 a 8714 da Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB), e respectivas partes e peças, quando dela saírem para qualquer ponto do  Território Nacional, estarão sujeitos à exigibilidade do Imposto sobre Importação relativo a matérias-primas, produtos intermediários, materiais secundários e de embalagem, componentes e outros insumos de origem estrangeira neles empregados, calculado o tributo mediante coeficiente de redução de sua alíquota ad valorem, na conformidade do § 1° deste artigo, desde que atendam nível de industrialização local compatível com processo produtivo básico para produtos compreendidos na mesma posição e subposição da Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB).

A partir desses artigos podemos destacar que assertivas I e III estão corretas.

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR C
COMENTÁRIO: A decadência do ciclo da borracha do Amazonas é fruto da concorrência asiática, principalmente na Malásia, logo após a biopirataria dos ingleses que traficavam sementes de seringueiras que não continham a praga do
microciclos.

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR E
COMENTÁRIO: Os povos da floresta (indígenas, seringueiros, castanheiros, caboclos, ribeirinhos) geram reduzido impacto ambiental, uma vez que vivem em harmonia com o meio ambiente amazônico. Entretanto, é importante
salientar que o extrativismo impacta ostensivamente a fauna e flora levando a redução da biodiversidade. Por
fim, vem ganhando espaço a indústria verde onde ocorre a disseminação de ideias que busquem a
preservação ambiental.

Gabarito PM AM: História do Amazonas (prof. Daniel Vasconcelos)

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Atenção concurseiro(a)! Apesar de listar 3 afirmativas corretas acerca da civilização da borracha, a ordem da questão é de que assinalasse apenas as que se relacionam diretamente com o período de 1870 a 1920. Veja:
1. Certo
2. Certo, mas faz parte do contexto da Segunda Guerra Mundial, durante o Governo Vargas, portanto, posterior a 1920.
3. Errado porque o governo não treinava os “soldados da borracha”. Também trata, assim como a afirmativa 2, do contexto da Segunda Guerra Mundial.
4. Certo

QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: essa é previsível! Lembre-se de nossa aula 80/20 em PDF em que enfatizei que o tratado de Petrópolis seria tema da prova! Conforme o Tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu o Acre da Bolívia. Em contrapartida, deveria construir a Ferrovia Madeira-Mamoré.

QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A revolta tenentista no Amazonas conseguiu instituir um Governo Revolucionário que durou de 23 de julho até 28 de agosto de 1924, durante a vigência do governo de Arthur Bernardes como presidente da república Velha. Seu principal líder, Alfredo Augusto Ribeiro Júnior, promoveu as seguintes medidas visando recuperar as contas do governo: tributo da redenção (reaver dinheiro público com confisco bancário, leilões, cobranças de impostos e dívidas), extinção da força policial substituída pela guarda cívica.

QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A expedição de Francisco de Orellana partiu do Peru e alcançou o Rio Amazonas em 2 de fevereiro de 1542 e chegou a sua foz em 26 de agosto de 1542.

QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Ao contrário, o Clube da Madrugada pretendia que os espaços institucionais fossem tomados pelas representações artísticas.

QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A) Errada. As bases sociais eram heterogêneas, composta inicialmente pelas oligarquias locais e tarde, pela população mais carente.
B) Errada. Os despossuídos foram, na verdade, o maior contingente que participou da revolta.
C) Errada. Uma das principais características da Cabanagem foi a falta de um projeto.
D) Errada. Não ocorreram negociações para a autonomia da Província.
d) Errada. Félix Malcher liderou o movimento que Destituiu Bernardo Lobo de Souza.
e) Correta

QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Querido(a), essa questão apresenta um erro de data na última alternativa. Pode até ser um erro de digitação da banca, invertendo o “9” e o “8”. Se for erro de digitação, a banca indicará a alternativa “E” como verdadeira e, assim, será passível de recurso. Não tenha dúvida: a alternativa correta é a “B”, ainda que a banca apresente a alternativa “E” em seu gabarito preliminar.

V. Publicado em 1758, assinado pelo Rei José I e sob a batuta do Marquês de Pombal, o Diretório dos Índios foi uma lei caracterizada por uma série de diretrizes a serem seguidas nas colônias portuguesas.
V. O intuito era minar a resistência dos indígenas à colonização.
F. O diretório dos índios foi extinto em 1798.

QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
I. Certo
II. Certo
III. Errado. A Suframa é uma autarquia da Administração Pública filiada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
IV. Errada. O Brasil não adotou um regime de economia fechada durante o período. Ao contrário, a ZFM surgiu, inclusive, de investimentos de indústrias multinacionais estrangeiras.

QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Lembre-se de nossas aulas em PDF e das videoaulas com o Professor Admilson. Apesar de não ocorrer conflito, D. Pedro enviou tropas para a região a fim de garantir a unidade

QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Essa é para gabaritar! O princípio do “uti possidetis” foi a base do Tratado de Madri de 1750.

Gabarito PM AM: Raciocínio Lógico Matemático (Prof. Marcelo Leite)

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

Disponíveis: Soldado Garcia, Soldado Ryan e cinco soldados
Agrupamento: Trio
Como o soldado Garcia está presente no trio, logo ele já foi escolhido. Restando apenas as duas vagas no trio e essas duas vagas serão escolhidas entre 6 possíveis.

Quantidade de duplas que podem preencher as duas vagas.
Como a ordem não importa, se trata de uma combinação.


Quantidade de duplas em o soldado Ryan está presente
O total de duplas em que o soldado Ryan está presente será dada por C5,1 = 5 possibilidades
Assim, a probabilidade de Ryan integrar o trio, será expressa por:

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: De acordo com o texto, se tem

Conforme o diagrama descrito anteriormente, montaremos a seguinte equação:
27 – X + X + 38 – X + Y= 45
65 – X + Y = 45
65 – 45 = X – Y
20 = X – Y(Equação I)
Analisando as alternativas teremos:
a) O X será máximo quando todo o conjunto “Marchar” estiver dentro do conjunto “Tiro”, isto é, X
será igual a 27.
b) O Y será mínimo quando assumir o valor zero.
c) Substituindo o valor X = 23, na Equação I, teremos:
20 = X – Y

20 = 23 – Y
Y = 23 -20
Y = 3
d) Substituindo o valor Y = 7, na Equação I, teremos:
20 = X – Y
20 = X – 7
20 + 7 = X
27 = X
e) Substituindo o valor Y = 5, na Equação I, teremos:
20 = X – Y
20 = X – 5
20 + 5 = X
25 = X

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO

Logo, Mário estará ocupando a posição dada por: X pessoas + Sílvio + 4 + Mário = 12 + 1 + 4 + 1 = 18ª Posição

QUESTÃO NÚMERO.34
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Para encontrar a próxima troca simultânea dos diretores, basta calcular o MMC(8,10) cujo resultado é igual a 40. Assim, a próxima troca simultânea ocorrerá daqui a 40 meses, isto é, 3 anos e 4 meses.
A partir de julho de 2021 somando 3 anos e 4 meses chegaremos a novembro de 2024.

QUESTÃO NÚMERO.35
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
De acordo com o texto, se tem:
A condicional “Se o sapato é preto, então a meia é preta ou o cinto é preto” é falsa, e que para que essa condicional seja falsa deve ocorrer:

O sapato é preto: Verdadeira
A meia é preta ou o cinto é preto: Falsa. Logo, teremos “A meia é preta(F) ou o cinto é preto(F)”.
Portanto, teremos:
O sapato é preto: Verdadeira
A meia não é preta: Verdadeira
O cinto não é preto: Verdadeira
Perceba que a única alternativa em todas as proposições são verdadeiras é a letra A.

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
De acordo com o texto, se tem:
Cada palmo de Golias mede 26 cm e que a sua cama mede 8 palmos e meio. Assim, teremos:
Medida da cama: 8,5 x palmo = 8,5 x 26 cm = 221 cm = 2 metros 21 cm

QUESTÃO NÚMERO.37
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: De acordo com o autor, ele deseja a probabilidade mínima de Walter não se sentar ao lado de nenhuma pessoa já sentada. Essa probabilidade será mínima quando os lugares disponíveis seja o mínimo. Assim, teremos:
A quantidade de opções para Walter será mínima, quando os três ocupantes iniciais não se
posicionarem nas extremidades ou lado a lado. Assim, qualquer distribuição que não possua essas características terá a menor quantidade de opção. Por exemplo,

Qualquer distribuição que seja feita, desde que tenha as seguintes restrições os três ocupantes  iniciais não se posicionarem não estiverem nas extremidades ou lado a lado, terá sempre três posições disponíveis para Walter.
Assim, a probabilidade será dada por:
Lembrando que no total são 12 cadeiras e que já foram escolhidas 3 cadeiras restando apenas 9, dessas, Walter tem apenas a opção de escolha de 3. Assim, teremos:

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO:
A negativa da proposição categórica “Nenhum A é B” será equivalente a “Algum A é B”. Lembrando que a expressão “Algum” pode ser substituída por “Ao menos um”, “Pelo menos um”, “há pelo menos um”.
A negação de “Nenhum solda do escuta mal” será dada por “Algum soldado escuta mal” cuja grafia pode ser expressa por “ Há pelo menos um policial que escuta mal”.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: E.
COMENTÁRIO:
De acordo com o texto, se tem:

Gabarito PM AM: Noções de Informática (Prof. Jeferson Bogo)

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Dentre as opções citadas o único sistema operacional é o Windows 10.

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Para localizar de forma precisa, conforme solicitado no enunciado, o único caractere coringa que atende é a “?”, pois substituí apenas um caractere. Já o “*” substituí um conjunto de caracteres.

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A área de transferência armazena – de forma temporária – os dados que foram copiados ou recortados.

 

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Ao clicar em “Propriedades” do disco rígido é possível ver o espaço utilizado, o espaço livre e o espaço total do disco, dentre outras várias opções.

 

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada um dos itens:

I – O FTP (File Transfer Protocol) é de fato utilizado para transferência de arquivos na Internet;
II – O HTTP não realiza a criptografia dos dados. O protocolo correto é o HTTPS;
III – O endereço 170.66.11.10 é um exemplo de IP versão 4.

 

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Ao digitar a pesquisa “porta -porta” (desconsiderando as aspas), o resultado é nulo, pois ao inserir “-porta” esse termo é retirado da busca, tornando-a sem efeito pois o primeiro termo é idêntico ao segundo que seria retirado.

 

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Nessa questão o examinador queria que o candidato descobrisse a interseção entre os dois intervalos, A3:C10 e B5:H8, ou seja, as células em comum. Nesse caso, temos ao total oito células dentro da interseção deles.

 

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Para calcular a variação percentual da média devemos calcular a média do segundo intervalo (Dezembro – H2:H32 – totalizando 31 dias), subtraindo da média do primeiro (Novembro G2:G31 – totalizando 30 dias), dividindo pela média do primeiro intervalo (Novembro) e por último multiplicar por “100” (para obter o percentual). Então temos: =(média(H2:H32) – média(G2:G31))/média(G2:G31)*100. O primeiro cálculo deve estar entre parênteses, pois só depois será feita a divisão.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Vamos analisar cada um dos itens:
I – Ao proteger a planilha é possível deixar algumas células desbloqueadas para edição;
II – As células bloqueadas podem ser selecionadas, mas, por padrão, não podem ser editadas;
III – Ao bloquear uma planilha o usuário pode permitir – ou não – que sejam inseridas linhas ou colunas, por exemplo.

 

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Ao usar o recurso tachado – botão – é aplicado um traço na palavra, mais ou menos no meio dela.

 

Gabarito PM AM: Legislação Institucional (Prof. Wagner Lobo)

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A questão cobrou níveis hierárquicos das praças, o que apenas o referido item trazia em sua totalidade. Art. 4º e Incisos I, II, III, IV, V, VI e VII.

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O item cobrou a literalidade do Art. 12 da Lei de Organização Básica, que era a definição do Estado Maior da Polícia Militar do Amazonas.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O item cobrou a definição de fração, dentro do que dispõe a Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Amazonas. O referido dispositivo está descrito no Art. 6º, §3º, Inciso V.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A questão cobrou a definição de promoção por Bravura, de acordo com a Lei de Promoções de Praças, em seu Art. 9º, §1º.

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Item cobrou sobre quais são as bases institucionais da Corporação Polícia Militar, ou seja, as definições de Hierarquia e Disciplina expressas no Art. 12 do Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Amazonas.  

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O referido item cobrou círculos hierárquicos e a definição de Postos e Graduações, tentando confundir o candidato com os conceitos. Art. 14, §2º.

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A questão cobrou Ética, e preceitos sobre o tema, contidos no Art. 27, Inciso XVI

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A questão mais difícil de Legislação Institucional. Bem elaborada e com grau de dificuldade maior. Art. 20 da referida Lei de Organização Básica, cobrava a definição de Direção Setorial.

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Questão sobre Licença, e que tentou confundir o candidato com os conceitos e lapsos temporais de concessão e gozo das Licenças para tratar Interesse Particular e Especial. Art.65, ou seja, o item se refere à Licença Especial.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A questão cobrou competência da Polícia Militar, de acordo com a Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Amazonas, ou seja, cópia do Art. 3º, Inciso II.

Volte ao topo

Gabarito PM AM: gabarito preliminar

O gabarito oficial preliminar e os resultados preliminares da Prova Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmam21.

Volte ao topo

Gabarito instituição x: recursos

O candidato que desejar interpor recurso disporá de 02 (dois) dias úteis para fazê-lo, a serem contados do dia subsequente ao da divulgação destes, exceto para o Recurso a ser interposto para Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social.

Para recorrer contra o gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva e o resultado preliminar da Prova Objetiva, o candidato deverá usar formulários próprios, encontrados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmam21, respeitando as respectivas instruções.

Volte ao topo

Gabarito instituição PM AM: próximas etapas

O concurso da Polícia Militar do Amazonas será composto pelas etapas de:

  1. Prova Objetiva;
  2. Avaliação Médica, Odontológica e Toxicológico;
  3. Exame Físico;
  4. Investigação Social;
  5. Exame Psicotécnico;
  6. Entrega de documentos.

Volte ao topo

Prova instituição PM AM: análise

Fez a prova do concurso PM AM neste domingo (06/02)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova concordava com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso PM AM

Concurso PM AM Polícia Militar do Estado do Amazonas
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos Soldado, Oficial e Oficial de Saúde
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Amazonas
Número de vagas 1.350 vagas
Remuneração inicial de R$ 2.657,28 a R$ 7.180,34
Inscrições de 8/12/2021 até 04/01/2022 | 14/01/2022 a 23/01/2022 (Aluno Oficial de Saúde Farmacêutico-Bioquímico)
Taxa de inscrição de R$ 100,00 a R$180,00
Data da prova objetiva 06/02/2022
Clique aqui para ver o edital PM AM

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


9 de Fevereiro de 2022

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado