Gerenciando seu projeto: passar em concurso na enfermagem

Avatar


17 de agosto3 min. de leitura

estudarVamos analisar o gerenciamento de projeto associado ao seu planejamento rumo à aprovação em concurso público.

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Temporário não significa necessariamente de curta duração, mas sim que um projeto possui início e término definidos. Isso distingue o projeto dos trabalhos operacionais de natureza contínua.

Gosto muito de comparar o estudo para concurso a um projeto. A sua caminhada tem um início: decidir começar a estudar para concurso, e um fim: a sua aprovação. Isso significa que seu sacrifício de estudo e dedicação terão um fim.

Vamos analisar algumas áreas do conhecimento da organização de um projeto para que você possa planejar o seu projeto de APROVAÇÃO!!

Primeiro, vamos entender que no projeto existem 10 variáveis (áreas de conhecimentos) que precisam ser acompanhadas para que você consiga gerenciar seu estudo: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições, Partes interessadas.

Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e com custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras: o que, quando, quanto e como.

Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações, Partes interessadas e Riscos devem ser continuamente tratados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. Integração abrange a orquestração de todos esses aspectos.

Agora que você entendeu esses conceitos, vamos associá-los ao seu projeto?

O escopo é o seu conteúdo programático para garantir a aprovação, é necessário vencer todo o conteúdo do edital. Para uma melhor programação, divida o projeto de estudo do conteúdo em subprojetos. Vamos detalhar: para todas as temáticas, faça 3 subdivisões. Fracione cada assunto em estudar teoria com resumos, fazer questões e revisar o assunto.

O tempo é um fator importante e inversamente proporcional. Quanto mais tempo investido nos estudos, mais rápido chegará ao final do projeto com bons resultados. Por isso, organize um cronograma com metas diárias e acompanhe o alcance dessas metas. As metas precisam ser reais, mas não podem ser fáceis de serem alcançadas. Estabeleça uma progressão de tempo de estudo ao longo da caminhada.

Todo projeto envolve custos e aquisições. Invista em cursos de qualidade, atualizados e direcionados para sua prova. Não perca tempo com leituras de livros extensos e sem direcionamento para concurso. Estudar para concurso é diferente de estudar para a faculdade ou para realizar um mestrado. Outro tópico de custos inclui inscrições para o máximo de provas que você conseguir fazer, treinar a realização de provas ajuda a adquirir experiências novas.

Analiso a qualidade sob dois aspectos: qualidade do material de estudo e qualidade do seu estudo. Abordamos a qualidade do material junto com o custo. A qualidade do seu estudo envolve estudar com rendimento, em local apropriado, sem interrupções e sem uso das redes sociais. Exerça o estudo com concentração e adaptação para o seu momento. Por exemplo, quando estiver menos cansado, faça leituras das matérias e questões e, no momento em que estiver mais cansado, assista vídeos e faça anotações durante o vídeo para manter a concentração.

A comunicação é um importante aspecto, compartilhe seus sonhos e peça ajuda das pessoas que te apoiam nessa jornada. Explique que sua ausência é temporária e que o auxílio das pessoas que te amam fará a diferença na potencialização desse projeto. Afinal, seus familiares e amigos são partes interessadas em ver você em um trabalho melhor e feliz.

Gerencie os riscos que podem atrapalhar nessa caminhada, como o cansaço e a desmotivação. Reforce, na sua mente, com os ganhos que terá com o resultado alcançado.

Por fim, trago os recursos humanos do seu projeto: VOCÊ e nós, equipe de professores do Gran Cursos Online!! Sua vitória depende do seu envolvimento em todas as etapas do projeto: início (decidir fazer a prova), meio (decidir renunciar descanso e lazer para estudar) e fim (fazer a prova e ser aprovado). Nosso papel é caminhar junto com você, fornecendo conteúdo de qualidade e eliminando as suas dúvidas. Conte conosco na realização do seu PROJETO.

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


17 de agosto3 min. de leitura