A Lei 6830, também conhecida como Lei de Execução Fiscal, estabelece quais procedimentos devem ser adotados para a cobrança judicial de contribuintes inadimplentes.
Mas, para entender melhor sobre essa norma, é preciso compreender alguns conceitos referentes a ela. Por isso, neste artigo, explicamos o que diz a Lei 6830, o que é execução fiscal, entre outros tópicos relacionados às cobranças fiscais. Acompanhe!
O que diz a Lei 6830/80?
A Lei 6830, criada em 22 de setembro de 1980, define o processo que deve ser adotado nas ações de execução fiscal, procedimento no qual a Fazenda Pública cobra uma quantia do contribuinte devedor.
Assim, a Lei 6830/80 aborda questões como o que caracteriza uma dívida ativa, quais são os prazos de prescrição e as etapas da execução fiscal, entre outros assuntos.
A execução fiscal só existe dentro do Poder Judiciário. Ou seja, antes de ingressar com a ação, é necessário que a Fazenda Pública realize tentativas de cobrança por meio da via administrativa.
Caso não obtenha êxito nessa solicitação, a Fazenda pode acionar o Poder Judiciário para cobrar os valores devidos.
A Lei de Execução Fiscal tem alguns pontos básicos de funcionamento, essenciais para que seja cumprida:
- prazos para cobrança da dívida;
- formas como a dívida pode ser cobrada;
- ordem de prioridade na penhora de bens;
- sujeitos passivos da execução fiscal;
- órgãos competentes para inscrever o contribuinte em dívida ativa;
- conceito e delimitação da dívida ativa;
- regras sobre prescrição.
Lei 6830: o que é uma execução fiscal?
A execução fiscal é o processo judicial iniciado quando um indivíduo não cumpre o compromisso de pagar uma dívida para o governo. Nesses casos, os bens do devedor podem ser tomados para saldar a dívida.
Por exemplo, se o contribuinte não pagou um imposto que devia para a União, ele será cobrado por meio de uma ação de execução fiscal, realizada pela União, para a quitação do débito.
Quais são os principais conceitos da Lei 6830?
Para ingressar com uma execução fiscal, a Fazenda Pública deve seguir as regras estabelecidas na legislação tributária e fiscal, como é o caso da Lei 6830.
Os principais conceitos da Lei 6830/80 são:
- dívida ativa e prescrito;
- órgão competente para inscrição da dívida ativa;
- responsáveis pela dívida ativa, que são devedor, fiador, espólio, massa e responsável;
- penhora de bens;
- garantias e privilégios da dívida ativa;
- alienação de bens penhorados;
- concursos de credores.
Lei 6830: quanto tempo prescreve uma execução fiscal?
No Direito Tributário, a prescrição de uma dívida de execução fiscal ocorre após cinco anos de sua constituição, como aponta o Artigo 174 do Código Tributário Nacional.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de outros assuntos que costumam cair nas provas de concursos públicos e da OAB? Então, conte com o Gran Cursos Online: aqui, você se prepara sem sair de casa e com materiais exclusivos, elaborados por professores experientes e especializados.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa