Lei 9.455/97: tudo sobre os crimes de tortura!

A Lei 9.455/97 é muito importante para a sociedade, sendo um dos dispositivos legais que assegura a garantia dos Direitos Humanos no Brasil. Veja como pode ser cobrado em questões e como estudar!

Avatar


26 de Junho de 2023

Atenção, concurseiro! Se você sonha em seguir carreira pública como Juiz, Delegado, Promotor de Justiça, Defensor, Procurador ou em carreiras de segurança pública, ter conhecimento sobre a Constituição Federal é indispensável, considerando que é um dos assuntos mais cobrados nas provas de concurso público. E, aliado a esses conhecimentos, também não pode faltar uma boa noção de Legislação Especial, como é o caso da Lei 9.455/97. 

Mas você sabe sobre o que trata a Lei 9.455/97?

Também chamada de Lei de Tortura, a Lei 9.455/97 dispõe sobre os crimes de tortura e quais ações os caracterizam. Quer se aprofundar mais? Então, acompanhe o conteúdo, confira o texto legal, integral e atualizado, dicas de estudos e como o tema pode ser cobrado em questões de concurso!

Ser aprovado é questão de treino

Lei 9.455/97: como costuma ser cobrada em concursos públicos?

Você sabia que cerca de 3/4 das questões de disciplinas jurídicas estão centradas na cobrança da letra da lei? É isso que dizem as análises de especialistas em concursos públicos, incluindo o professor Valter Corrêa, aqui do Gran.

Assim, os estudos da Lei 9.455/97 devem incluir não apenas a compreensão dos artigos e conceitos mais cobrados, como também a memorização de palavras-chave e termos mais relevantes. Afinal, é muito comum que as bancas estruturem itens “decorebas”, nos quais a alteração de uma única palavra pode mudar completamente o contexto do artigo, tornando-o incorreto.

Vale lembrar contudo que, apesar da literalidade da lei ser muito cobrada em questões sobre a Lei 9.455/97, não se pode excluir a importância da jurisprudência. Assim, especialmente quem se prepara para cargos mais altos na carreira jurídica ou policial deverá conhecer as principais decisões sobre o tema.

Conceitos importantes da Lei 9.455/97 em questões

Além da natureza de cobrança da Lei 9.455/97, também é importante destacar os principais conceitos que podem aparecer em questões. Costumam ser eles:

Tipos de tortura da Lei 9455/97

Cada um desses tipos de tortura está associado, essencialmente a um dos elementos expressos no artigo 1°.  Veja:

  • Tortura Própria:  I – constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:
  • Tortura-Prova:  I-a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;
  • Tortura-Crime: I-b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;
  • Tortura-Discriminação: I-c) em razão de discriminação racial ou religiosa;
  • Tortura-castigo: II. submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.
  • Tortura Imprópria: II. § 1º Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.
  • Tortura Omissiva: II. § 2º Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá- -las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

Pena para os crimes de tortura previstos na Lei 9455/97

A cobrança de prazos e penas é muito comum em questões sobre leis. No caso da Lei 9455/97 trata-se de reclusão de dois a oito anos.

Também é importante ressaltar as circunstâncias em que a pena pode ser aumentada em um sexto ATÉ um terço. São elas:

  • Caso o crime seja cometido por agente público;
  • Se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 anos (redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003);
  • Se o crime é cometido mediante sequestro.

Complemente seus estudos sobre a Lei 9.455/97 com o material gratuito

Para se aprofundar mais nos principais pontos da Lei 9.445/97 e como são cobrados em questões de concurso, complemente os seus estudos com o material formulado pelo professor Valter Corrêa. Por lá, além dos principais conceitos, você também confere dicas de como gabaritar itens e os principais conhecimentos jurisprudenciais.

A Lei de Tortura (Lei n. 9.455/1997) define os crimes dessa espécie e costuma ser muito cobrada em certames das carreiras jurídicas e policiais. Complemente os seus conhecimentos com o material gratuito!

Lei de Tortura esquematizada para concursos: Clique na imagem faça o download gratuito do material!

Lei 9.455/97: texto integral

A Lei 94.55/97 é um dispositivo legal curto, contando com um total de 4 artigos.

Ao estudar pelo texto integral, o aluno exerce o estudo da lei seca, uma parte essencial da preparação de quem busca a aprovação.

Abaixo, você confere o texto integral atualizado da Lei 9.455/97. Veja:

Texto integral da Lei 9.455/97 (conforme disponibilizado no site planalto.gov.br)

Art. 1º – Constitui crime de tortura:

I – constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;

c) em razão de discriminação racial ou religiosa.

II – submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena: reclusão de dois a oito anos.

§ 1º – Na mesma pena incorre quem submete uma pessoa presa ou sujeita à medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

§ 2º – Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

§ 3º – Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de quatro a dez anos; se resulta morte, a reclusão é de oito a 16 anos.

§ 4º – Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

I – se o crime é cometido por agente público;

II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 anos (redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003);

III – se o crime é cometido mediante sequestro.

§ 5º – A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

§ 6º – O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

§ 7º – O condenado por crime previsto nesta lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

Art. 2º O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revoga-se o art. 233 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei 9.455/97: exercite os seus conhecimentos resolvendo questões

Além da leitura da lei seca, outra tática de estudos que não pode faltar na sua preparação são os estudos práticos, isto é, a resolução de questões.

Afinal, apenas assim você confirmará se compreendeu bem os principais conceitos e pode moldar o seu aprendizado de acordo com a cobrança realizada por cada banca organizadora e seleção. Tudo isso faz toda a diferença na hora de se classificar no certame!

No Gran Questões, você pode acessar um rico acervo de questões sobre a Lei 9.455/97, além de muitos outros recursos capazes de auxiliar na sua preparação (simulados, provas, painéis de desempenho). Você não paga NADA para se cadastrar!

Comece a resolver questões gratuitas sobre a Lei 9.455/97! 

Lei 9.455/97: videoaula

Complemente ainda mais os seus conhecimentos sobre a Lei 9.455/97 para concursos públicos com a aula especial do professor Diego Fontes. Além de explorar os principais conceitos e jurisprudência, você também poderá conferir a resolução comentada de questões sobre o tema!

Otimize seus estudos da Lei 9.455/97 e muito mais: Inicie sua preparação com o Gran!

O seu sonho é ser aprovado? Mudar definitivamente de vida? Transformar a sua realidade pela educação? Então, o Gran está aqui para te ajudar!

Na plataforma Gran, você encontra cursos específicos por seleção e carreira, além de materiais gratuitos e a possibilidade de conquistar a preparação completa para todos os concursos públicos do Brasil por meio da Assinatura Ilimitada 8.0! 

Desfrute, não apenas de materiais direcionados e de qualidade, como também de ferramentas tecnológicas e pedagógicas, capazes de auxiliar em todos os seus momentos de preparação para concursos públicos.

E para quem precisa de um estudo diferenciado de leis, a Legislação Comentada é uma novidade de 2023 que você precisa conhecer! Revolucione os seus estudos de uma vez por todas! ]

Conheça aqui todos os diferenciais de apostar no Gran como principal parceiro de estudos! 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de Junho de 2023