Como estudar leis para concurso? Confira as dicas!

Legislação apareceu no seu edital? Então este artigo é para você! Saiba como estudar leis para concurso de forma mais otimizada e eficiente!

Avatar


03/09/2021 | 17:49 Atualizado há 46 dias

Você sabe como estudar leis para concurso? Esta é uma habilidade essencial para o concurseiro que busca a aprovação, visto que a maioria dos certames cobra algum tipo de legislação em seu edital de abertura. Ainda assim, estudar as leis que caem em concursos nem sempre é um processo naturalmente intuitivo ou simples: pode ser que você tenha dificuldades, especialmente no início.

Mas não se preocupe! Se é o seu caso, este artigo é para você! Reunimos as principais legislações mais cobradas em concursos públicos e trouxemos dicas para otimizar os seus estudos! Além disso, você também poderá conferir uma plataforma de exercícios para concursos onde poderá acessar milhares de questões grátis e comentadas sobre lei. Ficou interessado? Então siga a leitura!

Destaques:

 

Como estudar leis para concurso: conheça as leis mais cobradas

De modo geral, as leis que caem em concursos com mais  frequência são aquelas pertencentes à área do Direito Constitucional e Administrativo.

Na lista de leis que caem em concursos, podemos citar:

  • Noções da Constituição Federal de 1988;
  • Lei 8112/ 90 : Estatuto dos Servidores Públicos Federais;
  • Lei 8.666/93 ou Lei 14.133/21 :Licitações;
  • Lei 8.429/92: Improbidade Administrativa;
  • Atos Administrativos.

Assim, se você busca se tornar servidor público (especialmente na esfera federal e administrativa), com certeza terá de conhecer dispositivos das leis acima em algum momento. Para além da esfera geral, algumas leis são mais específicas de algumas carreiras, conforme a tabela abaixo:

Carreira Segurança Pública/
Policial
Educação Saúde Fiscal Jurídica
Leis mais
cobradas
  • Lei de Drogas 11.343/06
  • Estatuto do desarmamento 10.826/03
  • Lei das organizações criminosas 12850/13
  • Lei dos crimes hediondos 8072/90
  • Lei “Maria da Penha” 11.340/06
  • LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação)
  • Plano Nacional de Educação
  • Lei 8.069/ 90 (ECA)
  • Lei 8.080 – Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde
  • Decreto 7.508/ 11
  • Política Nacional de Humanização (PNH)
  • Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)
  • Lei 9.250/95 (Lei do Imposto de Renda)
  • Lei 5.172 (Sistema Tributário Nacional)
  • Lei Antidrogas (Lei 131.343/2006)
  • Crimes Hediondos(Lei 8.072/1990)
  • Lei de Armas (Lei 10.826/2003)
  • Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998)
  • Lei de Combate às Organizações Criminosas (Lei 12.850/20123)
  • Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei 9.099/1995)
  • Crimes Contra a Criança e Adolescente (Lei 8.069/1990)
  • Crimes do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997)

Como estudar leis para concurso: dicas

Agora que você já conhece um panorama geral sobre as leis que caem em concursos públicos com frequência é hora de conhecer técnicas sobre como estudar leis para concursos.

Navegue pelo  índice para encontrar cada um dos passos com mais facilidade:

  1. Consulte o edital 
  2. Busque materiais atualizados
  3. Estude a Lei Seca
  4. Resolva exercícios para concurso
  5. Revise e resolva simulados

1. De olho no edital!

O edital deve ser sempre o seu principal guia de estudos e preparação, não só quando o assunto são leis que caem em concursos como também para todos os parâmetros da seleção. A importância é tão grande que vamos reforçar: não comece a estudar para concurso público sem ler o edital mais recente! 

Há razão para isso! No edital você encontra todas as informações essenciais do certame, incluindo os aspectos de cada lei que será cobrada. Dessa forma, vale lembrar que cada seleção poderá incluir um dispositivo legal específico que muitas vezes é diretamente relacionado ao órgão que aplica a seleção.

E então, o que acontece se essas informações passarem despercebidas? Uma surpresa desagradável na hora da prova! Para evitar que isso aconteça, busque o edital do concurso que está estudando, procure a aba de Conteúdo Programático e confira a relação de disciplinas e assuntos cobrados com cuidado, anotando-os para futura referência!

Volte ao topo

 

Como estudar leis para concurso se o edital ainda não foi publicado?

A dica continua sendo a mesma: busque o edital mais recente, ou seja, o utilizado na última seleção. Em casos assim, especialmente se fizer muito tempo que a última seleção aconteceu, professores e especialistas também poderão indicar a você quais são os conteúdos de leis que caem em concurso ( e outros!) que merecem atenção na hora dos estudos.

No canal do Youtube do Gran Cursos Online você encontra direcionamentos sobre o estudo de leis que caem em concursos públicos, como estudá-las e muitas outras informações gratuitas sobre o universo dos certames.

Clique aqui para acessar o canal de Youtube do Gran e conferir aulas gratuitas! 

2. Busque materiais atualizados

Um ponto essencial na hora de estudar leis que caem em concursos é buscar materiais atualizados. Afinal, legislações sofrem modificações com frequência.

A Lei de Licitações (Lei 8.699/93 ) , por exemplo, bem como leis associadas (como a Lei do Pregão e Lei de Regime Diferenciado de Contratação) serão completamente revogadas em um prazo máximo de 2 anos. A partir de então, a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21) será o novo padrão.

Como estudar leis para concursos com materiais atualizados?

Nem sempre acontecem mudanças tão drásticas, mas o fato é que a tendência das leis é evoluir com o tempo, incorporando os novos valores e desenvolvimentos da sociedade. Por isso, garanta sempre que seus materiais estejam atualizados.

Veja algumas maneiras de garantir que seus materiais de leis que caem em concursos estejam atualizados:

  • Consulte as legislações completas no site do planalto (http://www.planalto.gov.br/legislacao/ ) ou na página oficial do órgão, especialmente para seleções estaduais e municipais.
  • Confira as datas de publicações sobre legislações antes de utilizá-las como guia para os seus estudos.
  • Selecione blogs e sites de confiança para encontrar guias de estudos.

Aqui no Blog do Gran você poderá encontrar leis esquematizadas, comentadas, gratuitas e atualizadas! Para acessar os materiais e artigos sobre leis para concursos, clique aqui! 

Volte ao topo

 

3. Estude a Lei Seca

O conceito de estudar a “Lei Seca” diz respeito à leitura integral do texto da lei e é essencial para aprovação em concursos públicos. Afinal, a literalidade da lei é uma das formas mais comuns de cobrança em provas de concurso público.

Algumas leis tem muitos artigos (A Lei 8.112/90, por exemplo, tem cerca de 250 artigos!) e isso pode ser desanimador, principalmente considerando que a estruturação do texto pode ser confusa para quem não o costume de fazer esse tipo de leitura.

Ainda assim, faça um esforço para ler (ao menos uma vez) todo o texto. Mas não se preocupe! Durante a sua leitura é perfeitamente aceitável (e recomendável!) que você faça assimilações com outros materiais. Quer um exemplo?

Ainda falando sobre a Lei 8112/90, é possível aliar seus estudos da Lei Seca com a aula gratuita do professor Vandré Amorim aqui do Gran. Durante o vídeo, ele dá recomendações sobre quais são os artigos mais importantes e você poderá marcá-los para consulta posterior.

4. Resolva exercícios para concurso

Um ponto essencial  de como estudar leis para concurso é resolver questões. Afinal, não dá para se preparar para concursos públicos sem praticar os conhecimentos.

Leis que caem em concurso podem, afinal de contas, ser cobradas de algumas maneiras diferentes, como:

  • Jurisprudência e Doutrina: geralmente aplicada em concursos de nível superior;
  • Em contexto, com a apresentação de uma situação problema;
  • De maneira literal.

Para compreender qual o modelo de cobrança da banca examinadora e do órgão público em que você pretende ingressar, a melhor maneira é por meio da resolução de exercícios de concurso.

Onde encontrar questões grátis e comentadas sobre leis?

Você já conhece o Gran Cursos Questões? Essa é a plataforma de exercícios para concurso do Gran! Lá você encontra milhares de questões de concurso grátis e comentadas por professores e especialistas. Para se registrar no site de questões você não paga nada e ainda pode desfrutar de outros recursos como: gerador de simulados, monitoramento e análise de desempenho, acessar provas passadas e consultar assuntos frequentes em certames.

5. Revise e resolva simulados

Depois de absorver todo o conteúdo essencial de leis que caem em concursos é natural se pergunta se vai conseguir lembrar de tudo. A resposta para essa pergunta vai depender das suas rotinas de revisão. Antes de mais nada, fique tranquilo: é comum não se lembrar absolutamente de todos os pontos. Contudo, as revisões e simulados vão garantir que você se lembra das partes mais importantes e sabe como aplicá-las nas provas.

Se você marcou os pontos mais importantes das leis e fez anotações durante os seus estudos, estes materiais poderão te ajudar na hora de revisar. Para mais dicas sobre como fazer boas revisões para concursos, clique aqui! 

Como encontrar simulados sobre leis que caem em concursos?

No Gran Cursos Questões, além de encontrar um rico acerco com questões grátis, você também pode gerar os seus próprios simulados temáticos, abordando os temas relevantes para a sua preparação! Para saber como o processo de geração de simulados funciona no site de questões do Gran, clique aqui!

Volte ao topo

 

Como estudar leis para concurso: baixe os materiais esquematizados o Gran!

Sabemos da importância do estudo de leis que caem em concursos! Por isso, o Gran Cursos preparou uma série de materiais esquematizados e comentados sobre as principais leis que caem em concursos públicos. Confira:

NOVA ERA DE OURO DOS CONCURSOS

Começou a maior publicação de editais já vista! Muitos certames estão sendo lançados e/ou retomados em todo o país. Garanta a sua aprovação com um SUPER DESCONTO jamais visto no Gran Cursos Online.

Tenha acesso a salas particulares com vários especialistas que irão acompanhar o candidato durante todo o processo de aprovação! Mas corra! Os descontos irão apenas até o dia 13 de setembro de 2021! 

Desfrute de recursos de excelente qualidade e inéditos!

  • Treine com o Gran Questões e acesse questões grátis;
  • Faça download ilimitado das videoaulas e dos PDFs
  • Tenha acesso a mais de 25.925 cursos;
  • Visualizações ilimitadas das aulas
  • Fórum de dúvidas e muito mais!

Clique aqui para ver os planos especiais preparados pelo Gran e dê o primeiro passo rumo à aprovação!

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões leis


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *