Concurso INSS: saiba o que cai e prepare-se!

O Concurso INSS está com edital publicado! Chegou o seu momento de garantir uma das 1.000 vagas ofertadas! Acompanhe o conteúdo para descobrir o que cai no concurso INSS e como se preparar!

Avatar


15 de setembro6 min. de leitura

Se você sempre sonhou em ingressar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 2022 pode ser o seu ano! Publicado na madrugada do dia 15/09. o novo edital do Concurso INSS oferta um total de 1.000 vagas para o cargo de Técnico de Seguro Social.

Com as provas marcadas para o dia 27 de novembro de 2022, acompanhe o artigo para descobrir o que cai no Concurso INSS e como começar (ou adequar) a sua preparação com foco na aprovação!

O que cai no concurso INSS: de acordo com o edital mais recente

O novo edital do Concurso INSS contempla oportunidades de nível médio (Técnico do Seguro social) com remuneração inicial em torno de R$ 5.905,79. Ao todo serão 120 questões, distribuídas entre os seguintes assuntos:

Técnico do Seguro Social

Conhecimentos básicos (50 questões) Conhecimentos específicos (70 questões)
Língua Portuguesa
Ética no Serviço Público
Noções de Direito Constitucional
Noções de Informática
Raciocínio Lógico Matemático
Seguridade Social
Legislação Previdenciária
Regime Geral de Previdência Social
Empresa e Empregador Doméstico: Conceito Previdenciário
Financiamento da Seguridade Social
Decadência e Prescrição
Crimes Contra a Seguridade Social
Recurso das Decisões Administrativas
Plano de Benefícios da Previdência Social
Manutenção, Perda e Restabelecimento da Qualidade de Segurado
Serviços Previdenciários
Benefícios Decorrentes de Legislações Especiais
Seguro Desemprego Pescador Artesanal
Lei Orgânica da Assistência Social
Regimes Próprios de Previdência Social
Emenda Constitucional nº 103/2019
Lei Complementar nº 142/2013
Lei nº 8.212/1991 e suas Alterações
Lei nº 8.213/1991 e suas Alterações
Decreto nº 3.048/1999 e suas Alterações
Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022
O Servidor Público como Agente de Desenvolvimento Social
Saúde e Qualidade de Vida no Serviço Público

Ainda que a banca Cebraspe não seja conhecida por indicar o quantitativo de questões por disciplina, de acordo com a última prova realizada para o cargo de Técnico do Seguro Social, pode-se concluir que as duas matérias de maior destaque, foram: Direito Previdenciário/Seguridade Social (58% da prova) e Língua Portuguesa (12%). 

Considerando o cargo e o fato de que a banca organizadora se manteve a mesma, a tendência é que o mesmo se observe na prova mais recente para o Concurso INSS. Conhecer o quantitativo de questões e incidência é importante para organizar suas rotinas de estudos. Afinal de contas, não é recomendado dedicar o mesmo tempo para cada uma das disciplinas previstas no edital.

O que cai no concurso INSS: de acordo com provas passadas

Você sabia que o Gran Cursos Questões tem um filtro de assuntos mais cobrados? A partir do informe do órgão e cargo, o sistema é capaz de filtrar qual foi a maior incidência de itens em determinadas avaliações ou de modo geral.

Veja, por exemplo, como funciona o filtro para o cargo de Técnico do Seguro Social previsto no Concurso INSS:

O que cai no concurso INSS? Saiba mais!

Assim fica mais fácil direcionar os seus estudos, não é mesmo? Ao clicar em cada matéria, você ainda tem uma análise mais detalhada, com os assuntos internos mais cobrados. A partir dessa ferramenta, também é possível começar a resolver questões diretamente.

Veja quais foram os assuntos mais cobrados na matéria de Direito Previdenciário no último Concurso INSS:

Concurso INSS: saiba o que cai e prepare-se!

Concurso INSS: assuntos mais cobrados para Técnico em Direito Previdenciário

Para conferir uma análise detalhada das outras matérias cobradas para o cargo de Técnico do Seguro Social do Concurso INSS, acesse a ferramenta  pelo link abaixo! Você só precisará se cadastrar gratuitamente na plataforma para começar a utilizar!

Para conferir o filtro de Assuntos Frequentes, clique aqui! 

O que cai no concurso INSS: guia de estudos

Para te ajudar a organizar seus estudos, o Gran Cursos Online disponibilizou um guia de estudos gratuito para o cargo de Técnico do Seguro Social! Nele, você encontrará recomendações de como organizar seu tempo, quais matérias merecem mais atenção e dicas exclusivas para conquistar a aprovação! Fique ligado no blog para não perder o guia de estudos INSS para o cargo de Analista do Seguro Social para o Concurso INSS 2022!

O que cai no concurso INSS: guia de estudos

Clique aqui para baixar o material gratuito! 

O que cai no Concurso INSS: complemente sua preparação com os materiais gratuitos do Gran!

Você já conhece a página de materiais gratuitos do Gran Cursos Online? Por lá você consegue acessar guias de estudos, ebooks, leis esquematizadas, editais verticalizados e muitos recursos capazes de complementar a sua preparação!

Veja a lista de materiais que pode ajudá-lo a dominar o que cai no Concurso INSS:

O que cai no concurso INSS: estude por questões de concurso comentadas!

Se você busca a aprovação no Concurso INSS 2022, uma rotina de resolução de questões não pode faltar! Muitas pessoas acreditam que o momento para resolver itens é apenas após terem adquirido uma base mais forte de conhecimento, como forma de revisão. Mas você sabia que essa noção é equivocada?

As questões para o Concurso INSS podem te acompanhar durante toda a sua jornada de aprovação. Afinal, elas podem ser utilizadas nos mais diversos momentos, como:

  • Análise de desempenho: inicialmente para compreender sua base da matéria e durante todo o curso dos estudos, para avaliar a eficiência das suas estratégias de estudo.
  • Conhecimento da banca avaliadora e níveis de cobrança: quando você resolve questões, está treinando diretamente para o dia da prova. Com isso, você não só passa a conhecer melhor a banca avaliadora, como também os seus níveis de complexidade e cobrança para cada assunto.
  • Forma de fixar novos conteúdos: quando resolvidas após o estudo de um novo assunto;
  • Revisão do conteúdo: favorecendo o processo de memorização;
  • Auxiliar na compreensão e na produção de material de revisão: esse benefício é reservado especialmente para quem estuda com questões comentadas. Afinal, ao resolver cada item você pode contar com uma explicação instrutiva, que poderá tanto auxiliar na compreensão contextualizada de cada conteúdo quanto integrar seus materiais de consulta e revisão.

Acesse a página de questões, provas e informações do Concurso INSS

Veja abaixo um exemplo de questão comentada que você pode encontrar no Gran Cursos Questões:

2016. CESPE CEBRASPE – INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Técnico do Seguro Social

Com relação a contribuições sociais dos segurados e(ou) a decadência e prescrição relativamente a benefícios previdenciários, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ronaldo, segurado contribuinte individual da previdência social, optou pela contribuição de alíquota reduzida, de 11%, que exclui o direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, caso pretenda obter aposentadoria por tempo de contribuição, Ronaldo poderá fazer a complementação da diferença entre o percentual pago e o percentual devido, acrescida de juros moratórios.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

GABARITO: CERTO

Vide Lei 8.212/91.

Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de vinte por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição.

§ 2º  No caso de opção pela exclusão do direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, a alíquota de contribuição incidente sobre o limite mínimo mensal do salário de contribuição será de:

I – 11% (onze por cento), no caso do segurado contribuinte individual, ressalvado o disposto no inciso II, que trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado e do segurado facultativo, observado o disposto na alínea b do inciso II deste parágrafo;   

*Resposta do professor André Vinícius da equipe Gran

Continue resolvendo questões comentadas para o cargo de Técnico do Concurso INSS!

O que cai no Concurso INSS: dicas de estudo!

Adeque sua rotina de estudos para o pós-edital

De acordo com o cronograma, as provas do Concurso INSS estão marcadas para o dia 27 de novembro de 2022. 

Se você já estava trabalhando na preparação para o certame, o momento agora é de finalizar as matérias restantes e centrar-se nas rotinas de revisão e resolução de questões. Também é a hora de avaliar (pelo seu percentual de acertos por matéria), quais disciplinas merecem mais atenção nesses últimos meses.

Se você vai começar a estudar agora, a recomendação dos GranXperts é de buscar realizar rotinas de 4 a 6 horas por dia, dentro das suas capacidades. Centre-se na produção de materiais de revisão e busque incluir a resolução de simulados e questões de maneira tática ao longo da sua semana!

Saiba mais detalhes sobre como organizar seus estudos no pós-edital!

Organize sua preparação com um bom plano de estudos

Um dos maiores segredos para a aprovação mais rápida é garantir dinamismo e técnica nas suas rotinas de preparação para o Concurso INSS.

Especialmente no período pós-edital, não é interessante dedicar mais de 1h30 para cada matéria por sessão de estudos. A chave é a diversificação, conseguindo estudar o máximo de conteúdos por dia!

Domine o perfil da banca organizadora

A banca Cebraspe é conhecida por seus textos longos e pelo formato de questões “Certo/Errado”, onde uma questão errada “anula” uma certa. Vemos esse padrão também no edital mais recente para o Concurso INSS.

A prática pela resolução de questões será um de seus maiores aliados para dominar o Cebraspe e também para evitar cair nas famosas “pegadinhas”. A Língua Portuguesa, sem dúvida, é uma das matérias destaque dessa banca!

Como a última prova do Concurso INSS foi organizada pelo Cebraspe, você poderá utilizar as avaliações anteriores como uma forte referência, resolvendo-a como simulado com o intuito de ter uma noção da profundidade de cobrança e assuntos preferidos.

Saiba mais detalhes sobre o perfil da banca Cebraspe!

Concurso INSS: prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 7.0

Alô, concurseiros! O edital do Concurso INSS foi publicado e o Gran Cursos Online oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação.

Downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais, acesso a mais de 27.194 cursos, acesso a mais de 28.000 audiolivros e outras ferramentas incríveis continuam disponíveis.

A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 7.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:

  • App Desktop 3.0: plataforma completa e atualizada com acesso a aplicativo para Windows, Mac e Linux;
  • Gran Audiobooks na Web: acesse os audiolivros para todas as carreiras pelo navegador do computador ou do celular;
  • Gran Gerenciador de Estudos na Web: organize sua rotina de estudos e acompanhe o seu desenvolvimento pelo computador ou celular;
  • Gran Cursos Questões 3.0: veja questões comentadas em vídeo pelos professores;
  • Edital em Questão: acompanhe todo o edital com exercícios específicos e separados por níveis (iniciante, intermediário e avançado);
  • Ferramenta “Dá pra conciliar?”: estude para mais de um concurso, analisando a compatibilidade dos conteúdos abordados;
  • Lei em Questão: pratique a lei seca com questões voltadas para cada parte dos dispositivos legais que mais caem nas provas.

Está esperando o que para se tornar um Gran Aluno e garantir a sua aprovação em 2022?

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 7.0

Concurso INSS: resumo

Concurso INSS Instituto Nacional do Seguro Social
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe
Cargos Técnico do Seguro Social
Escolaridade Nível médio
Carreiras Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 1.000 vagas
Remuneração até R$ 5.905,79
Inscrições de 16/09/2022 a 03/10/2022
Taxa de inscrição R$ 85,00
Data da prova objetiva 27/11/2022
Clique aqui para ver o edital INSS

Volte ao topo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


15 de setembro6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso inss gran cursos questões