O que cai no concurso INSS? Saiba mais e seja aprovado!

Você sabia que o Concurso INSS tem grandes chances de ocorrer em 2022? Então a hora de começar a estudar é agora! Acompanhe o artigo para descobrir o que cai no concurso INSS e como se preparar!

Avatar


26/07/2021 | 17:15 Atualizado há 86 dias

Se você sempre sonhou em  ingressar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , 2022 pode ser o seu ano! Afinal, há grande expectativa de aprovação do pedido realizado para o Ministério da Economia no dia 18 de junho de 2021, contemplando 7.575 vagas para os cargos de analista e técnico do INSS. Acompanhe o artigo para descobrir o que cai no Concurso INSS e como começar a sua preparação para garantir a  aprovação no certame!

Destaques:

 

O que cai no concurso INSS: de acordo com editais passados

O pedido realizado para o Ministério da economia requisitou vagas para os cargos de Analista e Técnico do INSS. Veja abaixo o quantitativo de questões para cada matéria de acordo com certames anteriores:

Técnico do INSS 

  • Língua Portuguesa – 15 questões
  • Ética no serviço público – 6 questões
  • Regime Jurídico Único – 6 questões
  • Noções de Direito Constitucional – 7 questões
  • Noções de Direito Administrativo – 5 questões
  • Raciocínio Lógico – 6 questões
  • Noções de Informática – 5 questões

Conhecimentos específicos

  • Seguridade Social – 70 questões

Analista do INSS

  • Língua Portuguesa – 14 questões
  • Raciocínio Lógico – 5 questões
  • Noções de Informática – 5 questões
  • Legislação Previdenciária – 10 questões
  • Legislação específica – 6 questões
  • Noções de Direito Constitucional – 4 questões
  • Noções de Direito Administrativo – 6 questões

Conhecimentos específicos

  • Seguridade Social – 70 questões

É possível perceber que dentre os conhecimentos cobrados, as noções de Seguridade Social representam a maior parte, seguida pela Língua Portuguesa. Conhecer o quantitativo de questões e incidência é importante para organizar suas rotinas de estudos. Afinal de contas, não é recomendado dedicar o mesmo tempo para cada uma das disciplinas previstas no edital.

Saiba TUDO sobre o Concurso INSS

O que cai no concurso INSS: de acordo com provas passadas

Você sabia que o Gran Cursos Questões tem um filtro de assuntos mais cobrados? A partir do informe do órgão e cargo, o sistema é capaz de filtrar qual foi a maior incidência de itens em determinadas avaliações ou de modo geral.

Veja, por exemplo, como funciona o filtro para o cargo de Técnico do Seguro Social previsto no Concurso INSS:

O que cai no concurso INSS? Saiba mais!

Assim fica mais fácil direcionar os seus estudos, não é mesmo? Ao clicar em cada matéria, você ainda tem uma análise mais detalhada, com os assuntos internos mais cobrados. A partir dessa ferramenta, também é possível começar a resolver questões diretamente.

Para conferir os assuntos frequentes do cargo de Analista do Seguro Social, acesse a ferramenta! Para que ela fique visível na barra superior do Gran Cursos Questões, é preciso que você faça o cadastro na plataforma. Mas não se preocupe! Você pode realizar o cadastro gratuitamente.

Para conferir o filtro de Assuntos Frequentes, clique aqui! 

O que cai no concurso INSS: guia de estudos

Para te ajudar a organizar seus estudos, o Gran Cursos Online disponibilizou um guia de estudos gratuito para o cargo de Técnico do Seguro Social! Nele, você encontrará recomendações de como organizar seu tempo, quais matérias merecem mais atenção e dicas exclusivas para conquistar a aprovação! Fique ligado no blog para não perder o guia de estudos INSS para o cargo de Analista do Seguro Social para o Concurso INSS 2022!

O que cai no concurso INSS: guia de estudos

Clique aqui para baixar o material gratuito! 

O que cai no concurso INSS: estude por questões de concurso comentadas!

Se você busca a aprovação no Concurso INSS 2022, uma rotina de resolução de questões não pode faltar! Muitas pessoas acreditam que o momento para resolver itens é apenas após terem adquirido uma base mais forte de conhecimento, como forma de revisão. Mas você sabia que essa noção é equivocada?

As questões para o Concurso INSS podem te acompanhar durante toda a sua jornada de aprovação. Afinal, elas podem ser utilizadas nos mais diversos momentos, como:

  • Análise de desempenho: inicialmente para compreender sua base da matéria e durante todo o curso dos estudos, para avaliar a eficiência das suas estratégias de estudo.
  • Conhecimento da banca avaliadora e níveis de cobrança: quando você resolve questões, está treinando diretamente para o dia da prova. Com isso, você não só passa a conhecer melhor a banca avaliadora, como também os seus níveis de complexidade e cobrança para cada assunto.
  • Forma de fixar novos conteúdos: quando resolvidas após o estudo de um novo assunto;
  • Revisão do conteúdo: favorecendo o processo de memorização;
  • Auxiliar na compreensão e na produção de material de revisão: esse benefício é reservado especialmente para quem estuda com questões comentadas. Afinal, ao resolver cada item você pode contar com uma explicação instrutiva, que poderá tanto auxiliar na compreensão contextualizada de cada conteúdo quanto integrar seus materiais de consulta e revisão.

Acesse a página de questões, provas e informações do Concurso INSS

Veja abaixo um exemplo de questão comentada que você pode encontrar no Gran Cursos Questões:

2016. CESPE CEBRASPE – INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Técnico do Seguro Social

Com relação a contribuições sociais dos segurados e(ou) a decadência e prescrição relativamente a benefícios previdenciários, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Ronaldo, segurado contribuinte individual da previdência social, optou pela contribuição de alíquota reduzida, de 11%, que exclui o direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, caso pretenda obter aposentadoria por tempo de contribuição, Ronaldo poderá fazer a complementação da diferença entre o percentual pago e o percentual devido, acrescida de juros moratórios.

(C). Certo
(E). Errado

Resposta comentada 

GABARITO: CERTO

Vide Lei 8.212/91.

Art. 21. A alíquota de contribuição dos segurados contribuinte individual e facultativo será de vinte por cento sobre o respectivo salário-de-contribuição.

§ 2º  No caso de opção pela exclusão do direito ao benefício de aposentadoria por tempo de contribuição, a alíquota de contribuição incidente sobre o limite mínimo mensal do salário de contribuição será de:

I – 11% (onze por cento), no caso do segurado contribuinte individual, ressalvado o disposto no inciso II, que trabalhe por conta própria, sem relação de trabalho com empresa ou equiparado e do segurado facultativo, observado o disposto na alínea b do inciso II deste parágrafo;   

*Resposta do professor André Vinícius da equipe Gran

Para continuar a resolver questões comentadas e gratuitas diretamente no Gran Questões , clique aqui! 

O que cai no Concurso INSS: dicas de estudo!

A hora de estudar é agora?

Sim! Mesmo que esteja previsto para 2022, o estudo pré-edital é capaz de garantir uma série de benefícios para sua rotina de preparação. Afinal, com mais tempo, suas rotinas de estudo diário podem ser menores e mais facilmente conciliáveis com outras atividades.

Tudo isso ajudará a criar o hábito de estudar, que será tão importante no momento de publicação do edital. Ademais, vale lembrar que a maioria das pessoas começa a estudar apenas quando o edital é lançado. Ao começar antes, você já garante uma vantagem.

Confira dicas em vídeo!

Quer saber mais sobre o pedido recente realizado para o Ministério da Economia e dicas de estudo para passar no Concurso INSS? Então acompanhe abaixo o vídeo exclusivo com o professor Fernando Maciel:

Concurso INSS: resumo

Concurso INSS Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Situação do concurso Solicitado ao Ministério da Economia
Banca organizadora a definir
Cargos Técnico e Analista do Seguro Social (solicitadas)
Médico Perito
Escolaridade Nível médio e superior
Carreiras Administrativa e saúde
Lotação Nacional
Número de vagas  7.575 (solicitadas ao ME )
Remuneração de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79 (efetivo)
Clique AQUI e confira o edital INSS 2020 para temporários

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
5

0


Tudo que sabemos sobre:

concurso inss gran cursos questões


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *