O que é pronome? Entenda o conceito e como fazer o uso corretamente!

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O que é pronome?

O que é pronome? Entenda o uso correto!

Quem é concurseiro sabe que os estudos de língua portuguesa são indispensáveis para as principais provas. Pensando nisso, vamos revisar o assunto “pronome”?

Primeiramente, precisamos relembrar que as classes são as categorias em que as palavras são organizadas de acordo com suas características morfológicas.

Existem dez classes, divididas entre variáveis e invariáveis. As variáveis são aquelas que se modificam de acordo com gênero, grau e número.

Já as invariáveis se mantêm em sua forma original, ou seja, nunca mudam. Dentro do grupo das variáveis estão os pronomes. Saber o que é pronome é fundamental para se dar bem nas provas de concurso!

Depois desta introdução, vamos para os exemplos práticos da matéria?

Pronomes

Os pronomes são recursos linguísticos utilizados para evitar repetições desnecessárias. Eles podem acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome apresentado na frase, podendo variar em gênero, ou seja, masculino e feminino, e em número, singular ou plural.

Assim, eles são ótimos elementos que ajudam a construir o sentido lógico do texto, evitando que nomes sejam repetidos, o que pode provocar a sensação de pobreza linguística no leitor. Confira exemplos.
Bruna gosta muito de estudar. Ela passará nas provas com facilidade (observe que o pronome feminino “ela” foi utilizado para que o nome “Bruna” não fosse citado duas vezes na mesma frase).
O menino que gosta de jogar bola é muito rápido (pronome relativo utilizado para fazer referência ao menino).
Este rapaz trabalha pesado (pronome demonstrativo utilizado para acompanhar o nome, qualificando-o).

Categorias de Pronomes

Existem algumas categorias de pronomes. Observe abaixo quais categorias são essas, seus conceitos e como identificá-las.
Pronomes pessoais: os pronomes pessoais são palavras que indicam as pessoas do discurso.
A 1ª pessoa do discurso é a que fala.
A 2ª pessoa é com quem se fala.
Já a 3ª pessoa é de quem se fala.

Estes pronomes pessoais podem variar de acordo com a sua função nas orações e, por isso, podem ser categorizados entre pronomes do caso reto ou do caso oblíquo.

Pronome Pessoal do Caso Reto: é aquele que exerce a função de sujeito da oração:

1ª pessoa do singular: eu;

2ª pessoa do singular: tu;

3ª pessoa do singular: ele, ela;

1ª pessoa do plural: nós;

2ª pessoa do plural: vós;

3ª pessoa do plural: eles, elas.

Ex: Nós vamos viajar.

Pronome Pessoal do Caso Oblíquo: é aquele que exerce função de complemento nominal ou verbal na oração:

1ª pessoa do singular: me;

2ª pessoa do singular: te;

3ª pessoa do singular: o, a, lhe;

1ª pessoa do plural: nós;

2ª pessoa do plural: vós;

3ª pessoa do plural: os, as, lhes.

Ex: Chamaram-me até a sala do chefe.

Pronomes possessivos são os que atribuem a ideia de posse para a pessoa gramatical:

1ª pessoa do singular: meu(s), minha(s);

2ª pessoa do singular: teu(s), tua(s);

3ª pessoa do singular: seu(s), sua(s);

1ª pessoa do plural: nosso(s), nossa(s);

2ª pessoa do plural: vosso(s), vossa(s);

3ª pessoa do plural: seu(s), sua(s).

Ex: O caderno é meu.

Os pronomes demonstrativos indicam a posição dos seres indicados na oração: este, esta, aquele, aquela, aquilo, entre outros.

Ex: Este livro já foi vendido.

Os pronomes indefinidos expressam sentido vago ou quantidade indeterminada: algum, alguns, alguma, algo, entre outros.

Ex: Alguém me ligou?

Já os pronomes interrogativos são utilizados na construção de perguntas: que, quem, qual, quanto.

Ex: Quem chegou primeiro?

Por fim, o pronome relativo é usado para referir-se a um termo já citado, evitando quebrar a oração em duas ou a repetição desnecessária: o qual, as quais, onde, que, cuja, quanto, quantas, quem, etc.

Ex: Onde fica a padaria?

Se você é concurseiro e deseja garantir uma boa nota na prova de português, então precisa dominar as classes gramaticais. Os pronomes estão entre os assuntos mais cobrados, então não dá para deixar de entender bem o que significam e como aplicá-los. Lembre-se de que não basta entender o conteúdo, pois também é necessário entender a forma como ele é cobrado na prova.

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