O que estudar para o Concurso EsPCEx? Saiba mais!

O Concurso EsPCEx já teve seu edital publicado! Ao todo serão ofertadas 440 vagas de nível médio! Veja como se preparar com a resolução de questões de concurso comentadas!

Você já sabe o que estudar para o Concurso EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) ? Com edital publicado no último dia 30 de abril de 2021, o Concurso EsPCEx prevê 440 vagas imediatas de nível médio para o cargo de cadete e subsequente ingresso no no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

Com as provas objetivas e discursivas previstas para os dias 25 e 26 de setembro de 2021 é essencial construir não apenas um cronograma de estudos para garantir a aprovação no certame, como também uma rotina de resolução de questões de concurso.

Saiba tudo sobre o Concurso EsPCEx!

Afinal, resolver provas anteriores e simulados é única maneira de colocar os seus conhecimentos em prática e mensurar a eficiência de técnicas de estudo e absorção de conteúdo. Por meio dessa técnica também se torna possível conhecer o perfil da banca avaliadora, que neste caso se trata de uma comissão própria, o DECEX (Departamento de Ensino de Concursos do Exército).

Acompanhe o artigo para descobrir os assuntos e matérias mais cobrados e o que estudar para o Concurso EsPCEx visando garantir a sua aprovação no certame!

O que estudar para o Concurso EsPCEx: estrutura das provas

As provas objetivas e discursivas do Concurso EsPCEx fazem parte da etapa de Exame Intelectual (EI), compreendido em dois dias de avaliação com 4h30 de duração cada. As matérias são divididas da seguinte forma, de acordo com o edital mais recente:

  • 1° dia: Língua Portuguesa, Física, Química e Redação.
  • 2° dia: Matemática, Geografia, História e Língua Inglesa.

O que estudar para o Concurso EsPCEx: quantitativo e peso de questões

No que diz respeito ao quantitativo de questões objetivas (também informado em edital), as matérias com maior número de itens e peso, são, na ordem:

Matéria Número de questões Peso
Língua Portuguesa
e Matemática
40 (20 para cada matéria) 2
Física e Língua Inglesa 24 questões (12 para cada matéria) 1,5
Química, História e Geografia 36 (12 para cada matéria) 1

Assim, no seu cronograma de estudos é muito importante incluir ciclos de estudo especialmente para a revisão de assuntos de Língua Portuguesa e Matemática. Física e Língua Inglesa devem vir em um segundo patamar de importância e assim por diante. É essencial também não deixar de estudar para a prova discursiva, que será uma redação de caráter apenas eliminatório na qual o candidato deverá tirar no mínimo 50 pontos para ser aprovado.

Confira dicas de como fazer uma boa avaliação discursiva

O que estudar para o Concurso EsPCEx: Assuntos mais frequentes

Dentre as matérias mais prevalentes no Concurso EsPCEX,os assuntos mais frequentes cobrados em questões, de acordo com provas anteriores, foi:

  • Língua Portuguesa: Interpretação de Texto, Pressupostos e subentendidos, pronomes, período composto por subordinação.
  • Matemática: Geometria analítica, Funções, Frações e números decimais.
  • Física: Mecânica, Elétrica e Cinemática.
  • Língua Inglesa: Interpretação de Texto e Gramática.

A relação acima foi gerada a partir da ferramenta “Assuntos Mais Frequentes” disponível gratuitamente na plataforma Gran Cursos Questões. Nela você filtra por órgão, cargo e ano, recebendo um quantitativo de questões por matéria e assunto cobrados na aplicação de certames passados. Após fazer a consulta, você também pode começar a resolver questões daquela determinada matéria instantaneamente. Para acessar, basta fazer o cadastro GRATUITO na plataforma.

Clique aqui para acessar a ferramenta assuntos mais frequentes do Gran Cursos Questões 

O que estudar para o Concurso EsPCEx: estude com questões comentadas !

Já contamos para você alguns dos benefícios e importância de se estudar para o Concurso EsPCEx com questões de concurso comentadas. Confira mais razões abaixo:

  • Aprender com seus erros: questões com gabarito comentado não apenas te indicam se você errou ou acertou, mas também oferecem um pequeno resumo sobre as razões.
  • Guiar seus estudos: compreenda quais são as matérias que precisam de mais atenção e estudo. Muitas vezes podemos achar que estamos dominando uma matéria, mas apenas colocando o conhecimento em prática podemos ter a comprovação.
  • Fixar o conteúdo aprendido: mais um dos benefícios da prática! Quando você absorve e transforma o conteúdo, ele passa a integrar sua memória de longo prazo mais facilmente.
  • Conhecer o perfil da banca avaliadora: existem muitas maneiras de se fazer a mesma pergunta. Cada banca avaliadora se distingue pela maneira como formula itens, estrutura a prova e avalia o candidato. Ao resolver questões formuladas por ela, você se torna capaz de se acostumar com aquele estilo específico.
  • Ter um espelho do seu desempenho: na longa jornada de estudo para concursos é muito comum se questionar: será que meu estudo está mesmo sendo eficiente? Ao resolver questões e simulados, você tem um espelho quase 100% confiável do seu rendimento.
  • Evitar cair em pegadinhas: ninguém gosta de perder um item por causa de uma pegadinha, não é? A má notícia é que muitas bancas organizadoras fazem pegadinhas para filtrar ainda mais os candidatos; a boa é que você pode aprender a evitá-las! Basta resolver muitas questões.

Com todos esses benefícios, não dá pra não ter uma rotina de resolução de concurso para o Concurso EsPCEx, não é mesmo? Para te ajudar com isso, o Gran Cursos Questões foi criado! Contendo um acervo com milhares de questões comentadas, provas anteriores e simulados, o Gran Cursos Questões é a melhor opção para quem quer garantir mais eficiência nos estudos e conquistar a aprovação!

Para fazer o cadastro você não paga nada! Porém, existe uma série de benefícios em se tornar um Gran Aluno Ilimitado! Para saber mais sobre o Gran Cursos questões, benefícios e como se cadastrar, clique aqui! 

Exemplos de questões para o Concurso EsPCEx que você encontra no Gran Cursos Questões:

2020.  ESPCEX Questões inéditas – ESPCEX – Cadete – 1º Simulado

Uma partícula é lançada de um ponto O situado a 80 m acima do solo, com velocidade v 0 , cujo módulo é 50 m/s e com um ângulo de tiro (veja a figura). Adote g = 10 m/s², sem  θ   = 0,6 e cos  θ   = 0,8. A partícula atinge um muro vertical situado a 280m do ponto O. Determine a altura h do ponto B onde a partícula atinge o muro. (Despreze os efeitos do ar.)

Concurso EsPCEx

Concurso EsPCEx: Física (Cinemática)

(A). 45 m
(B). 450 m
(C). 50 m
(D). 500 m
(E). 535 m

Resposta comentada

Temos que lembrar que no lançamento oblíquo há dois tipos de movimento:

• M.U.V. na vertical (Eixo y)
• M.U. Na horizontal (Eixo x)

Sendo assim, para calcular a altura nessa questão, precisamos adotar um referencial e indicar o sentido do movimento na vertical. Com isso, basta usar as fórmulas da equação horária e a equação de Torricelli para encontrar a altura desejada.

*Resposta pelo professor Carlos Rodrigues da equipe Gran. Você pode encontrar muitas outras questões como essa no Gran Cursos Questões!

O que estudar para o Concurso EsPCEx: Organize um cronograma de estudos

Na hora de se preparar para qualquer concurso público a organização é essencial. Afinal, em muitos casos, é muito conteúdo para se estudar em pouco tempo. Confira abaixo um vídeo com o Professor Diego Ribeiro de Como criar um cronograma de estudos eficiente para o EsPCEx.

Para ler mais sobre cronogramas de estudos para concursos, clique aqui 

 

Quer conquistar a sua aprovação no Concurso EsPCEx?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no Concurso EsPCEx?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo