Peça Processual Civil: Saiba como fazer a sua!

Avatar


21 de Maio de 2020

Peça Processual Civil: Saiba como fazer a sua!

A peça processual civil é o instrumento utilizado para interagir em um processo, portanto, é fundamental sempre observar as determinações legais a serem redigidas sobre a peça que está sendo elaborada, de modo que nenhum requisito deixe de ser cumprido.

Para quem vai realizar a prova da 2ª fase do Exame de Ordem e escolheu o tema de Direito Civil, é preciso se preparar para elaborar qualquer tipo de peça processual civil. É é necessário domínio sobre o conteúdo abordado, além de uma boa estratégia na hora de realizar uma prova tão extensa.

Com o Gran Cursos Online, você se prepara o quanto antes e da melhor forma para construir qualquer peça processual – e o melhor: de onde e quando quiser. Com muita dedicação, disciplina e com a ajuda de profissionais experientes no ramo dos concursos, a sua chance tende a aumentar bastante. Continue lendo e sinta-se preparado!

Como identificar a Peça Processual Civil?

Antes de montar o esqueleto, que tem a função de sistematizar sua fundamentação legal, é necessária a identificação da peça, que deve ser feita com calma, para determinar qual é a solução processual mais apropriada. Leia o enunciado com muita atenção, pois a dica sobre qual é a peça cabível está na redação da questão.

É válido fazer as seguintes perguntas para identificar a peça processual civil OAB: Quem? O que quer? Contra quem? Por quê? Como? Onde? Tais perguntas podem ser fundamentais para perceber vários pontos relevantes.

Como estruturar o esqueleto da Peça Processual Civil?

Para estruturar o esqueleto da peça processual civil, avalie o espaço para a produção, faça, se possível, um rascunho, repasse mentalmente as informações, lembre das pontuações e revise quando finalizar, pois, com a revisão, nenhum erro será deixado para trás e nenhum ponto importante ficará de fora do texto.

Feito isso, a concepção do esqueleto da peça processual civil está pronto. Agora, é preciso discorrer sobre a fundamentação da peça. A partir daí, o candidato deve estruturar e delimitar em tópicos de petição as informações mais relevantes, que facilitarão no momento da elaboração da peça prático-profissional.

Com as duas partes do esqueleto da peça processual civil já definidos, fica mais fácil e reduz a margem de erro na 2ª fase OAB, pois suas ideias, seus fundamentos legais e conhecimentos sobre doutrina e jurisprudência já estarão organizados. Dessa forma, a elaboração da sua peça processual civil será mais assertiva de acordo com os critérios da OAB.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a elaboração das peças de processo civil que caem no Exame de Ordem, não deixe de aprender outras técnicas e estratégias para chegar à tão sonhada aprovação. Comece seus estudos no Gran Cursos Online e saia na frente!

Avatar


21 de Maio de 2020