Preparação para concurso: como ter a melhor sem gastar muito?

Além de encontrar materiais teóricos gratuitos com foco na sua preparação para concurso, no Gran Cursos Online você também pode acessar simulados, cursos, questões e muito mais!

Avatar


22 de Fevereiro de 2022

Conquistar a aprovação no concurso público dos sonhos não tem preço. Dito isso, em alguns momentos, não podemos investir tanto quanto gostaríamos na nossa preparação para concurso. Com os altos preços geralmente associados à materiais e recursos, muita gente desiste da missão bem aí, esperando por um momento mais propício.

Mas você sabia que não é preciso deixar o seu sonho para depois? De fato, existem recursos gratuitos que podem ser utilizados em uma preparação para concurso de qualidade. Acompanhe para saber mais!

 

Preparação para concurso: o que é essencial?

Quanto mais diversificado é o seu estudo, mais eficiente é também a preparação para concurso. O mais importante nesse sentido é alternar sempre entre momentos de aprendizado passivo e ativo.  Afinal, por meio da modalidade passiva, é possível receber uma grande quantidade de informações. Já com a modalidade ativa, você assimila e sedimenta os conhecimentos, auxiliando na transformação dessas memórias em longo prazo.

A maneira como você vai fazer isso, depende de pessoa para pessoa. Se você é iniciante no mundo dos concursos públicos, a experimentação é sempre uma boa ideia. Por isso é sempre melhor iniciar seus estudos no período pré-edital! Assim, você tem mais tempo para construir o hábito e descobrir o que funciona melhor para você!

Preparação para concurso: estudo passivo x ativo

Veja abaixo algumas técnicas de preparação para concurso passivas e ativas:

  • Passivas: ler (PDF, Lei Seca, esquemas já feitos), assistir videoaulas, escutar o conteúdo em áudio.
  • Ativas: fazer marcações no texto, resolver questões e simulados, produzir materiais de revisão (flashcards, resumos, esquemas).

Preparação para concurso: plano de estudos

Outro ponto essencial na sua preparação para concurso é ter um plano bem definido. Dessa forma, você pode otimizar todo o tempo disponível. Ah, dica importante! Não importa se você tem só 2h ou 8h para estudar por dia. O importante é ser honesto na hora de planejar e manter a constância nos estudos. Cada dia vencido é mais tijolo na construção da sua base de conhecimentos de preparação para concurso e é um processo que deve ser pensado a longo prazo.

Nesse sentido, o ciclo e cronograma de estudos são as duas formas de organização mais queridas e conhecidas pelos concurseiros. A grande diferença entre os dois, é que o ciclo de estudos costuma ser mais flexível, permitindo que você não dependa de um número específico de horas todos os dias: ao seguir a organização de matérias, quando você retornar é só continuar de onde parou.

Ainda restaram dúvidas nesse sentido? Então confira abaixo um vídeo explicativo e alguns conteúdos que podem ajudá-lo nesse primeiro momento:

Preparação para concurso: recursos gratuitos

Agora que você já sabe quais atividades não podem faltar na sua preparação para concurso, vamos listar para você algumas maneiras de avançar com o conteúdo de maneira gratuita. Veja:

Preparação para concurso: videoaulas

Você já conhece o canal de Youtube do Gran Cursos Online? Por meio dele, você pode acessar uma programação diária e gratuita com aulas focadas em diferentes certames. Além disso, também há eventos de preparação para o Exame de Ordem, CFC e Residências Multiprofissionais.

Por fim, mesmo que você ainda esteja escolhendo a seleção e carreira para qual pretende direcionar sua preparação para concurso, o canal também oferece dicas e orientações para auxiliar nas escolhas e ajudar na otimização geral dos estudos.

Preparação para concurso: materiais teóricos

O Gran Cursos Online também disponibiliza uma série de materiais teóricos gratuitos na sua plataforma. Abordando desde guias de estudo, leis esquematizadas, Gran Vade Mecum, editais verticalizados e coletâneas de questões é simples e rápido fazer o download de cada um dos recursos.

Mas o que significa cada um desses termos?

  • Guias de estudo: dicas gerais para a sua preparação e organização
  • Leis esquematizadas: a lei diagramada com leitura mais simples, comentários, indicação de alterações e questões
  • Gran Vade Mecum: reunião de toda a legislação essencial para determinado certame em um só material, facilmente consultável pelo índice.
  • Edital verticalizado: todos os conteúdos programáticos são listados de forma mais clara, permitindo que você visualize com mais facilidade.
  • Coletâneas de questões: itens de provas passadas ou inéditos, resolvidos e comentados por professores.

Para conhecer todos os termos utilizados no mundo dos concurso, acesse o dicionário do concurseiro! 

Preparação para concurso: questões

A plataforma Gran Cursos Questões apresenta milhares de questões, tanto de provas passadas quanto inéditas. Por meio dela, o aluno pode responder itens, conferindo o gabarito comentado em texto ou vídeo (para grande parte dos itens, novos comentários são adicionados todos os dias).

Além disso, também pode acessar e resolver facilmente provas passadas, estruturar simulados e garantir uma análise detalhada de desempenho em cada segmento da sua preparação para concurso. Afinal, o Gran Cursos Questões 3.0 é equipado com painéis de desempenho de fácil visualização.

Além de tudo isso, a ferramenta Assuntos Frequentes ainda ajuda você a definir quais assuntos e tópicos merecem mais atenção na hora da sua preparação. Você não paga nada para se cadastrar e começar a resolver questões!

Preparação para concurso: simulados

Além de poder acessar os simulados já realizados no Gran Cursos Questões, você também pode se inscrever e participar em tempo real das avaliações. Geralmente ocorrendo aos domingos, você terá o tempo aproximado para a resolução das questões e preenchimento do cartão de respostas. Logo depois, no período da tarde, também é possível conferir o evento de correção ao vivo.

Preparação para concurso: cursos

Além de acessar os recursos separadamente, o Gran também disponibiliza cursos para diferentes matérias ou mesmo para a sua preparação geral, já com o pacote completo para estudo passivo + ativo . O curso essencial para concursos 2022, por exemplo, oferece mais de 250 horas de conteúdo em diferentes matérias essenciais para a sua preparação para concursos. As inscrições vão só até dia 28/02, por isso, é hora de correr para não ficar de fora da oportunidade!

Faça a sua inscrição no curso gratuito 2022! 

Além do curso completo, também há cursos divididos por matéria e carreira. Veja:

Cursos gratuitos por matéria

Cursos gratuitos por carreira

 

Preparação para concurso: Assinatura Social do Gran

Além de todos os recursos gratuitos, o Gran Cursos Online também disponibiliza todos os seus cursos e materiais pagos por preços especiais para quem não tem condições de se comprometer com a cobrança total. Essa é Assinatura Social do Gran, uma iniciativa que busca democratizar o estudo cada vez mais.

Assim, o aluno poderá desfrutar na sua preparação para concurso.

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de Fevereiro de 2022