Conheça a professora Carolina Menezes da Gran Faculdade!

Saiba um pouco mais sobre a trajetória pessoal e profissional da professora Carolina Menezes da Gran Faculdade!

Avatar


23 de Fevereiro4 min. de leitura

Conversamos com a professora Carolina Menezes e ele nos contou um pouco sobre sua trajetória profissional e gostos pessoais. Queremos celebrar o primeiro ano da Gran Faculdade contando histórias que inspiram e motivam a persistir e seguir sonhos em diversas áreas do conhecimento.

Acompanhe o artigo para saber mais ou navegue pelo índice:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

Quem é Carolina Menezes?

A professora Carolina Menezes é apaixonada por leitura, mas sabe relaxar e se desligar quando necessário:

Amo ficção científica, sou fã de carteirinha de Star Wars, Star Trek. Minhas playlists de música são uma salada que vai de heavy metal e MPB a música clássica, música celta e guitarra espanhola. E jogo videogame. De ATARI a Playstation, com uma passagem pelo Nintendo. Adoro jogos de aventura com charadas e testes como Tomb Raider, Mario Bros e Uncharted. Também adoro fazer caminhadas longas e vou à academia.

Sempre quis ter sua própria empresa, era uma das suas brincadeiras preferidas quando criança. Independente da situação, acabava sempre liderando os brinquedos e atividades entre os amigos.

Organizar e ensinar a organizar fazem parte da minha natureza. E isso continuou comigo ao longo dos anos. Essas duas competências junto a curiosidade de saber como as coisas funcionam primeiramente me levaram à área de tecnologia.

Ela fez curso técnico em eletrônica e depois em processamento de dados. Estava convencida que sua vocação era pela lógica da programação até que um professor chamou sua atenção para as diversas possibilidades que o campo da Administração poderia lhe proporcionar para organizar e planejar além de dados e informações.

No vestibular fui aprovada em duas universidades públicas, uma em cada área, mas preferi ficar na Universidade Federal da Bahia, cujo curso de administração tinha uma excelente avaliação. Foi amor à primeira vista. Vi a possibilidade de tornar todas minhas aspirações profissionais em realidade: trabalhando para uma empresa com carteira assinada, ensinando outras pessoas a organizar seus próprios negócios e a cereja do bolo: ser empresária. 

No meio da faculdade desenvolveu um plano de marketing para um estúdio musical especializado em Rock em Salvador. Ela e o marido, que é músico, começaram a tirar essa ideia do papel e 18 anos depois ainda tem a primeira empresa, apesar dos obstáculos e desafios relacionados a diversidade musical e políticas culturais:

Hoje, a maior parte do tempo, estou dedicada a passar as minhas experiências para um público diverso: como professora universitária nas faculdades, para artistas em projetos em uma ONG e para microempresários, como orientadora do SEBRAE. E onde quer que esteja,  com muito orgulho, sempre estarei praticando a administração. E todas as suas vertentes.

Carreira e Docência

A professora Carolina Menezes destaca também os desafios do ingresso no mercado de trabalho para uma mulher preta:

As pessoas lhe julgam e acham que sabem quem você é apenas com base em seus conceitos pré-concebidos, ou seja, preconceitos.

Começou a trabalhar cedo passando por diversos estágios e cargos públicos e privados:

A melhor estratégia contra o preconceito é investir na sua educação. Ela abriu as portas para excelentes oportunidades. Estagiei em empresas multinacionais como a Vale e públicas como a responsável pelo saneamento e fornecimento de água na Bahia. Depois de formada tinha fome de aplicar o conhecimento em todas as vertentes da administração, por isso fui desde educação (de tutora a distância, professora, coordenadora de curso a Coordenadora da EAD de uma das maiores universidades privadas da Bahia), consultoria (de agente local de inovação a orientadora dos agentes no SEBRAE) e empreendedorismo (tenho um estúdio musical há 17 anos).

Além disso, ainda que filha, sobrinha e prima de professoras, Carolina nunca pensou em seguir carreira acadêmica. Todavia, foi um amigo que a convenceu a tentar a seleção para o mestrado no último semestre da faculdade. Ela testou, passou e um mundo se abriu.

Além disso, toda a sua ampla experiência em diferentes setores da sociedade lhe conceberam todas as expertises desejadas pelas instituições de ensino. Carolina Menezes se mostrou uma profissional completa:

Hoje, além de professora, continuo com minhas outras atividades além de desbravar uma outra área, a gestão universitária, unindo duas das minhas paixões: administração e educação.

Seu propósito de vida é compartilhar conhecimentos que transformem a vida das pessoas. Além disso, ela mais do que ninguém sabe o poder transformador da educação em um país com tantos desafios:

Quando percebo que o aluno consegue compreender melhor o mundo a sua volta me sinto realizada. E o momento no qual ele consegue aplicar este conhecimento e transformar sua realidade é o motivo pelo qual eu levanto todas as manhãs. Conhecimento é poder. Tudo que tenho devo a educação que tive. Quero dar esse poder a mais pessoas para que elas transformem o mundo.

A importância e os desafios da educação

Carolina Menezes destaca que um desafio da sua área é se destacar em uma especialidade, já que muitas pessoas não sabem para onde ir devido a amplitude do campo da Administração.

Esteja aberto a errar e a possibilidade de ter de começar de novo. Assim como a aprender coisas novas. O mundo muda e precisamos saber lidar com os problemas que essas mudanças trazem. Todo mundo que sobreviveu à pandemia sabe disso literalmente na pele.

Além disso, um outro conselho para quem está começando na área de administração é confiar em si mesmo e investir em habilidades diversas, novas experiências:

Gostaria de ter aproveitado melhor algumas experiências extracurriculares ofertadas pela Universidade na qual estudei como iniciação científica, empresa júnior, intercâmbios etc. Apesar de estudar numa universidade pública, tinha que trabalhar e dei prioridade ao trabalho. O tempo de vida universitária poderia ter sido um pouco mais aproveitado.

Na Gran Faculdade, o aluno conta com vários recursos para melhorar seus estudos e personalizar sua jornada de aprendizado. Temos uma ampla seleção de cursos totalmente digitais, ministrados por professores experientes e acompanhados por materiais diversos, facilitando o acesso ao conhecimento.

Comprometemo-nos a integrar teoria e prática de forma eficaz, de acordo com os objetivos individuais de cada aluno. Oferecemos uma grande diversidade de áreas de formação totalmente digitais, com mensalidades acessíveis, adaptadas às necessidades individuais. Explore nossos cursos e aproveite os cupons exclusivos!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas. Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação. Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


23 de Fevereiro4 min. de leitura