Prova OAB: qual área escolher?

Prova OAB: a escolha da área de atuação na 2ª fase do exame é uma decisão importante, pois ela irá definir o seu futuro profissional como advogado. Veja aqui os detalhes!

Avatar


12 de Janeiro3 min. de leitura

A importância da Prova OAB é significativa, pois ela garante que os recém formados tenham um nível mínimo de conhecimento e habilidades para exercer a profissão. A prova também é um importante filtro para o mercado de trabalho, pois os candidatos que são aprovados são considerados mais qualificados e aptos para exercer a profissão.

A escolha da área de atuação acontece na 2ª fase do exame que é composta de uma Prova prático-profissional.

Atualmente o edital OAB XXXIX (39º) Exame está em andamento. A 2ª fase será aplicada no dia 21 de janeiro de 2024.

Também está publicado o edital OAB XL (40º) Exame. A 1ª fase (Prova objetiva) será realizada no dia 24 de março de 2024 e a 2ª fase (Prova prático-profissional) será realizada no dia 19 de maio de 2024.

Navegue pelo índice e veja mais informações:

Qual área escolher na Prova OAB?

A escolha da área na 2ª fase da Prova OAB é uma decisão importante, pois ela irá definir a sua atuação profissional como advogado. Por isso, é importante considerar alguns fatores antes de tomar essa decisão.

Prova OAB: escolha de área por afinidade

Primeiro, pense nas matérias que você mais gostou na faculdade. As disciplinas que você aprendeu com mais facilidade provavelmente serão as que você vai estudar com mais facilidade para a prova. Além disso, se você quer trabalhar em uma área específica quando se formar, é bom escolher uma matéria que você goste, isso pode ajudar a aumentar a dedicação e a motivação.

Prova OAB: escolha de área por estilo de trabalho

Cada área do Direito tem um estilo de trabalho diferente. Veja um pequeno resumo das áreas cobradas na 2ª fase da Prova OAB a seguir:

Direito Administrativo

O Direito Administrativo é o ramo do Direito que regula a atuação da Administração Pública. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em órgãos públicos, como ministérios, secretarias, autarquias e fundações, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em empresas privadas, prestando consultoria em licitações e contratos com a Administração Pública.

Direito Civil

O Direito Civil é o ramo do Direito que regula as relações jurídicas entre pessoas físicas e jurídicas. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em empresas privadas, prestando consultoria em contratos, propriedade intelectual, direito de família e sucessão, entre outros temas.

Direito Constitucional

O Direito Constitucional é o ramo do Direito que regula a organização do Estado e os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em órgãos públicos, prestando consultoria em questões constitucionais.

Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho é o ramo do Direito que regula as relações entre trabalhadores e empregadores. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em sindicatos, prestando assessoria jurídica aos trabalhadores.

Direito Empresarial

O Direito Empresarial é o ramo do Direito que regula as atividades empresariais. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em empresas privadas, prestando consultoria jurídica.

Direito Penal

O Direito Penal é o ramo do Direito que regula os crimes e as penas. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em órgãos públicos, como Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

Direito Tributário

O Direito Tributário é o ramo do Direito que regula a arrecadação de tributos. Os profissionais que atuam nessa área trabalham em escritórios de advocacia, prestando consultoria, assessoramento e representação judicial e extrajudicial. Eles também podem trabalhar em órgãos públicos, como Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

39º Exame OAB – Dicas para escolher a sua área na 2ª fase com Roberta Queiroz

Acompanhe o conteúdo elaborado pela professora Roberta Queiroz, com uma abordagem mais detalhada sobre assunto.

ASSISTA AQUI!

Prova OAB: escolha de área por mercado de trabalho

Também é importante considerar o mercado de trabalho para a área que você pretende escolher.

O mercado de trabalho para os formados em Direito é amplo e dinâmico. Observe algumas das opções:

Advocacia: A advocacia é a área mais tradicional do Direito. Os advogados atuam na defesa dos interesses de seus clientes, tanto em âmbito judicial quanto extrajudicial.

Carreira pública: A carreira pública é outra área de atuação importante para os formados em Direito. Os profissionais podem atuar em órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Magistratura e outras.

Consultoria jurídica: Os profissionais formados em Direito também podem atuar na área da consultoria jurídica, prestando serviços de assessoria e orientação a empresas e pessoas físicas.

Direito privado: O Direito privado é o ramo do Direito que regula as relações entre pessoas físicas e jurídicas. Os profissionais formados em Direito podem atuar em diversas áreas do Direito privado, como Direito Civil, Direito Comercial, Direito do Consumidor e Direito do Trabalho.

Áreas especializadas: Além das áreas tradicionais, os formados em Direito também podem atuar em áreas especializadas, como Direito ambiental, Direito empresarial, Direito digital e Direito internacional.

VEJA AQUI todas as informações sobre a Prova OAB!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


12 de Janeiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado