Questões de acentuação gráfica para concursos. Veja!

Você sabe como acentuar corretamente as palavras? Conheça os principais conceitos e dicas para gabaritar todas as questões de acentuação gráfica em concursos!

Avatar


27/07/2021 | 12:32 Atualizado há 59 dias

Se você é concurseiro há algum tempo, já deve ter percebido que a Língua Portuguesa costuma ser cobrada em peso na maioria dos concursos públicos. Afinal, é o nosso idioma materno e permeará todas as atividades como servidor público: desde escrever relatórios e checar documentos, até o atendimento ao cidadão. Dentre os assuntos cobrados, as questões de acentuação gráfica quase sempre estão previstas nos editais. Por isso, é importante não só conhecer as regras como também o raciocínio por trás delas, para torná-las mais facilmente memorizáveis. Acompanhe o artigo para conferir as principais regras  e como o assunto poderá ser cobrado em questões de acentuação gráfica para concursos!

Destaques:

 

Questões de acentuação gráfica para concursos: por que acentuar?

A Língua Portuguesa apresenta cerca de 400 a 600 mil palavras, de acordo com análises recente. Toda essa riqueza de vocábulos concede aos brasileiros inúmeras formas de se expressar e criar grandes obras no meio literário, artístico, acadêmico e também profissional. Um ponto muito importante impresso nessa variedade diz respeito à tonicidade das palavras.

Sílaba tônica é aquela sílaba que pronunciamos com mais ênfase. No caso de município, por exemplo, é possível perceber que dentre todas as sílabas da palavra, o “cí” é expressado com maior ênfase.

De forma resumida, a Língua Portuguesa apresenta e é fortemente influenciada pela tonicidade de suas sílabas. Quer um exemplo? A palavra Público, por exemplo, assume um significado completamente diferente se retirarmos o seu acento agudo. Veja:

  • Público(adjetivo): relativo ou pertencente a um povo, a uma coletividade.
  • Publico (verbo): conjugação em primeira pessoa do verbo publicar: tornar (algo) público, amplamente conhecido; divulgar, propagar.

Nós naturalmente aplicamos a tonicidade das palavras quando falamos e este é o acento tônico. A acentuação gráfica possibilita a identificação da tonicidade de forma escrita, possibilitando uma comunicação mais certeira e eficiente; por isso é tão importante!

Outro ponto essencial para  destacar quando falamos de questões de acentuação gráfica para concursos é que as regras apresentadas serão aplicáveis apenas para os casos de acento agudo (´) e circunflexo (^).  Ao acento grave, também chamado de crase, aplicam-se outras regras.

Leia mais sobre o uso da crase! 

Questões de acentuação gráfica para concursos: regras

Agora que você já sabe que a acentuação gráfica está diretamente ligada com a tonicidade, também é importante destacar a relação com a separação silábica. Você se lembra desse conteúdo? Ele geralmente é ensinado já no ensino fundamental e não parece ser tão importante à primeira vista, mas será seu principal aliado para compreender e aplicar as regras em questões de acentuação gráfica para concursos.

O princípio por trás da separação silábica diz respeito à separação de fonemas. De modo geral, as palavras da língua portuguesa são compostas pela fórmula “CV”, isto é,  (consoante + vogal).  O mesmo raciocínio é utilizado na hora de separar sílabas, observando algumas exceções como é o caso de ditongos, por exemplo.

Dessa forma:

  • me/ sa = Veja que cada sílaba apresenta uma vogal e uma consoante
  • pei-xe = A primeira sílaba apresenta duas vogais “ei”, porque se trata de um ditongo.

Para saber mais sobre separação silábica, clique aqui! 

Quando o assunto é separação silábica e tonicidade, podemos classificar as palavras da língua portuguesa da seguinte forma:

  • Proparoxítonas: antepenúltima sílaba tônica, como é o caso em: abora, acústica, álibi.
  • Paroxítonas: penúltima sílaba tônica , como é o caso em: cil, mesa, nel.
  • Oxítonas: última sílaba tônica, como é o caso em: ca, aliás, grená.

E por que estamos introduzindo tudo isso antes de falar sobre as regras? Porque o princípio da maioria das regras tem como base tanto a noção de tonicidade quanto de separação silábica! Confira abaixo as principais regras de acentuação:

Quando acentuar

  • Todas as proparoxítonas
  • Oxítonas terminadas em A,E,O, EM
  • Paroxítonas terminadas em L, N, R, X, I(s), U(s), PS, ÃO, UM
  • Monossílabos tônicos terminados em A, E ou O
  • Ditongos abertos terminados em “éi”, “éu”, “ói” em palavras monossílabas e oxítonas
  • “i” e “u” tônicos quando formarem hiato com outra vogal anterior

Quando não acentuar

  • Não se acentuam as paroxítonas terminadas em A,E,O,EM
  • Com o acordo ortográfico de 2009, não se acentuam mais palavras paroxítonas terminadas em ditongo aberto
  • acento diferencial

Questões de acentuação gráfica para concursos: dicas

Agora que você já sabe as principais regras por trás das questões de acentuação gráfica para concursos, é hora de conferir algumas dicas que podem te ajudar na resolução de itens.

Separe as sílabas das palavras analisadas

Em grande parte das questões de acentuação gráfica para concursos, serão apresentadas algumas palavras e a seguinte pergunta: “os vocábulos estão acentuados de acordo com a mesma regra?”. O primeiro passo para encarar uma questão dessa espécie é separar as sílabas das palavras. Dessa forma, você já encontra possíveis palavras proparoxítonas que são mais raras, por exemplo, e pode eliminar alguns itens. Além disso, também será a forma de aplicar a regra geral para as outras palavras, especialmente se você não estiver habituado com elas.

Veja o exemplo abaixo:

2020. UFG — Prefeitura de Goiânia — Assistente Administrativo — 4º Simulado

As palavras do texto acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica são:

(A). imunológico / Itália.
(B). deficiência / análises.
(C). países / Suíça.
(D). está / várias.

De cara, apenas pela separação silábica, você já pode definir o primeiro item como incorreto, já que ‘imunológico” é uma proparoxítona e “Itália”, uma paroxítona.  O mesmo raciocínio pode ser utilizado para marcar a letra B como falsa, já que análise também é uma proparoxítona. Confira o restante do comentário sobre a questão.

Resposta comentada 

Item A: incorreto. “Imunológico” é uma palavra proparoxítona; “Itália” é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
Item B: incorreto. “Deficiência” é uma palavra terminada em ditongo crescente; e “Análises” é proparoxítona.
Item C: CORRETO. “Países” e “Suíça” recebem acento por serem hiatos com vogal i tônica formando sílaba sozinha.
Item D: incorreto “Está” é oxítona; e “várias” é uma palavra paroxítona terminada em ditongo crescente.

*Resposta pelo professor Miguel Ângelo da equipe Gran.

Pratique!

A memorização das regras de acentuação gráfica fica mais simples e intuitiva quando você pratica. Afinal, com o tempo é possível reconhecer as palavras e a identificação de regras se torna praticamente automática. Ademais, a resolução de questões de concurso auxilia qualquer trajetória de aprovação quando o assunto é concurso público.

Lembre-se que seu foco sempre deverá ser treinar-se de acordo com as exigências da Banca Examinadora e adequar-se ao seu estilo para conquistar uma excelente pontuação!

No Gran Cursos Questões você á capaz de encontrar um rico acervo de questões comentadas por professores especialistas, como aquela que apresentamos no item interior! Se você deseja otimizar seus resultados, trazendo mais dinamismo e direcionamento, é hora de incluir a resolução de questões na sua rotina de estudos.

Você ainda pode contar com recursos como filtros avançados, formulação automática de simulados, acompanhamento de desempenho, formulação de programas de estudos para questões e muito mais!

Clique aqui para começar a resolver questões de acentuação gráfica pra concursos comentadas no Gran Questões! 

Fique ligado no canal do Gran!

Você sabia que o Gran Cursos Online tem um canal de Youtube cheio de aulas gratuitas? Lá você pode conferir uma série de dicas e orientações tanto sobre questões de acentuação gráfica para concursos, quanto sobre outros assuntos e matérias essenciais para garantir a aprovação em concursos públicos.

A série Gran Mática com o professor Elias Santana, por exemplo, aborda os principais temas da Língua Portuguesa com enfoque nos concursos públicos! Confira abaixo um dos vídeos da série:

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *