Recursos Câmara dos Deputados: Analista área da saúde

Concurso Câmara dos Deputados oferta 749 vagas

Avatar


5 de Dezembro de 2023

O gabarito preliminar do concurso Câmara dos Deputados já está disponível para consulta.

Interessados em interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar do concurso Câmara dos Deputados disporá de 2 dias úteis para fazê-lo, no site da organizadora Fundação Getúlio Vargas.

Concurso Câmara dos Deputados: recursos

Para elaboração dos recursos, os professores utilizaram essa PROVA AQUI, que é referente ao edital 2 da Câmara dos Deputados para os cargos de Analista Legislativo.

Língua portuguesa

Recursos elaborados pelo professor Bruno Pilastre

QUESTÃO NÚMERO 4

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: a “boa receita” da observação é expressa pela recomendação “adaptada à sua idade”.
GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: mantenho a análise de que a alternativa (C) é a mais adequada. Em (A), gabarito da banca, não há adequação lógica entre a observação e a recomendação, pois o médico não necessita, obrigatoriamente, de diversos exames, mas do mais recente (considerando-se a observação “pode não servir para o futuro). O gabarito, portanto, precisa ser alterado de (A) para (C).

QUESTÃO NÚMERO 6

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: a estrutura “solo brasileiro” está implícita (depreensível, portanto) em “aeroporto de Brasília”. Por isso, não acrescenta qualquer informação ao texto (e pode, inclusive, ser retirada).
GABARITO DA BANCA: E

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: também considero que a palavra “guerra” não acrescenta informação ao texto, tendo em vista a presença da palavra combate. A retirada da palavra, inclusive, não prejudica o fluxo informacional. Em (B), diferentemente, o registro “o avião pousou de madrugada, mas havia muita gente esperando no aeroporto de Brasília” apresenta uma lacuna, surgindo o “aeroporto de Brasília” sem contexto prévio.

QUESTÃO NÚMERO 7

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: os aspectos mal conhecidos do assunto são “a extensão da crise, os sintomas e as causas” (da falta de leitura).

GABARITO DA BANCA: B

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o comando da questão busca identificar a afirmativa inadequada. A alternativa (B) deve ser marcada em razão de o segundo período NÃO trazer uma explicação, mas apenas apontar fatos (não explica algo anterior). Sigo, então, o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 9

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: lendo os trechos “a noite chegava, semelhante a uma fumaça”, “a terra estava cheia de apelos luminosos” etc., observamos que o texto faz viver fatos fantásticos por meio do emprego extensivo da linguagem simbólica.
GABARITO DA BANCA: A

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: o problema da alternativa (D), que a torna incorreta, é a presença da expressão “fatos fantásticos”, que inexistem. No entanto, discordo da banca em relação à seleção da alternativa (A), pois não há uma preocupação com a localização temporal do que é descrito. A palavra “noite”, por exemplo, ocorre apenas duas vezes, não havendo outras marcas além da flexão verbal. Assim, a questão pode ser anulada, tendo em vista não haver resposta correta.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: no texto, o autor lança mão de argumentos ancorados em testemunho dos fatos históricos, os quais estabelecem distintas funções para homens e mulheres.
GABARITO DA BANCA: D

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: a assertiva “Essa visão deve ser superada na atualidade” não possui sustentação nos períodos precedentes, como corretamente afirmado pela alternativa (B). Ao longo do parágrafo, há apenas uma exposição de como, ao longo da história, a mulher tem sido considerada/tratada. Por isso, sigo o gabarito da banca.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: não há ambiguidade em (B). Em (A), não se sabe quem saiu; em (C), pode ter sido inútil o carinho ou a demonstração; em (D), o escritório era de quem?; em (E), quem tinha saudade?
GABARITO DA BANCA: E

COMENTÁRIO APÓS GABARITO DA BANCA/RECURSO: de fato, não há ambiguidade em (E). Em minha análise, considerei que os dois participantes do evento poderiam sentir a saudade, mas a análise adequada deve considerar que quem sentia a saudade foi quem “deu” o abraço (isto é, quem tomou a iniciativa de dar o abraço). Em (B), a ambiguidade está presente na preposição “de”: os documentos poderiam ser os de identificação do motorista; ou os documentos poderiam ser de outra coisa (do veículo, de outra pessoa etc.). Por essa razão, sigo o gabarito proposto pela banca.

Língua inglesa

Recursos elaborados pelo professor Eldon Mello

QUESTÃO NÚMERO 21

DISCIPLINA: Língua Inglesa

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: B

GABARITO PRELIMINAR DO PROFESSOR: E

RECURSO: A última assertiva diz que os cenários descritos nos filmes mencionados podem acontecer na vida real, contudo, ela omite o fato citado no texto de que isso só seria possível nas próximas décadas: “they might become increasingly plausible in decades to come.”. Embora possa ser alegado, puramente com base na lógica, que o emprego do modal “may” na assertiva é adequado e suficiente para considerá-la verdadeira, devemos considerar o que ensinamos nas disciplinas de leitura e interpretação de texto. Isto é, de que o contexto é o mais importante. Uma vez que o texto condiciona essa possibilidade a um futuro distante, não seria o mais adequado considerar que isso possa simplesmente acontecer no mundo real, pois, na ausência de uma expressão de tempo, a assertiva parece sugerir que é algo que se possa concretizar de imediato, ou num futuro próximo. Além da omissão de uma expressão de tempo, temos que levar em consideração também que a adição da palavra “real” acaba tendo uma interferência na interpretação da assertiva. Afinal, o que seria o mundo “real”? É o mundo de hoje, ou de um futuro próximo, ou o de décadas adiante? Um exemplo prático seria dizer “você pode advogar” a uma pessoa que não tem sequer graduação em direito e justificar que tal assertiva é verdadeira porque seria possível a ela se graduar, passar na prova da OAB e, então, advogar. Esta questão acaba sendo um exemplo perfeito de uma das principais características que distingue a lógica formal matemática da interpretação de textos. A aplicação de um raciocínio puramente formal e matemático na interpretação de textos é reducionista e não está no escopo do que se pretende com uma educação crítica e sensível ao(s) contexto(s). Portanto, fosse uma questão de raciocínio lógico, estaria inequivocamente correta. Porém, sendo uma questão de idiomas, essa não é a melhor forma de se avaliar a veracidade da assertiva. Inclusive, ensinamos também na leitura e interpretação de texto que devemos sempre buscar a melhor alternativa. Sendo assim, havendo a possibilidade de considerar a assertiva falsa, reitero que é reducionista e inadequado considerar tal assertiva verdadeira com base unicamente na lógica, desconsiderando o contexto fornecido pelo texto. Assim, por meio do presente recurso, e diante de todo o exposto, solicitamos que o gabarito seja alterado da letra “b” para a “e”.

QUESTÃO NÚMERO 27

DISCIPLINA: Língua Inglesa

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: D

GABARITO PRELIMINAR DO PROFESSOR: E

RECURSO: Com base no trecho “humans and environments are ubiquitously exposed to plastics chemicals”, a assertiva quer saber o que podemos inferir a partir disso. Em essência, a questão gira em torno de: 1. conhecer a palavra “ubiquitously”, “ubiquamente”, ou seja, que está presente em todo lugar, e 2. saber que “widespread” é o único sinônimo válido dentre as alternativas. Com a certeza de que houve um erro de digitação no gabarito fornecido ao considerar que “worthwhile”, “que vale a pena”, seria a alternativa correta, solicitamos que o gabarito seja alterado da letra “d” para a “e”.

Informática

Recursos elaborados pelo professor Fabrício Macedo

QUESTÃO NÚMERO 56

DISCIPLINA: Informática

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: D

GABARITO PRELIMINAR DO PROFESSOR: B

RECURSO:

(FGV/CÂMARA DOS DEPUTADOS/ANALISTA LEGISLATIVO – ENFERMEIRO – 2023) Maria criou, ao longo de tempo, uma planilha com três colunas de dados, CPF, Nome e Telefone dos seus clientes.

Devido ao aumento da lista, a qualidade dos dados foi decaindo, e chegou a um ponto em que há diversos clientes com registros duplicados. Para Maria, a duplicidade de registros ocorre quando o CPF está presente em duas ou mais linhas. Ou seja, cada linha da tabela deveria ter um CPF que não aparece em outras linhas.

Nesse contexto, a respeito do funcionamento do recurso Remover Duplicatas na guia Dados do Excel, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

(    ) Uma linha só pode ser removida quando existir outra linha com valores idênticos em todas as colunas.

(    ) A cada acionamento da operação de remoção de duplicatas apenas uma linha duplicata é removida. No caso de múltiplas repetições, é preciso acionar o comando repetidamente.

(    ) No caso de duplicatas a linha removida é sempre a que está localizada mais para o final da planilha.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. F – F – F
  2. V – F – F
  3. F – V – F
  4. F – F – V
  5. V – V – V

(F) Uma linha só pode ser removida quando existir outra linha com valores idênticos em todas as colunas. 🡪 A “pegadinha” da questão está no enunciado ao pedir para focar somente a coluna do CPF, logo é possível selecionar apenas uma coluna para a retirada de dados duplicados. Caso o examinador não citasse somente a coluna do CPF, seria necessário selecionar as demais colunas.

( F) A cada acionamento da operação de remoção de duplicatas apenas uma linha duplicata é removida. No caso de múltiplas repetições, é preciso acionar o comando repetidamente. 🡪 O Excel retira todos os duplicados de uma só vez.

(V) No caso de duplicatas a linha removida é sempre a que está localizada mais para o final da planilha. 🡪 A remoção será sempre das últimas para as primeiras.

Confira AQUI o Gabarito extraoficial do Gran

Saiba mais sobre o concurso da Câmara dos Deputados AQUI

Resumo do Concurso

Edital Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados
SituaçãoEm andamento
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas
CargosAnalista legislativo (especialidades diversas)
EscolaridadeNível superior
CarreiraLegislativa
LotaçãoBrasília/DF
Número de vagas140 vagas + cadastro de reserva
Remuneraçãode R$ 26.196,30 a R$ 34.812,19
Período de inscriçãode 28 de agosto de 2023 a 04 de outubro de 2023
Taxa de inscriçãode R$ 95,00 a R$ 120,00
Data da prova objetiva3 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2023
Confira os editaisVeja aqui o edital Câmara dos Deputados 2023:Cargos de Contador, Informática Legislativa e Técnico em Material e Patrimônio ;Cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico e Médico;Cargo de Técnico Legislativo;Cargo de Consultor Legislativo.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


5 de Dezembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

destaque em andamento