Repescagem OAB: entenda mais sobre essa etapa do certame!

Passou na 1ª fase do Exame OAB, mas foi reprovado na 2°? Por meio da Repescagem OAB é possível aproveitar os seus resultados e realizar novamente apenas a 2ª fase. Saiba mais detalhes!

Avatar


09 de fevereiro4 min. de leitura

Você já ouviu falar da etapa de repescagem OAB? Trata-se de uma oportunidade para os candidatos aprovados na 1ª fase de realizarem apenas a 2ª fase novamente (em caso de reprovação ou ausência, por exemplo), aproveitando os seus resultados previamente obtidos.

Prova OAB do XL Exame de Ordem será aplicada neste ano e o já edital está publicado! As provas de 1ª fase estão marcadas para o dia 24 dia de março de 2024.

Já o edital de Repescagem OAB é publicado à parte, tratando-se de um documento complementar. Para o 40° Exame a publicação do documento deve ocorrer em breve.

Saiba mais sobre a etapa de repescagem da OAB, entenda como funciona e fique por dentro dos temas mais relevantes.

Navegue pelo índice e confira:

Repescagem OAB: entenda mais sobre essa etapa do certame!

A prova OAB é dividida em duas fases: a primeira, com questões objetivas, e a segunda, com questões dissertativas e peça processual. Para se preparar para uma prova, não há segredo: precisa de muito estudo e, além disso, conhecer o tipo de prova aplicada pelo examinador.

É possível que um candidato se prepare muito e vá muito bem na prova da primeira fase da OAB, conseguindo a aprovação para a próxima etapa. Contudo, este mesmo candidato, na prova da segunda fase, pode não ter o mesmo preparo e acabar por ser reprovado. Neste momento, entra a repescagem OAB!

Quando um candidato não é aprovado na prova da segunda fase, a OAB oferece a oportunidade da repescagem: o candidato, por uma única vez, pode repetir o exame da segunda fase, sem que seja necessária nova aprovação no exame da primeira fase.

A repescagem da OAB, ou o reaproveitamento da prova, foi aprovada em 2013 e passou a ser utilizada a partir do XIII Exame de Ordem, aplicado em 2014.

Esta medida, sem dúvida, facilita a vida de muitos estudantes do último ano da graduação e bacharéis de Direito que querem exercer a profissão e precisam da habilitação no exame.

Repescagem OAB: como concorrer?

Seguindo os procedimentos previamente adotados, poderão concorrer ao processo de Repescagem OAB do 40° Exame os aprovados na 1ª fase do 39º Exame de Ordem Unificado que tenham sido reprovados, considerados como ausentes ou eliminados na 2ª fase do 39º Exame de Ordem Unificado.

Repescagem OAB: como se inscrever?

Para se inscrever na Repescagem OAB deve-se ficar atento à data de publicação e período de inscrições explicitado no edital complementar, cuja data de publicação para o 40° Exame de Ordem está prevista para o final do mês de fevereiro de 2024.

Fique ligado na página da Prova OAB do Gran para acompanhar as notícias assim que forem publicadas!

A partir daí, o procedimento é bem similar à inscrição usual realizada para o Exame de Ordem. O candidato poderá alterar a mudança de modalidade de Direito temática da 2ª fase no momento da inscrição, caso prefira.

Dito isso, é importante ressaltar que só é possível participar da Repescagem OAB uma vez. Depois disso, o candidato deverá realizar o Exame de Ordem em sua totalidade caso queira buscar mais uma oportunidade de aprovação.

O valor da taxa de inscrição em editais até o momento é de R$ 147,50 (cento e quarenta e sete reais e cinquenta centavos).

Isenção da taxa de inscrição

A isenção da taxa de inscrição no processo de Repescagem OAB geralmente permite que os candidatos nas condições abaixo realizem a solicitação:

  • inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto 6.135, de 26 de junho de 2007;
  • candidatos que comprovem hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, adotando a seguinte definição para família de baixa renda:
  1. aquela com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo; ou
  2. a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos

O período de solicitação costuma ser o mesmo daquele previsto para as inscrições na Repescagem OAB.

Repescagem OAB: dicas de estudo

A professora Patrícia Dreyer fez uma análise completa do tema, em uma aula específica. Acompanhe e comece a se preparar com antecedência para a Repescagem OAB 2024:

Depoimento dos aprovados na OAB

Sthéfano Brito é filho de servidores públicos, e sempre teve o incentivo de também ser um. No início do curso de Direito ele sentiu que a didática da faculdade não era suficiente, e precisava se aprofundar e otimizar mais os estudos. E foi quando Sthéfano começou a estudar com o Gran, como um complemento essencial para a sua graduação, e também para o Exame da Ordem.

Depois da graduação, Sthéfano resolveu estudar para a carreira pública e conseguiu sua tão sonhada aprovação no concurso PPGO. Conheça a história da Sthéfano Brito, aprovado na OAB, concurso PPGO e também faz a Gran Pós. Assista e motive-se a mudar de vida também.

CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre a prova OAB 

Prova OAB: Importância de um Curso preparatório

Estudar para o Exame de Ordem com quem entende é essencial! São diversos professores capacitados e que entendem bem como são as questões e todo o procedimento do certame. São diversos mapas mentais, aulas esquematizando todo o conteúdo, mapas mentais e uma gama de resolução de questões. Tudo isso para deixar você bem preparado e com todas as dúvidas sanadas.

Então, conte com o Gran  para garantir a sua aprovação!

Gran Seguro OAB

A persistência e a dedicação de cada estudante para com os estudos fazem toda a diferença no caminho rumo ao sucesso no Exame de Ordem da OAB. Nesse contexto, o Gran Cursos Online, sendo uma EdTech focada na mudança de vidas por meio da educação, está cada dia mais empenhado na boa preparação de cada um dos nossos alunos. Foi assim que surgiu o Gran Seguro OAB, um incentivo adicional para que nossos alunos continuem estudando, sigam motivados até o dia em que a aprovação se tornar concreta e, ainda, tenham em mente que o valor e a confiança investidos na nossa Marca lhes trará o melhor retorno e no menor tempo possível.

Gran Seguro OAB funciona da seguinte forma: Em caso de não aprovação, após a publicação do resultado final da 2ª Fase do Exame de Ordem da OAB, o(a) aluno(a) terá o valor total investido na hora da compra do curso inteiramente revertido em créditos, a fim de que possa tanto investi-los na preparação para o Exame da OAB subsequente como também utilizá-los na aquisição de qualquer um dos cursos preparatórios disponíveis no site do Gran.

Tais créditos, vale dizer, terão a validade de 1 (um) ano e deverão ser utilizados em uma única compra. Além disso, caso o(a) aluno(a) opte por um curso ou produto cujo valor seja mais alto do que os créditos disponíveis, deverá proceder ao pagamento da diferença, conforme cálculo a ser realizado no momento da compra.

Edital OAB XL Exame: resumo

Edital OAB XL (40º) ExameXL EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas – FGV
EscolaridadeBacharelado em Direito
Inscriçõesde 08/01/2024 a 16/01/2024 Inscrições reabertas de 18 a 22/01
Taxa de inscriçãoR$ 320,00 (trezentos e vinte reais)
Data da prova de 1ª fase24/03/2024
Data da prova de 2ª fase19/05/2024
EditalEDITAL OAB XL (40º) EXAME DOWNLOAD AQUI

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


09 de fevereiro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado