Repescagem OAB: entenda mais sobre essa etapa do certame!

Repescagem OAB: entenda mais sobre essa etapa do certame!

Você já ouviu falar da etapa de repescagem OAB? Quem está estudando para o Exame de Ordem, sem dúvidas, já deve ter conhecimento que se trata de uma prova difícil e que exige preparo. Saiba mais sobre a etapa de repescagem da OAB, entenda como funciona e fique por dentro dos temas mais relevantes com o Gran OAB. Confira!

Repescagem OAB: entenda mais sobre essa etapa do certame!

O exame da OAB é dividido em duas fases: a primeira, com questões objetivas, e a segunda, com questões dissertativas e peça processual. Para se preparar para uma prova, não há segredo: precisa de muito estudo e, além disso, conhecer o tipo de prova aplicada pelo examinador.

É possível que um candidato se prepare muito e vá muito bem na prova da primeira fase da OAB, conseguindo a aprovação para a próxima etapa. Contudo, este mesmo candidato, na prova da segunda fase, pode não ter o mesmo preparo e acabar por ser reprovado. Neste momento, entra a repescagem OAB!

Quando um candidato não é aprovado na prova da segunda fase, a OAB oferece a oportunidade da repescagem: o candidato, por uma única vez, pode repetir o exame da segunda fase, sem que seja necessária nova aprovação no exame da primeira fase.

A repescagem da OAB, ou o reaproveitamento da prova, foi aprovada em 2013 e passou a ser utilizada a partir do XIII Exame de Ordem, aplicado em 2014.

Eu posso concorrer à repescagem da OAB?

A repescagem da OAB, sem dúvida, facilita a vida de muitos estudantes do último ano da graduação e bacharéis de Direito que querem exercer a profissão e precisam da habilitação no exame.

Agora, saiba quais são os requisitos que devem ser preenchidos pelo candidato para participar do processo de repescagem da OAB.

  • Ter necessariamente comparecido à prova discursiva da segunda fase.
  • Fazer a prova de repescagem somente uma vez.

Sobre o segundo item, vale salientar que, se o candidato precisar realizar a prova da primeira fase da OAB novamente, caso seja reprovado, perde o direito à repescagem.

Como me inscrever na repescagem?

No próprio portal da banca organizadora do Exame de Ordem, é possível encontrar um campo para se inscrever no processo de repescagem.

O pedido de repescagem é feito por meio de um formulário específico. Vale salientar que o edital de repescagem OAB é diferenciado e a inscrição só pode ser feita online e durante a data estipulada.

O que eu preciso saber para fazer a prova?

O custo do exame é de R$ 130,00, ou seja, metade do valor correspondente à inscrição das duas etapas da prova da OAB.

Além disso, mais uma novidade interessante prevista no edital de reaproveitamento é a possibilidade de mudança de área na qual o candidato vai realizar sua prova prático-profissional.

Ou seja, se um bacharel optou inicialmente por Direito Administrativo, na repescagem terá o direito de fazer a prova para Direito do Trabalho, por exemplo. Para isso, basta sinalizar o desejo de alteração do setor jurídico no ato da inscrição.

Repescagem e outros temas importantes para a OAB: conte com o Gran OAB!

Com temas práticos como a repescagem OAB, além de materiais de estudos preparatórios para a prova do Exame de Ordem, conte com o Gran Cursos Online. Conquiste a sua aprovação na OAB e comece resolvendo questões de primeira e de segunda fase OAB para testar seus conhecimentos. Boa sorte!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Gran Cursos Online
Especialistas em mudar vidas!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo