Residência Enare: expectativa é de prova em outubro. Entenda

Residência Enare: prova deve acontecer em outubro de 2024. Leia mais!

Avatar


18 de Abril2 min. de leitura

A residência Enare, cujo Exame Nacional de Residência está previsto para 20 de outubro de 2024, será coordenada pela Ebserh, uma entidade governamental vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O Enare está se integrando ao Exame Nacional de Residência e está em sua quinta edição, proporcionando vantagens significativas para as instituições envolvidas. Estas vantagens incluem a redução do número de vagas não preenchidas e a simplificação dos processos, eliminando custos e burocracias associadas aos exames individuais, entre outros.

Residência Enare: O que é o Enare

O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (EBSERH/MEC) com a finalidade de ofertar mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. As oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao programa.

O sistema de classificação do Enare é bem semelhante ao do Enem e do Sisu. O candidato sai após a prova com as notas obtidas na especialização escolhida e as utiliza para indicar onde pretende trabalhar. A melhor nota será destacada em relação à menor, o que irá definir quem ocupará os cargos disponíveis. Assim, o sistema fica aberto por um período de tempo para que cada candidato se cadastre em um local de sua escolha. Então, o sistema abrirá novamente, porém, desta vez, com interesse em preencher as vagas e formar um cadastro de reserva, o que também reduz a probabilidade de deixar vagas no futuro.

É essencial destacar que a maior parte dos hospitais fazia provas para selecionar residentes de forma isolada, com isso, os candidatos precisavam se inscrever em vários hospitais de diversos locais do país, correndo o risco de não participarem de uma seleção por causa de incompatibilidade de datas.

Agora, com a unificação do exame, o candidato pagará apenas uma taxa de inscrição e poderá ser aprovado em qualquer lugar do país, não sendo mais necessário pagar várias inscrições e viajar o país fazendo as provas.

No Enare, primeiro as entidades de saúde aderem ao exame e, depois de habilitadas, elas passam a ter direito de ofertar vagas para residência multiprofissional, recebendo os aprovados no exame nacional.

O edital do chamamento público para a adesão das instituições está disponível no site do Exame Nacional de Residência (ENARE). Lembrando que os responsáveis pelas instituições têm até o dia 02 de agosto de 2023 para fazer a adesão.

“A adesão das instituições ao Enare trará benefícios não apenas para os hospitais públicos do país. Nós temos uma expectativa de este ano de ter próximo de 100 mil candidatos disputando cerca de 7 a 8 mil vagas de residência. Portanto, conseguir fixar os melhores profissionais, que no futuro atenderão a população brasileira em todos os serviços de residência médica e multiprofissional do país”, destaca Arthur Chioro.

Quais são os benefícios do Enare?

  • O candidato fará apenas uma prova, e de acordo com a classificação, poderá escolher diferentes locais de atuação no país;
  • Redução de custo, uma vez que o valor da inscrição será mais barato do que os cobrados nas provas tradicionais feitas de forma isolada;
  • Redução de burocracia;
  • Menos vagas ociosas nas instituições; além de vários outros benefícios.

O processo seletivo para ingresso na Residência ENARE 2023/2024 destina-se à seleção de candidatos para os Programas de Residência Médica e Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde, nos termos da Lei nº 6.932/1981, Lei nº 11.129/2005, Decreto nº 80.281/1977 e Resoluções complementares emanadas pelas CNRM/MEC (Comissão Nacional de Residência Médica/ Ministério da Educação) e CNRMS/MEC (Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde/Ministério da Educação).

Residência Enare: materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do GRAN. Acesse nossa página exclusiva e conheça:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de estudos,
  • Editais verticalizados e muito mais!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 30 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


18 de Abril2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

curso online oportunidades