Atenção CACDISTAS! O Instituto Rio Branco lançou o Edital do Programa de Ação Afirmativa (PAA) – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia 2016/2017. Criado em 2002, o programa é iniciativa pioneira do Itamaraty e tem por objetivo ampliar as condições de ingresso de brasileiros negros na carreira de diplomata e a diversidade étnica do Serviço Exterior Brasileiro.
A edição de 2016/2017 do Edital do PPA incorpora um novo modelo de seleção em que foram contempladas medidas para aumentar a efetividade do programa, de que são exemplo o aumento do valor das bolsas e a redução dos custos administrativos envolvidos em sua implementação.
A publicação da Lei no. 12.990/2014, que estabelece reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para candidatos negros, levou à necessidade de o Itamaraty, em conjunto com os parceiros do Programa, promover, a partir dessa edição, ajustes no formato de seleção de candidatos à bolsa-prêmio. No novo modelo, o Itamaraty buscará aumentar a efetividade do investimento público mediante concessão de bolsas apenas aos candidatos negros que, tendo apresentado desempenho satisfatório nas primeiras etapas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), não lograram média de notas necessária à aprovação final.
A execução do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco conta o apoio do Comitê Gestor de Gênero e Raça do Itamaraty, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial.
Outras ações de aprimoramento do Programa têm sido planejadas para esta edição, como o reestabelecimento da Tutoria Diplomática (coach), que consiste no acompanhamento dos estudos dos bolsistas por diplomata voluntário, e a realização de parcerias com instituições privadas de ensino de idiomas estrangeiros e preparação nas disciplinas cobradas no concurso.
Ao longo dos últimos 14 anos, o Itamaraty investiu mais de R$ 15,5 milhões na execução do PAA, por meio do qual foram concedidas 641 bolsas a 375 candidatos negros. Desde sua criação, o Programa foi responsável pelo ingresso de 29 novos servidores na carreira diplomática.
*Com informações do Instituto Rio Branco
Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!
Participe da conversa