Simulado para concurso: conheça o Simulado Zero!

Com o Simulado Zero você pode guiar seus estudos com mais precisão desde o início. Saiba mais!

Avatar


16 de Novembro de 2021

Qual é o melhor momento para resolver um simulado para concurso? A maioria das pessoas responderia: apenas depois que se criou uma boa base teórica. E de fato, não estariam erradas. Mas você sabia que existem outras maneiras de utilizar o simulado para otimizar seus resultados? O Simulado Zero é uma delas!

Em particular estamos falando da possibilidade do simulado para concurso ser a primeira atividade que você vai realizar na sua preparação para determinado certame. Parece um pouco diferente do usual, não é mesmo? Mas é uma técnica que possui uma série de benefícios!

Acompanhe o artigo para descobrir mais detalhes sobre o Simulado Zero e como ele pode auxiliar nas suas rotinas de preparação para concursos públicos.

Simulado para concurso: o que é o Simulado Zero e quais são os benefícios?

O Simulado Zero, como o próprio nome sugere, será o seu primeiro contato com as matérias cobradas no certame. A recomendação é que seja a última prova realizada para a seleção em que você busca a aprovação. Ou seja, você deverá buscar a avaliação e resolvê-la em formato de simulado.

A prova pergunta é quase instintiva para a maioria das pessoas: “Como vou resolver um simulado para concurso se ainda não estudei nada da matéria? Assim não vou só errar tudo e me frustrar?” 

Bem, a principal motivação por trás do Simulado Zero não é acertar itens e sim compreender tanto o perfil da banca quanto o nível de cobrança para cada assunto. Nessa primeira resolução você pode perceber, por exemplo, que Atos Administrativos é uma matéria muito cobrada. Logo, já estará atento para esse assunto quando for estudá-lo.

Ademais, sempre existe a possibilidade que você acerte itens, percebendo que não está tão “verde” quanto acreditava em primeiro momento. O Simulado Zero desmistifica a prova do concurso, retirando dela o caráter monstruoso e impossível que muitas pessoas acabam criando e é a razão para tanta desmotivação: no final das contas, é apenas uma prova e você pode ser aprovado nela se a sua preparação for eficiente.

Como aproveitar o Simulado Zero ao máximo?

  • Em um primeiro momento, contabilize o tempo e resolva o Simulado Zero sem consultas: é preciso compreender qual o seu real entendimento do conteúdo.
  • Depois de resolver o Simulado Zero, cheque o gabarito dos itens que resolveu e divida as questões que acertou e errou em colunas distintas;
    • Revisite as questões que você acertou: existe alguma que você acertou por chute ou ficou muito em dúvida? Se a resposta for sim, registre as questões no caderno de dúvidas para consultar mais tarde.
    • Crie um caderno de erros com as questões erradas: você irá resolvê-las depois novamente!
    • Cheque os comentários das questões: essas pequenas explicações contextualizadas poderão fazer parte do seu resumo para concursos e representar uma maneira objetiva de revisar conteúdos. Por isso, busque sempre estudar em plataformas que ofereçam o recurso de itens com gabarito comentado.
    • Você caiu em alguma pegadinha? Se sim, busque identificar qual foi a estratégia utilizada pela banca.
  • Analise as questões e faça anotações:  Quais assuntos tiveram mais foco ou maior número de itens?

Ao final de todas essas rotinas, você provavelmente terá uma lista em mãos com os assuntos mais relevantes e aqueles que teve mais dificuldade. Utilize essas informações na hora de iniciar seus estudos dentro do cronograma de preparação! Por exemplo, se um concurso público cobra muito pontuação, programe-se para realizar revisões mais frequentes e resolver um bom número de questões sobre o assunto.

Saiba como montar um bom cronograma de estudos! 

Devo resolver o Simulado Zero de novo?

Sim! A segunda resolução do Simulado Zero acontecerá depois que você avançar um pouco mais no conteúdo, como geralmente acontece. Novamente, faça isso sem consulta e com a contabilização de tempo.

Na segunda resolução, o Simulado Zero já terá o objetivo de avaliar o seu desempenho. A partir dos resultados, você poderá compreender a eficácia das suas rotinas de estudos e também identificar aqueles eventuais conteúdos que continuam causando dúvidas.

Simulado para concurso: como encontrar provas passadas e simulados?

Para possibilitar a boa aplicação do Simulado Zero, é preciso que você possua recursos tanto para acessar as provas passadas quanto para a criação de cadernos de questões.

No Gran Cursos Questões você encontra um rico acervo de provas de concurso já aplicadas. Além disso, você pode resolvê-las online, contando com a contabilização do tempo e análise automática de desempenho após a conclusão. A plataforma também disponibiliza uma série de provas inéditas, isto é, simulados formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online.

OBS: para aproveitar todos recursos descritos abaixo é preciso estar cadastrado na plataforma Gran Cursos Questões. Você não paga nada para se registrar! Faça seu cadastro gratuito! 

Como acessar as provas e simulados para concurso do Gran Cursos Questões?

  • Faça seu cadastro ou login no Gran Cursos Questões;
  • Acesse a seção de Provas;
  • Especifique o cargo e órgão no filtro de busca;
  • Tenha acesso à provas passadas e simulados inéditos!

Como criar cadernos de questões no Gran Cursos Questões?

Também é possível criar e administrar cadernos de questões pessoais com mais facilidade e de maneira gratuita. Basta localizar o item em formato de bandeira, identificado como “Marcadores” logo abaixo da questão que estiver resolvendo. Ao clicar nele, você pode escolher dentre uma lista de marcadores ou criar os seus próprios.

Para acessar os cadernos de questão, clique em cima do seu nome de usuário e selecione “Meus Marcadores”. Você terá acesso a todas as questões salvas e organizadas.

Simulados para Concurso com questões comentadas

Por fim, o Gran Cursos Questões possui um comprometido e capacitado time de professores e especialistas empenhados em fornecer comentários pertinentes ao maior número de questões. Novos comentários são adicionados diariamente! Além disso, se você não encontrar comentário para a questão que acabou de resolver, pode solicitar dentro da plataforma.

As questões comentadas no Gran Cursos Questões são representadas por um pequeno círculo vermelho ao lado da seção “Professor”, logo abaixo da questão. Você pode utilizar o filtro para encontrar apenas questões comentadas. Basta ativar: Comentários —> Professores.

Simulado para concurso: como incluir na sua rotina?

Não existe uma fórmula 100% correta para introduzir o simulado para concurso na sua rotina. Porém, é comprovadamente um recurso essencial para a sua aprovação. Por funcionar como uma espécie de revisão e análise de desempenho, a maioria das pessoas opta por resolvê-lo em um dos dias do final de semana, geralmente no domingo.

Assim, depois de respondê-lo e analisar os resultados, você poderá avaliar a necessidade de fazer alterações na sua rotina de estudos para a próxima semana, por exemplo.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de Novembro de 2021

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões