Técnicas de memorização para concurso: quais são as melhores?

Está difícil memorizar o conteúdo? Você sente que esquece mais do que aprende? Descubra quais são as principais técnicas de memorização para concurso e diga adeus a esses problemas!

Avatar


11 de agosto6 min. de leitura

Não é segredo que os editais de concursos públicos podem ser muito extensos. Com tanto conteúdo para estudar, é comum se perguntar: será que vou me lembrar de tudo isso? Existe alguma maneira de tornar o processo de memorização mais rápido e efetivo? A resposta para essas perguntas é sim! Isso acontece por meio da aplicação de técnicas de memorização para concurso nas suas rotinas!

Ao longo do conteúdo apresentaremos para você as principais técnicas de memorização para concurso e como você pode aplicá-las nos seus estudos diários. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Técnicas de memorização para concurso: entendendo o que é memória

Antes de falar sobre técnicas de memorização, é importante revisitarmos o conceito de memória. Ele corresponde à capacidade do cérebro de absorver e armazenar informações importantes, capazes de serem recuperadas de forma quase literal a partir de estímulos ou gatilhos.

O cérebro entra em contato com muitas informações todos os dias, mas apenas as mais importantes são conservadas e transformadas em memórias. Seu grande esforço como concurseiro, então, está em “comunicar” ao cérebro que os conteúdos estudados devem ser classificados dessa forma.

Se você tivesse de responder agora como fazer para memorizar um conteúdo, o que você diria? Se a sua resposta for “por meio da repetição, lendo ou ouvindo várias vezes”, a resposta está correta, mas pode ser melhorada. Como assim?

Bem, apesar da repetição ser uma das técnicas de memorização mais famosas, já se descobriu por meio de pesquisas e análises do cérebro humano que a memorização se torna mais fácil e natural quando está atrelada a uma compreensão mais profunda, propósito, associação ou aplicação. 

Basta pensar que cada memória é como uma casa flutuando no espaço da sua mente: quanto mais conexões ela possui, mais fundações ela ganha. Assim, não se torna um conhecimento aleatório e sim uma parte do todo.

É por isso que costuma ser mais fácil lembrar-se do que significa o esquema mnemônico LIMPE  do que dos princípios da Administração Pública de maneira separada.

Técnicas de memorização para concurso: quais são as melhores?

Levando em consideração os benefícios das conexões e associações para a retenção de conhecimentos, conheça abaixo um pouco mais sobre as técnicas de memorização para concurso que aplicam esses conceitos na prática!

Técnicas de memorização para concurso: aposte no estudo mnemônico

Os esquemas mnemônicos são palavras ou frases simples que podem ser associadas a conteúdos complexos, funcionando como gatilhos mais rápidos para acessar o conhecimento. O esquema LIMPE é um exemplo disso. Outro exemplo possível é o “CAPACETE de PM”, utilizado para memorizar em quais setores a União pode legislar sobre, de acordo com o artigo 22 da Constituição Federal de 1988. Veja:

C= direito comercial
A= agrário
P= penal
A= aeronáutico
C= civil
E= eleitoral
T= trabalho
E= espacial
P= processual
M= marítimo

Já existem muitos esquemas mnemônicos famosos. No entanto, a técnica de memorização é ainda mais eficaz se você criar os seus. Dessa forma, todas as associações que surgirem farão ainda mais sentido para você, otimizando o processo de retenção de informações.

Saiba mais detalhes sobre o estudo mnemônico! 

Técnicas de memorização para concurso: não só leia, escreva também!

De acordo com a pirâmide de aprendizado de William Glasser, aprendemos consideravelmente mais quando nos dedicamos ao estudo ativo. Esse tipo de estudo consiste em transformar o conteúdo absorvido por meio de leituras de PDF e videoaulas em resumos, anotações, explicações, discussões ou aplicações práticas.

Ao criar o costume de anotar ao longo das aulas, você também é capaz de aumentar o seu nível de concentração. Sempre que possível, contudo, busque elaborar o que você entendeu com as suas palavras ao invés de apenas copiar. Essa é outra maneira de otimizar as técnicas de memorização, já que você estará exercitando ativamente suas capacidades cognitivas.

Técnicas de memorização para concurso: explique o conteúdo para si mesmo

Uma outra importante técnica de memorização para concurso é explicar o conteúdo para si mesmo. Afinal, só conseguimos explicar algo quando realmente temos um amplo entendimento sobre o assunto. Essa técnica pode ser realizada de maneira escrita ou falada, vai da sua preferência!

Também é possível gravar-se fazendo isso e utilizar o áudio como um material de revisões posteriores. A tendência quando explicamos, afinal de contas, é descomplicar os assuntos, tornando-os mais fáceis de absorver. Como você estará explicando para si mesmo, também tenderá a utilizar palavras e exemplos familiares, capazes de disparar mais rapidamente os gatilhos de memória.

Técnicas de memorização para concurso: flashcards

Os flashcards são uma simples técnica de memorização para concurso que se assemelha muito a um tipo de jogo. Para montá-los, basta escrever a pergunta de um lado e a resposta do outro. Ao criar deques de flashcards com o conteúdo, você pode sorteá-los e responder às perguntas ao longo do dia, mantendo-se em contato com os assuntos e favorecendo o processo de memorização.

Saiba como fazer seus flashcards! 

 

Técnicas de memorização para concurso: faça pausas nos estudos

Concentrar-se 100% em um determinado assunto demanda bastante esforço da mente. Exatamente por isso não é possível concentrar-se completamente por um longo período de tempo, especialmente se você não ainda não tem o costume de estudar.

Estudos revelam que o tempo médio em que nos concentramos totalmente em determinado assunto é de 30 a 90 minutos. Depois disso, começamos a nos distrair com mais facilidade e até mesmo a não compreender mais o que estamos fazendo.

Isso quer dizer que é mais proveitoso estudar por períodos menores, encaixando pausas táticas no planejamento do que se dedicar por muitas horas seguidas.

Afinal, todas as vezes que descansamos e retornamos aos estudos, o nível de atenção volta para o topo. Assim também fica mais fácil memorizar as informações. Uma boa dica de como encaixar as pausas é entre as matérias do dia: 10 minutos já é o suficiente para dar uma respirada.

Conheça mais sobre a importância das pausas nos estudos! 

Técnicas de memorização para concurso: ilustre

Uma das maneiras mais eficientes de realizar associações que favoreçam o processo de memorização é por meio das ilustrações. Afinal, quanto maior é o número de estímulos associados à informação, mais rápido é o processo de memorizar e relembrar.

Estudos também revelaram que as imagens têm uma capacidade natural de prender mais a atenção do que as palavras. Para imagens coloridas, por exemplo, o tempo médio pode ser mais de 2 segundos. Parece pouco, mas a atenção dedicada a cada palavra costuma ser bem  mais breve do que um segundo, causando uma impressão menor no cérebro.

Você com certeza já passou por uma situação em que conseguia visualizar perfeitamente a página ou imagem de um livro didático onde estava a informação que você gostaria de lembrar, mas não o que estava escrito ali. Isso acontece porque a imagem não foi utilizada de forma ativa no processo de estudos.

Ao atribuir termos e significados, relacionando os elementos visuais às informações, você notará uma facilidade ainda maior de lembrar de conteúdos complexos de maneira mais simples.

Técnicas de memorização para concurso: cuide de saúde

A capacidade orgânica de memorização e retenção de informações depende muito também do seu estado de saúde. Se você estiver dormindo mal, sem realizar qualquer tipo de exercício físico e com uma dieta desregulada, pode ser mais difícil de se concentrar e também de reter os conteúdos estudados.

Por isso, não sacrifique suas 7 a 8 horas de sono diárias, se puder: mesmo se a razão por trás disso for para estudar. Nesses casos, prefira estudar menos, mas com mais qualidade. A prática de exercícios físicos também contribui para a oxigenação do cérebro e para a neogênese; isto é, a criação de novos neurônios.

Técnicas de memorização para concurso: resolva questões

A aplicação prática dos conhecimentos também é uma das principais técnicas de memorização para concurso. Afinal, o seu cérebro tende sempre a priorizar a retenção de informações que possam ser utilizadas de maneira direta para a solução de problemas cotidianos.

Além disso, a resolução diária de questões também possui diversos outros benefícios como ajudá-lo a compreender o perfil da banca, o padrão de cobrança, os assuntos mais cobrados, seus pontos fortes e fracos e muito mais.

Onde resolver questões de concurso gratuitamente?

A plataforma Gran Cursos Questões já reúne mais de 1,9 milhões de exercícios para concursos, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais. Além de encontrar itens com gabarito comentado de provas já aplicados e inéditos, você também poderá realizar simulados, estruturar cadernos de questões, consultar painéis de desempenho e muito mais! Faça o seu cadastro gratuito e comece a memorizar o conteúdo com mais rapidez!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões!  

Técnicas de memorização para concurso: método de Loci

Também chamada de “Palácio da Memória”, essa técnica de memorização para concurso utiliza a capacidade imaginativa para construir espaços de associação dentro da mente.

Funciona assim: fechando os olhos, imagine um local. Dentro desse local, imagine também diferentes objetos do seu cotidiano. A partir deles, busque realizar associações ao conteúdo que você precisa se lembrar. Você pode imaginar uma cena que ilustre cada um dos conteúdos em um cômodo, por exemplo.

A criação desse espaço mental parece simples, mas caso você exercite a técnica, as imagens se tornarão cada vez mais nítidas e você realizará as associações necessárias para se lembrar toda vez que fechar os olhos e visitar o Palácio da Memória.

Técnicas de memorização e outros métodos de estudo com o Gran Cursos Online!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já conhece um pouco mais sobre as principais técnicas de memorização para concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de agosto6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque