Dicas de estudos para concursos: as pausas são importantes?

Quando falamos sobre dicas de estudos para concursos, as pausas raramente são mencionadas como um elemento importante da sua preparação. Mas você sabia que elas são essenciais? Leia mais sobre o assunto!

Avatar


25/05/2022 | 11:58 Atualizado há 36 dias

Para muitas pessoas pode parecer um sonho (e até mesmo uma meta) estudar muitas horas seguidas, sem nem levantar para ir ao banheiro. De fato, a maioria das pessoas até utiliza ocorrências desse tipo como sinais de sucesso e rendimento nos estudos para concursos. Mas você sabia que, na realidade, essa não é a melhor maneira de otimizar a sua preparação? Pois é! Nas dicas de estudos para concursos de hoje, falaremos de um assunto que, apesar de não ser tão explorado, é essencial para garantir bons resultados: as pausas! Acompanhe!

Destaques:

 

Dicas de estudos para concursos: por que as pausas são tão importantes?

A importância das pausas está diretamente ligada ao funcionamento biológico do cérebro humano. Apesar de existirem divergências sobre o número exato de minutos, um consenso é de que que não é possível se concentrar completamente em uma atividade por muitas horas seguidas. De fato, o tempo médio máximo estabelecido para concentração é de 1h30, mas é claro que pode variar de pessoa para pessoa.

Basta pensar que o nosso cérebro está em constante atividade, processando milhares de informações obtidas durante o dia. Essas podem ser tanto de caráter passivo (como um acontecimento presenciado na rua, por exemplo) ou de caráter ativo, como os próprios estudos para concursos. Assim, para “abafar” todo o ruído e se concentrar, é necessário um esforço contínuo.

O resultado disso a longo prazo, assim como acontece com exercícios físicos, é o cansaço. E com a chegada do cansaço, cai o desempenho e também a capacidade de assimilar novos conhecimentos: alguns dos principais vilões dos estudos para concursos públicos.

Além disso, ao ignorar a necessidade de pausas e de descanso por muito tempo, pode ser que você acabe desenvolvendo algo mais sério que apenas o cansaço diário: a estafa ou fadiga. Ou seja, um tipo de cansaço bem mais profundo, que pode drenar completamente a sua vontade e/ou capacidade de continuar estudando diariamente.

Dicas de estudos para concursos: quais são os benefícios das pausas?

Se o resultado de ignorar as pausas no estudo para concursos é o cansaço e a falta de produtividade, ao empregá-las de maneira tática e consciente, você pode otimizar e até mesmo aumentar suas horas líquidas de estudos. 

Daí está uma das mais importantes dicas de estudos para concursos! Ao realizar uma pausa equilibrada, você interrompe o ciclo de concentração e inicia outro. Ou seja, depois dela, é como se a sua capacidade de assimilação recomeçasse do zero. Afinal, a sua mente tem a chance de descansar do esforço contínuo de concentração.

Mas o que é uma pausa equilibrada? É aquela inserida e prevista no seu planejamento de estudos, com hora para começar e terminar. Também é aquele em que você levanta um pouco, vai buscar uma água, conversa com alguém ou até olha um pouco pela janela.

Visitar as redes sociais não é proibido, mas pode acabar não sendo tão revigorante como as outras opções. Basta pensar que a quantidade de informações por lá também é muito grande. Dito tudo isso, via de regra, não existe uma lei da pausa perfeita: o importante é garantir um período de descanso.

Dicas de estudos para concursos: como introduzir as pausas de maneira equilibrada nos seus estudos?

Com todas as informações já adquiridas até aqui sobre essa importante dica de estudo para concursos, ainda existe uma pergunta crucial que não foi respondida: mas afinal, como essas pausas podem ser inseridas de maneira prática nos meus estudos sem prejudicá-los? Quando e onde devo inseri-las para obter o máximo de aproveitamento?

Bem, tudo isso vai depender do seu planejamento de estudos para concursos. Em ciclos de estudo, a preparação costuma ser dividida em sessões de estudo de 1 hora, onde 50 minutos estão reservados para a absorção de conteúdo e 10 minutos para o descanso. Dessa forma, é possível aproveitar o máximo de concentração e garantir uma maior diversidade de conteúdos.

Analogamente, também existe a possibilidade de adotar rotinas totais de 1h30 para cada matéria, nunca sendo recomendado mais do que isso. Seja qual for a sua escolha, os últimos 10 minutos do tempo total devem ser reservados para as pausas.

Outro ponto de atenção na hora de tirar as suas pausas é ficar de olho no relógio para não deixar o tempo sair de controle: assim como a ausência de pausas pode prejudicar seus estudos, pausas longas demais são igualmente prejudiciais para o seu planejamento. Na dúvida, coloque alarmes no momento de início e término da pausa, para que você possa se programar melhor!

Saiba mais sobre o Ciclo de estudos para concursos!  

Dicas de estudos para concursos: pausas e descanso

Além da necessária pausa entre as matérias, também é importante não negligenciar o período de descanso, sono e alimentação ao longo dos estudos para concursos públicos. Lembre-se sempre que a sua preparação é como uma maratona e que você terá muitos meses de dedicação pela frente. Então, não adiante queimar toda a sua energia logo na largada, não é mesmo?

Uma mente e corpo exaustos não responderão da maneira como você espera, podendo até mesmo resultar em adoecimento. Assim, cuide de você mesmo e tenha equilíbrio entre as atividades, sempre que possível! É sempre melhor estudar um pouco menos e não sacrificar a sua saúde: essa também é uma importante dica de estudo para concursos!

Dicas de estudos para concursos: otimize a sua preparação!

Durante o artigo, você descobriu um pouco mais sobre a importância das pausas. Aqui no Blog do Gran Cursos Online temos uma série de outras dicas que podem ajudá-lo a garantir resultados cada vez melhores nos seus estudos. Os temas incluem organização, técnicas de aprendizado, recursos gratuitos e muito mais!

Veja abaixo alguns links que podem ajudá-lo nessa trajetória:

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.