Quer trabalhar viajando? Veja quais carreiras públicas escolher!

Você é apaixonado por viagens? Então talvez seja a hora de considerar trabalhar viajando! Descubra quais são as principais carreiras públicas que possibilitam esse tipo de rotina!

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12 de setembro5 min. de leitura

Viajar é um assunto que interessa muitos brasileiros. De fato, de acordo com a pesquisa “Turismo, Consumo & Aeroporto: o super turista brasileiro” (2019), esse interesse está presente em cerca de 94% da população. Mas, ainda que a maioria das pessoas prefira viajar de maneira esporádica, outros ficariam muito felizes em adotar movimento constante como um estilo de vida. Se você é uma dessas pessoas, então este artigo é para você! Descubra quais carreiras públicas escolher para aumentar as suas chances de trabalhar viajando!

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Trabalhar viajando: conheça as principais carreiras públicas

Sim, é possível ser servidor público e conquistar uma carreira onde você possa trabalhar viajando! Saiba mais sobre cada uma delas abaixo.

Trabalhar viajando como Diplomata

A principal função do Diplomata é representar o Brasil em frente a outras nações. Este profissional faz isso por meio da mediação de acordos internacionais, fornecendo  incentivos às relações culturais e econômicas e apoio a brasileiros que por algum motivo estão fora de nossas fronteiras; bem como contribuir com as políticas externas do Brasil e buscar promover os interesses do país no exterior.

Além de estar inerentemente associada a viagens, a carreira de diplomata também é conhecida por suas excelentes remunerações, sendo R$19.199,06 apenas o valor  inicial de ingresso na carreira. Para conquistar uma oportunidade na carreira, é preciso ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira Diplomata que costuma acontecer anualmente.

Depois de ser aprovado no concurso público (geralmente composto por provas objetivas e escritas), o diplomata poderá trabalhar em entidades multilaterais (ONU), em embaixadas ou consulados de outros países e também no Brasil,  essencialmente em questões administrativas do Itamaraty.

Saiba tudo sobre o Concurso de Admissão à Carreira Diplomata

Trabalhar viajando como Assistente e Oficial de Chancelaria

Para grande parte das pessoas, para trabalhar no Itamaraty (inclusive em missões no exterior) é preciso ser Diplomata. Mas você sabia que existem outros dois cargos que também se relacionam diretamente com o Serviço Exterior Brasileiro? Pois é! Estamos falando aqui dos Assistentes e Oficiais de Chancelaria. 

Consultando a lei que trata sobre a natureza de funções de cada cargo para quem sonha em trabalhar com o Serviço Exterior Brasileiro (Lei n° 11.440/2006), vemos as seguintes definições:

  • Art. 4º Aos servidores integrantes da Carreira de Oficial de Chancelaria, de nível superior, incumbem atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessários ao desenvolvimento da política externa brasileira.
  • Art. 5º Aos servidores integrantes da Carreira de Assistente de Chancelaria, de nível médio, incumbem tarefas de apoio técnico e administrativo.

O Oficial de Chancelaria inicia a carreira recebendo R$ 10.169,77 e é um cargo de nível superior, mas sem formação específica exigida. O último Concurso público para o cargo aconteceu em 2016 e um novo edital está autorizado para o preenchimento de 100 vagas.

Saiba TUDO sobre o Concurso MRE para Oficial de Chancelaria autorizado para 2023! 

Os Oficiais de Chancelaria podem trabalhar tanto em Brasília, no Itamaraty, em promoções técnicas ou culturais, área de administração ou recursos humanos, como também em missões no exterior. Cabe aos Ofchans, por exemplo, fornecer assistência consular aos brasileiros no exterior, auxiliando em questões como: emissão de vistos, realização de casamento civil, alistamento militar e muitos outros casos.

Já o cargo de Assistente de Chancelaria é uma função de nível médio,  com remuneração inicial de R$ R$ 1.542,23.  (valor do último concurso em 2008. Já foram realizados reajustes desde então). Os assistentes de chancelaria atuam prestando apoio aos servidores da Carreira de Diplomata, por meio de atividades de secretariado, digitação, processamento de dados, dentre outras.

Assim como os ofchans, também é um cargo que pode ter exercício de funções no exterior.

Trabalhar viajando como militar

Por meio das missões nacionais e internacionais, trabalhar viajando também é comum para quem deseja ingressar na carreira militar. Você sabia, por exemplo, que na finalização do curso de formação da Escola Naval, os novos militares realizam a chamada “Viagem de Ouro”, onde ficam 6 meses a bordo, colocando os conhecimentos adquiridos em prática e visitando diversas localidades nacionais e internacionais?

Isso é apenas o começo, já que as oportunidades de trabalhar viajando também são frequentes para os militares efetivos. Além da possibilidade de realizar mais viagens, quem opta pela carreira militar também desfruta de excelentes remunerações, benefícios, muito prestígio na carreira e também com planos de previdência social específicos.

Outra vantagem das Carreiras Militares é a qualidade de ensino das Instituições militares, consideradas dentre as melhores de toda América Latina. Também há muitas oportunidades tanto para quem tem ensino superior, quanto ensino médio completo.

Para fazer parte da carreira militar é preciso prestar e ser aprovado em todas as etapas de concursos públicos das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou das Forças Auxiliares (Polícia e Corpo de Bombeiros Militares Estaduais).

Saiba mais sobre as oportunidades em concursos militares! 

Trabalhar viajando como Policial Federal (adido)

Muita gente não sabe disso, mas a Polícia Federal mantém policiais adidos em embaixadas de diversidades cidades ao redor do mundo. A função desse profissional é auxiliar na interlocução de forças policiais entre países, auxiliando em casos envolvendo brasileiros no exterior ou estrangeiros no Brasil. Apesar de não ter poder de investigação em outros países, o adido pode auxiliar por meio do diálogo e troca de informações.

O Gran entrevistou o Delegado Federal Luiz Pontel de Souza, que trabalhou por 2 anos e meio na Embaixada do Brasil em Lisboa. Confira a entrevista completa! 

Não há um concurso específico para o cargo de policial federal adido. No entanto, o primeiro passo para ser considerado em uma indicação pela CGCI/DPF, é fazer parte do corpo efetivo de servidores do órgão. Além disso, também é preciso realizar cursos e especializações para se preparar para a função. De acordo com o art. 14 da Instrução Normativa n° 056/2012 DG/DPF:

“14° O Adido Policial Federal, o Auxiliar de Adido Policial Federal e o Oficial de Ligação poderão ser indicados pela CGCI/DPF, ouvida a unidade central especializada relacionada ao evento, como membros de delegações brasileiras em eventos oficiais de interesse da Instituição nos países onde houver a representação.”

Além de ser uma posição naturalmente muito prestigiada, o policial adido também recebe remunerações muito atrativas.

Saiba tudo sobre o Concurso Polícia Federal 

Trabalhar viajando na Carreira de Tribunais

Apesar de não estar diretamente associada a viagens dentro da função, alguns Tribunais já adotam o modelo de trabalho remoto. Isso possibilita que, observadas as especificações de cada órgão específico, você possa trabalhar viajando. Basta garantir que tenha um computador com conexão com internet e a plena capacidade de realizar suas atividades.

Alguns exemplos que já adotavam o modelo de teletrabalho mesmo antes do período de pandemia, são: Tribunal de Contas da União, a Advocacia Geral da União e o Tribunal de Contas do Distrito Federal. Já em 2022, a prática também pode ser observada em:

  • Tribunais de Justiça (TJs),
  • Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs),
  • Tribunais Regionais Federais (TRFs) e outros.

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