Prova de concurso público: como passar? Veja as dicas!

Não existe nenhuma solução milagrosa para passar em concursos públicos, mas algumas dicas podem te ajudar a garantir a aprovação. Confira!

Avatar


19/03/2021 | 15:14 Atualizado há 191 dias

Como passar em uma prova de concurso público? Essa é a pergunta que todo concurseiro gostaria de conseguir responder imediatamente. Afinal, para muitos, conquistar o cargo público é um sonho. Infelizmente, ainda não existe uma fórmula infalível e milagrosa.

Mas não se preocupe! A boa notícia é que existem algumas dicas podem te ajudar a aumentar as suas chances de conseguir passar na prova de concurso público mais rápido. Quer saber mais? Nós te contamos! Acompanhe para conferir as dicas que o Gran tem para você e conquiste a sua aprovação!

Como passar em prova de concurso público: 11 Dicas para ser aprovado!

1. Veja a aprovação como uma conquista

Já falamos sobre como conquistar um cargo público é o sonho de muitos concurseiros. Porém, para conseguir passar em sua prova de concurso e ser nomeado você deve encarar o processo como bem mais do que um sonho. Todo o processo deve ser encarado como uma conquista.

Na prática isso quer dizer se organizar, traçar planos e implementar estratégias para chegar ao seu objetivo. Isso também quer dizer sacrificar algumas atividades cotidianas que tomam muito do seu tempo, sem deixar de ter o seu tempo de lazer. Tudo isso pode parecer ser penoso e complicado a princípio e não vamos mentir para você: realmente é.

Daí entra a maneira como você enxerga todo o processo de passar em uma prova de concurso público: ao vê-la como uma conquista, você se sente mais preparado para se dedicar e se lembra de que nenhum dos sacrifícios que você está fazendo agora são eternos.  Todas as suas ações vão levar à conquista de ser aprovado no concurso público, garantir mais estabilidade e um bom salário. Use isso como motivador para se guiar todas as vezes que as dúvidas surgirem!

2. Procure pontos de apoio

A caminhada do concurseiro, como já dissemos, é penosa. Muitas vezes, ainda não dominamos as estratégias de como passar na prova de concurso público e as primeiras tentativas não vão tão bem. Então, é comum que surjam dúvidas como: será que vou conseguir? será que sou capaz? 

A resposta para essas perguntas é: sim, você é capaz! Mas nem sempre é fácil se lembrar disso quando estamos sozinhos. Por isso, procure pontos de apoio em seus amigos, família, namorada(o). É muito importante compartilhar essas dúvidas com as pessoas mais próximas de você, até porque eles estarão ao seu lado durante todo o caminho até a aprovação. Explique o quão importante isso é para você. Fica bem mais fácil de estudar quando as pessoas ao nosso redor nos apoiam nas coisas que queremos conquistar.

Caso as dúvidas ainda permaneçam e você se sinta sempre triste ou desanimado, procure ajuda de um psicólogo! Esse profissional poderá te ajudar com rotinas saudáveis de como manter a produtividade nos estudos e a sua saúde mental.

3. Decida a área para a qual você vai se preparar

Essa decisão depende de uma série de fatores, que podem ser:

  • Sua área de formação;
  • A área em que você gostaria de ingressar;
  • O Órgão em que você quer trabalhar;
  • As oportunidades que estão disponíveis no momento.

Ainda que seja muito comum que quem vá prestar concurso público para a esfera superior prefira se focar na sua área específica de formação, nada impede que você tente para diferentes cargos e áreas.

Clique aqui para conferir os concursos públicos abertos!

A única obrigação nesse caso, é que você cumpra todos os requisitos para assumir a vaga. Todas essas informações constam no edital! Por isso, leia o documento com atenção e acesse as páginas de editais verticalizados do Gran Cursos Online para te ajudar na compreensão de itens e seções mais complicadas.

Decidir a área é importante para que você siga para o próximo passo, que é ter um programa de estudos ou um direcionamento específico. Quanto mais cedo você decidir outros detalhes como Órgão e cargo, mais rápido você poderá otimizar os seus estudos.

4. Defina um programa de estudos

Uma das dicas operacionais mais importantes de como passar em prova de concurso público está na definição de um bom programa de estudos. Afinal, a maneira mais eficiente de se obter uma conquista é abordá-la estrategicamente.

Muitas vezes, construir um programa de estudos pode ser uma tarefa complicada para se fazer sozinho; especialmente se você está iniciando sua carreira de concurseiro agora. Por isso, você pode utilizar ferramentas para te ajudar como o Programa de Estudos do Gran Cursos Questões. 

Apesar de ser mais voltada para a resolução de questão de concursos, por meio da funcionalidade de programa de estudos do Gran, você pode se focar em resolver apenas as questões mais pertinentes para o certame que você está estudando. Isso acontece porque o sistema já filtra todos os itens baseado em editais anteriores e atuais do concurso público de escolha. Além disso, você ainda conta com uma barra de progresso para cada disciplina e assunto.

Uma boa dica é usar esse guia de questões para orientar também seus estudos teóricos. Afinal de contas, apenas por meio das questões você tem uma ideia mais concreta dos assuntos mais cobrados pela banca avaliadora e como essas perguntas são feitas.

Clique aqui para acessar a plataforma Gran Cursos Questões!

5. Defina um cronograma

O tempo é uma grande preocupação pro concurseiro, especialmente se o início dos estudos coincidir com a publicação do edital. Então, é uma corrida para conseguir abarcar todos os assuntos, especialmente se você não tem uma rotina prévia de estudar para concursos.

Por isso uma boa ideia é esquematizar todos os assuntos do edital, elencando do mais cobrado para o menos cobrado em concursos anteriores assim fazer uma rotina de estudos diário. Para fazer isso de forma mais eficiente, fique atento a alguns pontos como:

  • Programe sua semana com antecedência, definindo quais matérias serão estudadas e em qual horário. Se você está na dúvida em quanto tempo dedicar para cada assunto, você pode se basear no quanto ele é cobrado. Mantenha em mente que não existe uma fórmula fechada, mas tente não dedicar mais de 2 horas diárias para um assuntos específico.
  • Mesmo que não dê para cobrir todas as bases naquela matéria específica, o mais importante é diversificar. Por isso, evite concentrar seu dia de estudos em apenas uma matéria.
  • Estabeleça momentos de pausa no seu cronograma. Afinal, você não é uma máquina e,sem descanso, seu cérebro passa a absorver cada vez menos conhecimento. Períodos de 15 minutos de pausa entre uma matéria e outra podem te ajudar a manter a qualidade nos seus estudos e auxiliar na fixação.
  • Respeite o cronograma! Isso vale tanto para não exagerar nos descansos, estender o tempo de uma matéria ou se estender muito além da programação. Se você não respeita o seu cronograma, vai ficar mais difícil conseguir atingir as metas estabelecidas.

6. Resolva simulados

Aprender a fazer a prova de concurso público é uma etapa que definitivamente não pode faltar na sua caminhada de preparação para concursos públicos. Os simulados podem ser utilizados de três principais maneiras:

  • Por matéria, para fixação.
  • Para medir seu desempenho;
  • Para simular com muita aproximação o dia da prova.

Quanto mais perto da prova de concurso público você estiver, dê maior destaque aos simulados que se aproximam ao máximo de como será no dia da prova. Isso quer dizer resolver provas passadas ou coleções de questões da banca avaliadora na quantidade especificada no edital, marcando sempre o seu tempo total de resolução.

Confira os simulados gratuitos do Gran Cursos Online! 

Dessa maneira, você efetivamente treina para o dia da prova.  Lembre-se que para passar em um concurso público,  apenas saber o conteúdo teórico ou dominar todos os assuntos não é o suficiente. Na realidade, você não deve se centrar em saber tudo. Você deve se centrar em saber aplicar os conhecimentos no formato de questões. Essa é a melhor estratégia para ser aprovado.

7. Estude por questões comentadas

Não é segredo que estudar por questões de concursos passados é uma das melhores estratégias para ser aprovado. Contudo, o que muita gente pode ainda não saber é que não basta apenas saber se você acertou ou errou. Saber o porquê e ler a justificativa pode te ajudar muito nos seus estudos de forma geral.

É aquela antiga máxima de “Você se lembra mais do que você errou”. E isso é verdade! Quando erramos, nosso cérebro fica mais atento para evitar de errar novamente. Quando acertamos, o processo é apenas de confirmação e utiliza menos capacidade cognitiva.

Por isso, ao ler a justificativa de uma questão logo depois de ter errado, você aumenta suas chances de se lembrar daquela justificativa e não errar de novo. Além disso, essa prática também economiza tempo que você utilizaria procurando em seus materiais por aquela resposta.

Confira milhares de questões comentadas gratuitas no Gran Cursos Questões! 

8. Fique atento ao que está acontecendo no mundo

Em uma rotina de estudos para concurso, é normal que se passe muitas horas sentado, concentrado apenas naquilo, tentando absorver ao máximo todos os conhecimentos. Porém, é muito comum que os concursos públicos cobrem atualidades em suas provas.

Assim, um candidato que não se atentou às principais notícias mundiais, nacionais, estaduais e até mesmo municipais pode acabar perdendo pontos em alguns itens ou até não conseguir redigir a redação na fase discursiva. Por isso, inclua em sua rotina um momento para ler portais de notícias ou mesmo assistir ao jornal.

9. Diversifique seus canais de estudo

Ficar apenas sentado lendo por horas pode não ser a melhor estratégia para fixação de conhecimentos, especialmente se você não tem afinidade com esse tipo de atividade. Por isso, uma boa técnica é diversificar suas formas de absorver esse mesmo conhecimento.

Assista vídeo-aulas, resolva questões, simulados, faça esquemas, redija um texto sobre o assunto, resolva questões, escute um podcast. Todas essas estratégias podem e devem trabalhar em conjunto para te garantir melhores resultados.

Aqui no Gran Cursos Online você pode desfrutar de uma grande diversidade de métodos de estudo se inscrevendo em um de nossos cursos gratuitos. 

10. Crie uma boa base de conhecimentos básicos

Apesar de apresentarem diferenças de edital para edital, a maioria de concursos públicos cobra uma mesma gama de conhecimentos básicos, que costuma englobar:

Garantir a pontuação nesses conhecimentos constrói uma base mais segura para que você possa conquistar pontos diferenciais em conhecimentos específicos. Além disso, muito do que você vai aprender aqui poderá ser aplicado também para outras provas de concurso público.

Se você está começando no mundo dos concursos agora e ainda não está seguro na sua base de conhecimentos básicos, o Gran Cursos Online oferece uma série de cursos voltados justamente a aprender o essencial do zero.

Confira aqui os Cursos do Concurso Começando do Zero do Gran Cursos Online!

 

11. Não desista

Sabemos como está difícil manter a motivação diante do cenário atual. Pandemia, lockdown, suspensão de certames, incertezas. Muitas vezes até surge a pergunta “Será que os concursos públicos vão mesmo continuar acontecendo?”.

Nossa resposta para essa pergunta é: Sim! Os concursos públicos vão continuar acontecendo! E as perspectivas, na verdade, são muito boas! Atualmente, existe uma grande demanda para o preenchimento de vagas já existente na maioria dos órgãos públicos. Por isso, não existe qualquer previsão de que os concursos serão permanente suspensos ou até mesmo deixem de existir.

As suspensões atuais dizem respeito à pandemia do coronavírus são temporárias.

Por isso, não perca o ritmo! Continue estudando! Se o seu concurso foi suspenso, use esse tempo a mais como uma oportunidade para se preparar ainda mais.

O Gran Cursos Online e o Gran Cursos Questões estão aqui para te ajudar a continuar lutando para conquistar o seu sonho! Não deixe a bola cair, você consegue!

Clique aqui para conferir dicas de como manter a motivação nos estudos durante o lockdown!

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *