5 coisas a se fazer se você quiser reprovar em concursos

Avatar


19 de Agosto de 2020

Todo mundo fala das coisas que você precisa fazer para passar em concursos, mas ninguém fala daquelas ações que muitos (muitos mesmo) concurseiros fazem, as quais são ações prejudiciais e só te ajudam a reprovar. Então, aqui vão cinco coisas que você deve fazer se quiser reprovar em provas e concursos.

 

  1. Não ler o edital

 

Eu vou bater constantemente nessa tecla. LEIA O EDITAL TODO. LEIA O EDITAL TODO. LEIA O EDITAL TODO. Mas só se você quiser passar em concursos, se não, não precisa, pode só olhar as “partes que interessam”.

 

O edital é a regra da prova (é a lei, a regra do cargo ou carreira). Nele você vai ter descritas não só aquelas informações que os concurseiros sempre buscam (quantidade de vagas, salário, matérias que cairão na prova e a data do certame), mas também seus direitos (isenção de taxa de inscrição, pedido de realização especial de prova, tempo adicional de prova, vagas reservadas etc.), suas restrições (alguns cargos têm restrição de altura, sexo e idade) e também seus deveres (documentação que deve levar no dia do exame, quanto tempo antes deve chegar, cor da caneta para fazer a prova etc.).

 

Eu já vi gente ser eliminada de prova porque não tinha caneta preta, e esta era a única aceita pela banca para a realização das provas. Também já vi gente chegar com a identidade toda rasgada e impossível de ler. Já vi celular tocar em sala. Esses candidatos não leram o edital todo e foram reprovados por bobeiras as quais poderiam ter sido evitadas com um pouco mais de atenção. Não seja assim. Não corra o risco de reprovar por não prestar atenção na “lei” do concurso. Não vale nem dizer que não sabia, pois é sua obrigação lê-lo por inteiro.

 

  1. Não fazer seu planejamento

 

Infelizmente muita gente acha que estudar para concursos é só sentar e estudar. Já ouvi até professor falar um absurdo desses. Isso só serve para quem não quer passar.

 

Se quer passar em concursos, você não pode se dar ao luxo de não fazer um planejamento com metas, planos de estudos, anotações de evolução. Você precisa primeiro saber para onde quer ir, traçar seu caminho e só então começar a caminhar, mas entendendo que o caminho terá curvas, lombadas, montanhas, vales, espinhos e caminhos retos e suaves.

 

Outro dia estava conversando com um conhecido, e ele fez uma analogia que eu achei muito interessante. Ele disse que, quando se está caminhando, se você se desvia dois graus do seu caminho, vai acabar a quilômetros de distância de onde queria chegar inicialmente. Precisei concordar com essa afirmação, apesar de saber que ele estava exagerando para criar um ponto. Mas é bem isso… Se você não prestar atenção no mapa, vai acabar se perdendo.

 

Como diz o ditado, se você não sabe bem para onde ir, qualquer lugar serve, não é mesmo? Só que qualquer lugar não existe… e você vai acabar no mesmo lugar onde está hoje (se não em um pior).

 

Então faça seu planejamento, seu ciclo de estudos, seu plano de estudos (que é um complemento do ciclo de estudos), saiba quais são suas metas semanais e diárias (tenha tudo anotado), faça suas anotações de evolução (matéria estudada, tópico da matéria, tempo líquido estudado, quantidade de questões, nota líquida) e faça os ajustes no seu planejamento (sim, ele não é fixo, deve mudar o tempo todo).

 

Planejar é essencial para a caminhada, para você chegar onde deseja (eu suponho que seja a posse no cargo público).

 

 

  1. Só estudar as matérias de que gosta ou nas quais tem facilidade

 

Um grande problema da falta de planejamento que eu falei acima é que, sem ele, a gente tende a só estudar (ou estudar mais) aquelas matérias de que mais gostamos ou nas quais temos maior facilidade. Só quem evita matéria chata/ruim/difícil é candidato que deseja ser reprovado em provas e concursos.

 

Você precisa se forçar (porque eu sei que ninguém senta feliz para estudar o que não gosta ou tem dificuldade) para estudar TODAS as matérias; aquelas em que se tem maior dificuldade, é preciso estudar ainda mais. Eu sei que você não gostou de ler isso, mas é a realidade. Se você quer passar em concursos, não pode deixar de estudar as matérias de que não gosta ou as difíceis (Oi, AFO e Raciocínio Lógico!).

 

E por que isso? Porque todas as matérias vão cair na sua prova, e pode ser exatamente aquela matéria que você não estudou (ou estudou menos) que vai te tirar da competitividade. E não só isso… Porque sem um planejamento e só estudando aquela matéria que você gosta ou tem maior facilidade, você vai deixar todas as outras de lado, não só as que acha difícil, e isso vai fazer você reprovar na prova em que tanto deseja passar.

 

Então pense que os estudos para concurso são temporários, que você vai “sofrer” por uma boa causa e que, quanto mais se esforçar agora, mais rápido vai parar de estudar as matérias das quais não gosta. Além disso, todo conhecimento agrega mais conhecimento, fazendo com que, estudando as matérias difíceis, você aprenda ainda melhor as matérias fáceis. Ou seja, só há vantagens em estudar matérias difíceis.

 

 

  1. o descansar

 

“Você precisa estudar de segunda a segunda, o dia inteiro, à noite também, dormir tarde e acordar cedo” – só se você quiser reprovar em provas e concursos.

 

Já ouviu aquelas histórias de pessoas que “estudam” 20 horas por dia, todos os dias da semana, dormem duas horas por dia, fazem exercícios físicos de alta intensidade e quiçá trabalham? Pois é, mentira. Não consigo acreditar em uma história dessas… E já desconfio muito de quem fala que estuda 12 horas líquidas por dia, sem pausas, sem descanso, sem socialização com amigos e familiares.

 

Existia um rapaz, muito anos atrás, que ficou famoso por passar em vários concursos em primeiro lugar. Ele não descansava, não saía, não conversava, só estudava dia e noite. Ele passou no concurso que queria. E aí ele morreu. Valeu a pena? Talvez, para ele, sim. Eu acho que não.

 

Você PRECISA descansar. Todos os dias, todas as semanas, depois de cada hora estudada, e não deve se sentir mal por isso. Descansar faz parte dos estudos.

 

Então se programe para estudar no máximo quatro horas líquidas por dia. Descanse nos intervalos de cada matéria (em média a cada 40 minutos ou uma hora), durma de sete a nove horas por noite (e eu sei que, em alguns casos, isso não é possível, mas na maioria das vezes, é totalmente possível), saia com os amigos (não agora em tempos de pandemia), passe tempo de qualidade com sua família e pessoas amadas, saia, relaxe, coma algo gostoso, assista um filme, leia um livro… DESCANSE.

 

E por que  eu digo isso? Nosso cérebro é capaz de aprender (quase) qualquer coisa, mas ele tem um limite cognitivo constante, ou seja, você para de absorver o que está consumindo depois de um tempo (em média 40 minutos) – e não adianta insistir, seu cérebro não absorve. Além disso, é no sono que você vai criar suas memórias, mais precisamente, nas últimas horas, da 7ª à 9ª hora de sono. Ou seja, se você não dormir direito, não vai criar as memórias necessárias para passar na sua prova.

 

Tem também o fator do estresse causado pelos estudos para concursos, que pode sim ocasionar doenças psicológicas. Manter contato social, divertir-se e descansar são coisas que ajudam a manter os estudos de forma mais equilibrada e diminuem a probabilidade de você desenvolver essas doenças.

 

  1. Não fazer questões

 

Uma vez eu conversei com uma menina que disse que não fazia questões porque tinha medo de errar. Na verdade, ela tinha tentado fazer alguns exercícios, não teve uma boa nota, aí ficou triste e resolveu não mais fazer questões. Eu perguntei como ela tinha ido na prova, e ela disse que havia sido reprovada. Você pode seguir os passos dela, mas só se você não quiser passar na sua prova.

 

São as questões que vão te permitir conhecer a banca do concurso e o que ela tende a cobrar nas provas, aprender onde você está acertando e errando, no que precisa melhorar e reforçar os seus estudos, quais ajustes precisa fazer nos seus materiais de revisão, e também vai aprender a cronometrar seu tempo de resolução para aprimorá-lo até o dia da prova.

 

Fazer questões é essencial nos estudos para concursos, e estas não podem ser deixadas de lado por qualquer que seja o motivo.

 

Infelizmente, a gente aprende a ter medo de errar desde muito novos, mas precisamos mudar nossa mentalidade e começar a aprender com cada um dos nossos erros. Eles são somente guias de como e o que precisamos melhorar! Não desperdice essa oportunidade!

 

Ah, e questões devem ser feitas desde o primeiro dia/momento de estudos, mesmo que você ache que não tem “base” ainda para resolvê-las. Se você ficar esperando o “momento certo” de respondê-las, vai acabar como a menina do exemplo acima.

Eu tenho certeza de que, depois de ler tudo, você já entendeu que essas são dicas sobre o que não fazer, pois seu objetivo não é reprovar, e sim passar em concursos, certo? Então aproveite esses ensinamentos básicos e utilize-os como um mantra na sua vida. Leia o edital completo, faça seu planejamento, estude todas as matérias (mesmo as que você não gosta), descanse e faça muitas, muitas questões, mesmo que você não se sinta preparado para isso.

Avatar


19 de Agosto de 2020