O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou em sua conta pessoal do Twitter de que amanhã, 9 de fevereiro, será encaminhada a Reforma Administrativa para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
Estarei encaminhando amanhã para a CCJ a reforma administrativa como o primeiro pontapé para a discussão dessa matéria. Estou me comprometendo a fazer a discussão e levar para o plenário.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) February 8, 2021
A proposta, enviada pelo presidente Bolsonaro em setembro do ano passado, estabelece, dentre outras coisas, a meritocracia e igualdade no serviço público por meio de avaliações de desempenho regulares. Além disso, a estabilidade pode estar em xeque, uma vez que com a reforma deixa de existir o chamado Regime Jurídico Único e passam a coexistir outras possibilidades de contratações.
A medida, entretanto, passaria a valer apenas para aprovados em concursos públicos após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição.
A equipe do Gran Cursos Online está atenta a este assunto de interesse de todos os concurseiros. Estamos buscando mais informações para deixá-los informados sobre propostas que afetam diretamente as carreiras públicas.
O que muda?
Confira a análise dos especialistas em concursos públicos e professores do Gran Cursos Online, Vandré Amorim e Anderson Ferreira:
Carreiras típicas de estado
O professor e coordenador Vandré Amorim conversou com o Presidente do Fonacate, Rudinei Marques. A live foi direcionada para entender um dos pontos da proposta de reforma: as carreiras típicas de estado. Assista ao vídeo disponibilizado logo abaixo e entenda quais são as carreiras consideradas típicas de estado.
Participe da conversa