Atenção, concurseiro! Se você está se preparando para o Concurso Belo Horizonte, a resolução de questões com gabarito comentado não pode faltar na sua rotina de estudos! Afinal, esse é um dos métodos que mais aprova em concursos públicos! O Concurso Belo Horizonte prevê mais de mil oportunidades para os níveis médio, técnico e superior na área da saúde . Acompanhe o artigo para ficar para conferir mais detalhe sobre o certame e para ter acesso a um rico acervo de questões GRATUITAS com gabarito comentado.
Clique aqui para saber TUDO sobre o Concurso Belo Horizonte!
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: o que cai na prova?
Confira abaixo a relação de assuntos cobrados para cada um dos níveis de cargos previstos no Concurso Belo Horizonte para área da saúde:
Disciplinas | |
---|---|
Nível médio | Questões |
Língua Portuguesa | 10 |
Saúde Pública | 15 |
Noções de Informática | 5 |
Conhecimentos Específicos | 20 |
Nível técnico | Questões |
Língua Portuguesa | 10 |
Saúde Pública | 15 |
Conhecimentos Específicos | 25 |
Nível superior | Questões |
Saúde Pública | 15 |
Conhecimentos Específicos | 35 |
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: banca organizadora
A banca organizadora responsável pelo certame é a RBO (Assessoria Pública e Projetos Municipais), conhecida por estruturar itens mais simples e diretos, possuindo ainda algumas semelhanças com outra banca examinadora, o Instituto AOCP.
Isso, contudo, não descarta a necessidade de se responder muitas questões para se preparar! Exatamente por ter um nível menor de cobrança, a tolerância para erros em um concurso organizado pela banca RBO é praticamente nula e você precisa garantir o maior número de itens possíveis!
Para acessar uma lista completa de questões da banca RBO, clique aqui!
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: resolva questões
A banca RBO (Assessoria Pública e Projetos Municipais) não chegou a produzir um volume tão robusto de questões quanto outras bancas mais famosas, como CESPE/Cebraspe ou Vunesp.
Contudo, isso não pode e nem deve atrapalhar os seus estudos! Caso você responda todas as questões disponíveis formuladas pela banca RBO, uma boa sugestão é filtrar questões pelo assunto específico previsto no conteúdo programático e resolver questões também do Instituto AOCP.
Para te ajudar a encontrar essas e outras questões mais facilmente, conte com o Gran Cursos Questões! A plataforma oferece um acervo rico com mais de um milhão de itens, provas anteriores, ferramentas para a criação de programas de estudo e muito mais!
Você não paga NADA para se cadastrar! Clique aqui e revolucione seus estudos!
Acompanhe abaixo algumas questões com resolução comentada que você encontra na plataforma Gran Cursos Questões!
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: Língua Portuguesa
2017. RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais – CPTM – Agente de Serviços de Operação
Atenção às frases a seguir:
I. Tinham batido seis horas no relógio da estação.
II. Mais de um turista já perdeu o trem das 4h.
III. Faltavam comprar os bilhetes para o embarque.
A concordância verbal está correta em
(A). I, apenas.
(B). I e II, apenas.
(C). I e II, apenas.
(D). II e III, apenas.
(E). I, II e III.
Resposta comentada
Letra B.
I: correta. Quando os verbos bater, dar e soar estiverem indicando horas, deve-se identificar o sujeito para realizar a concordância. Na frase “tinham batido seis horas horas no relógio da estação, o sujeito é seis horas. Portanto, a forma verbal tinham batido vai para o plural concordando com seu sujeito que está no plural.
II: correta. De acordo com as regras de concordância verbal, quando o sujeito é introduzido pela expressão mais de um, o verbo deve ficar no singular.
III: incorreta. A oração comprar os bilhetes para o embarque funciona como objeto direto do verbo faltavam. Esse objeto direto oracional está no singular, ou seja, faltava apenas uma ação: comprar os bilhetes para o embarque. Por essa razão, verbo deve ficar no singular: Faltava comprar os bilhetes para o embarque.
*Resposta pela professora Analine Rosa da equipe Gran Cursos Questões.
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: Direito Sanitário e Saúde
2017. AOCP – EBSERH – Técnico em Enfermagem
De acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, considerando os objetivos e atribuições do SUS, é correto afirmar que
(A). não é campo de atuação do SUS a assistência terapêutica integral.
(B). conceitua-se Saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.
(C). a Vigilância sanitária avalia os fatores determinantes e condicionantes de saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
(D). a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho não abrange as competências da Saúde do Trabalhador.
(E). não compete ao SUS executar ações de colaboração na proteção do meio ambiente.
Resposta comentada
Letra B.
A .
não é campo de atuação do SUS a assistência terapêutica integral.
Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I – a execução de ações:
a) de vigilância sanitária;
b) de vigilância epidemiológica;
c) de saúde do trabalhador; e
d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;
B .CORRETA
conceitua-se Saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.
Art. 6º § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho
C .
a Vigilância sanitária avalia os fatores determinantes e condicionantes de saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
§ 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
D .
a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho não abrange as competências da Saúde do Trabalhador.
I – assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;
E .
não compete ao SUS executar ações de colaboração na proteção do meio ambiente.
VII – participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente;
REFERÊNCIA(S): LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990(LOS). Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
*Resposta pela professora Daiana Aparecida Silva da equipe Gran Cursos Questões.
Concurso Belo Horizonte na área da saúde: diversifique seus estudos!
Para se preparar ainda mais para o Concurso Belo Horizonte, assista agora mesmo os vídeos de Treinamento Intensivo voltados para diferentes cargos previstos no edital. Confira abaixo o vídeo de Treinamento Intensivo para os cargos de enfermagem com a professora Natale Souza!
Participe da conversa