Concurso Belo Horizonte: questões para área da saúde. Confira!

O edital para o Concurso Belo Horizonte prevê 1.068 vagas para a área da saúde. Descubra como se preparar com a resolução de questões e garantir a sua vaga na Prefeitura de Belo Horizonte (MG)!

Avatar


07 de abril4 min. de leitura

Atenção, concurseiro! Se você está se preparando para o Concurso Belo Horizonte, a resolução de questões com gabarito comentado não pode faltar na sua rotina de estudos! Afinal, esse é um dos métodos que mais aprova em concursos públicos! O Concurso Belo Horizonte prevê mais de mil oportunidades para os níveis médio, técnico e superior na área da saúde . Acompanhe o artigo para ficar para conferir mais detalhe sobre o certame e para ter acesso a um rico acervo de questões GRATUITAS com gabarito comentado.

Clique aqui para saber TUDO sobre o Concurso Belo Horizonte!

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: o que cai na prova?

Confira abaixo a relação de assuntos cobrados para cada um dos níveis de cargos previstos no Concurso Belo Horizonte para área da saúde:

Disciplinas
Nível médio Questões
Língua Portuguesa 10
Saúde Pública 15
Noções de Informática 5
Conhecimentos Específicos 20
Nível técnico Questões
Língua Portuguesa 10
Saúde Pública 15
Conhecimentos Específicos 25
Nível superior Questões
Saúde Pública 15
Conhecimentos Específicos 35

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: banca organizadora

A banca organizadora responsável pelo certame é a RBO (Assessoria Pública e Projetos Municipais), conhecida por estruturar itens mais simples e diretos, possuindo ainda algumas semelhanças com outra banca examinadora, o Instituto AOCP.

Isso, contudo, não descarta a necessidade de se responder muitas questões para se preparar! Exatamente por ter um nível menor de cobrança, a tolerância para erros em um concurso organizado pela banca RBO é praticamente nula e você precisa garantir o maior número de itens possíveis!

Para acessar uma lista completa de questões da banca RBO, clique aqui! 

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: resolva questões

A banca RBO (Assessoria Pública e Projetos Municipais) não chegou a produzir um volume tão robusto de questões quanto outras bancas mais famosas, como CESPE/Cebraspe ou Vunesp.

Contudo, isso não pode e nem deve atrapalhar os seus estudos! Caso você responda todas as questões disponíveis formuladas pela banca RBO, uma boa sugestão é filtrar questões pelo assunto específico previsto no conteúdo programático e resolver questões também do Instituto AOCP.

Para te ajudar a encontrar essas e outras questões mais facilmente, conte com o Gran Cursos Questões! A plataforma oferece um acervo rico com mais de um milhão de itens, provas anteriores, ferramentas para a criação de programas de estudo e muito mais!

Você não paga NADA para se cadastrar! Clique aqui e revolucione seus estudos!

Acompanhe abaixo algumas questões com resolução comentada que você encontra na plataforma Gran Cursos Questões!

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: Língua Portuguesa

2017. RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais – CPTM – Agente de Serviços de Operação

Atenção às frases a seguir:

I. Tinham batido seis horas no relógio da estação.
II. Mais de um turista já perdeu o trem das 4h.
III. Faltavam comprar os bilhetes para o embarque.

A concordância verbal está correta em

(A). I, apenas.
(B). I e II, apenas.
(C). I e II, apenas.
(D). II e III, apenas.
(E). I, II e III.

Resposta comentada

Letra B.

I: correta. Quando os verbos bater, dar e soar estiverem indicando horas, deve-se identificar o sujeito para realizar a concordância. Na frase “tinham batido seis horas horas no relógio da estação, o sujeito é seis horas. Portanto, a forma verbal tinham batido vai para o plural concordando com seu sujeito que está no plural.

II: correta. De acordo com as regras de concordância verbal, quando o sujeito é introduzido pela expressão mais de um, o verbo deve ficar no singular.

III: incorreta. A oração comprar os bilhetes para o embarque funciona como objeto direto do verbo faltavam. Esse objeto direto oracional está no singular, ou seja, faltava apenas uma ação: comprar os bilhetes para o embarque. Por essa razão, verbo deve ficar no singular: Faltava comprar os bilhetes para o embarque.

*Resposta pela professora Analine Rosa da equipe Gran Cursos Questões.

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: Direito Sanitário e Saúde

2017. AOCP – EBSERH – Técnico em Enfermagem

De acordo com a Lei nº 8.080 de 1990, considerando os objetivos e atribuições do SUS, é correto afirmar que

(A). não é campo de atuação do SUS a assistência terapêutica integral.
(B). conceitua-se Saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.
(C). a Vigilância sanitária avalia os fatores determinantes e condicionantes de saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
(D). a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho não abrange as competências da Saúde do Trabalhador.
(E). não compete ao SUS executar ações de colaboração na proteção do meio ambiente.

Resposta comentada 

Letra B.

A .

não é campo de atuação do SUS a assistência terapêutica integral.

Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

I – a execução de ações:

a) de vigilância sanitária;

b) de vigilância epidemiológica;

c) de saúde do trabalhador; e

d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

B .CORRETA

conceitua-se Saúde do trabalhador como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.

Art. 6º § 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho

C .

a Vigilância sanitária avalia os fatores determinantes e condicionantes de saúde, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

§ 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

D .

a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho não abrange as competências da Saúde do Trabalhador.

I – assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

E .

não compete ao SUS executar ações de colaboração na proteção do meio ambiente.

VII – participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente;

REFERÊNCIA(S): LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990(LOS). Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

*Resposta pela professora Daiana Aparecida Silva da equipe Gran Cursos Questões.

Concurso Belo Horizonte na área da saúde: diversifique seus estudos!

Para se preparar ainda mais para o Concurso Belo Horizonte, assista agora mesmo os vídeos de Treinamento Intensivo voltados para diferentes cargos previstos no edital. Confira abaixo o vídeo de Treinamento Intensivo para os cargos de enfermagem com a professora Natale Souza!

Avatar


07 de abril4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões