Resumo para concursos: como fazer de maneira otimizada?

O resumo para concursos simplifica a matéria, potencializa o aprendizado e contribui para revisões mais eficientes. Confira as principais dicas e métodos de como formular e otimizar os seus resumos!

Avatar


4 de Agosto de 2022

Você tem o hábito de utilizar o resumo para concursos em sua rotina de estudos? Por meio dessa técnica é possível simplificar e até mesmo reduzir o volume de conteúdo a ser estudado: isso porque, com bons resumos, raramente existe a necessidade de estudar uma disciplina novamente do zero. Além disso, também economiza muito tempo: um recurso extremamente precioso para todo concurseiro.

Dito isso, estruturar um bom resumo para concursos pode ser um desafio para muitas pessoas. Na maioria dos casos, a tentativa acaba gerando materiais longos que não atendem às expectativas. Se este é o seu caso ou se você está buscando técnicas para melhorar seus resumos, este artigo é para você! Acompanhe!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Resumo para concursos: por que é tão importante?

Estudar para concursos públicos precisa ser uma ação planejada para que possa gerar bons frutos. Afinal, na maioria das vezes, são muitos conteúdos a serem vistos em muito pouco tempo. Dentre esses assuntos, nem todos os detalhes são relevantes: o papel do resumo para concursos é ser uma concretização dessa triagem.

Quando você produz um bom resumo para concursos, desfruta dos benefícios desde a confecção até as posteriores leituras/ consultas. Isso porque, para estruturá-los, fazemos uso das técnicas de aprendizado mais eficientes, de acordo com a pirâmide de aprendizado de William Glasser. Veja:

Concursos na área da educação: como se preparar? VEJA!

Note que a compreensão e retenção de conteúdo fica em 95% quando explicamos, resumimos, estruturamos, definimos e ilustramos: todas essas habilidades são exercitadas na produção de um bom resumo para concursos. Assim, podemos concluir que a técnica é essencial para otimizar resultados.

Por fim, o resumo para concursos também serve como uma maneira de economizar tempo. Deve-se sempre evitar estudar uma matéria já estudada novamente do zero. Por isso, a depender dos conteúdos, os resumos podem ser úteis para mais de um processo de preparação, especialmente se as seleções pertencerem à mesma carreira.

Resumo para concursos: como fazer?

Como mencionamos no início do artigo, fazer um bom resumo para concursos pode ser desafiador, especialmente no princípio da sua jornada como concurseiro. Navegue pelo índice abaixo para conferir os principais passos:

  1. Defina os principais pontos do seu resumo para concursos 
  2. Faça a divisão em blocos 
  3. Faça seus resumos à mão 
  4. Evite copiar trechos
  5. Diversifique técnicas de resumo
  6. Siga um padrão
  7. Melhore seus resumos

1. Defina o que entrará no seu resumo

O resumo para concursos é uma síntese, isto é, apresenta apenas os principais assuntos e pontos de determinada matéria de acordo com os padrões de avaliação e cobrança das bancas e órgãos públicos. Afinal, vale sempre lembrar: você está estudando para ser aprovado e não para se tornar um especialista em todos os assuntos previstos em edital.

Também vale lembrar que nem toda matéria necessita de um resumo: a produção desses materiais costuma demandar muito tempo e deve ser reservada apenas às matérias mais relevantes para o certame. Isto é, as que apresentam um maior quantitativo de questões ou são específicas.

Dito isso, nem sempre é fácil definir quais são os assuntos mais importantes, especialmente se é a sua primeira vez estudando um conteúdo. Costuma ser daí, na realidade, que surgem os “resumos monstros” que mais parecem uma segunda apostila do que uma síntese.

Identificando os assuntos mais relevantes para o seu resumo:

Para te auxiliar na identificação dos assuntos mais relevantes, algumas práticas podem te ajudar. Veja quais são:

  • Resolução de questões: refletem diretamente os padrões de cobrança da banca organizadora e da seleção específica. Você pode realizar o Simulado Zero para contar com esse direcionamento desde o início da sua preparação.
  • Direcionamento de professores: ao assistir as videoaulas preparatórias, é comum que os professores façam indicações dos conteúdos mais importantes. Leve essas informações em consideração.
  • Filtro de Assuntos Frequentes: você sabia que o Gran Cursos Questões possui um filtro especial de assuntos frequentes? Por meio dele, todo o processo de análise das questões cobradas em provas passadas é feito automaticamente e traduzido em estatísticas, apresentando os assuntos mais cobrados em cada disciplina.  Veja abaixo como funciona:
Assuntos Frequentes - Resumo para concursos

Concurso IBAMA: assuntos mais relevantes em Direito Ambiental

O filtro de Assuntos Frequentes pode ser acessado de maneira gratuita por meio da plataforma Gran Cursos Questões. Basta fazer o seu cadastro na plataforma.  Acesse o recurso por aqui! 

Estude com questões grátis!

Além de contar com o filtro de Assuntos Frequentes, o Gran Cursos Questões também reúne um rico banco de exercícios para concursos públicos, provas passadas e simulados inéditos! Assim, você pode garantir a melhor filtragem de assuntos relevantes para as provas! Você não paga nada para se cadastrar!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

2. Divida seu resumo em blocos

O formato de texto corrido e longo não é tão interessante no caso de resumo para concursos. Afinal, esse recurso deverá agir de maneira mais dinâmica na sua memória, constantemente despertando sua atenção para associações e encadeamento de ideias.

Assim, se for estruturar um resumo para Língua Portuguesa, por exemplo, faça claras distinções entre os diferentes assuntos: um bloco para pontuação, outro para crase, outro para uso da vírgula e assim adiante. De certa maneira, será como fazer diversos pequenos resumos dentro de cada matéria.

Utilize cores, setas e sinais para indicar a divisão de blocos. Assim, além de localizar cada assunto com mais facilidade, você também consegue organizar melhor seu tempo e suas pausas. Uma outra dica é mover blocos de conteúdos de maneira planejada, colocando próximos aqueles que têm relação entre si.

Volte ao topo

3. Faça seus resumos à mão

Quando foi a última vez que você efetivamente sentou para escrever algo com papel e caneta? Pode parecer uma pergunta estranha, mas a verdade é que a maioria das pessoas praticamente não faz mais isso. Os laptops, celulares e tablets estão cada vez mais presentes nos mais variados momentos da nossa vida, inclusive nos estudos.

Logo, seria natural assumir que é uma boa ideia utilizá-los para estruturar o seu resumo para concursos, certo? Não é bem assim. Na realidade, estudos já relataram (2014, Oppenheimer, Muller; The Pen Is Mightier Than the Keyboard: Advantages of Longhand Over Laptop Note Taking) que a retenção de informações costuma ser maior quando os estudantes escrevem as informações manualmente.

Isso pode ser devido a uma série de fatores que vão desde a ajuda que recebemos dos dispositivos (como funcionalidades para corrigir e completar frases), agilidade e necessidade de concentração. Também temos a tendência a escrever mais quando estamos digitando.

Levando tudo isso em  consideração , sempre que possível, estruture a primeira versão do seu resumo para concursos à mão, buscando sintetizar cada tópico em poucas e (com as suas!) palavras. Depois de concluído, nada impede que você o digitalize, tornando o acesso mais rápido e simples.

Volte ao topo

4. Evite copiar trechos

Neste ponto é importante destacar que fichamento e resumo são coisas diferentes. No fichamento ocorre a cópia exata de importantes trechos, para a composição de um segundo material com as passagens mais importantes. No resumo, o aluno transcreve em poucas palavras o que entendeu sobre o conceito estudado.

Não existe nada errado em utilizar a técnica de fichamento para estudar algumas matérias que valorizam mais a memorização, como é o caso do estudo de leis e dispositivos legais. Porém, para fazer um bom resumo para concursos, a abordagem deve ser outra!

Esse material deve ser uma releitura do conteúdo confeccionado por você, introduzindo os termos com a sua linguagem e raciocínio. Afinal, o intuito é facilitar a compreensão desse conteúdo de maneira mais rápida durante as revisões!

Volte ao topo

5. Diversifique suas técnicas de resumo

O resumo escrito para concursos formulado em tópicos a partir do seu entendimento é apenas uma das maneiras de estruturar o seu material de revisão. A depender da matéria, você também poderá formular seus materiais como flashcards, mapas mentais e tabelas:

  • Flashcards: são cartões que possuem pergunta e resposta, uma de cada lado. Podem ser utilizados para a memorização de termos, por exemplo.
  • Mapas mentais: esquemas que apresentam um conceito fundamental e ramificações deste, promovendo o encadeamento de ideias em um raciocínio.
  • Tabelas: ajuda na separação de blocos e conceitos, favorecendo a ideia de agrupamento e organização.

A recomendação é variar as técnicas, utilizando-as em conjunto na sua rotina de estudos. Afinal, cada uma delas apresenta um diferente propósito.

Volte ao topo

6. Siga um padrão para seus resumos

Ainda que você possa variar em técnicas, é importante que seu resumo para concursos seja unificado no sentido de sempre seguir as mesmas regras para o uso de cores, símbolos e siglas. Esses recursos são muito benéficos para despertar a atenção para determinados pontos e otimizar o processo de aprendizado, estimulando também a memória visual.

Porém, podem acabar sendo uma espada de dois gumes se não existir nenhum tipo de padronização. Se você marcar conteúdos importantes com a cor vermelha no resumo de Língua Portuguesa e depois utilizar a cor verde para marcar assuntos importantes em matemática, pode acabar se confundindo nos próprios códigos, especialmente se estiver cansado.

Para evitar que isso aconteça, estabeleça um sistema simples de cores e siga-o! (Você pode anotar as legendas das cores utilizadas em cada resumo para se lembrar delas).

Volte ao topo

7. Melhore seus resumos

Terminar um resumo para concursos não significa que ele nunca mais poderá ser alterado. De fato, a tendência conforme você aprende mais sobre determinado conteúdo e entende a banca examinadora é que algumas percepções mudem e o conteúdo do seu resumo passe a ficar desatualizado. Em casos assim, não há qualquer prejuízo em refazer o resumo ou confeccionar um novo material.

De fato, todas as vezes que você faz um resumo para concursos, está estudando ativamente o conteúdo, com um alto nível de aproveitamento. Só é preciso cuidado para não drenar todo seu tempo de preparação com essa técnica.

Uma boa preparação para concursos é variada e inclui também a resolução de questões, simulados, a realização de revisões e o aprendizado de novos conteúdos. Para equilibrar tudo isso, é importante que você possua um bom cronograma de estudos!

Resumo para concursos: aprimore sua técnica com a aula gratuita!

Se você gostou do conteúdo, que tal complementá-lo com uma aula gratuita e em vídeo? Saiba mais sobre as melhores técnicas de resumo para concursos e as maneiras de tornar seu materiais de revisão mais eficientes!

Aprimore seus resumo para concursos e outras técnicas de estudo com o Gran Cursos Online!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já conhece as principais dicas para formular melhores resumos para concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


4 de Agosto de 2022

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque