Estudar por questões: como aprender com os erros?

Ninguém gosta de errar, isso é fato. Mas você sabia que os erros podem ser grandes aliados no processo de estudar por questões? Descubra como aprender com os seus erros e otimizar sua preparação para concursos públicos!

Por
5 min. de leitura

Um dos grandes desafios na hora de estudar por questões está em encarar os erros, especialmente quando eles acontecem com frequência. Errar, afinal de contas, traz frustração e ninguém gosta de passar por isso. Dito isso, encarar os erros de maneira diferente pode ser o que você precisa para otimizar sua preparação para concursos ao máximo. Mas como fazer isso de maneira prática?

Pensando em auxiliar você nessa missão, criamos este conteúdo com as principais dicas de como aprender com os erros ao estudar por questões. Confira!

Estudar por questões: por que você não deve fugir dos erros

Ao estudar por questões, é comum não se lembrar dos itens que você acertou. Analogamente, lembrar-se de um item que você errou costuma ser bem mais fácil. Afinal, especialmente se você julgava que iria acertar, existe uma quebra de expectativa.

Essa pequena quebra de expectativa, antes mesmo de gerar frustração, resulta em um pico momentâneo de atenção. De fato, é exatamente esse momento que permite que você reconheça e se lembre do exercício, mesmo muito tempo depois de já ter passado por ele.

Quando você foca em aprender com os erros, essa resposta natural pode ser utilizada ao seu favor e promover um aprendizado ainda maior no ato de estudar por questões. Ao preencher essa pequena janela de tempo com a leitura de um comentário sobre as causas do erro, por exemplo, as chances de lembrar da questão atrelada à sua justificativa são muito maiores.

Por isso, na próxima vez que você errar uma questão de concurso, não apenas passe por ela! Busque verificar se o gabarito possui algum comentário ou quais são as justificativas para o erro. Apesar de parecer algo pequeno, esse hábito pode fazer toda a diferença na memorização de conteúdo.

Estudar por questões: dicas práticas para aprender com os erros

Agora que você já conhece os mecanismos mentais que podem tornar os erros seu aliados na hora de estudar por questões, confira outras dicas práticas de como utilizá-los ao seu favor!

Encare o medo

Como já reforçamos algumas vezes durante o conteúdo, errar não é uma situação confortável. A expectativa depois de tantas horas de estudo e dedicação, afinal de contas, é de acertar todas as questões. Por isso, errar pode trazer não só frustração, mas também falta de vontade de continuar estudando.

No entanto, é preciso ressaltar que o erro é algo cotidiano na preparação para concursos públicos. Ainda que você conheça muito sobre determinada matéria e tenha estudado o suficiente, ainda existe a possibilidade de errar por não estar acostumado à maneira como as questões são elaboradas ou conhecer os assuntos mais relevantes para a elaboração das provas.

Basta pensar que cada banca examinadora tem um perfil diferente e, em sua missão de filtrar candidatos, muitas vezes apostam não só em pegadinhas, como também em outros recursos para tornar os itens mais difíceis.

Por todas essas razões, é comum ter um alto percentual de erros, especialmente no início. Contudo, se você persistir nos estudos e buscar aprender com os erros em todas as oportunidades, também perceberá como eles se tornarão cada vez mais escassos.

Ser aprovado, afinal de contas, é questão de prática! Você está se preparando para uma avaliação objetiva. Logo, muito além do que apenas aprender, o segredo para a aprovação está em saber como fazer a prova. E, para chegar até lá, os erros fazem parte do caminho. Por todas essas razões, não deixe de incluir o estudo por questões na sua rotina sempre que possível.

Acompanhe o seu percentual

Medir o percentual de acertos pode ajudar você a compreender quais são os temas que precisam de mais atenção e acompanhar a sua evolução dentro de cada matéria. De fato, essa análise é tão importante que pode ajudar a guiar a sua preparação ao estudar por questões.

Se você avalia o seu percentual de erros para a matéria Língua Portuguesa , por exemplo,  e encontra o valor de 60%, pode classificar sua preparação como ainda no momento “patrola”. Então, o foco estará em resolver mais questões, prestando bastante atenção aos padrões de cobrança e linguagem empregada pelas bancas.

Já para uma matéria com percentual de acerto de 75%, o momento já é outro, voltado para a triagem de conhecimentos mais importantes e assim por diante!

Essas análises auxiliam tanto no momento específico de estudar por questões, como também na hora de organizar seus planos de estudos. Afinal, matérias com baixo percentual de acertos não precisarão de tanto tempo de dedicação quanto aquelas onde os erros ainda estão muito presentes. Dessa forma, garante-se uma preparação ainda mais direcionada.

Mas como obter o meu percentual de acertos?

Obter o valor do seu percentual de acertos sem uma plataforma para auxiliá-lo pode ser desafiador. Pensando nisso, o Gran Cursos Questões oferece ferramentas automáticas de análise de desempenho, com percentuais de erros e acertos.

No painel do aluno, você acompanha suas estatísticas gerais, ou seja, para todas as questões resolvidas. No entanto, por meio da área de simulados, você pode organizar avaliações 100% voltadas para a matéria que gostaria de avaliar. Assim, o percentual de acertos e erros limita-se apenas às questões resolvidas e se torna mais específica!

Conheça os painéis de desempenho do Gran Cursos Questões!

Tenha um caderno de questões

Apesar das chances de lembrar de uma questão errada serem maiores, é comum que você não se lembre mais delas com tanta clareza com o passar do tempo. Afinal das contas, a tendência natural do cérebro é de esquecer cerca de 50% de tudo que aprendemos. Esse fenômeno é chamado de Curva do Esquecimento e foi estudado pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus.

Apesar de parecer assustadora, essa capacidade de esquecimento existe para preservar nossa saúde. Basta pensar que estamos expostos à estímulos e informações em todos os momentos do dia, sejam eles conscientes ou inconscientes. Assim, para que não fique sobrecarregado, o cérebro deve se livrar do que não for considerado relevante.

Mas apenas prestar muita atenção aos estudos não garante que o cérebro classificará determinada informação como importante. Por isso é tão importante produzir materiais de revisão e utilizá-los periodicamente.

Nesse sentido, o caderno de questões erradas poderá auxiliar você a não se esquecer de quais foram os pontos chave do erro e ainda possibilitar que você resolva as questões novamente em uma data posterior. Como resultado, você cobre seus pontos de dúvida de maneira mais direta.

Como criar um caderno de questões?

Um caderno de questões deve reunir as questões erradas e seus gabaritos comentados. Também deve ser de fácil acesso e, de preferência, dividido por matérias. Fazer isso manualmente, sem o apoio de uma plataforma, é possível, mas bem mais complicado do que seria ao utilizar o Gran Cursos Questões!

Por meio do recurso marcadores, você pode criar quantos cadernos de questões desejar, adicionando questões e gabaritos com apenas um clique. E tem mais! Depois de reunidas, as questões podem ser resolvidas separadamente ou em formato de simulado!

Confira o passo a passo para criar o seu caderno de questões!

Estude com questões comentadas

As questões comentadas são aquelas que apresentam um comentário de gabarito, realizado por um professor ou especialista no assunto. Exatamente por isso, costumam ser muito didáticas e desenvolvidas, permitindo que você entenda perfeitamente onde errou.

Ao estudar por questões comentadas, você não só aproveita os segundos adicionais de atenção amplificada ao se deparar com um erro, como também pode utilizar os comentários para complementar o seu material de revisão. Afinal, algumas coisas são mais bem compreendidas dentro de um contexto, como é o caso dos exercícios.

Onde encontrar questões comentadas?

Além dos painéis de desempenho e cadernos de erros, no Gran Cursos Questões você também encontra mais de 2 milhões de itens para resolver, retirados de provas anteriores ou inéditos! Desse número, muitos itens já receberam comentários de professores e especialistas, permitindo que os seus treinos sejam ainda mais produtivos! A melhor parte? Você não paga nada para se cadastrar!

Comece a resolver questões comentadas gratuitamente! 

Estudar por questões e outros recursos: conte com o Gran!

O Gran Cursos Online oferece recursos diversos para garantir o máximo de diversificação na sua preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto opções pagas quanto gratuitas. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura