A importância da preparação antecipada: não seja refém do edital!

Avatar


4 de Abril de 2016

preparação antecipadaNós, do Gran Cursos Online, temos uma recomendação que consideramos fundamental: não espere o edital sair para começar a estudar. Esse é um erro crasso, que pode custar uma grande decepção: a reprovação no certame dos sonhos. Quando o edital ainda não saiu, mas já se sabe que o concurso vai ser realizado – ou porque se tem a autorização ou porque se tem o pedido para a realização –, a melhor estratégia é se basear no edital do certame anterior. Normalmente, as mudanças são poucas: algo entre 10% e 20% apenas. Logo, é possível estudar e adiantar bastante a caminhada, sobretudo em relação às matérias básicas: direito constitucional, direito administrativo, língua portuguesa, informática e raciocínio lógico. Além do mais, quando o edital sair, o candidato que já estiver estudando levará vantagem sobre quem ainda vai começar a preparação. Essa pode ser a diferença que garantirá a vaga daquele que tiver se preparado melhor e com mais antecedência.

Em média, uma boa preparação começa a dar frutos – aprovações – a partir de 12 a 18 meses de intenso estudo. Entretanto, ao se preparar para o concurso de Auditor do TCU, por exemplo, que cobra mais de 15 disciplinas, algumas delas bastante densas, percebe-se que é quase impossível adquirir todo esse conhecimento em apenas alguns meses. É por isso que as maiores armas do concurseiro são a disciplina; a capacidade de investir em seu objetivo, um pouco, todos os dias; e a disposição para fazer a preparação de longo prazo – de um a três anos. Isso vale especialmente para quem busca se preparar para as carreiras fiscais, jurídicas e de gestão governamental.

Um concurseiro precisa entender que a grande maioria dos conteúdos que são cobrados nos principais concursos públicos não são ensinados na faculdade, na universidade ou no colégio. São conteúdos ministrados em escolas preparatórias – cursos online ou presenciais – e apresentados em livros e apostilas dirigidas e com linguagem própria das principais bancas examinadoras. A humildade de assimilar essa dica pode fazer a diferença entre a aprovação e a reprovação.

Para os graduados, um alerta: o estudo para concursos é totalmente diferente do estudo acadêmico. Por isso, ainda que o candidato tenha excelente base, no início da preparação, ele deve sempre estudar por cursos, apostilas e livros didáticos dirigidos para concursos. A maneira de cobrança das bancas examinadoras é muito diferente do formato de cobrança em exames universitários. Entender isso é essencial para direcionar os seus estudos.

Outra importante dica é procurar escolher a carreira pública pela vocação, pela afinidade com as atribuições do cargo, pelo clima psicológico do trabalho, pela experiência, pela formação etc. Nunca escolha a carreira pública pelo salário inicial ou pelo número de vagas. Sugerimos conhecer a lei que criou a carreira e o local de trabalho em que deseja ficar em grande parte das horas do seu dia.

Um estudo publicado na revista científica Psychological Science in the Public Interest revelou que resolver testes práticos é uma das duas melhores técnicas de estudo. A pesquisa demostrou que esse método é até duas vezes mais eficiente do que os outros. No caso específico dos estudos para concurso público, a recomendação é resolver o máximo possível de questões de provas anteriores (o ideal são pelo menos 50 questões por dia até chegar à meta de 3 a 5 mil questões). Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão, adequado para o nível do cargo e de preferência da mesma banca, ou de uma banca com estilo similar, se possível. No Gran Cursos Online, disponibilizamos, gratuitamente, para todos os alunos, acesso a um banco de simulados com mais de 200.000 questões de provas anteriores, atualizado sempre com novas questões de provas aplicadas recentemente.

Outra excelente técnica consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um único bloco na véspera da prova. Pesquisas indicam que o tempo de distribuição das sessões de estudo considerado ótimo é de 10% a 20% do período em que o conteúdo precisa ser lembrado. Com base nessa conta, se a pretensão é lembrar-se de algo por cinco anos, deve-se espaçar o aprendizado a cada seis meses. Se a intenção é lembrar-se de um conteúdo por uma semana, deve-se estudar uma vez por dia. A prática distribuída também pode ser interpretada como distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, com intervalos para descanso. Por exemplo, estuda-se durante uma hora pela manhã, uma hora pela tarde e outra hora de noite. As matérias mais complexas ou com maior peso devem ser estudadas pela manhã e aquelas que você mais domina ou que são mais fáceis, à noite.

Quando o edital for publicado, sugerimos que o candidato faça um plano de estudo para vencer, ponto a ponto, as disciplinas específicas e a elaboração de muitos resumos, para, nas semanas que antecedem o “dia D”, sejam feitas muitas revisões. Lembrando que todas as matérias deverão ser estudadas e/ou revisadas, em seus principais pontos, em todos os dias da preparação. A nossa mente é seletiva e trabalha assim: você lança as informações na memória de curto prazo, dá o comando de que aquilo é importante e deverá ser memorizado, e, à noite, aquela informação dita importante será armazenada na memória de longo prazo para ser acessada quando for necessário.

Não tomem essas considerações como meras palavras de motivação, voltadas simplesmente a estimular vocês a entrarem na “fila” ou a continuarem firmes nos estudos tão logo se recupere o boom dos editais na praça. O momento é de fincar raízes no chão para, quando o edital for divulgado, ir para cima dos competidores com conteúdo assimilado para ministrar aulas e com a confiança na certeza da aprovação, com a desejada classificação. Saiba, pois, que também é importante, desde logo, planejar o que fazer, como estudar, por quantas horas, em grupo ou individualmente, em cursos online ou presenciais, por matéria ou completo (estilo pacote). Essas perguntas precisam ser respondidas antes de começar a rotina de estudo.

Bons estudos e saiba que você sempre poderá contar com o apoio incondicional e apaixonado de nossa equipe.

GRAN sucesso.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


4 de Abril de 2016