Acessibilidade no Gran: os estudos REALMENTE para todos!

Todos os aplicativos e recursos do Gran são adaptados às diretrizes de acessibilidade da WCAG 3.0, com o objetivo de incluir ainda mais pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras, cognitivas e de aprendizado nos estudos para concursos e exames!

Avatar


19 de Janeiro4 min. de leitura

Quando falamos de Acessibilidade é comum pensar nas adequações realizadas em espaços físicos, possibilitando o amplo acesso e trânsito de pessoas com deficiência. No entanto, o conceito é ainda mais amplo, incluindo os mais diversos âmbito da vida social.

O objetivo da acessibilidade é remover entraves, realizar adequações que permitam que pessoas com deficiências (físicas ou intelectuais), tenham acesso aos mesmos materiais, recursos, ferramentas, espaços e oportunidades oferecidos de maneira ampla.

Aqui no Gran, acreditamos que a educação é um importantíssimo setor na vida de todas as pessoas, possibilitando a oportunidade de transformar vidas completamente e abrir novos caminhos.

Por isso, adequações de acessibilidade estão disponíveis em todos os recursos e aplicativos do Gran. Saiba como funciona!

Acessibilidade e muito mais: garanta preparação completa para concursos e exames com o Gran!

A acessibilidade foi a melhoria trazida para o aplicativo de estudos do Gran em 2023 e não se trata de uma atualização que precisa ser paga para ser acessada.

No entanto, associada à Assinatura Ilimitada, a acessibilidade pode ajudar ainda mais na sua trajetória de aprovação, já que facilita acesso a ferramentas e recursos exclusivos, tais como: Dashboard de Desempenho, Gerenciador de Estudos e acesso a todos os cursos da plataforma!

Em 2024, a Assinatura Ilimitada recebeu ainda mais atualizações, contando agora com: a MAIA (Inteligência Artificial do Gran), questões comentadas por IA, nova plataforma, PDFs sintéticos e o novo cronograma de estudos.

Além disso, a Assinatura Ilimitada 9.0 também oferece preparação completa para concursos públicos e exames, por meio de:

:caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança: Legislação em Destaque;
:robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
:computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro: Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

Acessibilidade no Gran: como funciona?

Existem muitos benefícios de estudar online: além da maior flexibilidade de horários, os alunos também podem avançar no conteúdo de acordo com as suas necessidades, economizar em mensalidades, em locomoção e alimentação fora de casa.

A Acessibilidade também pode ser realizada no contexto da educação EAD e significa realizar adequações, buscar maneiras de tornar conteúdos e aplicativos mais inclusivos para alunos que apresentem algum tipo de deficiência.

Alguns exemplos de adequações, são:  Voice Over, Zoom, Tela e tamanho do texto, conteúdo falado, descrições de áudio, controle por voz, legenda instantânea, suporte a aparelhos auditivos e muito mais!

A Acessibilidade no Gran tem como objetivo trazer essas adequações para todos os recursos, aplicativos e materiais de acordo com as diretrizes da WCAG 3.0 (Web Content Acessibility Guidelines). Em português, essa sigla pode ser traduzida como Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo WEB.

O que é o WCAG 3.0?

De modo resumido, o WCAG 3.0 é um manual de boas práticas para aplicação da Acessibilidade, criado para orientar programadores, designers, web designers e outros profissionais envolvidos na criação de sites, aplicativos e conteúdos WEB,

A primeira versão desse manual foi criada em 1999 pelo Consórcio World Wide Web, teve sua primeira atualização em 2008 (WCAG 2.0) e a mais recente em 2021, com o WCAG 3.0. É possível ler o documento na íntegra por meio do endereço eletrônico: https://www.w3.org/TR/wcag-3.0/.

Acessibilidade no Gran: como acessar?

Por meio do sistema Android ou IOS, é possível ativar opções de acessibilidade por meio do painel de configurações do seu aparelho, acessando a opção de “Acessibilidade.”

Contudo, é preciso que os aplicativos sejam responsivos a essas adequações. E, depois de muito tempo se dedicando a essa missão, o Gran finalmente conseguiu trazer a Acessibilidade para todos os aplicativos e plataformas!

A opção de Acessibilidade pode ser encontrada nos aparelhos eletrônicos de acordo com a imagem abaixo:

Acessibilidade: o estudo para concursos REALMENTE para todos
Acessibilidade no Gran: como ativar no celular

Ao acessar o ícone de Acessibilidade, você poderá encontrar ajustes visuais, auditivos e manuais para operar com mais facilidade pelos conteúdos e recursos do Gran!

Depois de habilitar tais adequações no seu aparelho móvel é só acessar o aplicativo do Gran e começar a estudar!

Acessibilidade no Gran: como auxilia nos estudos?

Com a implantação da Acessibilidade no Gran, pessoas com deficiências visuais, auditivas, cognitivas, de aprendizagem e motoras poderão se preparar com mais conforto, efetivamente consumindo conteúdos adequados para suas realidades. Em alguns caso, apenas com a Acessibilidade os estudos são realmente possíveis.

De fato, Organização das Nações Unidas (ONU) revelou em pesquisas que, sem a implantação de políticas de Acessibilidade na Web, cerca de 25% da população mundial acabará excluída de boa parte dos conteúdos e informações disponibilizados online.

Basta pensar que vivemos em uma sociedade cada vez mais digitalizada para compreender a seriedade dessas estatísticas! Por isso, a Acessibilidade é tão vital!

Sistema GRAN de Ensino: confira todas as razões para estudar com o Gran Cursos Online!

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!

Reinvenção 2024: assista ao lançamento!

A acessibilidade aos recursos e ferramentas da plataforma foi uma das melhorias anunciadas pela Reinvenção 2023 e implantadas ao logo do ano.

Seguindo a tradição, no ano de 2024 o Gran trouxe mais novidades para a plataforma, otimizando ainda mais o seu processo de preparação para concursos e exames. Veja abaixo tudo o que rolou no evento de lançamento!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


19 de Janeiro4 min. de leitura