Acredite: Agora é a melhor hora para você estudar para concursos públicos!

concursos públicos

Crie um projeto de mudança de vida e siga em frente até atingir sua meta!

Segundo dados da Agência Nacional de Proteção aos Concursos (ANPAC), os concursos públicos atraem cerca de 13 milhões de pessoas em todo o país. No entanto, estima-se que apenas 10% delas frequentem cursos de escolas preparatórias e somente 5% dos inscritos sejam competitivos de fato. A conta é mais ou menos esta: de cada 100 inscritos num concurso, 30 nem sequer aparecem para fazer a prova e, dos que comparecem, de 4 a 7 têm chance real de serem classificados. Por isso, você que me lê não deve se importar com a relação candidato/vaga. Preocupe-se, sim, em se preparar adequadamente e com a ajuda de quem tem experiência na área e bons resultados para mostrar.

“E a crise? E os cortes no orçamento? Repito com convicção: não poderia haver momento mais propício para quem quer se preparar para um concurso.”

Não poderia haver momento melhor do que o atual para quem almeja um cargo ou um emprego público como meio de subsistência e de garantia de um futuro mais tranquilo para si e para a família, seja no Executivo, seja no Legislativo, seja no Judiciário. Mas você deve estar se perguntando: E a crise? E os cortes no orçamento? Repito com convicção: não poderia haver momento mais propício para quem quer se preparar para um concurso. Em momentos de crise econômica como o que estamos vivendo no Brasil, milhares de candidatos desistem de seus objetivos, desanimados com as notícias ruins que circulam na mídia sobre a situação delicada do país. Desistem por terem visão apenas de curto prazo, ignorando o fato de que a aprovação em concurso público, sobretudo em certames de alto nível, é um projeto de médio e de longo prazo. Enquanto muitos cedem ao desânimo, outros continuam normalmente o ritmo de estudos. Esses estarão muito mais competitivos quando a enxurrada de editais sair. E não tenha dúvida: isso certamente acontecerá em algum momento, por conta da grave carência de servidores que alguns órgãos e entidades públicas enfrentam no Brasil.

Reflita comigo: Quanto tempo as pessoas levam para concluir uma faculdade? E para terminar uma pós-graduação? Uma graduação em Administração, por exemplo, dura em média 4 anos e, dependendo da instituição educacional, o estudante desembolsará mais de 30 mil reais apenas em mensalidades durante esse período, sem nenhuma garantia de que o diploma lhe assegurará uma remuneração atrativa no futuro. Uma pós-graduação de 18 meses pode custar 8 mil reais, também sem nenhum tipo de garantia de retorno financeiro. Já quem estuda com afinco para concurso durante cerca de 4 anos pode investir menos do que esses valores e ser aprovado e nomeado em diversos concursos, o que lhe garantirá uma boa remuneração para o resto da vida, sem contar a estabilidade, invejada por muitos, particularmente em um país de tamanha incerteza como o nosso. E mais: nada impede que esse servidor decida seguir outros horizontes, como, por exemplo, o empreendedorismo, depois de ter garantido a estabilidade e uma boa reserva financeira.

Agora pense no processo de ascensão profissional dentro da iniciativa privada. Quanto tempo um trabalhador demora, em média, para progredir dentro da empresa até chegar a um cargo de gerência? Na absoluta maioria dos casos, vários anos, talvez até mais de uma década. Apesar disso, os salários oferecidos, mesmo em cargos de gerência, tendem a ser inferiores aos que são pagos em cargos de alto nível no funcionalismo público, além, é claro, de o funcionário privado não ter garantia nenhuma de emprego no futuro.

“…é preciso se programar e estudar de maneira estratégica. Crie um projeto de mudança de vida de médio a longo prazo, decida qual é o seu objetivo e trace um plano de estudos focado em uma carreira específica.”

Portanto, é preciso se programar e estudar de maneira estratégica. Crie um projeto de mudança de vida de médio a longo prazo, decida qual é o seu objetivo e trace um plano de estudos focado em uma carreira específica. Não se distraia pelas más notícias que o cercam nem pelo pessimismo das pessoas, cada vez mais presente. Não perca tempo com comentários desmotivadores em grupos do Facebook ou do WhatsApp, que pouco agregam para aqueles que estão focados em um projeto e não vão desistir dele até alcançar a sua meta. E lembre-se de que estudar por alguns anos para ingressar no serviço público certamente é muito mais promissor do que continuar no seu emprego atual ou buscar por especializações caras, custosas e que talvez nunca se revertam em alguma vantagem de fato. Há poucos investimentos, de tempo e de dinheiro, que dão o retorno vitalício que uma carreira pública pode proporcionar.

Os concursos públicos são particularmente interessantes para a faixa etária mais jovem da população, aquela que está em busca do primeiro emprego, mas encontra dificuldades na iniciativa privada por causa da pouca experiência profissional. Os jovens são vítimas de um perverso círculo vicioso: não conseguem emprego por falta de experiência e não ganham experiência porque não conseguem emprego. E eis que deparam com o mundo dos concursos. No cargo público, o novo e jovem servidor encontra vantagens e benefícios com os quais nem sonharia na iniciativa privada. Estabilidade, aposentadoria integral e especial – no caso de policiais, aos 30 ou 25 anos de serviço, respectivamente, para homens e para mulheres –, direito à disponibilidade remunerada, auxílio-alimentação, auxílio-creche, auxílio-maternidade, auxílio-moradia, bolsa de estudos, horário especial para estudo, licença para capacitação e afastamento para estudos no exterior são apenas alguns deles.

Nossa equipe desenvolveu uma pesquisa em que traçou o perfil dos concurseiros. Verificamos, por exemplo, que 41% dos candidatos a uma vaga no serviço público vieram de escolas públicas, contra 59% egressos de escolas particulares. Esse dado é bastante sugestivo do caráter democrático e da vocação inclusiva dos concursos públicos. Outro dado importante: 40% dos concurseiros nem sequer leem o edital do concurso em que se inscrevem. Isso representa sério risco de reprovação para uma grande parte dos candidatos por mero desconhecimento das exigências da banca examinadora. Também é relevante saber que 36% dos inscritos não se julgam preparados para fazer o concurso para o qual estudaram. Trata-se de fato bastante animador para os 64% restantes, que se prepararam adequadamente e com antecedência – em geral, sem edital na praça, escolhendo um curso preparatório de alto nível e dedicando pelo menos duas horas diárias aos estudos, em uma rotina profissional.

Também constatamos que 60% dos concurseiros têm dupla jornada de atividade. Em outras palavras, a maioria deles precisa conciliar estudo e trabalho. Reside aí uma das informações mais relevantes para orientar nossas atividades na preparação dos alunos. O notável esforço que a maioria dos estudantes dedica à meta de passar em concurso público é mais uma motivação para nós os ajudarmos. Por isso, temos procurado crescer com eles, oferecendo o melhor ensino, recrutando os melhores professores e proporcionando sempre novas funcionalidades em nossa plataforma de EaD, com um produto para cada concurso e cursos por matéria para reforçar os conteúdos de maior peso ou sobre os quais lhes falte domínio.

Apesar dos cortes orçamentários de 2016, milhares de vagas foram abertas e milhares continuam à disposição de quem deseja, seriamente, conquistar o seu lugar em um órgão público ou em uma entidade pública, em cargo de nível médio ou em cargo de nível superior, no governo federal ou no governo local.

Apesar dos cortes orçamentários de 2016, milhares de vagas foram abertas e milhares continuam à disposição de quem deseja, seriamente, conquistar o seu lugar em um órgão público ou em uma entidade pública, em cargo de nível médio ou em cargo de nível superior, no governo federal ou no governo local. Já temos ex-alunos aprovados e nomeados para o IBGE, por exemplo, entre outros concursos realizados recentemente, em tempos de crise.

Antes de tudo, o que você precisa é ter a consciência de que, se está começando os estudos agora, dificilmente conseguiria passar em um concurso de alto nível se as provas ocorressem nos próximos meses. Por outro lado, no contexto atual, de relativa desaceleração de lançamento de editais, você dispõe de tempo para tirar o atraso, enquanto seus concorrentes, que possivelmente estão mais competitivos do que você hoje, podem simplesmente desistir. Agora, se você já vem estudando há algum tempo, é importante não perder o ritmo. Do contrário, corre o risco de esquecer muito do que já aprendeu e de deixar que muitos concorrentes passem à sua frente na fila.

Enfim, em algum momento próximo vagas serão abertas, e os concursos continuarão a ocorrer. A aprovação depende exclusivamente do seu esforço em concretizar o seu projeto. O concurso público é o processo mais isonômico de seleção do país, já que não leva em conta idade, aparência ou classe social do candidato. Tudo depende, portanto, do seu talento, da sua disciplina e da sua capacidade de perseverar.

Conte conosco, e GRAN Sucesso.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Gabriel Granjeiro 
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
82 Comentários

82 Comentários

  1. Iago

    19/02/2016 21:38em21:38

    Gostei.

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 17:48em17:48

      Obrigado Iago!

  2. Karine

    19/02/2016 23:21em23:21

    Show. Já sou aluna e o texto é muito inspirador!!!! Parabéns pelo trabalho.

  3. Nilza souza dos santos

    20/02/2016 18:07em18:07

    Parabéns pelo texto , muito motivador e esclarecedor precisamos ler isso todos os dias.

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:22em18:22

      Obrigado, Nilza. Conte sempre conosco!

      Sucesso em sua jornada de estudos.

      • Fabiano Rocha

        21/03/2016 13:43em13:43

        Muito top, texto excelente. Eu particularmente não estou conseguindo estudar online!

  4. Liana

    20/02/2016 21:23em21:23

    Me deu mais motivação para estudar, pois estava desanimando.

  5. Nara

    21/02/2016 07:43em07:43

    Excelente texto.É um bálsamo de incentivo para aqueles que estão na jornada dos concursos.

  6. Aline

    21/02/2016 08:17em08:17

    Só li verdades, show de bola!

  7. Paloma Rodrigues

    21/02/2016 11:10em11:10

    Me identifiquei bastante,por relatar situações nas quais me enquadro perfeitamente,bastante motivador.

    • Rafael pontes

      21/03/2016 17:43em17:43

      Como funciona isso Paloma ?

  8. neto

    22/02/2016 01:51em01:51

    sendo assim, então como fica o certames do ibge e inss ? suspensos ? e o corte de 23 bi.? do mpog.

    • Gabriel Granjeiro

      22/02/2016 10:28em10:28

      Prezado Neto,

      Como anunciado pelo MPOG ano passado, os concursos já autorizados não serão afetados pela suspensão temporária do executivo federal e cortes no orçamento. Há ainda possibilidades de diversos concursos serem abertos no judiciário, legislativo e no âmbito estadual e municipal.

      O artigo visa mostrar como o candidato pode utilizar esse período de menos movimentação de concursos para consolidar os conhecimentos cobrados na carreira de seu interesse e sair na frente da concorrência, que pode desistir em face das perspectivas de curtíssimo prazo. O concurso público é garantido pelo Artigo 37 da constituição e já há jurisprudência pacificada no STF demonstrando que o preenchimento de vagas em cargos públicos deve ser realizado por meio de concurso público. Veja a decisão recente sobre a exoneração de dezenas de milhares de professores em Minas Gerais que ingressaram nos cargos de maneira irregular. Diante disso, é líquido e certo que em algum momento, o que não pode demorar muito, vários concursos serão retomados e os candidatos que tiverem estudado em 2016 estarão muito mais competitivos. Pouco adianta sair o concurso agora e o candidato não estar pronto e ser reprovado. Isso de fato resultaria em mais tempo de espera, pois um novo concurso poderia demorar anos para sair. E se o candidato já estiver competitivo mas decidir parar, terá jogado fora todo o tempo de estudos e dedicação por conta de alguns meses a mais de espera. Continue firme nos estudos e no seu projeto de mudança de vida que você não vai se arrepender!

      Artigo 37 – A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
      I – os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
      II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

      Bons estudos e sucesso,

    • carlos Luz

      07/07/2017 16:46em16:46

      Parabéns sempre que leio estes artigos sinto como se tivesse tomando uma excelente doze de incentivo e motivação, continue assim.
      Carlos Luz Poço~es- ba

  9. washington figueroa

    22/02/2016 13:33em13:33

    como faço para começar ? estou entusiasmado

    • RAIELE QUEIROZ

      23/02/2016 09:48em09:48

      Escolher um concurso e focar amigo!

  10. Maria Célia Barbosa

    22/02/2016 15:23em15:23

    Muito bom o artigo. Bastante motivador…
    Vamo que vamo. Já estou estudando há três meses. E agora vou disparar.
    É por aí, temos que buscar um lugar ao sol e este é o melhor momento para estudar.
    Estou desempregada e tenho bastante tempo disponível para os estudos…

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 17:56em17:56

      Obrigado, Maria Célia.
      O intuito é motiva-los para que não desistam dos seus objetivos, pois no final valerá a pena.

  11. rita de Cassia Lopes ferreira

    22/02/2016 15:29em15:29

    Quero estudar como faço

  12. Zilma da Conceição Dias Bortolassi

    22/02/2016 16:50em16:50

    Como faço pra começar estudar. Já passei pra Caixa Econômica FEDERAL Mas não fui chamada. Pretendo fazer o próximo concurso… …

    • RAIELE QUEIROZ

      23/02/2016 09:49em09:49

      Zilma, também não fui chamada, sou a oitava colocada para um pólo de 82 aprovados. Uma vergonha! Estou focada em concursos com vagas reais agora.

  13. Sidney Clesson

    22/02/2016 18:26em18:26

    De fato, é um texto de excelência. Havia parado os meus estudos há quase 1 ano e estou voltando com tudo, afinal, este é o melhor período para tirar o “atraso” daquele acúmulo de matérias.

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:24em18:24

      Exatamente, Sidney. Quem estudar agora será aprovado quando vários editais começarem a sair!

  14. Thales Viana

    22/02/2016 22:16em22:16

    Sou Gran Cursos Online a alguns meses, e sinto que é uma empresa realmente comprometida com o sucesso de seus alunos. Esse tipo de comunicação nos coloca em uma posição de muita proximidade, fazendo com que o ritmo continue sempre acelerado. Parabéns equipe Gran cursos Online, meus parceiros até a aprovação!

  15. Flavia Andrade

    23/02/2016 07:21em07:21

    Muito bom o texto! Grande incentivo!

  16. Raquel

    23/02/2016 07:51em07:51

    Os cursos parecem ser muito bons pena que para quem está desempregado, não tem condições de pagar tem q achar outros meios

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:37em09:37

      Prezada Raquel, disponibilizamos muitos materiais gratuitos no Blog Gran Cursos Online. Muitas aulas, aulões e maratonas para concursos são transmitidas, também gratuitamente, no canal do Youtube do Gran Cursos Online.
      Faça sua inscrição no canal e fique por dentro de tudo!
      Conte sempre com a nossa equipe!

  17. Washington

    23/02/2016 07:59em07:59

    Excelentes informações e dicas, as quais são de suma importância para quem quer vencer em uma carreira pública.

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:26em18:26

      Obrigado, Washington. Conte sempre com a nossa equipe e acompanhe o blog para mais dicas!

  18. Washington

    23/02/2016 08:01em08:01

    Parabéns a equipe do Gran Cursos OnLine.

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 18:05em18:05

      Obrigado Washington! Conte sempre conosco.

  19. Flavia

    23/02/2016 08:14em08:14

    Parabéns pela iniciativa. ..
    Sempre tive comigo : nunca me disseram que seria fácil. … e sim que valeria a pena!!!?

  20. Francisca Alayse Torres Abreu

    23/02/2016 08:41em08:41

    Excelente artigo. Parabéns pelo seu apego e iniciativa

  21. Ana

    23/02/2016 09:08em09:08

    Isonomia de fato, não existe. Mas de todas as possibilidades, essa parece a que mais se aproxima da isonomia ideal.

  22. Luciana R Braga

    23/02/2016 09:43em09:43

    Excelente texto, que de fato motiva a todos que estão nesse objetivo de carreira pública.
    O ensino á distância que o Gran cursos oferece é maravilhoso, assim como a equipe de professores.
    Esta reconhecido e consolidado em todo o Brasil o ensino de vocês através do Ead.
    Só gostaria que houvesse uma forma de contemplar pessoas que assim como eu, encontram-se desempregadas e sem muito poder aquisitivo para adquirir uma assinatura anual por exemplo. Recentemente consegui obter o acesso a alguns cursos através da promoção de carnaval e estou aproveitando tudo. Pergunto se não haveria uma promoção bem “motivadora” para termos uma assinatura anual???
    Hoje estou me preparando para dois concursos(INSS e IBGE), aqui com vocês Gran e pretendo ir além, com a tríade 3f almejando MTE e Receita Federal.
    Abraços a todos e obrigada por tudo.

  23. Arnaldo

    23/02/2016 10:17em10:17

    Pena que não tenho condições de pagar um curso on line, pois estou desempregado.

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 18:26em18:26

      Prezado Arnaldo, no canal do Gran Cursos Online do Youtube, assim como no Blog Gran Cursos Online, muitas aulas e materiais gratuitos são disponibilizados para os alunos.
      Conte conosco e siga em frente nos estudos!

  24. Mara Jordana

    23/02/2016 10:34em10:34

    Gabriel, estou muito feliz desde o dia em que soube da existência do Gran Cursos on line, vc são comprometidos com o que promete, dão suporte a seus alunos em todos os sentido, me faltam palavras para agradecer. Apesar de estudar on line em um ambiente “solitário”, sinto a presença de vcs através da atenciosidade que dispensam a seus alunos, muito obrigada!!!

  25. Viviane

    23/02/2016 11:29em11:29

    Esse texto é motivacional. Já fiz inúmeros cursos no Grancursos, mas não levei tão a sério. Parei de estudar… Agora, pretendo voltar a estudar justamente por ter esse tempo maior para se preparar e poder se equiparar com quem está estudando há tempos. Vejo que no curso on-line só tem disponibilidade de pagamento com cartão de crédito, mas nem todos tem essa disponibilidade. Não tem outra forma de pagamento, como boleto bancário. O pagamento é feito mensalmente e o curso seria liberado a medida que o pagamento fosse confirmado.

  26. Gilmar

    23/02/2016 13:09em13:09

    Sou gran!!!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:47em09:47

      Gilmar, conte sempre conosco. Estamos juntos até a nomeação!

  27. irineia

    24/02/2016 20:04em20:04

    motivador

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 18:13em18:13

      Obrigado Irinéia!
      Conte sempre conosco.

  28. Jonas

    25/02/2016 23:09em23:09

    Um verdadeiro tapa na cara, indo estudar!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:26em09:26

      Estudar é transformador! É sempre bom encontrarmos um incentivo para iniciar ou recomeçar os estudos!
      Conte sempre conosco, Jonas.

  29. Wendel

    21/03/2016 13:59em13:59

    Bacana demais esse comentário!!
    Trabalho viajando e estou prestes a investir em materiais de estudos que tenham referência. Estou organizando meu dia para ter uma carga horária média de 2:30 à 3h de estudos por dia.

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:31em09:31

      Obrigado Wendel!
      Com muito ou pouco tempo disponível, o importante é ter qualidade de estudo no tempo estudado, concentração e foco.
      Estamos juntos até a sua nomeação!

  30. Samuel

    21/03/2016 14:21em14:21

    Valeu!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:47em09:47

      Obrigado, Samuel. Conte sempre com a nossa equipe!

  31. Rubenilson Mascarenhas dos Santos

    30/09/2016 19:46em19:46

    Parabéns , equipe Gran Cursos. Motivação em meus estudos.

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:54em09:54

      Obrigado Rubenilson, estamos juntos até a sua nomeação!

  32. Gabriele

    30/09/2016 20:08em20:08

    Excelente artigo! Me da um gás extra, alguem sabe dizer se há previsão para o TRE ES?

  33. Rosélia

    30/09/2016 23:09em23:09

    Isso mesmo! Foram quatro anos de faculdade é há quase dois não consigo emprego, se durante esses quatro anos eu estivesse estudando para concurso, certamente já teria alcançado meu objetivo.

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:57em09:57

      Prezada Rosélia, conte sempre com a nossa equipe para a sua preparação rumo ao sucesso. Estamos juntos até a sua nomeação!

  34. Lucas

    01/10/2016 01:32em01:32

    Olá sou Lucas Fernando Bittencourt;
    Eu só queria ter aulas online pra concurso pra bombeiro militar receber vídeos de dicas pra bombeiro militar e como se preparar pro concurso a prova só queria vídeos assim, porque eu já sou bombeiro Civil e agora quero fazer um concurso pra bombeiro militar. Se tiver como isso eu aguardo a resposta de vocês. Obrigado

  35. Ruan Sande da Silva

    01/10/2016 01:42em01:42

    Venho acompanhando seus textos motivacionais há algum tempo e todos alcançam muito bem esse caráter. E esse não foi diferente. Parabéns!

    • Gabriel Granjeiro

      04/10/2016 18:15em18:15

      Prezado Ruan, fico feliz em saber que os textos cumprem seu papel como ferramenta motivadora.
      Estamos juntos até a nomeação!

  36. Gardênia Gadelha

    01/10/2016 06:55em06:55

    Bom dia Gran Cursos !!!

    Fantástico !!!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 10:09em10:09

      Obrigado, Gardênia.
      Conte sempre conosco e sucesso em sua jornada de estudos!

  37. Fernanda Medeiros

    01/10/2016 11:35em11:35

    Gabriel Granjeiro, bom dia!
    Gostaria de agradecê-lo pelos excelentes textos. Realmente estão fazendo diferença na minha vida e principalmente nos meus estudos. Confesso que já comecei diversos cursos, entro com o maior entusiasmo, já frequentei vários cursinhos, comprei alguns cursos online mais logo depois com o passar dos dias, com os comentários dos concorrentes, com a rotina de trabalho exaustiva, com as tentações de festas e saídas nos fins de semana acabo desviando meu foco. Esse curso está sendo diferente… Mesmo que o cansaço insiste em bater, que o desanimo diga que será muito difícil passar no concurso, leio um dos seus textos e logo a certeza da aprovação, a certeza que sou capaz me faz não desistir. Só tenho a agradecer, obrigada! Você realmente está me ajudando. Espero receber ainda mais textos de incentivo e inspiração.

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 10:42em10:42

      Obrigado, Fernanda.
      Fico feliz em saber que os textos cumprem seu papel incentivador.
      O período dos estudos é um período difícil, no qual temos de abdicar de muitas coisas e buscar forças para nos manter motivados, porém, no final tudo valerá a pena.
      Conte sempre conosco em sua jornada de estudos!

  38. Ana Paula

    01/10/2016 14:54em14:54

    Boa tarde!

    Prof. Gabriel, parabens por seus excelentes textos, venho acompanhando todos.

    Tenho dúvidas se vai sair mesmo o concurso da CEF. Como fica essa situação da CEF? Venho estudando a alguns meses. Mas as vezes fico em dúvida se devo continuar ou não. Por motivo dessas noticias que de saem de vez em quando.

  39. Lucimar Valois

    02/10/2016 08:22em08:22

    Obrigadacpor mais este artigo motivador.

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 09:52em09:52

      Obrigado, Lucimar. Conte sempre conosco!

      Sucesso em sua jornada de estudos.

  40. Viviane Mourão

    02/10/2016 08:51em08:51

    Agradeço por esses emails, confesso que por muitas vezes me encontro desanimada e quando os leio acende- se uma chama e tudo revigora! Ótima estratégia Gabriel! Continue nos animando! Não desista de nós!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 10:07em10:07

      Obrigado Viviane, o intuito realmente é motiva-los nessa árdua caminhada dos estudos.
      Todos almejam resultados imediatos, como nem sempre acontecem, desistem. Então, manter-se motivado nesse momento é essencial para alcançar os objetivos e sonhos.
      Conte com nossa equipe, estamos juntos até a sua nomeação!

  41. Marta Daniela

    03/10/2016 08:36em08:36

    Me fortaleceu!

    • Gabriel Granjeiro

      05/10/2016 10:08em10:08

      Obrigado Marta, conte sempre conosco!
      Sucesso em sua jornada de estudos.

  42. Aliandra

    13/10/2016 07:20em07:20

    obrigada por texto e muito motivador.

  43. Valmir

    24/04/2018 22:05em22:05

    Conheci o Gran Cursos recentemente…estou muito satisfeito com o conteúdo que tive acesso até este momento… porém o que ainda me faz titubear é o fato de que já sou funcionário público estadual aposentado, mas mantenho o sonho de exercer uma atividade profissional especificamente no Senado Federal…pergunto: vale a pena sair da zona de conforto em que me encontro para realizar esse sonho?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo