Ainda não chegou o momento ideal para estudar?

Avatar


6 de Maio de 2020

Começo hoje o meu 45º dia de quarentena por conta da pandemia de Coronavírus. Nesse momento em que a maioria de nós tenta ficar em casa, são comuns as manifestações de dificuldade em se concentrar nos estudos. É compreensível. Vivemos num momento de incertezas, e ninguém sabe ao certo quando teremos nossa rotina de volta.

Mas o detalhe é o seguinte: você não vivia reclamando de falta de tempo? Pois, agora tem de sobra!

Este é o ponto: nós sempre procuramos uma muleta para nos apoiarmos, uma desculpa para justificar nossa procrastinação. Ler PDF/doutrina ou assistir aula é difícil sim, e ninguém precisa achar isso prazeroso para ser aprovado, assim como você não precisa se transformar naquele seu amigo que “sempre gostou de estudar”.

Primeiro: é muito provável que esse seu amigo não seja tão fã assim de ficar em uma mesa estudando a Lei n. 8.666/1993. Sabe qual o diferencial dele? Ele estabeleceu uma ideia de futuro possível de alcançar e entendeu que só o estudo poderia evitar que não fosse um eterno frustrado. Já você talvez não saiba ainda o que quer ou pense o projeto de concurso público como um plano B.

Dica: tire um tempo para você se fazer as seguintes perguntas: o que eu faço bem? O que as pessoas elogiam em mim? O que eu amo?

Isso vai te ajudar a definir onde você quer chegar, ou seja, o cargo público mais alinhado ao seu perfil. De posse desse conhecimento, você acaba de ampliar a sua fonte de motivação. Além disso, esse exercício te ajuda a ver quão importante para você é alcançar a aprovação, conduzindo-o a encarar o concurso público como seu plano A. Apaixone-se pelo seu cargo alvo e veja tudo ficar menos difícil.

Segundo: muitos de nós crescemos sendo protegidos demais. Assim, vários desconfortos da vida nos foram poupados e podemos criar a ideia falsa de que temos de fazer só o que nos dá prazer (“faça o que te faz feliz”, dizem). Isso é besteira! Você quer sentir aquela sensação indescritível de ver o seu nome dentro das vagas, mas acha que está perdendo tempo de vida ao ficar sozinho no quarto estudando? Acredita que viver é uma eterna felicidade? Isso é inocência. É ilusão!

Dica: a vida é, também, os momentos de dificuldade, de solidão, de abdicação. Aceite isso! É comum, quando estamos estudando, começarmos a pensar que a nossa vida só vai começar quando vier a posse no cargo público dos sonhos. Mas não! A sua preparação é uma fase importante e deve ser vivenciada. Desfrute da sua evolução a cada dia, estabeleça pequenas recompensas para cada meta cumprida. Veja o estudo como oportunidade, como a possibilidade de se realizar profissionalmente. Vale a pena!

É a partir desse momento que você começa a parar de inventar desculpas. Perceba: nunca haverá o momento perfeito, em que todas as coisas conspiram para o seu bem-estar, na preparação para concursos públicos. Essa pandemia é apenas mais uma das dificuldades as quais você certamente terá de superar.

Poderíamos ficar aqui listando diversas circunstâncias que nos distraem e nos afastam do objetivo, mas você tem de escolher para onde olhar. Este é o terceiro ponto: por que dar tanto destaque para o que, na sua cabeça, prejudica seus estudos? Muita coisa pode dar errado sim, mas muita coisa pode dar certo! Sabe esse tempo a mais de estudo que você ganhou por conta da pandemia? Pois é, ele pode ser essencial para a sua aprovação.

Dica: liste tudo aquilo que te possibilita estudar. Essa técnica te força a prestar atenção naquilo que acontece de bom contigo e nas oportunidades que você tem. Não subestime o rotineiro, como acesso à Internet e alimentação, agradeça por tudo. Você começará a perceber que tem o suficiente para estudar sim!

Eu sei, você não tem todo o tempo de que gostaria, sua família não o apoia o suficiente, existem matérias insuportáveis etc. Ok! Mas preparação para concurso público é exatamente isso. Não espere algo diferente e, principalmente, não espere as coisas entrarem em sintonia perfeita com o seu mundo. É claro que o estudo rende melhor quando estamos em condições mais próximas da ideal, mas esse momento pode nunca chegar (é comum o relato de aprovados os quais estudaram em circunstâncias adversas).

Caso você ainda esteja acreditando que a situação precisa melhorar para iniciar/retomar os estudos, veja as histórias dos alunos do Gran aprovados. Há diversos exemplos para se inspirar. Lembre-se sempre: a evolução diária e o hábito de estudar todo dia é tudo que você precisa para pegar o embalo.

Quarto detalhe: não crie expectativas irreais, não ache que, assim que começar os estudos, terá a motivação e o desempenho nas alturas. Os progressos serão mais lentos no início, é natural, mas você estará se preparando para alcançar níveis cada dia mais elevados. Tenha em mente a imagem do maratonista e mantenha sempre a ideia de que seu plano é de médio a longo prazo.

Dica: uma das melhores maneiras de se conscientizar da necessidade de deixar o pensamento de curto prazo de lado é a prática da corrida. Caso você tenha algum tempo (15 minutos que seja), vá correr! No início será horrível, com um alto sentimento de frustração por não conseguir ficar muito tempo dando passos rápidos. No entanto, após alguns dias, você certamente perceberá a sua evolução e o quanto aquilo está sendo benéfico. Essa nova sensação te motivará e te levará, quase sozinha, a prosseguir.

Por fim, entenda os estudos como projeto pessoal. A corrida é sua, e sua apenas! Você optou, você é responsável. Seja grato por ter a possibilidade de mudar de vida e por isso depender, em grande parte, de você. Há muitas coisas fora do nosso controle, mas, em suas mãos, existem recursos suficientes para te levar ao nível de competitividade nos concursos.

E olha: assim como há os preparadores físicos para te ajudar no seu objetivo de corrida, no Gran existem os Gran Xperts – todos já aprovados em concurso público e com experiência para te auxiliar na conquista da sua vaga. Se você precisa de um acompanhamento pessoal, adira ao nosso Programa de Coaching.

 

Conte conosco!

 

Rafael Alemar

Gran Xpert

Avatar


6 de Maio de 2020