Auditor Fiscal (ISS): como estudar e se preparar com questões?

As oportunidades para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) ou Auditor Fiscal Tributário Municipal prometem altas remunerações e lotações diversificadas. Saiba como estudar para o cargo por questões de concurso!

Avatar


04 de agosto5 min. de leitura

Você sabia que também pode atuar como Auditor Fiscal no âmbito municipal? Este é o caso do Auditor Fiscal Tributário Municipal ou Auditor Fiscal (ISS), que recebe essa denominação justamente por ser o profissional responsável pela fiscalização do ISS (Imposto Sobre Serviços), aplicável a todas as empresas que fornecem serviços. Além disso, este profissional também estará envolvido na fiscalização de outros tipos de impostos e tributos essenciais, como o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU e Impostos de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.

A carreira fiscal é uma das mais desejadas pelos concurseiros públicos, especialmente devido às altas remunerações, relevância profissional e condições de trabalho. Ademais, o cargo de Auditor Fiscal geralmente não exige graduação ou conclusão de curso tecnólogo específico, podendo ser uma excelente opção de carreira para qualquer profissional.

No caso do Auditor Fiscal (ISS), para algumas prefeituras, a cobrança da escolaridade pode até ser de nível médio, aumentando ainda mais as chances de se conquistar o cargo público! Se você se interessou pelo cargo, uma boa rotina de estudos e resolução de questões não pode faltar na sua preparação! Acompanhe o artigo e saiba como se preparar para conquistar o cargo de Auditor Fiscal (ISS)!

Veja TODAS as oportunidades abertas e previstas para a carreira de Auditor Fiscal (ISS) 

Auditor Fiscal (ISS): quais são as matérias mais cobradas nas provas?

Apesar das ocasionais variações no conteúdo programático para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) a depender do edital publicado, as matérias mais cobradas costumam ser as mesmas. Veja:

  • Legislação Tributária Municipal;
  • Direito Tributário;
  • Contabilidade Geral e Avançada;
  • Língua Portuguesa;
  • Direito Administrativo; e
  • Direito Constitucional.

Construir uma boa base nestes conteúdos é interessante também para boa parte dos concursos da carreira fiscal. Afinal, apesar do estudo generalista para concursos já não ser uma técnica interessante, estudar por carreiras é uma estratégia completamente válida e pode te colocar no páreo para disputar vários concursos ao mesmo tempo.

Todavia, fique ligado: o estudo específico para determinado edital ainda é o mais eficiente para garantir sua aprovação. Afinal, quem foca aperfeiçoa! Por isso, busque selecionar os editais para os quais pretende concorrer o mais rápido possível!

Auditor Fiscal (ISS): como se preparar com questões?

O trio questões comentadas, simulados e provas passadas compõe a estratégia mais recomendada para garantir a sua aprovação como Auditor Fiscal (ISS)! Isso não é sem razão, já que essas três técnicas são as únicas capazes de te treinar diretamente para a prova.

Ser aprovado em concursos públicos não tem tanto a ver com conhecer toda a matéria com profundidade e sim como saber aplicá-la. Exatamente por isso, a prática pode oferecer grandes benefícios.

Além disso, por meio da resolução de questões você também consegue mensurar o seu desempenho, avaliar suas técnicas de estudo atuais, definir pontos fracos e fortes e trabalhar neles. Por fim, a técnica também te possibilita conhecer mais a fundo o perfil da banca avaliadora responsável pelo certame, bem como o nível de complexidade para cada matéria cobrada em um edital.

Veja abaixo algumas dicas de como organizar a sua rotina de questões para o Concurso Auditor Fiscal (ISS).

Inclua a resolução de questões no seu dia a dia

Como você gosta de estudar? Apenas lendo PDFS, com videoaulas, construindo material de revisão? Seja qual for sua técnica preferida, é inegável que precisa existir um momento na rotina de estudos dedicado à absorção de conhecimentos. Todavia, para que o aprendizado e assimilação de novas matérias seja mais eficiente, é preciso transformar esse estudo de passivo para ativo.

Quer um exemplo? Quando você apenas recebe novas informações sem transformá-las, como ler um PDF sem fazer anotações por exemplo, o seu cérebro exercita o estudo passivo. Informações obtidas dessa forma são mais fáceis de esquecer, especialmente porque sua memória não as identificará imediatamente como relevantes.

Por isso você pode acabar tendo a sensação de que está estudando tanto, mas não conseguindo se lembrar de praticamente nada. Nesse contexto, as questões podem te ajudar! Elas são, afinal de contas, uma aplicação prática do conteúdo estudado e transformam o seu estudo em ativo. Todos os conhecimentos reforçados e aplicados possuem mais chances de serem reconhecidos como relevantes para o cérebro, sendo memorizados mais facilmente.

Por isso, uma boa estratégia é finalizar o estudo diário de todas as matérias com uma pequena bateria de questões. O número apropriado vai depender do seu tempo e cronograma de estudos. Contudo, a recomendação geral é de 20 a 30 itens por assunto diariamente! 

Pode parecer muito no início, mas com o tempo você vai adquirindo o hábito e logo, até mesmo esse número parecerá pequeno para você!

Use questões comentadas para produzir seus materiais de revisão

Um dos grandes benefícios de estudar com questões comentadas para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) é poder contar com uma explicação imediata e didática para cada item. Dessa forma, você economiza tempo buscando aquela resposta e também otimiza a sua compreensão do conteúdo no modelo contextualizado.

Veja abaixo como é uma questão comentada para o cargo de Auditor Fiscal (ISS):

2013. FUNCAB – Prefeitura de Vassouras – Auditor de Tributos Fiscais

A constituição do crédito tributário pelo lançamento é uma competência:

(A). privativa do responsável pelo tributo.
(B). exclusiva do sujeito passivo.
(C). estendida ao devedor solidário.
(D). privativa da autoridade administrativa.
(E). originária do sujeito ativo.

Resposta comentada

RESPOSTA: D

De acordo com o CTN, devemos marcar a letra D:

Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Parágrafo único. A atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional.

*Resposta comentada pelo professor João Pedro Da Silva da equipe Gran.

Viu como a compreensão dos assuntos pode ficar ainda mais simples com questões comentadas? No Gran Cursos Questões você encontra milhares de itens com gabarito comentado por professores especialistas. Filtrando por cargo, você também poderá resolver somente as questões interessantes para você!

Continue a resolver questões para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) 

Organize as questões em simulados

O simulado é a maneira mais prática e direta para se preparar para concursos públicos. Todas as vezes que um simulado é resolvido, observando a contabilização de tempo e sem consultas, você garante um espelho de desempenho muito aproximado para cada uma das suas rotinas. Para muitas pessoas, a resolução semanal de simulados é uma boa estratégia, já que pode guiar as matérias foco para a semana seguinte.

Não existe um certo ou errado, o importante contudo é não deixar de resolver simulados. No Gran Cursos Online, você pode conferir uma série de simulados para concursos, formulados e realizados com frequência pela nossa equipe pedagógica. No Gran Cursos Questões, você também pode formular seus próprios simulados e também resolver provas passadas.

Tenha um plano de estudos para questões

Qualquer tarefa que realizamos na vida pode ser otimizada a partir do planejamento. Isso não é diferente para o estudo com questões. Na plataforma Gran Cursos Questões, utilizando a funcionalidade Programa de Estudos, você poderá conferir um plano personalizado e guiado pelos objetivos pretendidos para o desempenho de questões em cada uma das matérias a serem estudadas.

Veja como você visualizará as disciplinas a serem estudadas:

Programa de Estudos Auditor Fiscal ISS

Auditor Fiscal (ISS): Programa de estudos para fiscal fazendário (Gran Cursos Questões)

Conforme a resolução de questões for sendo realizada, as barrinhas irão subir, indicando para você qual o grau de aproveitamento para cada disciplina. Além disso, você também poderá conferir seu desempenho detalhado: quais questões você errou? De qual assunto? Tudo isso poderá te ajudar a otimizar as rotinas de estudo.

Faça agora mesmo seu Programa de Estudo para questões no Gran Cursos Questões! 

Auditor Fiscal (ISS): conquiste a sua vaga!

O Auditor Fiscal Tributário Municipal possui diversos nomes e variações de carreira nas diferentes Prefeituras em que é contemplado como cargo. Contudo, em todos os casos, as remunerações, estabilidade e benefícios associados à função são muito atrativos! É uma excelente opção para quem quer garantir a entrada na carreira fiscal!

Vale a pena investir em uma boa preparação por questões, não é mesmo? Você pode acessar o Gran Cursos Questões gratuitamente e começar a resolver itens imediatamente! Basta fazer o cadastro para conferir as respostas comentadas e acompanhar o seu desempenho!

Faça seu cadastro gratuito no Gran Cursos Questões! 

Se você já está estudando a algum tempo ou se vai começar agora, conte com Gran! Na plataforma Gran Cursos Online você também poderá encontrar milhares de materiais gratuitos, além de cursos preparatórios específicos para o certame que você está procurando. É aprovação chegando para o cargo de Auditor Fiscal (ISS) em 2021!

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


04 de agosto5 min. de leitura