Banca AOCP: conheça o perfil e acesse questões!

A Banca AOCP já reúne mais de 17 anos na formulação de processos seletivos e concursos públicos e sua atuação só tende a crescer cada vez mais. Saiba mais!

Avatar


19/10/2021 | 15:15 Atualizado há 256 dias

A Banca AOCP sem dúvida está entre as principais instituições organizadoras de certames em território brasileiro. Em sua larga lista de atuação, podemos citar concursos na área da segurança pública (Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar), tribunais e até mesmo Prefeituras.

Se você identificou Banca AOCP como organizadora do seu certame, este artigo é para você! Afinal, falaremos sobre aspectos da Banca AOCP, como as questões de concurso são estruturadas e como otimizar seus estudos para vencer a banca!

Navegue pelo índice abaixo:

Destaques:

 

Banca AOCP: Instituto AOCP ou AOCP Concursos?

Antes de começar a falar sobre o perfil geral da Banca AOCP é preciso esclarecer uma dúvida que muitas pessoas ainda possuem: afinal, Instituto AOCP e AOCP Concursos são diretamente equivalentes?

Não exatamente! De modo resumido, podemos dizer que a AOCP Concursos faz parte do Instituto AOCP, sendo uma divisão especializada na formulação, correção e condução de seleções e concursos públicos.

Já o Instituto AOCP, de acordo com seu próprio site Institucional, define-se como “uma associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário.” Dentre as atividades citadas como escopo da organização, estão a criação de projetos na área da educação e reabilitação de ex presidiários.

Então, qual das duas é a Banca AOCP?

As duas são consideradas como Banca AOCP! Afinal, conservam muitos pontos estruturais básicos entre si. É sobre esses pontos em comum que trataremos neste artigo. Mas, para sanar a curiosidade de quais são as diferenças entre os dois tipos de Banca AOCP, veja os pontos abaixo:

  • Questões elaboradas pelo Instituto AOCP são consideradas ligeiramente mais complexas;
  • O Instituto AOCP geralmente se encarrega de concursos da esfera federal e estadual e na esfera de segurança pública;
  • A AOCP Concursos, por outro lado, costuma estar mais presente nas seleções municipais e estaduais.

Volte ao topo

Banca AOCP: qual é o perfil da banca?

De modo geral, a Banca AOCP é conhecida por enunciados diretos e objetivos, o que beneficia candidatos que chegaram na prova dominando o conteúdo. A ausência de muita informação antes das perguntas pode ser uma espada de dois gumes, já que pouca informação adicional pode ser extraída do item.

A Banca AOCP é considerada como mediana no que diz respeito à dificuldade. Suas questões costumam ser de múltipla escolha com 5 alternativas cada e não há muito espaço para pegadinhas ou questões dúbias.

Ela também é conhecida por se adequar e contextualizar bem à realidade do órgão e cargo para a qual as avaliações foram estruturadas. Por isso, espere itens bem contextualizados e até a necessidade de resolver “situações-problema”. 

Banca AOCP: diferencial

Apesar de não apresentar questões complexas, um grande diferencial da Banca AOCP no geral é a elevadíssima nota de corte o que pode aumentar a dificuldade da seleção. Por isso, cada ponto é ainda mais precioso em seleções organizadas por ela.

Caso você identifique a Prova de Títulos na sua avaliação, busque pontuar o máximo possível para não perder em classificação e aumentar suas chances de ser nomeado!

Leia mais sobre a Prova de Títulos! 

Banca AOCP: bancas similares

De modo geral, a Banca AOCP é comparada à Fundação Cesgranrio e Instituto Quadrix, ganhando ainda mais similaridade com a Fundação Carlos Chagas no quesito de elaboração de textos, que às vezes está presente.

Volte ao topo

 

Já pensou em ter o melhor emprego do mundo? É a sua chance!

Conheça o método para qualquer pessoa ganhar um salário de R$ 5 a R$ 10 mil para o resto da vida. Salário acima do mercado. Estabilidade até a aposentadoria. Felicidade em servir a um propósito.

O nosso mestre e aprovado 14 vezes em concursos públicos, Fernando Mesquita, vai contar o grande segredo para você ter também o melhor emprego do mundo e conquistar tudo que você sempre sonhou. A única coisa que você precisa fazer é participar da nossa live gratuita no dia 25 de outubro, às 19h58.

Garanta o seu lugar gratuitamente preenchendo o formulário abaixo 👇



Banca AOCP: quais são os assuntos mais cobrados por matéria?

A cobrança de matérias básicas da Banca AOCP (conhecimentos cobrados na maioria dos concursos públicos), são:

Banca AOCP: como é a cobrança em Língua Portuguesa?

As provas da Banca AOCP costumam ser balanceadas entre noções de gramática normativa e interpretação de texto. A análise individual para percentuais entre as duas bancas demonstrou que a Língua Portuguesa é a matéria mais prevalente.

De acordo com a ferramenta Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões, as especificações são:

 AOCP Concursos 

  1. Interpretação de Texto;
  2. Pressupostos e Subentendidos;
  3. Morfossintaxe do Período;
  4. Análise Sintática;
  5. Análise das estruturas linguísticas do Texto.

Instituto AOCP 

  1. Interpretação de Texto;
  2. Pressupostos e subentendidos;
  3. Análise das estruturas linguísticas do texto;
  4. Análise sintática;
  5. Equivalência, substituição, reorganização e transformação de palavras ou trechos do texto.

Acesse gratuitamente a ferramenta de Assuntos Frequentes

OBS: para conseguir visualizar o recurso, é necessário estar logado na plataforma! Se você ainda não tem um cadastro, pode fazê-lo gratuitamente em poucos minutos, por aqui! 

Banca AOCP: como é a cobrança em Matemática e Raciocínio Lógico?

A cobrança de Matemática e Raciocínio Lógico não costuma ser complexo, focando-se em conceitos básicos como aritmética básica, porcentagem e frações. Para Raciocínio Lógico, espere questões com tabela-verdade, argumentos e sequências.

Banca AOCP: como é a cobrança em Direito?

A cobrança de Direito na Banca AOCP costuma ser marcada pela literalidade/ letra da lei em 95% das questões. Assim, a jurisprudência e Doutrina não costumar possuir um papel significativo.

Banca AOCP: como é a cobrança em Informática?

Uma das matérias mais básicas cobradas pela Banca AOCP, a cobrança da informática é baseada em procedimentos básicos tanto em sistemas operacionais quanto em softwares de escritório (Pacote Office, por exemplo).

A relação de conteúdos mais cobrados para o Instituto AOCP na matéria de informática, por exemplo, confira este fato. Veja:

  1. Conceitos Básicos de Informática
  2. Microsoft Excel
  3. Microsoft Word

Volte ao topo

Banca AOCP: como são as questões?

Conhecer o perfil de cobrança de cada matéria para a Banca AOCP é importante e pode te ajudar na hora da formulação de planos de estudos. Porém, a única maneira de realmente assimilar cada um desses assuntos é por meio da resolução de questões. 

Essa é, afinal, a maneira mais rápida de conhecer não só o perfil da banca organizadora, mas também as particularidades de cobrança para o cargo que você pretende ocupar.

Já contamos para você que as questões da Banca AOCP são objetivas e diretas, mas como elas são na prática? Trouxemos alguns exemplos extraídos do site Gran Cursos Questões!

 2021. Instituto AOCP – PC PA – Polícia Civil do Pará – Escrivão de Polícia Civil

Sobre o inquérito policial brasileiro, assinale a alternativa correta.

(A). Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá receber ordens superiores para iniciar a investigação.
(B). A autoridade policial fará sucinto relatório do que tiver sido apurado no inquérito e enviará autos ao promotor competente.
(C). Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem à prova, serão leiloados após fotografados.
(D). Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.
(E). Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá prender o indiciado.

Resposta comentada

Gabarito: D!

Conforme dispõe o CPP sobre o tema:

A – ERRADA! “Art. 6ºLogo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: I – dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais; II – apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais; III – colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias; IV – ouvir o ofendido; V – ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo III do Título Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; VI – proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações; VII – determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras perícias; VIII – ordenar a identificação do indiciado pelo processo datiloscópico, se possível, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes; IX – averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação do seu temperamento e caráter; X – colher informações sobre a existência de filhos, respectivas idades e se possuem alguma deficiência e o nome e o contato de eventual responsável pelos cuidados dos filhos, indicado pela pessoa presa.

B – ERRADA! “Art. 10. (…) § 1º A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao juiz competente.

C – ERRADA! “Art. 11.Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem à prova, acompanharão os autos do inquérito.”

D – CORRETA! “Art. 5º. (…) § 3º Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

E – ERRADA! Vide a justificativa da Alternativa A!

*Resposta do professor Renato Coelho Borelli da equipe Gran!

Apenas pela análise é possível dizer que as alternativas não são longas e o enunciado vai direto ao ponto. Esse é um exemplo clássico de questão elaborado pelo Instituto AOCP.

Se você também gostou do comentário da questão, no Gran Cursos Questões você pode encontrar milhares de questões comentadas e gratuitas, prontas para serem resolvidas!

Continue resolvendo questões da Banca AOCP

Volte ao topo

 

Banca AOCP: otimize seus estudos!

Durante o artigo, você pode conferir dois recursos exclusivos do Gran Cursos Questões: o filtro de assuntos frequentes e as questões comentadas. Na plataforma de questões você também poderá encontrar simulados inédito, monitoramento de desempenho, um rico acervo com provas passadas e muito mais!

Lembre-se: a maneira mais eficiente de se dominar cada aspecto da Banca AOCP é por meio da prática! Sempre que possível, busque avaliações voltadas para o cargo que você pretende ocupar. Assim, a preparação poderá contar com um grau ainda maior de especificidade.

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões!

Quebrando a Banca AOCP

Se você gosta de estudar por videoaulas, o Gran Cursos Online tem um excelente notícia: disponibilizamos uma série de aulas gratuitas sobre uma série de assuntos distintos sobre o mundo dos certames! O vídeo abaixo, por exemplo, trata sobre as particularidades da Banca AOCP na cobrança da Língua Portuguesa. Confira:

Banca AOCP: resumo de perfil

  • Nome: Instituto AOCP/ AOCP Concursos
  • Dificuldade: média
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: não é conhecida por realizá-las
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Textos: objetivos
  • Banca semelhante: Fundação Cesgranrio, FCC, Instituto Quadrix
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa

Volte ao topo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
9

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.