Consulplan: conheça o perfil da banca e resolva questões!

Responsável por seleções como o Exame CFC e concursos públicos de âmbito municipal até nacional, a Consulplan é uma importante banca organizadora brasileira. Saiba mais!

Avatar


20/10/2021 | 17:21 Atualizado há 41 dias

A Consulplan é uma das maiores bancas organizadoras de caráter privado no Brasil, possuindo uma ampla margem de atuação que já incluiu seleções do Ministério da Educação (Inep), TSE, Aeronáutica, Embrapa e IBGE. Atualmente, ela também é a responsável pela organização e aplicação do Exame CFC.

Conhecer a banca organizadora do seu certame é essencial para garantir uma boa pontuação. Assim, preparamos este artigo para você que vai prestar algum processo seletivo organizado pela banca.

Navegue pelo índice abaixo para descobrir mais sobre o perfil, como são as questões e como encarar (e vencer!) a Consulplan.

  1. Qual o perfil geral da Banca Consulplan? 
  2. Quais são as disciplinas mais cobradas?
  3. Qual o perfil de cobrança para cada matéria?
  4. Como são as questões da Banca Consulplan?
  5. dicas para dominar a banca!
  6. Resumo
Destaques:

 

Consulplan: qual é o perfil geral da banca?

Em nível de dificuldade, a Consulplan é considerada uma banca mais simples. Afinal, além de serem muito objetivas, as questões não costumam ter um alto nível de complexidade. Se você tem uma boa capacidade de memorização, as provas não serão um desafio grande para você, já que costumam se focar especialmente na literalidade das disciplinas.

Apesar disso, o pulo do gato da banca Consulplan ainda existe e surge de outras formas: afinal, o conteúdo para as avaliações costuma ser extenso e cobrado na íntegra. Ou seja, uma boa organização de estudos é ainda mais essencial nesse caso.

Outro ponto importante  é a grande frequência de pegadinhas nas questões, necessitando dos candidatos um grau de atenção maior na hora de realizar as avaliações.

Volte ao topo

 

Banca Consulplan: qual a estrutura da prova?

As provas organizadas pela Consulplan geralmente são de múltipla escolha. Os textos, assim como as questões, costumam ser mais curtos e diretos, levando em consideração quase sempre assuntos de cunho social e retirados de jornais, revistas ou poemas. Dessa forma, a prova não costuma ser cansativa.

Também já foram registrados exemplos de avaliações que seguiram o modelo “Certo/Errado”, como foi o caso da Prova do Promotor de Justiça Substituto do Concurso MPE SC.

Consulplan: quais são as disciplinas mais cobradas?

De acordo com a ferramenta gratuita Assuntos Frequentes do site Gran Cursos Questões, as disciplinas mais cobradas pela Banca Consulplan são:

Consulplan: conheça o perfil da banca e resolva questões!

Banca Consulplan: assuntos mais frequentes

Dentre os resultados obtidos para a Banca Consulplan, podemos retirar conteúdos mais específicos para chegar a uma avaliação dos 6 conteúdos básicos (presentes na maioria dos certames), que são:

  1. Língua Portuguesa;
  2. Atualidades e Conhecimentos Gerais;
  3. Matemática;
  4. Informática;
  5. Raciocínio Lógico;
  6. Direito Administrativo.

Volte ao topo

 

Como acessar a ferramenta de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões?

Conhecer os conteúdos mais cobrados em concursos públicos é importante para saber como organizar suas rotinas de maneira mais eficiente. Além da análise para os conteúdos mais cobrados da Banca Consulplan, você pode acessar e utilizar a ferramenta para realizar suas próprias consultas de maneira ainda mais específica.

Apesar de gratuita, é preciso estar registrado na plataforma Gran Cursos Questões para poder visualizar a ferramenta na barra de opções e acessá-la. Se você ainda não tem um cadastro, não se preocupe! O processo é rápido, gratuito e leva apenas alguns instantes!

Se você já é Assinante Ilimitado, o acesso ao Gran Cursos Questões está liberado e pode ser realizado por meio da sua área de aluno. Basta localizar e clicar no item “Questões”.

Acesse a ferramenta de Assuntos Frequentes por aqui! 

 

Consulplan: qual é o perfil de cobrança de cada matéria?

Com base na classificação realizada no item anterior, falaremos um pouco mais sobre a cobrança específica de cada matéria básica mais cobrada a seguir. Confira!

Banca Consulplan: Língua Portuguesa

Com uma abordagem mais voltada para a gramática normativa, a Banca Consulplan, contudo, também não deixa de lado as questões de interpretação de texto, que são a matéria básica de maior destaque da maioria dos concursos públicos.

Em seus estudos é essencial não deixar de estudar colocação pronominal, crase, acentuação gráfica e noções de período simples e composto; ou seja, noções básicas do conteúdo.

Banca Consulplan: Atualidades e Conhecimentos Gerais

Para essa matéria, dê atenção especial não só para os principais conhecimentos referentes ao Brasil e ao mundo, como também busque informações locais, especialmente se estiver prestando um concurso público de Prefeitura organizado pela Banca Consulplan.

A tendência é que as seleções regionais costumem ser bem mais específicas no quantitativo de questões. Assim, caso você identifique conteúdos como “história do Estado ou Município”, lembre-se de dar atenção especial e anotar os detalhes: as chances de caírem na sua prova são muito grandes.

Banca Consulplan: Matemática

Os conteúdos mais cobrados para a matéria de matemática pela Banca Consulplan (de acordo com provas já realizadas), são:

  • Princípios de Aritmética Básica;
  • Funções;
  • Geometria Analítica;
  • Sistemas Lineares;
  • Porcentagem.

Banca Consulplan: Informática

As questões de informática da Banca Consulplan são bem elaboradas, mas não chegam a ser complexas. O candidato irá ser cobrado em operações básicas em sistemas operacionais e softwares de escritório (pacote office).  As avaliações da Banca Consulplan costumam se concentrar mais no sistema operacional Windows.

Banca Consulplan: Raciocínio Lógico

Os assuntos mais cobrados para a matéria de Raciocínio Lógico pela Banca Consulplan, são:

  • Sequências;
  • Probabilidade;
  • Análise Combnatória;
  • Raciocínio Sequencial;
  • Lógica Proposicional.

Boa parte de questões desse tipo podem ser resolvidas com a aplicação direta de fórmulas. Assim, uma boa estratégia é promover táticas de memorização rápidas, como o estudo por meio de flashcards, por exemplo.

Banca Consulplan: matérias de Direito

De modo geral, a cobrança de Direito pela Banca Consulplam é baseada na letra da lei, sem cobrança de doutrina ou jurisprudência. Autores como Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Hely Lopes e Marcelo Caetano costumam ser citados com frequência em questões de Direito Administrativo.

Podemos destacar os seguintes conteúdos para Direito Administrativo:

  • Lei de Improbidade Administrativa;
  • Lei 8112/1990;
  • Licitações;
  • Atos Administrativos.

Volte ao topo

 

Consulplan: como são as questões?

Agora que já falamos sobre aspectos técnicos da banca Consulplan é hora de colocar os conhecimentos em prática. Confira especificações dos principais segmentos exercidos pelo Instituto:

Concursos Públicos

Nesse caso, as questões são mais diretas, priorizando os candidatos que decoraram a matéria. Os textos da questão abaixo, da área de Direito Administrativo, são curtos e citam um autor.

Veja o exemplo abaixo de questão comentada, extraído da plataforma Gran Cursos Questões:

 2019. CONSULPLAN – MPE PA – Ministério Público do Pará – Direito

Segundo o jurista Marcelo Caetano, o Poder de Polícia “é o modo de atuar da autoridade administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades individuais suscetíveis de fazer perigar interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzam, ampliem ou generalizem os danos sociais que a lei procura prevenir”. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

(A). O Poder de Polícia Judiciária possui caráter eminentemente preventivo, pois, através dele, a Administração pretende que o dano social sequer chegue a consumar-se
(B). O Poder de Polícia tem como característica a coercibilidade que é desempenhada de forma a obrigar todos a observarem os seus comandos, podendo, inclusive, usar a força, caso necessário para vencer eventual recalcitrância.
(C). O exercício da polícia administrativa exercida pela própria Administração Direta independe de existência de lei; por sua vez, quando se trata de delegação do Poder de Polícia é necessário lei formal, originária da função regular do Legislativo.
(D), Poder de Polícia em sentido amplo se configura como atividade administrativa, que consubstancia a verdadeira prerrogativa conferida aos agentes da Administração, consistente no poder de restringir e condicionar a liberdade e a propriedade.

Resposta comentada

Gabarito Letra B.

A letra A está errada porque o poder de polícia judiciária é repressivo.
A letra C está errada porque o poder de polícia depende de existência de lei.
A letra D está errada porque é o poder de polícia em sentido estrito.

*Resposta pelo professor Rodrigo Santos Dantas da equipe Gran

Continue resolvendo questões da Banca Consulplan

 

CFC – Exame Suficiência

As questões costumam ser mais longas, com a apresentação ampla de dados, tabelas e com foco especial em conceitos de Contabilidade como Balanço Patrimonial, Contabilidade de Custo, Legislação Federal e Matemática Financeira.

Saiba TUDO sobre o Exame CFC

Volte ao topo

 

 

Consulplan: dicas para dominar a banca

Se você chegou até aqui curioso sobre qual é a melhor abordagem para encarar as questões elaboradas pela Consulplan, é hora de sanar essa curiosidade. Confira abaixo as principais dicas para dominar a banca de uma vez por todas:

Dicas para dominar a Banca Consulplan: inicie seus estudos no período pré-edital

Para combater a cobrança extensa dos conteúdos previstos em edital da Banca Consulplan, uma das melhores estratégias é não esperar o edital da sua seleção de preferência ser publicado para iniciar seus estudos.

Ao ficar ligado nas notícias, aqui mesmo pelo Blog, você se torna capaz de programar perfeitamente as suas rotinas de estudo! O momento ideal para iniciar seus estudos, de acordo com Gran Xperts, é no momento em que o concurso é autorizado. Contudo, se ele ainda estiver apenas previsto, mas for a sua seleção dos sonhos, comece a estudar o mais cedo possível!

Lembre-se: quanto mais tempo você tiver, mais fácil será a conciliação de rotina com os estudos e não haverá tanta necessidade de se dedicar 6 a 8 horas por dia, o que muitas pessoas não conseguem fazer.

Dicas para dominar a Banca Consulplan: diversidade é melhor que aprofundamento

A Banca Consulplan não costuma exigir um alto nível de complexidade em suas questões, por isso, é melhor apostar na quantidade de matérias estudadas no que no aprofundamento.

Saber a medida entre esses dois pontos (afinal, como saber se estudei uma matéria de maneira muito mais supérflua do que o recomendado ao seguir essa dica?), pode ser complicado. Daí, entra a complementação dessa técnica com a próxima dica.

Dicas para dominar a Banca Consulplan: resolva muitas questões comentadas

Estudar por questões é, sem dúvida, a melhor maneira de conhecer uma banca organizadora. Busque incluir a resolução de exercícios não só em momentos esporádicos, mas no seu dia-a-dia.

Questões de concurso vão te ajudar a compreender e assimilar o conteúdo, dinamizar suas rotinas, fazer revisões, avaliar seu desempenho e compreender quais são os assuntos de fato mais cobrados no certame e em qual nível de aprofundamento. A resolução de questões pode vir também em formato de simulados e provas passadas!

Conte com o Gran Cursos Questões para auxiliar nessa etapa da sua preparação! O cadastro é gratuito e você encontra milhares de itens comentados, inéditos e um rico acervo de provas passadas!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões 

Dicas para dominar a Banca Consulplan: aposte em técnicas de memorização

Como uma banca que cobra a literalidade de conteúdos, é importante garantir que os conceitos essenciais sejam memorizados para realizar uma avaliação organizada pela Consulplan. Assim, incorporar técnicas como flashcards, fichamentos e resumos, auto explicação e questionamento e estudo intercalado, podem ajudar. No Gran Cursos Online, temos um eficiente sistema de geração de flashcards, confira aqui! 

Dicas para dominar a Banca Consulplan: cuidado com as pegadinhas

Ninguém gosta de perder pontos em uma questão e então descobrir que se tratava de uma pegadinha, não é mesmo? Infelizmente, a Banca Consulplan é conhecida por recorrer com frequência a esse método de filtragem de candidatos.

A melhor maneira de evitar cair em pegadinhas da Banca Consulplan, é:

  • Ler os enunciados com cuidado, circulando termos mais importantes;
  • Resolver muitas questões, marcando as que você errou para consultar mais tarde;
  • Identificar o padrão de pegadinhas na sua prova específica: é por generalização? prazos? inversão de conceitos?.

Conheça mais sobre os tipos de pegadinhas em concursos públicos! 

Dicas para dominar a Banca Consulplan: não confunda Consulplan com Consulpam

Apesar dos nomes serem parecidos, fique ligado: não se tratam das mesmas instituições. A confusão pode te levar a estudar com questões da banca errada, trazer aborrecimentos e levar à perda de tempo.

Sempre que for procurar por materiais, confira o nome da banca organizadora, especialmente se existirem outras Instituições com nomes similares.

Volte ao topo

Já pensou em ter o melhor emprego do mundo? É a sua chance!

Conheça o método para qualquer pessoa ganhar um salário de R$ 5 a R$ 10 mil para o resto da vida. Salário acima do mercado. Estabilidade até a aposentadoria. Felicidade em servir a um propósito.

O nosso mestre e aprovado 14 vezes em concursos públicos, Fernando Mesquita, vai contar o grande segredo para você ter também o melhor emprego do mundo e conquistar tudo que você sempre sonhou. A única coisa que você precisa fazer é participar da nossa live gratuita no dia 25 de outubro, às 19h58.

Garanta o seu lugar gratuitamente preenchendo o formulário abaixo 👇



 

Banca Consulplan: resumo de perfil

  • Nome: Consultoria e Planejamento em Administração Pública – Instituto Consulplan
  • Dificuldade: baixa
  • Tipo de questão: múltipla escolha/ certo e errado
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: incidência alta
  • Enunciados: objetivos e curtos
  • Textos: curtos
  • Banca semelhante: Fundação Cesgranrio
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *