Biblioteca digital: o que é, para que serve e como usar?

Você já ouviu falar sobre biblioteca digital ou virtual? Entenda melhor como funciona essa opção!

Avatar


15 de Fevereiro6 min. de leitura

A biblioteca digital é uma entre tantas mudanças da tecnologia que revolucionou a forma como nos comunicamos, como nos relacionamos com o mundo e, claro, como aprendemos. 

Estudar de maneira online é cada vez mais uma realidade e a biblioteca também passou pela transformação digital. Por isso, vamos entender o que é e como funciona uma biblioteca digital.

Se preferir, navegue pelo índice abaixo.

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é uma biblioteca digital?

Biblioteca digital é uma plataforma em que são disponibilizados livros, artigos, periódicos e outros conteúdos de maneira online. 

Costuma ser feita por instituições de ensino e pode ser restrita a pessoas cadastradas/estudantes dos cursos da instituição ou aberta ao público geral. 

Algumas universidades incluem em seus acervos materiais internos, o que também é uma forma de incentivar a produção acadêmica de seus estudantes. 

Para que serve uma biblioteca digital?

A biblioteca digital serve para facilitar o acesso a conteúdos de forma online, sem que a pessoa precise se deslocar até uma biblioteca física. 

Dessa forma, ela torna a leitura mais acessível, disponibilizando um acervo a pessoas que moram longe de ambientes físicos ou pessoas que podem se beneficiar com recursos de acessibilidade. 

Além disso, a biblioteca digital pode ser gratuita ou ter valores mais acessíveis do que os praticados por livrarias físicas. 

Como funciona a biblioteca digital?

Cada biblioteca digital possui suas características de funcionamento, mas basicamente funcionam da mesma forma que a biblioteca física:

  • Você faz o cadastro/login para ter acesso ao acervo digital;
  • Pesquisa a obra do seu interesse;
  • Adiciona à sua estante virtual para leitura em um determinado período.

Alguns aplicativos e ferramentas podem te ajudar a organizar sua leitura, mas vamos falar sobre isso em outro tópico do texto. 

O que eu posso encontrar em uma biblioteca online?

Em uma biblioteca online é possível encontrar conteúdos diversos, como:

Livros

Os livros de uma biblioteca digital podem ser de dois tipos: digitalizações de livros impressos ou livros que desde sua publicação já foram feitos para o meio online. Os formatos podem variar de acordo com a plataforma, mas o mais comum é o formato PDF.

Artigos, teses e dissertações

Produções científicas e acadêmicas rendem materiais ricos da comunidade estudantil. Se você está estudando um tema específico e quer embasar seu trabalho com referências, pode encontrar excelentes artigos, teses e dissertações nas bibliotecas digitais tanto da instituição, quanto de outras instituições externas. 

Periódicos 

Assim como os livros, é possível encontrar versões digitalizadas de periódicos (jornais, revistas, diários oficiais, etc.) antigos ou consultar versões digitais mais atuais. Essa também é uma boa fonte de pesquisa, especialmente para abordar questões em datas específicas ou pontos de vista da imprensa. 

Qual a diferença entre biblioteca digital e biblioteca virtual?

Biblioteca digital, biblioteca virtual ou biblioteca online? Ambos os termos podem significar a mesma coisa: um formato digital da biblioteca tradicional. Um espaço para consultar materiais diversos sobre determinados assuntos, de acordo com o interesse de cada leitor(a) e pesquisador(a). 

Esses termos também costumam ser utilizados para pessoas que costumam acessar conteúdos online e compilam esses materiais em um único espaço, criando seus próprios acervos digitais. 

Como organizar minha biblioteca digital?

Como vimos acima, se você gosta de ler online, pode querer organizar seu próprio repositório virtual. Há diversos aplicativos e sites que ajudam a centralizar seus interesses e você pode, por exemplo:

  • Criar categorias de leitura com base em gênero textual, tipo de material, prazo para finalização, entre outras;
  • Incluir anotações e avaliações para te ajudar a memorizar os principais pontos daquele conteúdo; 
  • Compartilhar dicas e iniciar grupos de conversa com pessoas que tenham os mesmos interesses que os seus.

Você pode ler digitalmente em diferentes dispositivos e formatos, mas alguns cuidados com a visão são importantes. Por isso, se atente ao brilho da tela, à distância do seu rosto para o dispositivo, à postura corporal e, caso utilize óculos, avalie a inclusão de proteção à luz azul na sua lente. 

E o kindle, vale a pena? 

Kindle é um acessório, similar a um tablet, específico para facilitar a leitura digital. Sua tecnologia, que se aproxima ao formato de leitura analógica do papel, permite que a leitura não seja tão cansativa pelo estímulo visual de outros acessórios (celular, tablet, computador), além de evitar notificações e auxiliar na concentração dos leitores. 

Se você lê bastante ou quer aumentar sua leitura, mas tem dificuldades com conteúdos digitais, o Kindle pode ser um bom acessório. Mas só você pode avaliar se vale a pena ou não.

Caso não queira um Kindle ou não tenha orçamento para comprar um no momento, há diversos aplicativos tanto para facilitar a leitura em si, quanto para fazer a gestão das suas leituras em versões gratuitas ou pagas. 

Por exemplo: 

  • Skeelo;
  • Marvin;
  • Amazon;
  • Google Play Livros;
  • Apple Books;
  • Scholar Google (para artigos);
  • Cabeceira;
  • Saraiva, etc. 

Vale a pena baixar, testar e ver com qual você se adapta melhor. 

Quem pode usar uma biblioteca digital?

Qualquer pessoa pode acessar acervos online de livros, artigos, periódicos, etc. Mas vale destacar que cada biblioteca digital possui especificações de públicos que podem acessar cada conteúdo.

Se você tem um tema de interesse específico ou geral, vale a pena consultar bibliotecas digitais que oferecem acesso gratuito a conteúdos dessa área. 

Além disso, algumas ferramentas permitem que você faça o download gratuito ou após pagar algum valor determinado de conteúdos do acervo digital.

Conteúdos em domínio público

Sabia que, no Brasil, após 70 anos do falecimento do(a) autor(a) de livros e produções culturais, elas entram em domínio público? 

Já nos Estados Unidos, por exemplo, o conteúdo entra em domínio público após 95 anos de sua publicação (um dos maiores prazos no mundo). 

O prazo varia em cada país, mas a questão é que, a cada ano, o acervo virtual gratuito mundo afora se amplia e clássicos podem ser lidos gratuitamente, é o caso de Shakespeare, Machado de Assis e muitos outros.

A ideia do domínio público serve justamente para não deixar que obras antigas e relevantes caiam em esquecimento e, assim, mantenham a história e a cultura preservadas e vivas.  

Em 2023, diversas obras da literatura, cinema, música e cultura, no geral, passaram a compor a lista de domínio público. É o caso, por exemplo, de livros de Sherlock Holmes, do livro O Farol, de Virginia Woolf, da coleção de contos Men Without Women, de Ernest Hemingway e muitos outros. 

2024 já começa com uma boa lista de domínio público nacional com as obras do autor Graciliano Ramos, como os livros Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Além disso, agora fazem parte do domínio público mundial o filme O Circo, de Charlie Chaplin, o livro Orlando, de Virginia Woolf, e a peça Longa Jornada Noite Adentro, de Eugene O’Neill.

Também entra em domínio público em 2024 o curta “Steamboat Willie” (O Vapor Willie), primeira aparição de Minnie e Mickey Mouse, de 1928. A questão é que a Walt Disney Company era contrária à liberação e se mantém relutante na disponibilização do conteúdo em domínio público.

De acordo com entrevista sobre o tema, eles afirmam que irão fiscalizar o uso da obra: “Continuaremos a proteger nossos direitos nas versões mais modernas do Mickey Mouse e em outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais”. 

Biblioteca Nacional digital e biblioteca mundial digital: quais são os acervos disponíveis?

A Fundação Biblioteca Nacional é uma instituição, ligada ao Ministério da Cultura, que regula o registro de publicações no Brasil e concentra o maior acervo do país.

Além de contar com espaço físico com livros, teses, periódicos e muitos conteúdos, também possui um vasto acervo digital: a biblioteca nacional digital. 

Além disso, outros espaços virtuais com acervos expressivos de biblioteca digital mundial e nacional que vale a pena conhecer incluem: 

  1. Fundação Biblioteca Nacional Digital, pelo site bndigital.bn.gov.br
  2. Biblioteca Digital do Arquivo Nacional – Maria Beatriz Nascimento (BDAN), disponível em bdan.an.gov.br
  3. Brasiliana da Literatura Infantil e Juvenil, em blij.bn.gov.br/index.php
  4. Domínio Público, em www.dominiopublico.gov.br
  5. Biblioteca da Presidência da República, em biblioteca2.presidencia.gov.br
  6. Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal, em bibliotecadigital.stf.jus.br
  7. Biblioteca Digital do Senado Federal, em www12.senado.leg.br/institucional/biblioteca
  8. Instituto Moreira Sales – Acervos, em ims.com.br/acervos/ 
  9. BDLB – Biblioteca Digital Luso-Brasileira, em bdlb.bn.gov.br 
  10. Biblioteca Digital e Sonora da Universidade de Brasília, em bds.unb.br
  11. Arquivo Público Digital do Estado de São Paulo, em atom.arquivoestado.sp.gov.br
  12. Brasiliana Iconográfica, em www.brasilianaiconografica.art.br e Brasiliana Fotográfica, em brasilianafotografica.bn.br 
  13. Biblioteca Virtual de Literatura, em www.biblio.com.br
  14. BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em bdtd.ibict.br
  15. Biblioteca Digital do Patrimônio Iberoamericano, disponível em www.iberoamericadigital.net/BDPI
  16. Projeto Gutenberg, em www.gutenberg.org
  17. The Free Library, em www.thefreelibrary.com
  18. Open Library, em openlibrary.org
  19. The Scientific Electronic Library Online – SciELO, disponível em scielo.org
  20. Digital Public Library of America, disponível em http://dp.la/
  21. Biblioteca Digital Mundial, disponível em www.wdl.org/pt
  22. Digital Library Federation, disponível em www.diglib.org
  23. Europa – The Europeana, disponível em www.europeana.eu/portal/pt
  24. Google Acadêmico, disponível em scholar.google.com.br 
  25. Além dos acervos das universidades públicas e particulares do país e muitas outras. 

Como é a biblioteca digital do Gran, a GranBiblio?

A essência do Gran é totalmente digital e a biblioteca não poderia ser diferente. Nosso acervo possui conteúdos abertos a toda a comunidade e uma parte específica voltada para alunos utilizarem durante sua jornada acadêmica. 

Além disso, nossos alunos podem inscrever seus trabalhos no repositório institucional e acessar materiais produzidos por outros estudantes como referência.

Venha para a Gran Faculdade

Na Gran Faculdade, você encontra tudo que precisa para conquistar seu diploma de uma forma simples, com menos burocracia possível. Faça sua matrícula e aproveite:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Com a entrada imediata, você começa seu curso assim que é aprovado(a) no vestibular simplificado. Assim, você já tem acesso à biblioteca digital do Gran e todas as vantagens para conquistar seu diploma! 

Cursos

Escolha seu curso e o desconto que mais se encaixam ao seu perfil:

Cupons de desconto Graduação EAD

Confira os descontos abaixo e selecione a opção que melhor se encaixa para você (cupons válidos até o preenchimento das vagas disponíveis):

CategoriaValor mensalCupom
Graduação SocialR$ 94,90GRADSOCIALGRAN
Graduação Social MulherR$ 89,90GRADSOCIALGRANMULHER
Graduação Alunos e Ex-alunos GranR$ 94,90GRADALUNOGRAN
Graduação Alunas e Ex-alunas Gran (Mulher)R$ 89,90GRADALUNOGRANMULHER
Novos AlunosR$ 114,90NOVOGRADGRAN
Novas Alunas (Mulher)R$ 109,90NOVOGRADGRANMULHER

Além disso, você pode obter 10% de desconto fazendo o pagamento à vista. Ou, se não tiver limite do valor semestral no cartão de crédito, se matricular com pagamento recorrente (o valor da mensalidade é descontado a cada mês, sem comprometer o limite).

30 dias para testar! Aqui, confiamos no serviço que prestamos e no nosso propósito de mudar vidas por meio da educação da tecnologia. Então, se você não estiver satisfeito(a) em 30 dias, pode receber seu dinheiro de volta!

Garanta sua matrícula com desconto!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


15 de Fevereiro6 min. de leitura