CACD 2016: publicado o gabarito preliminar. Recursos até quinta-feira, 04 de agosto!

Avatar


02 de agosto3 min. de leitura

Atenção candidatos(as) que irão participar do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (Concurso Diplomata 2016)! O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) acaba de divulgar em seu site o gabarito da 1ª fase da seleção.

Os recursos contra o gabarito preliminar serão aceitos no período de 3 de agosto a 4 de agosto no site do Cebraspe, conforme informado no edital do concurso.

Caderno de Prova – Questão de 1 a 31

Caderno de Prova – Questão de 32 a 73

Gabarito Preliminar – Questão de 1 a 31

Gabarito Preliminar – Questão de 32 a 73

Dos recursos

bullet1.gif (844 bytes)O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase disporá do período compreendido entre as 9 horas do dia 3 de agosto de 2016 e as 18 horas do dia 4 de agosto de 2016 e deverá seguir as instruções do item 12 do edital.
bullet1.gif (844 bytes)Se do exame de recursos resultar anulação de questão e ou de item integrante da prova objetiva, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
bullet1.gif (844 bytes)Se houver alteração do gabarito oficial preliminar de questão ou de item integrante da prova objetiva, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
bullet1.gif (844 bytes)Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
bullet1.gif (844 bytes)O resultado dos recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva da Primeira Fase, as justificativas de eventuais alterações e ou anulações de gabarito, o resultado final na Primeira Fase e a convocação para a verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos negros serão divulgados no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concurso/irbr_16_diplomacia e publicados no Diário Oficial da União na data provável de 22 de agosto de 2016.

O concurso

O certame que visa o provimento de 30 vagas teve sua primeira etapa no dia 31 de julho de 2016, em todas as capitais do país.

A prova objetiva, conhecida como 1ª fase ou TPS, contou com 73 questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Na segunda fase, haverá uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para 17 de setembro.

Já na terceira e última fase, serão seis avaliações, sendo cinco delas discursivas sobre História do Brasil (18 de setembro); Geografia e Política Internacional (24 de setembro); Língua Inglesa (18 de setembro); Noções de Economia (24 de setembro); Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro); O sexto exame é objetivo sobre Espanhol e Francês (25 de setembro). Os selecionados farão ainda um curso de formação no Instituto Rio Branco, em Brasília. O regime de contratação é o estatutário (estabilidade).

Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata – O CACD é o processo seletivo para ingresso na carreira de diplomata. Desde 1996, vem sendo realizado com a regularidade de pelo menos uma vez por ano, e já conta 20 edições. Sucede o exame vestibular para admissão no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD), o qual vigorou até 1995. Desde a edição de 2002, o CACD é realizado com a colaboração do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB). A abrangência do CACD é nacional, todas as fases são aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.

O Instituto tradicionalmente põe à disposição do candidato, no período que antecede a realização das provas, o Guia de Estudos, com o registro das questões propostas no exame anterior acompanhadas de respostas que mereceram avaliação positiva por parte das respectivas bancas examinadoras. O objetivo é orientar e auxiliar o candidato em sua preparação para o concurso, o qual exige, em todas as fases, leitura e análise críticas, capacidade de síntese e de organização de ideias e, sobretudo, maturidade intelectual, atributos inerentes ao fazer diplomático e que deverão estar presentes durante toda a trajetória profissional do diplomata.

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Concurso Diplomata do MRE 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Cespe/UnB
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Diplomata
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 30
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 15 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 8 de junho a 20 de junho de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Taxa de inscrição: R$ 225,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Prova objetiva: 31 de julho de 2016

editalCom o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

diplomata-arte
Avatar


02 de agosto3 min. de leitura