CACD: como se preparar e ingressar na Carreira de Diplomata?

Para ingressar na Carreira de Diplomata, é preciso ser aprovado no CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata). Saiba como funciona a seleção e confira dicas de como se preparar de maneira otimizada!

Avatar


17 de Novembro de 2022

CACD é o nome dado para a seleção que possibilita o ingresso na Carreira de Diplomata. Por se tratar de uma função pública, garantir a aprovação no CACD é a única forma de se tornar Diplomata no Brasil! Se esse é o seu caso, conhecer detalhes sobre cada etapa da seleção e dicas para otimizar a sua preparação é essencial para atingir o seu objetivo.

Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais facilmente cada ponto do conteúdo:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Toda a quinta-feira às 20h fazemos publicações voltadas para as principais dúvidas dos concurseiros!

A MAIOR BLACK FRIDAY DE TODOS OS TEMPOS

A Maior Black Friday de Todos os Tempos chegou aqui no Gran Cursos Online! A melhor preparação para concursos da carreira Diplomática com 40% de DESCONTO! 

Corra, porque é por tempo limitado! Clique no banner abaixo, aproveite agora e mude de vida! 🚀

Black Friday Gran cursos Online para Carreira Diplomática

CACD: quando teve início?

Você sabia que o primeiro CACD foi realizado apenas em 1996? Antes disso, o ingresso na Carreira de Diplomata era realizada essencialmente por meio do ingresso e conclusão do Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD), que funcionava basicamente como uma faculdade. Dessa forma, não era necessário ter ensino superior para se qualificar, por exemplo.

Esse modelo de ingresso teve início em 1946, ano seguinte de criação do Instituto Rio Branco. De fato, essa Instituição foi criada com o objetivo de conduzir seleções e realizar a capacitação de futuros diplomatas. Na Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal, o prédio é facilmente localizável por uma entrada com decoração aquática e um monumento circular. Ele também é vizinho do Tribunal Regional da 1° Região.

Durante o período, que se estendeu por cerca de cinco décadas, outras seleções diretas também foram realizadas para o ingresso direto na carreira. Contudo, a grande mudança ocorreria apenas a partir de 1995, com uma reforma administrativa que julgou que o ingressou na Carreira de Diplomata deveria ocorrer apenas mediante a realização de concursos públicos.

Assim nasceu o CACD! Com aplicação anual, era inicialmente organizado apenas pelo Instituto Rio Branco. Contudo, com o aumento da demanda, passou a receber a colaboração da banca Cebraspe/Cespe até o ano de 2019, quando o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento), assumiu o papel de parceiro com o Instituto Rio Branco.

Volte ao topo

CACD: quais são as etapas de avaliação?

Embora tenha passado por alguns ajustes desde a sua criação, a composição básica do CACD permaneceu a mesma desde a sua criação. Nela, estão previstas as etapas de:

  • Prova objetiva;
  • Prova dissertativa de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; e
  • Prova dissertativa Final.

Apenas a primeira etapa apresenta caráter unicamente eliminatório. As outras duas etapas, portanto, são classificatórias e eliminatórias. De fato, a nota final do candidato que prestou o CACD será igual à soma das notas obtidas nas últimas duas fases!

CACD: como é a prova objetiva?

A prova objetiva do CACD apresenta um total de 73 questões, sendo cada uma delas composta por 4 assertivas que devem ser julgadas como CERTAS ou ERRADAS pelo candidato. Com isso, cada acerto vale 0,25 pontos, enquanto os erros resultam em 0,125 pontos negativos. Ou seja, há penalização para o chute.

Devido à extensão da prova objetiva do CACD (ao todo o candidato deverá julgar 292 itens!), a avaliação é dividida em 2 períodos, ambos com duração individual de 3 horas. No edital mais recente (2022), o primeiro turno teve início às 9h e o segundo às 15h.

Abaixo você confere o quantitativo de questões por matéria no CACD:

Disciplina Número de questões
Língua Portuguesa 10
Língua Inglesa 9
História do Brasil 11
História Mundial 11
Política Internacional 12
Geografia 6
Economia 8
Direito 6

Todas as disciplinas exploradas no edital da CACD/etapa objetiva, apresentam o mesmo peso. Por isso, aquela que apresenta o maior quantitativo é também a que corresponde ao maior número total de pontuação. Nesse caso, trata-se da matéria de Política Internacional.

CACD: como é a prova dissertativa de Língua Portuguesa e Língua Inglesa?

Essa etapa do CACD trabalhará as habilidades dos candidatos de produzir, resumir e traduzir textos, além da capacidade de responder questões ou elaborar comentários sobre temas gerais da Carreira de Diplomata.

A prova de Língua Portuguesa vale um total de 100 pontos e é composta pelas seguintes etapas:

  • Redação sobre tema geral: com a formulação de um texto de 65 a 70 linhas. (Valor: 60 pontos)
  • Elaboração de resumo: com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.(Valor: 20 pontos)
  • Exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos: com extensão de 15 a 20 linhas (Valor: 20 pontos)

Já a prova de Língua Inglesa, apesar de também valer 100 pontos, inclui também a atividade de tradução. Veja as etapas:

  • Redação sobre tema geral: como formulação de um texto que deve ficar entre 40 a 45 linhas (Valor: 50 pontos)
  • Tradução de um texto do inglês para o português: valendo 15 pontos
  • Versão de um texto do português para o inglês: valendo 20 pontos
  • Elaboração de um resumo, em inglês, de um texto escrito em língua inglesa: com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido (Valor: 15 pontos).

Cada uma dessas provas previstas no CACD é aplicada em um dia distinto, definido em cronograma, e dura em média 5 horas

CACD: como é a prova dissertativa Final?

A prova final do CACD consiste em um total de 20 questões dissertativas e elaboração de 2 resumos. Nessa etapa, são contempladas as disciplinas de: História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Economia, Direito, Língua Espanhola e Língua Francesa.

A aplicação dessa etapa no CACD, contudo,  não acontece em apenas um dia! A prova de cada matéria será aplicada em dias distintos (com exceção das provas de Língua Espanhola e Francesa, que acontecerão no mesmo dia), resultando na cobrança prática de quatro questões com limites que vão de 40 até 90 linhas para a formulação da respostas.

Serão considerados aprovados na Terceira Fase os candidatos que tenham alcançado nota mínima de 360,00 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas.

Volte ao topo

CACD: como se preparar?

Já deu pra notar que o CACD é um programa extenso de avaliação, não é mesmo? De acordo com o professor do Gran e Diplomata, Jean Marcel, não se trata de uma corrida de 100 metros e sim de uma maratona. Por isso, é um projeto a longo prazo!

Estima-se que a média dos aprovados no CACD tenha prestado a avaliação pelo menos 3 vezes antes da grande vitória. No entanto, considerando que o certame acontece anualmente, 3 anos é pouco tempo para se dedicar à oportunidade que mudará sua vida. Além disso, é claro que as experiências diferem!

Com dicas e métodos de estudos adequados, certamente o tempo até a aprovação no CACD tende a diminuir (e muito!). Pensando nisso, trouxemos para você algumas dicas para garantir uma excelente preparação em todas as etapas e garantir o ingresso efetivo na Carreira de Diplomata. Veja!

Vencendo o CACD: dicas para a prova objetiva

Na primeira etapa do CACD o foco está nas questões objetivas. Com isso, deve-se priorizar a prática e domínio do perfil da banca organizadora. No caso, estamos falando do AIDES (Instituto Americano de Desenvolvimento).

Nesse caso, especialmente para o CACD, estamos falando de uma banca conhecida por seus textos longos e complexos, geralmente de origem literária. Esse fator, associado ao grande número de itens na prova, pode cansar o candidato muito facilmente.

Saiba mais sobre o perfil da Banca IADES

Faça simulados regularmente e tenha cadernos de questões erradas

Por todas as razões apresentadas, a prática é ainda mais importante para quem está se preparando para o CACD. Reserve ao menos um dia na semana para resolver simulados e tenha como prioridade a resolução, de pelo menos, as últimas três provas aplicadas.

Lembre-se também de sempre cronometrar o tempo de resolução das provas e simulados. Para os treinos, é recomendado marcar a sua meta considerando 30 minutos a menos do que você terá no dia da prova. Dessa forma, você garante “tempo de folga” para lidar com nervosismo e outras questões que possam atrasá-lo no dia.

Depois de finalizar as avaliações de prática, volte aos itens para compreender os pontos em que errou. Depois disso, formule um caderno de questões para que possa contemplar os temas com mais atenção nos seus estudos.

No Gran Cursos Questões, você pode encontrar facilmente as provas já aplicadas no CACD, bem como simulados para a Carreira de Diplomata. Por lá, também é possível formular mais facilmente os cadernos de questões. Basta fazer o seu cadastro gratuito para começar a estudar!

Acesse e resolva as provas da Carreira de Diplomata no Gran Cursos Questões!

Comece os estudos o mais cedo possível e tenha um plano de estudos

Iniciar os seus estudos o mais breve possível (mesmo que não haja edital publicado), é essencial. As seleções, afinal de contas, acontecem anualmente e o tempo sempre é escasso. Para otimizá-lo ao máximo, é importante contar com um plano de estudos que leve em consideração não só a sua afinidade e domínio de cada matéria, como também o quantitativo de questões previstos na prova.

Saiba mais detalhes de como montar o seu plano de estudos para concursos públicos!

Conte com um curso preparatório para o CACD

Especialmente se é a sua primeira vez prestando o CACD, contar com o auxílio de um curso preparatório pode fazer toda a diferença. Afinal, por lá, você ficará por dentro dos assuntos mais relevantes de teoria, bem como as apostas de cobrança para as questões. Além disso, também poderá retirar suas dúvidas com professores e profissionais do mundo dos concursos públicos.

No Gran Cursos Online, você encontra um curso voltado especialmente para a preparação de 1° fase, auxiliando você a equilibrar os estudos de teoria e prática em busca da aprovação mais rápida!

Veja o curso preparatório para primeira fase (teoria + exercícios)

Outras dicas para a prova objetiva CACD

Outras dicas importantes para auxiliar na sua aprovação mais rápida e ingresso na Carreira de Diplomata, são:

  • No dia da prova, busque começar pelos conteúdos que você domina;
  • Leia as questões de Língua Portuguesa antes dos textos. Assim, quando você realizar a primeira leitura, já saberá em quais pontos prestar mais atenção;
  • Não chute! Aposte apenas nos itens que tem certeza. A penalidade por chute, apesar de ser pequena, pode acabar te prejudicando muito. Se for chutar, contudo, siga algumas das dicas para fazer isso de forma consciente! 

Volte ao topo

Vencendo o CACD: dicas para a prova de Língua Inglesa e Língua Portuguesa

Assim como acontece com o TAF, para que você possa chegar mais bem preparado nas provas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, é importante já começar a se preparar de maneira simultânea (mas equilibrada), com a primeira fase.

Aqui sua principal preocupação deverá ser produzir textos com o limite de linhas em mente. Esse é, afinal de contas, um dos critérios de avaliação que mais elimina candidatos. Busque provas passadas e pratique sempre com uma limitação clara. Além disso, outro ponto importante diz respeito às regras formais de uso da Língua Portuguesa e Inglesa.

Veja abaixo algumas dicas adicionais do professor e Diplomata Jean Marcel para a 2° fase:

  • 1) extrema atenção ao formato da prova, pois isso é fundamental para não perder pontos por falta de cuidado e para ganhar tempo de resposta;
  • 2) rever as aulas de professores do Gran, aproveitando em especial seus horários de maior rendimento intelectual em locais mais tranquilos, já que pode fazer isso de qualquer aparelho com acesso à Internet;
  • 3) treinar, treinar e treinar, simulando a produção e compreensão de textos nas extensões exigidas no Concurso e dentro do tempo de que você disporá, que é de até cinco horas.

Volte ao topo

Vencendo o CACD: dicas para a prova final

A última etapa do CACD, composta por 6 provas, é uma das mais temidas pelos futuros diplomatas. Afinal, é a última e mais extensa fase da maratona até a aprovação. Aqui, o foco também está na escrita e redação de textos. Portanto, a prática é chave.

Nessa etapa, vale a pena retomar os resumos teóricos realizados para a 1° etapa e revisá-los. Além disso, também é preciso ficar atento ao que acontece no cenário internacional, especialmente quando estamos falando da matéria de Política Internacional.

Afinal, de acordo com o professor Jean Marcel: “uma coisa que se não pode perder de mente é que a prova de Política Internacional é uma prova de ATUALIDADES. Estamos falando, muitas vezes, de eventos literalmente ocorridos na semana da prova. É preciso, portanto, manter o olho aberto para conferências realizadas; acordos recentemente assinados; efemérides e demais eventos relevantes, especialmente aqueles de maior interesse para o Brasil.” 

Como estudar Direito para o CACD?

Já para a matéria de Direito, o professor também apresenta a dica de dividir os conteúdos em duas grandes áreas. Essa divisão é importante para realizar a seleção de material, estabelecer prioridades e definir a bibliografia. Veja qual é (utilize a classificação por itens para identificar diferentes materiais de bibliografia)!

OBS: e se faltar tempo? Então, a recomendação do professor Jean Marcel é de investir seus esforços nas matérias de Direito Constitucional
e Direito Internacional Público.

Primeira divisão

  • a) Introdução ao Estudo do Direito, conhecida pelos bacharéis como IED (itens 1 e 2);
  • b) Direito Constitucional (itens 3 a 8);
  • e c) Direito Administrativo (9 e 14). Note que os pesos dessas matérias dentro dessa parte são desiguais.

Segunda divisão 

  •  a) Direito Internacional Público propriamente dito (itens 15 a 25 e 27);
  • b) Direito da Integração (item 26); c) Direitos Humanos
    (item 28 a 30); e
  • d) Temas diversos (itens 31 a 35)

Você pode conferir a lista completa de bibliografia (p.74) no ebook gratuito! 

Além disso, no ebook “Guia Prático Para Futuros Diplomatas”, você ainda confere outras dicas práticas e informações exclusivas sobre a carreira em um diálogo exclusivo com um efetivo Diplomata brasileiro, professor Jean Marcel!

Volte ao topo

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o CACD e como se preparar de maneira otimizada! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

OPORTUNIDADES 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de Novembro de 2022

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque