Plano de carreira 2023: o que é e como fazer o seu?

Se você é um profissional dedicado, deve ter grandes objetivos. Para te ajudar a alcançá-los, um plano de carreira pode te ajudar. Confira!

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8 de Maio de 2023

Todo profissional tem objetivos de crescimento na carreira. Para isso, além de muito trabalho e dedicação, é preciso saber para onde ir, as possibilidades e o que você precisa fazer para subir de nível. Esse planejamento é o chamado plano de carreira e nós vamos te mostrar nesse artigo a sua importância e como construir um.

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O que é plano de carreira?

Um plano de carreira é um planejamento feito pelo colaborador, dentro de uma empresa, para evoluir profissionalmente e alcançar novos benefícios e prestígio profissional.

O mais tradicional no mercado era que as pessoas com mais tempo de casa fossem promovidas. Hoje isso mudou, e valoriza-se muito mais um plano de carreira bem feito, garantindo a excelência profissional.

Trata-se de um trilha elaborada para que o funcionário trabalhe em conjunto com a empresa, visando a evolução profissional. O plano de carreira deve considerar tanto a capacitação técnica, como as habilidades interpessoais.

O tópico é tão importante que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas a partir de uma série de iniciativas. É o caso, por exemplo, de ações como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, que tem como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) o “trabalho decente e crescimento econômico”.

Segundo Elaine Schwab, coordenadora do curso de Administração da Gran Faculdade e mestre em Administração e Negócios pela PUCRS:

Normalmente um plano de carreira valoriza quem busca oportunidades de aprendizado contínuo, como cursos, workshops, treinamentos, pós-graduações, e outras formas de obter conhecimento. Isso ajuda a manter-se atualizado e desenvolver novas habilidades que serão valiosas para sua carreira.

Qual a diferença entre plano de cargos e plano de carreira?

O plano de cargos é a forma como uma empresa organiza as atividades e funções. Ou seja, quem faz o quê, quanto vai ganhar e os benefícios. Já o plano de carreira diz respeito à evolução profissional do colaborador dentro do negócio.

A profesora Elaine Schawb afirma que o plano de carreira é importante também para a empresa para:

proporcionar benefícios significativos tanto para a organização quanto para os próprios colaboradores. Trata-se de uma ferramenta que permite criar um ambiente de trabalho de incentivo e de desenvolvimento dos funcionários.

Quais são os tipos de planos de carreira?

O plano de carreira pode ser feito de diversas maneiras, mas os principais são:

Plano de carreira em Y

O modelo mais popular de plano de carreira é o modelo em Y. Basicamente, esse tipo de planejamento parte do próprio desenho da letra Y, onde o colaborador encontra duas opções de caminho a seguir quando alcança determinado nível na carreira.

Geralmente, as opções são entre ser um especialista técnico em algo ou gestor. Esse tipo de plano de carreira é muito comum em setores da indústria e desenvolvimento, onde dados e informações são muito relevantes.

Esse plano de carreira é bastante utilizado pelas empresas como uma forma de valorizar a escolha do colaborador. Afinal, nem todos desejam ocupar cargos de gestão geral e preferem atuar de maneira mais técnica e específica.

Plano de carreira em W

Muito parecido com o plano de carreira em Y, o plano de carreira em W surge também a partir do desenho da letra. Todavia, aqui surge uma terceira via que é uma espécie de combinado: a de gestor de projetos.

Esse plano de carreira visa valorizar uma atuação mais pontual em determinados projetos ou produtos. Funciona quase como um tipo de consultoria, em que o colaborador acompanha determinados objetivos e metas.

Plano de carreira em Rede

Como o próprio nome sugere, o plano de carreira em rede é versátil. Nessa trilha, o colaborador pode escolher transitar entre diferentes funções e setores. A ideia é explorar a diversidade profissional, mas sempre atento à capacidade técnica e gerencial.

Plano de carreira em Linha

O plano de carreira em linha é o mais tradicional no serviço público, militar e em empresas mais rígidas e engessadas em sua administração. Em geral, ela envolve o mais comum no mercado: evolução profissional por tempo de empresa dentro de uma hierarquia bastante rígida.

Plano de carreira horizontal

Aqui o colaborador muda de função, recebe novos benefícios e desafios, mas não necessariamente vai atuar num cargo hierárquico maior. Ou seja, ele se especializa e capacita em uma mesma função, apenas com novas atividades dentro do mesmo campo em que já atua e domina bem.

Como fazer um plano de carreira?

O plano de carreira deve ser feito de forma que você organize prazos e ações a serem seguidos para seu crescimento profissional. Em geral, alguns tópicos interessantes para se levar em conta são:

Autoconhecimento é o princípio de tudo

Na hora de elaborar o seu plano de carreira é preciso muito conhecimento sobre si mesmo. Dessa forma, você sabe as suas principais características atuais e consegue pensar o que deseja para o futuro, bem como outros pontos que precisam ser aperfeiçoados. Reflita sobre questões pessoais e profissionais:

  • Quem eu sou hoje?
  • Quais as minhas principais habilidades?
  • O que eu gostaria de melhorar?
  • Onde eu quero estar daqui há alguns anos?

Além disso, aqui também vale aconselhamentos e pedir feedbacks de amigos, colegas de trabalho ou familiares. O que as pessoas à sua volta consideram seus pontos fortes e pontos frágeis? Procure pessoas que te inspiram e que você considera importante para te ajudar.

Alinhe interesses profissionais e pessoais

O próximo passo é alinhar com o seu gestor. É claro que você pode pensar em um plano de desenvolvimento individual, mas quando falamos em crescimento dentro de uma empresa, seu superior deve estar envolvido. Ele será o principal responsável por validar e acompanhar o andamento do seu plano de carreira.

Tenha metas e objetivos bem definidos

Outro ponto importante no plano de carreira é estabelecer metas alcançáveis e concretas. Ou seja, coloque datas e prazos para que você possa seguir, onde ou por meio de qual material você vai desenvolver determinada atividade e assim por diante.

Ao invés de:

  • “Vou fazer uma pós-graduação”.

Defina no seu plano de carreira:

  • “Farei uma pós-graduação em gestão estratégica com a Gran Faculdade entre 2023 e 2024”.

Analise suas avaliações e feedbacks

Em muitas empresas, é comum que os líderes deem retornos e tenham conversas de alinhamento profissional com seus colaboradores.

Utilize isso a seu favor na hora de desenvolver o seu plano de carreira:

  • O que pode ser melhorado?
  • Quais as principais dores do seu setor hoje em dia?
  • O que seu chefe orientou que você deve e pode melhorar?
  • Como a sua empresa pode te ajudar com isso?

Tenha uma rede de contatos forte

Mais um ponto importante para levar em conta no seu plano de carreira é a sua rede de contatos. Ou seja, pessoas da sua área que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional: possíveis mentores, parceiros para projetos e contatos que fortaleçam a sua autoridade profissional. A professora Elaine Schwab reforça:

Novos projetos que são desafiadores mas que colaboram com outras equipes mostra que você possui iniciativas importantes, é comprometido e deseja crescer na empresa. A construção de relacionamentos profissionais dentro e fora da empresa permite se envolver em grupos e conectar-se com pessoas influentes abrindo portas e auxiliando no avanço na carreira.

Invista na sua educação

Por fim, um dos pontos mais importantes para qualquer plano de carreira é a educação. Investir na sua educação é sempre um ponto de destaque para o desenvolvimento profissional:

  • Fazer um curso superior, graduação ou pós-graduação;
  • Participe de mentorias ou treinamentos de carreira;
  • Cursos livres de longa duração;
  • Estudar um novo idioma;
  • Certificações técnicas;

Isso demonstra no seu plano de carreira a sua ambição em se atualizar e adquirir novos conhecimentos. Além disso, são certificados que acrescentam ao seu currículo e podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais as vantagens do plano de carreira para o funcionário?

Dentre as principais vantagens de um plano de carreira, destacam-se:

Desenvolvimento de novas habilidades

Com um plano de carreira bem definido, o colaborador tende a se preparar com dedicação e cuidado para assumir novas funções. Dessa forma, ele deve investir em estudo para aprender novas habilidades e se destacar no mercado.

Preparação para cargos de chefia

Outra vantagem comum de um plano de carreira é o preparo para assumir cargos de chefia ou liderança. Uma vez que um planejamento de carreira é bem estabelecido, o colaborador aos poucos vai se preparando para ganhar novas atribuições e autonomia para liderar projetos e equipes.

Maiores salários e benefícios

Com um plano de carreira bem estruturado, o colaborador tende a evoluir profissionalmente e, consequentemente, ter acesso a maiores salários e benefícios. Ou seja, o plano de carreira pode oferecer diferentes flexibilidades e retornos financeiros ao funcionário.

Maiores responsabilidades

Com novas habilidades, novas responsabilidades! Um plano de carreira bem definido passa segurança para o colaborador e para a empresa que se sente confiante em atribuir novos desafios, responsabilidades e projetos.

Aumento da perspectiva de carreira

Uma das principais vantagens do plano de carreira é o aumento da perspectiva profissional. Ou seja, o colaborador passa a ter mais metas e possibilidades de atuação e evolução dentro da empresa ou fora dela. Com um plano de carreira bem definido, o colaborador sabe muito bem o profissional que é e onde quer chegar.

Segurança e estabilidade profissional

Por fim, um outro ponto relevante no que se refere a um plano de carreira é a segurança e estabilidade profissional. Com um planejamento bem estruturado, o colaborador se sente seguro e estável profissionalmente, tem mais segurança para alcançar seus objetivos e estabilidade para desenvolver projetos e evoluir.

Como funciona o plano de carreira do funcionário público?

Como vimos anteriormente, o plano de carreira mais comum do funcionário público é o plano de carreira em linha. Ou seja, quando o colaborador é promovido ou evolui de alguma forma em seu cargo por tempo de casa. Em geral, o plano de carreira é estabelecido por lei.

Em 2023, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assumiu uma série de compromisso relacionados ao plano de carreira dos servidores:

Iremos ampliar a capacidade do Estado brasileiro de priorizar o combate à desigualdade estrutural. A palavra inovação no nome desse ministério não é à toa; sinaliza que a inovação da gestão é uma de nossas missões. Nossa pasta será aliada de todos os outros ministérios na execução das políticas públicas para melhorar a vida das pessoas. Não se faz política pública de qualidade sem uma máquina estatal operando de forma correta e forte.

Cabe destacar que nos últimos meses, diversos pacotes de concursos foram aprovados e estão em tramitação. Como podemos ver, há grandes promessas para a evolução funcional no serviço público. Segundo o Ministério da Educação (MEC):

Todo Plano de Carreira e Remuneração – PCR é criado por lei e regulamenta um conjunto de normas que regem a carreira dos profissionais de uma determinada categoria. O PCR deve ter como pressuposto a valorização que se expressa, entre outros fatores, em uma remuneração condigna, desenvolvimento de processos formativos e condições dignas de trabalho.

Núbia de Paula, coordenadora do curso de Gestão Pública da Gran Faculdade e doutora em Direito reforça que:

O plano de carreira é um planejamento funcional cuja finalidade é estabelecer a trajetória do servidor na Administração Pública direta, Autarquias e Fundações Públicas de Direito Público. Dentro do plano de carreira temos a progressão funcional que representa uma passagem para ocupar outro nível dentro da mesma classe ou ategoria da carreira dos servidores públicos. E um dos critérios para essa progressão é conclusão formação Superior.

O advogado e professor de direito administrativo Ivan Rigolin completa que:

plano de carreiras é conjunto, estabelecido em lei, das possibilidades de evolução funcional dos servidores permanentes, através de promoção dentro das carreiras, observadas as regras e as condições então estabelecidas, e na estrita observância dos princípios constitucionais em especial o da igualdade.

Como acontece o plano de carreira no setor privado?

Já no setor privado, o plano de carreira pode variar de acordo com o mercado em que o negócio atua e com a cultura do negócio.

Em geral, envolve muito alinhamento e perspectiva de crescimento interno, mas não só para cargos de chefia ou gestão. Segundo o especialista em negócios Uranio Bonoldi:

Não é necessário estratificar os planos de carreira, como se só fosse possível crescer nas empresas alcançando postos de liderança. Também é plausível que um profissional evolua tornando-se expert na execução de determinadas tarefas.

Para Sonia Lesse, especialista em Diversidade e Inclusão e administradora:

A ferramenta é um direcionador de desenvolvimento, para que as pessoas colaboradoras alcancem os indicadores de performance alinhados com a liderança. Também funciona como um fator de motivação para o time, pois permite que cada pessoa esteja sempre em movimento de melhoria e amadurecimento na carreira.

Ou seja, como podemos ver, no setor privado o plano de carreira é tratado de forma mais prática. É preciso mais planejamento, dedicação e autonomia para evolução profissional. Em geral, a professora Elaine Schwab destaca que:

um plano de carreira é uma ferramenta importante para a empresa criar um ambiente de trabalho que incentive o desenvolvimento dos funcionários, alinhe seus objetivos com os da organização e retenha talentos valiosos.

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