Nas duas últimas semanas, abordamos dois empregos especiais acerca do acento grave: antes de casa e terra. Hoje, falaremos sobre mais um caso: com a palavra até.
Vou direto ao assunto: o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo na locução até a (que pode ser até à, caso venha seguida de alguma palavra que admita o artigo “a”).
Veja os exemplos abaixo:
(1) Ele chegou até a/à porta em uma velocidade impressionante!
(2) Ele vai trabalhar até a/à meia-noite.
Esse é um caso realmente ímpar nosso vernáculo. Faça uma breve consulta ao seu cérebro e me responda: qual é a classe gramatical da palavra “até”? Talvez até uma musiquinha saia imperceptivelmente da sua boca:
a, ante, após, até
com, contra, de, desde, em, entre
para, per, perante, por
sem, sob, sobre, trás
Lembrou? “Até” é uma preposição! Daí surge um questionamento: por que a crase é admitida?
Pela lógica, o recomendado para os dois primeiros exemplos é até a, sem o emprego do acento (e com o entendimento de que ocorre a preposição “até” seguida do artigo “a”). Todavia, por uma concessão gramatical, aceita-se até à, com duas preposições! Repito: é uma concessão!
Circunstância semelhante ocorre quando há palavra masculina – e, obviamente, emprego de artigo masculino. Veja:
(3) Ele chegou até a/ao portão em uma velocidade impressionante!
(4) Ele vai trabalhar até a/ao meio-dia.
Agora, preciso fazer uma consideração importantíssima: essa “brecha na lei” só é válida para a preposição “até”. Em outros casos, não se empregam duas preposições simultaneamente! Em “ele vai trabalhar após a meia-noite”, nada de acento grave, ok?
Na semana que vem, abordaremos mais um caso especial de crase! Não perca!
Confira outros artigos sobre o uso da crase: |
Curso Gratuito Imparável 2020
Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!
Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!
Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!
Elias Santana
Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Olá, professor!
Fiquei um pouco confusa quanto ao uso do ATÉ A/AO.
Posso dizer: Ele vai trabalhar até o meio-dia? Ou será sempre: Ele vai trabalhar até ao meio-dia?
Obrigada, desde já.
Gosto muiiiitttoooo de suas aulas!! Obrigado por repartir conosco toda essa sua imensa sabedoria!!!
A palavra até pode ser uma palavra denotativa de inclusão, sinônima de inclusive, situações em que NÃO possui a variante até a.