Como cuidar da sua saúde a fim de potencializar os estudos?

Avatar


7 de Janeiro de 2022

Olá! Meu nome é Marcos Almeida, sou coach e mentor do Gran Cursos Online.

Hoje vim trazer algumas dicas essenciais para você ter mais concentração nos seus estudos.

Antes de iniciar o conteúdo de hoje, convido você a me seguir no Instagram e se inscrever no canal do YouTube. O meu perfil é @marcosalmeidacoach em ambas as plataformas. Lá posto conteúdos para a galera concurseira, dicas de estudo, dicas de gestão emocional etc.

 

Vamos às dicas:

 

  • SONO DE QUALIDADE

Uma mente cansada não te ajuda a render em nada, principalmente nos estudos. Todos nós precisamos de, no mínimo, 6 a 8 horas de sono por noite. Já foi comprovado que pessoas as quais dormem menos que isso produzem bem menos, além de envelhecerem mais rapidamente e estarem propícias a algumas doenças.

Então, procure desacelerar umas duas ou três horas antes de ir para cama. Isso inclui se desligar principalmente do celular. Sei que isso é realmente difícil, mas, se continuarmos ligados a tantas informações desnecessárias e ruins antes de dormirmos, essas coisas poderão virar motivo de insônia e cansaço no dia seguinte.

Faça um ritual do sono todos os dias. Depois de 21 dias, o seu corpo já estará bem habituado, e o seu sono vai melhorar bastante.

Apague as luzes da casa, pegue um bom livro para ler, ou a Bíblia, e você verá como “rapidinho” chegará o sono.

 

  • RESPIRAÇÃO

Muitas pessoas acham besteira fazer exercícios de respiração durante o dia e antes de dormir. Acredite: isso ajuda muito em nossas vidas. Seja no trabalho, seja no convívio familiar, seja nos estudos. É importante separar um momento do seu dia para apenas respirar. Alguns smartwatches têm até essa função de respiração por 5 minutos.

Então procure fazer ao acordar, no meio do dia e ao se deitar! Isso evitará até que você se estresse tão facilmente durante o seu dia. Todos nós precisamos disso para controlar inúmeras coisas, dentre elas, a ansiedade.

 

  • EXERCÍCIOS FÍSICOS

Você estuda para concursos, correto? Faz atividade física? Se a resposta for NÃO, sinto muito te falar, mas você não está no caminho correto.

Quem pratica atividade física tem maior probabilidade de passar mais tempo estudando, e as chances de desistir do seu objetivo também se tornam menores. Sabe por quê?

Porque, quando praticamos exercícios, ativamos a endorfina, e esse é o hormônio do bem-estar, ou seja, você vai se sentir mais feliz consigo, mais determinado e mais animado. E é claro que você precisa disso para os seus estudos, não é mesmo?!

Agora que falei dos aspectos de saúde, falarei um pouco sobre o conteúdo.

 

  • MATÉRIAS MAIS FÁCEIS

Nunca comece a estudar pelas matérias mais difíceis. Quando iniciamos os estudos pela matéria mais difícil, tendemos a achar que não temos a capacidade de aprender aquele conteúdo. Calma! Não se cobre tanto! Procure aquela matéria que você era bom na escola e na faculdade.

Pode acontecer também de você achar que todo o conteúdo está difícil, certo? Então, procure por outro material e veja um que se adeque melhor a você. Isso não é vergonhoso. Vergonhoso é continuar fazendo a mesma coisa sem ter resultado.

 

  • TEMPO DE ESTUDO

Quem disse que, de cara, você tem que estudar de 4 a 5 horas diárias?

Você pode até conseguir nos primeiros dias, mas ficará tão cansado, que, nos próximos dias, seu ritmo diminuirá bastante.

Isso ocorre porque, antes de acostumar o seu cérebro, você já lhe deu um choque! Vá com calma. Aumente a quantidade de horas líquidas de estudo gradativamente.

Aí, sim, quando você estiver mais acostumado com esse ritmo, as horas passarão com mais naturalidade, e o seu estudo será mais produtivo e prazeroso.

 

  • ROTINA

Ter rotina nos ajuda a estudarmos mais e de maneira melhor. Procure estudar no mesmo horário todos os dias. Assim seu cérebro já se condiciona a entender que aquele horário é para os estudos, sem falar no fato de que as chances de você arrumar desculpas para não estudar serão bem menores.

 

  • LOCAL

Muita gente tenta estudar em casa. Para algumas pessoas, até dá certo, mas, para outras, não. Se você é do tipo de pessoa que consegue estudar em casa, parabéns!

Agora, se você não é esse tipo de pessoa, se perde a concentração facilmente com a esposa chamando, com os filhos gritando, com os cachorros latindo, com os vizinhos brigando, a minha dica é: pague por um espaço para o qual você vá única e exclusivamente para estudar, ou até mesmo procure uma biblioteca pública aí na sua cidade.

Não se engane dizendo que estuda em casa, mas se distrai até com uma mosca voando!

 

Bom, eu realmente espero que você siga as minhas dicas. Muito sucesso para você na sua vida e nos seus estudos. Desejo que você realize o sonho de ser aprovado no concurso da sua vida.

Um grande abraço,

Marcos Almeida – Gran Mentor do Gran Cursos Online.

Avatar


7 de Janeiro de 2022