Como enfrentar a falta de apoio?

Quando não há inimigos interiores, os inimigos exteriores nada podem fazer contra você.” – Provérbio africano

Há algumas semanas, após encerrar o Gran Dicas STJ, tradicional revisão de véspera do Gran Cursos Online, uma aluna me abordou e sugeriu que eu escrevesse sobre o tema que dá título ao texto de hoje. Ela relatou que sofre o tempo todo com a falta de apoio, pois até mesmo os pais são contrários ao seu projeto de estudar para concursos. O olhar daquela moça me dizia que a situação lhe causava muita dor. Talvez ela se sentisse injustiçada, visto que estava lutando para melhorar de vida, e não fazendo algo de errado.

Creio que são muitos os concurseiros nessa mesma situação, por isso topei o desafio de falar sobre o assunto. Reconheço que, no início, foi difícil organizar os pensamentos, já que eu nunca – nem em meus piores pesadelos – soube o que é ter até os meus pais contra os meus sonhos, os meus estudos ou a minha vocação empreendedora. Já escrevi sobre o cuidado que devemos ter com as más companhias, mas o que fazer se elas forem justamente as pessoas com as quais mais deveríamos contar? É mesmo um desafio, mas um desafio para o qual há solução. Se olharmos ao redor, notaremos que a falta de apoio é mais comum do que imaginamos, e, embora a situação não seja agradável, há uma saída muito simples para ela. Falarei mais sobre isso a seguir.

É claro que já houve dias em que achei que tudo conspirava contra mim. Tudo parecia dar errado, e as pessoas não entendiam muito bem o que eu estava tentando fazer. Nessas horas, eu evocava os meus sonhos, recordava tudo que já tinha feito e, então, voltava a me concentrar no que ainda tinha de fazer. Pensava: “Ora, meus desejos são sublimes, meus sonhos são grandes, minhas aspirações empreendedoras são factíveis e farão a diferença para muita gente; então, preciso concentrar meus pensamentos e forças em minhas metas, ainda que ninguém acredite em mim”. Em resumo, encontrava dentro de mim mesmo o apoio de que precisava, buscando força em meus propósitos.

É, concurseiro, nada é fácil nesta vida. Tudo pode ser complicado e dificultoso, mesmo quando o sonho que perseguimos seja do tipo que trará benefícios para todos, inclusive para os que tentam nos demover da ideia de lutar.

“Mas não importa quem ou quantos estejam contra você, desde que você próprio esteja a seu favor.”

Mas não importa quem ou quantos estejam contra você, desde que você próprio esteja a seu favor.

Obviamente, o cenário ideal para a conquista de uma vaga no serviço público é um em que todos – amigos, familiares, colegas etc. – trabalhem por esse projeto. Todas as cartas devem estar na mesa, inclusive o detalhe de que você, candidato, precisará se afastar – e muito – do convívio com esses entes queridos para perseguir, imparável, o seu sonho. Com todos conspirando pelo seu sucesso, alguma dúvida de qual será o desfecho?

Todavia, a aluna que veio conversar comigo aquele dia não dispõe desse cenário ideal. Os pais são contra o seu desejo de ser servidora pública. Acham que têm planos melhores para ela e chegam a vociferar até mesmo ameaças: “Se você estiver indo para esse aulão…”. Infelizmente, como esses, há muitos pais que se acham no direito de escolher a profissão dos filhos, sem nem sequer ouvi-los sobre quais são suas vocações, sem nem mesmo levar em conta suas aspirações.

“Sempre existirão pessoas que, incapazes de perseguir os próprios sonhos, torcem para que ninguém realize os seus. Na verdade, o melhor a fazer é aprender a conviver com isso.”

É triste, mas o fato é que sempre haverá quem é do contra. Sempre existirão pessoas que, incapazes de perseguir os próprios sonhos, torcem para que ninguém realize os seus. Na verdade, o melhor a fazer é aprender a conviver com isso. Escute pacientemente os motivos de quem tem um papel importante em sua vida e não o apoia num dado projeto. Afinal, não há como simplesmente ignorar a família. Mas tome o cuidado de não se abalar com o que ouvir. Opte por dar apoio a si mesmo. Escolha nadar contra a maré imposta pelos outros, pois nadar contra si mesmo não é uma opção.

O visionário Henry Ford costumava dizer: “Quando tudo estiver parecendo ir contra você, lembre-se de que o avião decola contra o vento e não a favor dele”. Ele sabia bem o que é estar cercado de pessoas contra uma ideia, um projeto, uma vida. Mas também sabia que, em muitas situações, só o que temos somos nós contra nós mesmos. Em minha empresa, apesar de contar com um sócio extremamente talentoso e uma equipe maravilhosa e dedicada, há questões que eu preciso resolver sozinho. De maneira similar, no dia da prova, será você e você.

De fato, um concurseiro faz a prova só, depois de ter passado por outros tantos momentos de solidão. A esta altura, ele precisa ter desenvolvido a capacidade de se (re)equilibrar sozinho. Além disso, às vezes o cenário que se impõe está ali justamente para despertar no candidato uma força interior que ele não sabia ter. É isto mesmo, querido leitor: uma situação pode se mostrar complicada justamente com o propósito de cutucar o gigante que há aí dentro; um gigante que precisa acordar, mas que não o fará se tudo estiver conspirando a seu favor.

“…tudo que está em seu interior é muito mais forte do que o que está fora. Se compreender isso e tiver gratidão até pelos fatos que parecem ruins – como não ter o apoio de outras pessoas –, você encontrará as ferramentas de que precisa para seguir em frente. Não cultive sentimentos de rancor, de mágoa; não se considere uma vítima, um injustiçado.”

Há algo que você tem de entender logo: tudo que está em seu interior é muito mais forte do que o que está fora. Se compreender isso e tiver gratidão até pelos fatos que parecem ruins – como não ter o apoio de outras pessoas –, você encontrará as ferramentas de que precisa para seguir em frente. Não cultive sentimentos de rancor, de mágoa; não se considere uma vítima, um injustiçado. Sei que é difícil deixar de nutrir esses sentimentos, mas pense comigo: o que eles trazem de bom? De que adianta ficar de – como dizem por aí – mi-mi-mi? De que adianta ficar remoendo todos os dias o fato de que seus pais não o apoiam, se você vai continuar em busca do que merece, com ou sem o apoio deles? Se em algum momento você conquistar alguma solidariedade, ótimo! Caso contrário, siga em frente do mesmo jeito, pois essa é a única alternativa dos fortes, dos imparáveis.

“Ainda que ferido, chateado, desapontado e triste, você é capaz de se manter de pé para perseguir com determinação seus sonhos.”

Ainda que ferido, chateado, desapontado e triste, você é capaz de se manter de pé para perseguir com determinação seus sonhos. Seja o seu maior fã. Seja o seu maior apoiador. Quando alguém apoia a si mesmo de verdade, não precisa do apoio de mais ninguém. Essa pessoa encontra em si mesma força para alcançar o que busca.

Se concorda com esta mensagem, registre nos comentários: “Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!”.

Bons estudos! E lembre-se de que aqui, no Gran Cursos Online, você sempre poderá contar comigo e com toda a nossa equipe. Há mais de quatrocentos professores e colaboradores torcendo por você. Você não está sozinho!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Notícias Relacionadas

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
124 Comentários

124 Comentários

  1. Avatar

    Lidianne Calheiros

    23/04/2018 19:33em19:33

    Eu sei bem o que é isso, apoiar meus estudos até que alguns da família apoiam, o problema é que eles não acreditam que eu consiga passar num concurso melhor, querem que eu faça “qualquer coisa” para garantir o pouco….só que eu sei que 80% das pessoas que passam em um concurso qualquer, se acomodam e desistem de lutar pelo que realmente desejava, por vários motivos: falta de tempo devido a nova jornada, cansaço e etc..mas um dia eu vou mostrar pra todos eles que eu consigo, pois EU SEREI MEU MAIOR MOTIVADOR!

    • Avatar

      Deise Costa Alexandrino de Oliveira

      23/04/2018 22:19em22:19

      Vivencio um situação bem parecida, achei que tinha um companheiro e no entanto uma pessoa que torce para eu não vencer, não colabora, mas concordo plenamente com tudo dito pois a minha força maior vem do meu interior e a vontade de vencer ser independente financeiramente seguir minha vida com minha filha, agradeço por todos os dizeres eu vencerei.
      Eu serei a minha maior apoidora!!!

    • Avatar

      Vânia Rodrigues

      27/04/2018 13:29em13:29

      Eu serei meu maior motivador!

    • Avatar

      gabriel

      12/05/2020 11:50em11:50

      Conseguiu?

    • Avatar

      guilherme

      18/08/2020 20:03em20:03

      Eu serei o meu maior apoiador!

  2. Avatar

    Micheli

    23/04/2018 19:38em19:38

    Eu serei minha maior apoiadora!

  3. Avatar

    JEFFERSON TENÓRIO

    23/04/2018 20:01em20:01

    “Eu serei o meu maior apoiador!”.

  4. Avatar

    Henrique Trindade

    23/04/2018 20:01em20:01

    Que bom ter investido no Gran Cursos e ter acessado essa e outras dicas valiosas. Estou decidido a passar em novo concurso após 11,5 anos de tentativas frustradas. E para alcançar esse sucesso, EU MESMO SOU O MEU MAIOR APOIADOR.

    • Avatar

      Profeta Realista

      30/04/2018 08:38em08:38

      Kkkkkkkkkkkk, desiste de vez, cara! 11,5 anos é tempo demais. Já era para estar fazendo coisa melhor. Isso pode ser plano de Deus, camarada!

    • Avatar

      Ligia

      11/05/2018 09:37em09:37

      Henrique,

      Tenho um colega que ficou 10 anos no cursinho para passar no Barro Branco, passou e hj ainda é Delegado Federal.

      Nem preciso dizer quantas pessoas tiraram sarro dele no tempo de cursinho. Os colegas já formados e trabalhando, e ele ainda no cursinho vestibular. Mas hj ele deve ganhar mais do que mtos os que tiraram sarro dele.

      Se é isso mesmo oq quer…veja oq anda fazendo de certo e de errado…E corra atras.

    • Avatar

      Mônica Souza

      29/07/2018 19:08em19:08

      NÃOO DESISTEE !!

  5. Avatar

    leticia

    23/04/2018 20:09em20:09

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  6. Avatar

    SEBASTIÃO

    23/04/2018 20:14em20:14

    Entendo perfeitamente a situação da colega. Estou enfrentando algo semelhante, envolvendo até questões financeiras. Faço de tais problemas combustível para me dedicar e provar que estou certo em não desistir dos meus sonhos. EU SEREI MEU MAIOR APOIADOR!

  7. Avatar

    Luzia

    23/04/2018 20:25em20:25

    Eu serei a minha maior apoiadora.

  8. Avatar

    Josenália Carvalho

    23/04/2018 20:30em20:30

    Eu serei a minha maior apoiadora!!

  9. Avatar

    Jonathan

    23/04/2018 20:31em20:31

    ”siga em frente do mesmo jeito, pois essa é a única alternativa dos fortes”

    Eu sou e sempre fui, meu maior apoiador!

  10. Avatar

    Raphaela

    23/04/2018 20:34em20:34

    Sei exatamente o que a colega passa, aqui a coisa funciona mais velada, mais tímida.Mas sei que acham que não poderei passar, que desperdiço dinheiro e tempo. Quando tento conversar me cortam ou logo ignoram. Hj foi um desses dias, e este texto caiu como paraquedas. Estou realinhando minha forma de estudo e até mesmo o cargo.
    Só sei de uma coisa: nascemos sozinhos, morremos sozinhos… então na vida de concurseiro não é diferente. Sigo sozinha, literalmente sozinha, de conversar apenas com o computador. Mas só tem um jeito de melhorar: sendo aprovada e conquistando minha real independencia.

    EU SEREI MEU MAIOR APOIADOR

    • Avatar

      Marcelo Magno de Souza

      24/04/2018 11:41em11:41

      Exatamente colega! Eu conto com o apoio de concurseiros, que como eu e você, acreditamos em nós mesmos!

  11. Avatar

    Adriana Martins

    23/04/2018 20:37em20:37

    “Eu serei a minha maior apoiadora!”.

  12. Avatar

    Gabriela

    23/04/2018 20:41em20:41

    Eu serei minha maior apoiadora. Muito obrigada por suas palavras

  13. Avatar

    Aline Amorim

    23/04/2018 20:45em20:45

    “tudo que está em seu interior é muito mais forte do que o que está fora”

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  14. Avatar

    Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    23/04/2018 21:02em21:02

    Muito grata mais uma vez pelo artigo bem escrito. Eu no início passei por isso, porque o meu pai morreu quando eu era uma garotinha de 2 anos e a minha mãe que teve que me sustentar sozinha. A minha mãe também não queria que eu passasse em um concurso até que passei e hoje ela me apoia em todos os sentidos e diz que foi a minha atitude mais acertada. Passei com 24 anos. E hoje eu cuido dela com muito amor e carinho porque é a única preciosidade que tenho e que me ama de verdade. E sou grata por todas as dificuldades que passo e que já passei. Um artigo muito bem elaborado. Valeu Gabriel!

    • Avatar

      Samanta

      01/11/2019 23:19em23:19

      Eu serei minha maior apoiadora!

  15. Avatar

    ANDRÉA LIRA DE SANTANA

    23/04/2018 21:06em21:06

    Esse texto foi literalmente para mim…
    Eu serei a minha maior apoiadora.

  16. Avatar

    Andréa

    23/04/2018 21:08em21:08

    Eu serei a minha maior apoiadora! Eu viu conseguir realizar meu sonho de ser concursada!💪

  17. Avatar

    Danilo

    23/04/2018 21:09em21:09

    Eu serei o meu maior apoiador!

  18. Avatar

    Naira Kelly

    23/04/2018 21:13em21:13

    EU SEREI MINHA MAIOR APOIADORA

  19. Avatar

    WILDER FERNANDO

    23/04/2018 21:35em21:35

    Eu serei o meu maior apoiador!

  20. Avatar

    Eduardo Pereira Nascimento

    23/04/2018 21:38em21:38

    “Eu serei o meu maior apoiador”…..

  21. Avatar

    Celia Mary

    23/04/2018 21:40em21:40

    Eu serei minha maior apoiadora
    Às vezes,é fácil abrir mão da realidade mas não é tão fácil abrir mão de um sonho. Por isso, eu continuo na caminhada ,e não desistirei dos meus sonhos.
    Eu sou meu próprio incentivo, pois a vontade de vencer meus objetivos é bem maior.

  22. Avatar

    ELIETE DOS SANTOS RODRIGUES

    23/04/2018 21:50em21:50

    Eu serei a minha maior apoiadora.

  23. Avatar

    Fernanda

    23/04/2018 21:57em21:57

    Eu sou e sempre fui a minha maior apoiadora! Sempre lutei contra a maré. Posso ter errado, mas errei por minhas escolhas e não pelas escolhas dos outros. Também acertei, caí, levantei. Sigo em frente, um passo de cada vez, em busca de uma vida melhor.

  24. Avatar

    Roberto Venâncio

    23/04/2018 22:03em22:03

    Eu vou ser o meu maior apoiador!!!

  25. Avatar

    Gleyce Rangel

    23/04/2018 22:03em22:03

    “Eu serei a minha maior apoiadora!”.

  26. Avatar

    Keila

    23/04/2018 22:09em22:09

    Bom texto,
    Eu serei minha maior apoiadora!!!

  27. Avatar

    Daniella Azevedo

    23/04/2018 22:18em22:18

    Me reconheci neste texto. É muito difícil você olhar para os lados e perceber que está só. Justamente quando se está querendo melhorar não só a minha vida mas as dos meus. A comodidade de “é do jeito que Deus quer” sem que se esforce para que algo mude é muito presente na mente de algumas pessoas, principalmente de mais idade. Nunca cheguei a desanimar por conta disso, apenas me entristece um pouco. Cada dia tenho mais vontade de vencer e vai chegar o dia em que vou provar que meu esforço valeu a pena. Eu sou a minha maior apoiadora!

  28. Avatar

    Fernando Lima

    23/04/2018 22:19em22:19

    Eu já sou o meu maior apoiador!!!

  29. Avatar

    Ana Claudia

    23/04/2018 22:23em22:23

    Boa noite! Estive refletindo hoje mesmo sobre este assunto e o que esta garota compartilhou contigo Gabriel, é realmente vivenciado por várias pessoas, inclusive por mim; e tudo acontece de diversas formas. Minha família até me apoia, mas não compreende em vários momentos, pois em inúmeras vezes não entendem que eu preciso estar sozinha para estudar; e então eles sempre me atrapalham de alguma forma (minha família é muito numerosa, tenho 8 irmãos), aí dá pra imaginar, mas já estou tomando atitudes necessárias para que eu possa ter a Paz que preciso, uma vez que só eu posso lutar por meus objetivos. Eu serei a minha maior apoiadora! Forte abraço!

  30. Avatar

    Debora

    23/04/2018 22:51em22:51

    Eu serei minha apoiadora. Não somente em estudos. Mas também na vida. Excelente artigo.

  31. Avatar

    Sheila

    23/04/2018 23:31em23:31

    Muito bom Gabriel,

    Passo por isso o tempo todo. Ainda com agravante de bater na trave inúmeras vezes e não fazer o gol da minha vida. Vem sim, justamente da família. Quem fez quando não tinha essa concorrência imensa, hoje fala que tem de estudar 12 h por dia. Vou confessar: na época que não trabalhava estudava quase isso por dia. Ia para uma biblioteca do TJ (era perto só atravessar a rua), só vinha em casa almoçar e voltava e depois um pouco mais à noite. Hoje vendo as dicas on line vi que errei em muitos pontos das minhas preparações (diversas). Venho tentando corrigir, vamos ver se consigo realizar o sonho da minha vida aprovar e ser nomeada para algum Tribunal.
    Grata.

    • Avatar

      Jacqueline

      25/04/2018 17:01em17:01

      Persistência!Não desista!

  32. Avatar

    Geania Maria Dos Santos Veloso

    23/04/2018 23:36em23:36

    “EU Serei o meu maior apoiador!”

  33. Avatar

    Fabiana

    24/04/2018 00:04em00:04

    Muito grata, Gabriel!
    Uma vez ganhei um colar de uma amiga que é gerente de RH de uma grande corporação. Ela disse: “Pensei em você assim que li esse poema”. É que o colar era acompanhado de um pequeno poema e tem as palavras-chaves escritas no pingente: “Sempre sol aqui dentro”.
    Ela acertou… O poema está no espelho do meu armário, e fala exatamente de mim:
    “Não importa lá fora como esteja o tempo: ventania de riso, tempestade de lágrimas
    Sempre sol aqui dentro.”
    Tirei o poema do armário, veio agora para o cantinho de estudos”. O colar, será meu talismã.
    Forte abraço a todos os ensolarados!

  34. Avatar

    Carlos Eduardo

    24/04/2018 00:42em00:42

    Como muitos companheiros de caminhada, também convivo com os mesmos problemas. Infelizmente, é o mundo que vivemos. Mas como uma amiga colocou: honestidade atrai honestidade. Gratidão imensa por ter todos vocês, desconhecidos, porém pessoas que assim como eu, estão atrás de um sonho. De coração, deixo um grande abraço a cada um e desejo para todos exatamente o que quero para mim. A sua aprovação.
    Eu serei o meu maior apoiador e desejo que todos se apoiem em Gratidão e Honestidade.

    Por um mundo mais humano.

    Grande abraço

    • Avatar

      Ana Claudia

      24/04/2018 06:28em06:28

      Muito obrigada! Belas palavras; também te desejo o mesmo! Contem sempre com as minhas orações, sabendo sempre que há tempo para tudo. Rumo à aprovação! Abraço!

  35. Avatar

    Reinan Araújo

    24/04/2018 01:55em01:55

    Eu serei o meu maior apoiador

  36. Avatar

    Gedma

    24/04/2018 06:16em06:16

    Eu também luto contra vários eventos externos que tentam me impedir de realizar meus objetivos,já ouvi da minha irmã e minha mãe ” que meu filho passa em vários concursos e eu estudo estudo e não passo”, só que eu já sou servidora pública da prefeitura de Nova Iguaçu, e continuo estudando porque quero ser federal.Meus filhos, e meu marido me apoiam eu me apoio e isso basta.Eu “sou imparável”.

  37. Avatar

    Alexandre Carvalho

    24/04/2018 06:44em06:44

    Eu serei meu melhor apoiador!!!

  38. Avatar

    Jéssica Rodrigues

    24/04/2018 07:23em07:23

    É incrível como pensamos que estamos sozinhos em situações em que esperamos apoio dos familiares ou de alguém. A verdade é que somos o nosso apoio, estrutura e força. Seja a sua Salvação.

  39. Avatar

    Viviane

    24/04/2018 08:07em08:07

    Temos que confiar em Deus pois este não nos dar nenhuma provação maior do que possamos suportar. Temos que ser nosso maior apoiador e confiar naquele que está acima de todas as coisas. Existe tempo certo pra tudo, não podemos desanimar dos nossos sonhos.
    “Eu serei a minha maior apoiadora!”. Boa jornada pra todos.

  40. Avatar

    Anderson Moreira

    24/04/2018 08:49em08:49

    Eu serei o meu maior Apoiador!

  41. Avatar

    Elisa

    24/04/2018 09:00em09:00

    Eu serei minha maior apoiadora!

  42. Avatar

    Sindicley Adriano

    24/04/2018 09:31em09:31

    Puxa! sem demagogia ou vitimes. É a pura verdade. Quase ninguém acredita na gente. Quando reprovamos em um concurso então aí que os olhares de descrença se voltam contra agente. As pessoas que assistem as novelas ( nada contra) têm muito mais valor. As pessoas não entendem que estudar para concurso é também agregar muita educação com o conhecimento. Concurseiro mesmo quando não passa já se tornou um pessoa melhor. Estudamos muito, mesmo quando não passamos. Somos diferentes, somos especiais. Acredite quem quiser.

  43. Avatar

    Carla Duarte

    24/04/2018 09:32em09:32

    Eu serei minha maior apoiadora!

  44. Avatar

    NEUSA PINTO RAMALHO

    24/04/2018 09:52em09:52

    EU SEREI MINHA MAIOR APOIADORA

  45. Avatar

    janaina cristine de jesus

    24/04/2018 09:58em09:58

    maravilhoso texto ..minha história

  46. Avatar

    janaina cristine de jesus

    24/04/2018 10:00em10:00

    fascinante texto!!! elaborado a realidade de muitos inclusive a minha ..lindo bastante motivacional ..para o atual cenário do qual estamos inseridos ..obrigada Gabriel

  47. Avatar

    Lu

    24/04/2018 10:07em10:07

    É incrível como esse texto trás pra gente um toque especial, amadurecido, com ganho de causa. Até então só encontramos problemas e dificuldades e aqui eu em especial acabei por encontrar uma resposta que estava procurando há tempos… Acostumamos a buscar a força e o apoio no outro quando o que precisamos está aqui, dentro de nós mesmos, buscamos o apoio externo e é internamente que está o abraço.

  48. Avatar

    Ester dos Santos

    24/04/2018 10:23em10:23

    Eu sou minha maior apoiadora!

  49. Avatar

    Adriana da Silva Oliveira

    24/04/2018 11:00em11:00

    Eu serei minha maior apoiadora!!!

  50. Avatar

    Leandro

    24/04/2018 11:13em11:13

    Mensagem que veio no dia certo, pois é muito difícil as pessoas compreenderem seu objetivo de passar em concurso público e as vezes nos frustamos por ser pessoas a nossa volta, cobrando nosso tempo, arrumando coisas para realizarmos. Mas definitivamente EU SOU O MEU MAIO APOIADOR. Obrigado pela bela msg Gabriel.

  51. Avatar

    Allan Cruz

    24/04/2018 11:28em11:28

    Eu serei meu maior apoiador.

  52. Avatar

    Luiz Carlos

    24/04/2018 11:39em11:39

    Eu sei bem oque é isso, tenho o sonho de seguir carreira na área policia, minha mãe não me apoia de jeito nem um, tenta ate sabotar meus estudos as vezes, tenta me desanimar falando varias coisas pra me botar pra baixo e me humilhar. mas não tem jeito, é vocação, quando você encontra sua vocação tem que lutar ate o fim pra conquistar o seu objetivo, e nada vai me fazer desanimar, pois sei que estou no caminho certo e que minha aprovação esta próxima.

  53. Avatar

    Laíse Antunes

    24/04/2018 11:43em11:43

    “Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!”.

  54. Avatar

    Isaac Correia

    24/04/2018 11:47em11:47

    Eu serei o meu maior apoiador

  55. Avatar

    Eveline Xavier

    24/04/2018 11:50em11:50

    Eu sou e serei a minha maior apoiadora!

  56. Avatar

    Pedro

    24/04/2018 13:05em13:05

    Eu serei meu maior apoiador!
    No fim das contas esse é o único apoio que realmente conta!
    Não adianta nada ter o apoio de todos e não acreditar em si mesmo.
    Assim como foi dito no artigo, o comportamento solitário que existe no estudo ajuda a nos fortalecer até mesmo para outras adversidades!

  57. Avatar

    Najane

    24/04/2018 13:08em13:08

    ótimo tema, digo a minha mãe o tempo todo que ela não tem discernimento para entender os meus sonhos, estou no 9ª semestre da faculdade, prestes a ser uma bacharel em direito e desde o inicio do ano, venho me dedicando a concursos, ela disse que eu precisaria arrumar um emprego porque a bolsa que recebo no estágio, não é suficiente para pagar minhas despesas, e que eu precisaria trabalhar nem que fosse de telemarketing. Imagine ai que barra, mas ” EU SOU O MEU MAIOR APOIO DEPOIS DE DEUS”.

  58. Avatar

    Katia Marinho

    24/04/2018 13:23em13:23

    Eu serei minha maior apoiadora!

  59. Avatar

    MAURICIO REIS

    24/04/2018 13:25em13:25

    “Eu serei meu maior apoiador!”.

  60. Avatar

    Kelli

    24/04/2018 13:31em13:31

    Eu serei minha maior apoiadora. Até mesmo quando a minha sombra me passar a rasteira.

  61. Avatar

    michele

    24/04/2018 14:06em14:06

    Eu serei meu maior apoiador.

  62. Avatar

    Tamiris

    24/04/2018 14:50em14:50

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  63. Avatar

    Ligia

    24/04/2018 15:11em15:11

    Na verdade, acho que até hj os meus pais prefeririam que eu tivesse feito medicina, por mais que eu já esteja formada, com pós e fazendo mestrado.

    É necessário ter a certeza dentro de vc, mais do que qq outra pessoa. Momentos de dúvida de outras pessoas sempre vai ter, mas um pouco é como ter a certeza ou não de uma pessoa é a pessoa escolhida para casar. Vc sempre vai enfrentar momentos de dúvida, mas algo dentro de vc diz que é a pessoa.

  64. Avatar

    Hugo

    24/04/2018 15:12em15:12

    Serei meu maior apoiador!

  65. Avatar

    Rodrigo

    24/04/2018 15:16em15:16

    Gostei do seu artigo, Gabriel. Gostaria também de sugerir a você um tema: Está mais difícil passar em um concurso hoje do que antigamente? Tenho a impressão que sim, apesar dos vários recursos que não existiam antes e que hoje nem todos os candidatos tem acesso,como os cursos à distância, por exemplo. Os primeiros concursos que obtive sucesso nos anos 90 fiz apenas com uma apostila. Hoje, retornei ao mundo dos concursos, por opção e o esforço tanto financeiro como mental tem sido bem maior e os resultados não tem acontecido como eu esperava. Te dou como exemplo o certame da Abin, que cobrou História e Geografia no nível do Rio Branco, em minha opinião. Bem diferente do anterior. Enfim, gostaria de saber a sua visão sobre o assunto. Obrigado!

  66. Avatar

    rogeria romao

    24/04/2018 15:52em15:52

    eu serei minha maior apoiadora…

  67. Avatar

    Emersa

    24/04/2018 18:51em18:51

    EU SEREI MINHA MAIOR APOIADORA!!

  68. Avatar

    William Anderson

    24/04/2018 21:05em21:05

    eu sou e sempre serei o meu maior apoiador!!!!!!

  69. Avatar

    Danilo

    24/04/2018 21:30em21:30

    “Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!”.

  70. Avatar

    Cléo

    24/04/2018 22:23em22:23

    Texto emocionante. Eu desejo força a pessoa que sugeriu o tema e a todos que passam situação semelhante. Façam o melhor que puderem e o universo ajudará. Eu mesma já vivi situações semelhantes, e não importa o que eu consiga nunca será bom ou suficiente para alguns. É um aprendizado difícil lidar com isso. Gratidão ao Gran cursos e um abraço no coração de todos. Força, não desistam, a hora de vcs chegará.

    • Avatar

      Cléo

      24/04/2018 22:25em22:25

      Ah, e é mesmo como dizem, quando vc é aprovado todas as reprovações e dores passadas se apagam. Sublime!

  71. Avatar

    André Duarte

    24/04/2018 22:41em22:41

    Eu serei o meu maior apoiador!

  72. Avatar

    Luanna

    24/04/2018 22:55em22:55

    Eu serei a minha maior apoiadora!!!!!

  73. Avatar

    Juliana Soares

    24/04/2018 23:14em23:14

    Eu serei a minha maior apoiadora de hoje em diante. Muito obrigada Gabriel Granjeiro.

  74. Avatar

    Íris France

    25/04/2018 00:19em00:19

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  75. Avatar

    Bruno Figueiredo da Silva

    25/04/2018 04:59em04:59

    Eu serei o meu maior apoiador!

  76. Avatar

    Erica Sant’Anna

    25/04/2018 08:02em08:02

    Estou passando por algumas dificuldades, que às vezes me desmotivam. Desemprego do marido, chefe difícil no trabalho e o cuidado com os filhos que tomam tempo, tudo contra. Mas penso que se eu não acreditar em mim, se eu não lutar, nada mudará! Eu serei a minha maior apoiadora!

  77. Avatar

    Rose

    25/04/2018 08:31em08:31

    Acho o mais complicado os convites, você deixa claro que precisa de tempo para estudar, que isso é uma fase, é diferente de trabalhar ou fazer uma faculdade, mas ninguém entende, absolutamente ninguém, todos te chamam para os eventos, no meu caso eventos da igreja, festinhas de crianças, dizem para participar mais no wats up, ninguém entende o número de páginas e revisões que são necessárias para você passar em um concurso, você tem que ser especialista, mas você não pode ser emocional, tem que ser racional, pensar que quando passar, aí todos vão achar que era necessário o tempo que ficou isolada estudando, por isso que a nossa opinião, de nós que estudamos, deve se sobressair, devemos ser o nosso maior e definitivo apoiador, forte abraço concursandos.

  78. Avatar

    Priscilla

    25/04/2018 09:18em09:18

    Bom dia Gabriel e a todos concurseiros que vivem essa situação. Realmente dói quando parecem não acreditar em você e no que você busca. Ouço muito que concursos são cheios de falcatruas e que de nada adianta passar. Casos isolados se tornam regra geral para querem parece querer que vc não esteja certa, mas EU SOU E SEREI MINHA MAIOR APOIADORA. Os artigos são ótimos e nos dão aquele gás para seguir em frente na batalha solitária, temos que trabalhar internamente, ter consciência de nossas emoções e sentimentos fazendo com que trabalhem a nosso favor, esse apoio nós podemos e devemos controlar. Gratidão.

  79. Avatar

    Jonatas

    25/04/2018 10:10em10:10

    Gostaria de agradecer primeiramente a aluna que inspirou a você a redigir esse ótimo artigo. Minha namorada e eu somos concurseiros e diferente de mim ela passa por esses problemas em principal família aposto que lendo esse artigo cada vez mais ela irá se torna imparável.

    “Eu serei o meu maior apoiador!”.

  80. Avatar

    Vanessa

    25/04/2018 14:27em14:27

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  81. Avatar

    Eliél Camargo

    25/04/2018 14:32em14:32

    Eu serei o meu maior apoiador!

  82. Avatar

    IGOR

    25/04/2018 19:31em19:31

    Eu serei o meu maior apoiador!

  83. Avatar

    Débora Maria de Oliveira Valença

    26/04/2018 09:20em09:20

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  84. Avatar

    Eliane Ferreira dos Santos

    26/04/2018 15:32em15:32

    Boa tarde! Eu também já passei por isso, hoje estou triste porque fiz uma prova do concurso e não sai bem, mas como diz o Gabriel, Eu vou levantar a cabeça e começar tudo novamente, mesmo triste por que e uma sensação que nada dá certo na tua vida.Eu não vou deixar o gigante adormecer.

    “Eu serei o meu maior apoiador”

  85. Avatar

    ERICK

    26/04/2018 21:37em21:37

    Eu estou passando por essa situação…minha esposa não me apoia no sentido de pagar o preço. estou me preparando para AFRFB, porém dificil manter minha rotina, pois quando é pra estudar nos fins de semana devido o pouco tempo, ela quer que va junto com filha pequena que temos passear, ir na praia. ela não tem visão de pagar o preço agora para ter vida melhor futura. sempre fala que fica na rotina, que não tenho iniciativa enfim. quando falo algum ditado que aprendi ela rebate com criticas, que vou muitos com outros.recente fiz um mural dos sonhos, que é minha. a mesma falou que devo sonhar menos. o que nada mais nada menos que varios lugares do mundo, um ford Ranger, prédio da receita federal, minha filha na praia. pois esse é o futuro que almejo…por que EU O MEU MAIOR APOIADOR !!!

  86. Avatar

    MICHELLE

    27/04/2018 17:40em17:40

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  87. Avatar

    Larissa

    27/04/2018 23:05em23:05

    Eu serei minha maior apoiadora!

  88. Avatar

    Monika

    28/04/2018 15:55em15:55

    Eu serei a minha maior apoiadora.

  89. Avatar

    iris

    28/04/2018 20:51em20:51

    EUUUUUUUUUUUUU Sereiiiiiiiiii a minha maior apoiadoraaaaaaaaaaaaaaa

  90. Avatar

    Janilson

    29/04/2018 08:38em08:38

    Eu serei meu maior apoiador.

  91. Avatar

    ANDERSON OLIVEIRA LIMA

    29/04/2018 09:49em09:49

    Eu serei o meu maior apoiador!!!!

  92. Avatar

    Brenda

    29/04/2018 13:46em13:46

    Eu serei minha maior motivadora. Vivo uma situação semelhante, pois minha família não compreende minha vida de estudos, escuto muitas piadas que me entristece, mas continuo firme e forte.

  93. Avatar

    Thaís

    30/04/2018 13:53em13:53

    Estou passando por isso. Meus pais não apoiam o meu sonho. Dói muito e as quedas me fazem pensar se eles não estão certos. Mas não tem outro jeito, não vou desistir independentemente de quantas vezes tenha que cair. A vontade dentro de mim é tão grande que outro caminho não faz sentido. “Eu serei o meu maior apoiador!”

  94. Avatar

    Fernanda

    30/04/2018 15:05em15:05

    Para motivar, sugiro o vídeo que o William Douglas fez no Gran Cursos ha tempos. Segue o link: https://youtu.be/8uJB5i0i2f0

    Eu sou minha maior apoiadora!

  95. Avatar

    Alice Ferreira

    30/04/2018 23:06em23:06

    Maravilhoso artigo! Eu serei minha maior motivadora!

  96. Avatar

    Lorena

    01/05/2018 22:41em22:41

    Infelizmente neste momento, estou passando por isso, acabei de não obter êxito em um concurso e ouvi tantas coisas que me deixaram muito triste. Contudo aprendi que não preciso da motivação das pessoas ao meu redor, isso tem que surgir de mim mesma,e não vou desistir dos meus sonhos. Agradeço pelas dicas, e por serem tão atenciosos.
    Eu serei minha maior apoiadora!

  97. Avatar

    Ana Cleide Cerqueira

    02/05/2018 16:59em16:59

    Olá Diretor Gabriel,
    Louvo a Deus pela sua vida.Agradeço ao Senhor pela existência do Grancursos por me possibilitar estudar.Obrigada pela disponibilização das Maratonas e todo material!Tudo isso tem sido o meio que Deus tem me dado para estudar e não desistir do sonho de ser Servidora Pública no INSS.
    Enfrento desafio semelhante ao da aluna que te motivou a escrever esse Artigo.Mas serei a minha maior apoiadora.
    Grande abraço,
    Ana Cleide Cerqueira.

  98. Avatar

    MARLENE

    04/05/2018 13:33em13:33

    Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!

  99. Avatar

    Rafael Alvarenga

    07/05/2018 01:01em01:01

    Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!

  100. Avatar

    Julia Ribeiro

    12/05/2018 18:53em18:53

    EU SOU A MINHA FÃ, EU SOU A MINHA MAIOR APOIADORA!

  101. Avatar

    Fernanda Andreza da Silva

    26/05/2018 11:27em11:27

    Eu serei a minha maior apoiadora !

  102. Avatar

    Elielson Silva de Jesus

    19/06/2018 18:17em18:17

    Eu serei o meu maior apoiador

  103. Avatar

    Alan Vieira

    18/08/2018 09:57em09:57

    Eu serei o meu maior apoiador!

  104. Avatar

    Gilvanise Melo

    20/12/2018 16:20em16:20

    Eu serei minha maior apoiadora!

  105. Avatar

    Bianca

    02/01/2019 17:00em17:00

    Eu serei a minha maior apoiadora!.Ainda que ferida, chateada, desapontada e triste, sou capaz de me manter de pé para perseguir com determinação meus sonhos. Encontro em mim mesma força para alcançar meus objetivos!
    “Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!”.

  106. Avatar

    Joaquim Dias do Nascimento Junior

    16/01/2019 14:34em14:34

    EU SOU O MEU MAIOR APOIADOR INCOMPARAVELMENTE. NINGUÉM QUER UMA VAGA NO SERVIÇO PÚBLICO MAIS DO QUE EU.

  107. Avatar

    PALOMA ALBERGARIA

    14/10/2019 19:08em19:08

    Eu serei a minha maior apoiadora!

  108. Avatar

    Jefferson Cardoso

    16/11/2019 07:52em07:52

    “Eu serei o(a) meu(minha) maior apoiador(a)!”.

  109. Avatar

    JUCIVANIA

    14/06/2020 18:55em18:55

    Eu serei minha maior apoiadora!”
    Gratidão!

  110. Avatar

    ANE

    02/07/2020 11:49em11:49

    EU SEREI A MINHA MAIOR APOIADORA!!!

  111. Avatar

    Giovanne

    24/10/2020 18:27em18:27

    EU SOU O MEU MAIOR APOIADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  112. Avatar

    Felipe Carvalho

    27/11/2020 20:48em20:48

    eu serei o meu maior apoiador

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo