Gabriel Granjeiro

TUDO é uma questão de PERSPECTIVA!

PerspectivaSe perguntarmos a Elias Santana, nosso professor de língua portuguesa, o que é “perspectiva”, por certo ele nos ensinará que se trata de um substantivo feminino cujo plural é “perspectivas”. Provavelmente também mencionará que a separação silábica da palavra é “pers-pec-ti-va” e explicará alguns dos significados que o dicionário confere ao termo, tais como: “aquilo que o olhar alcança a partir de um determinado lugar” e “maneira de considerar uma situação”.

Se a mesma pergunta for dirigida a alguém de exatas, como nosso professor de raciocínio lógico, Luis Telles, teremos como resposta algo como: “representação tridimensional que possibilita a ilusão de espessura e profundidade das figuras ou o ponto de vista que se tem de uma figura quando se está no ponto A, B ou C”.

Como se vê, o conceito de “perspectiva” está relacionado a aparência, a probabilidade, a ponto de vista, a horizonte, a ângulo, a aspecto, a cena, a possibilidade, a ótica, a visão, a compreensão, a interpretação, a pensamento, a sentido. Tem a ver com a posição em que nos encontramos, com os conhecimentos que temos, com a experiência que reunimos, com os sentimentos que nutrimos, com o estado de espírito em que nos encontramos, com as crenças que incorporamos e com a ambição que desenvolvemos.

“Tudo nesta vida é, portanto, uma questão de perspectiva. O que precisamos fazer é procurar o melhor ângulo e direcionar a mente, a visão, as emoções, as crenças, o coração, a fé e a esperança para além do que os olhos enxergam. O que não podemos é ficar paralisados por receio ou por temor. Afinal, sob a perspectiva do medo, nada acontece, nada é seguro, nunca há garantias.”

Tudo nesta vida é, portanto, uma questão de perspectiva. O que precisamos fazer é procurar o melhor ângulo e direcionar a mente, a visão, as emoções, as crenças, o coração, a fé e a esperança para além do que os olhos enxergam. O que não podemos é ficar paralisados por receio ou por temor. Afinal, sob a perspectiva do medo, nada acontece, nada é seguro, nunca há garantias.

“Quando damos atenção demais aos problemas, mais deles surgem. Quando, por outro lado, focamos nas possibilidades, mais delas aparecem. Enxergamos outras soluções e outras chances de sucesso em tudo que começamos. É muito simples: problemas e situações difíceis, todos nós atravessaremos em algum momento da vida; o que faz a diferença é se nos concentramos apenas nos problemas ou focamos nas possíveis soluções. É tudo uma questão de perspectiva.”

Quando damos atenção demais aos problemas, mais deles surgem. Quando, por outro lado, focamos nas possibilidades, mais delas aparecem. Enxergamos outras soluções e outras chances de sucesso em tudo que começamos. É muito simples: problemas e situações difíceis, todos nós atravessaremos em algum momento da vida; o que faz a diferença é se nos concentramos apenas nos problemas ou focamos nas possíveis soluções. É tudo uma questão de perspectiva.

Que tal pensar um pouco sobre isso, refletindo sobre algumas situações hipotéticas? Imagine, por exemplo, um pai que coloca na mão dos três filhos uma pequena semente e, em seguida, pergunta a cada um deles: “O que você vê aí, na palma da mão?”. A primeira criança, mais nova, responde: “Uma semente”. A segunda, um pouco mais experiente, diz: “Uma árvore”. A terceira, com uma visão diferenciada, fala: “Uma floresta”. Percebe como um mesmo objeto pode ser interpretado de forma singular por pessoas diferentes? A maioria enxerga o óbvio, mas alguns enxergam o que está bem além.

Agora visualize um cidadão, usuário de serviços públicos, que pergunta a três técnicos judiciários o que  cada um deles faz na repartição em que trabalha. O primeiro responde: “Arquivo processos, não está vendo?”. O segundo diz: “Faço o que me mandam fazer”. Por fim, o terceiro fala: “Ajudo a criar uma justiça mais equitativa, mais dinâmica, mais transparente, com decisões mais acertadas, apolíticas e apartidárias”. Mais uma vez, é tudo uma questão de perspectiva! Em tempo: qual desses servidores você acha que é mais feliz e produtivo, embora todos executem tarefas similares?

Em outra situação ilustrativa, o agente da junta comercial de um estado qualquer entrega a três empreendedores o contrato social averbado de suas empresas e pergunta o que eles vislumbram com o recebimento daquele papel. A primeira resposta pode ser: “Um meio de pagar as contas”. A segunda: “Um supermercado para atender os moradores da região”. A terceira: “Um conglomerado de empresas, inúmeros empregos e a revolução dos serviços no meu segmento”. Visionários conseguem enxergar muito além, mesmo quando ainda estão começando, pois a perspectiva deles é diferenciada, é mais ampla. Os maiores empreendedores da história enxergaram tesouros onde muitos viam depósitos de lixo.

Para concluir nosso exercício de imaginação, vejamos algumas possíveis perspectivas de quem estuda para concurso público. Há concurseiros que veem as videoaulas e os PDFs como instrumentos de tortura, como algo doloroso e penoso. Outros enxergam uma oportunidade de aprender e de se aperfeiçoar. E há alguns, mais sábios ainda, que interpretam o material de ensino como caminho para a mudança de vida que desejam. Durante as horas de estudo e leitura, projetam no papel o emprego dos sonhos, a compra da casa própria e as viagens que desejam fazer, entre outros objetivos. A aula deixa de ser um conteúdo e toma uma dimensão muito maior, como a floresta que começou com uma pequena semente.

Tenho convicção de que quem visualiza os estudos dessa forma tem bem mais chances de persistir e de vencer a jornada do concurso de maneira mais leve e com rapidez.

Precisamos, amigo leitor, desenvolver uma visão mais abrangente sobre o que nos cerca. Se você não consegue enxergar o que almeja do ponto A onde você está, vá para o ponto B. Afaste-se do quadro, olhe por outros ângulos, mude sua perspectiva. Assim, conseguirá visualizar melhor o problema, perceber com mais acuidade o que está acontecendo e compreender, de fato, a situação. Pare de lamuriar e comece a assimilar que nada acontece por acaso e todas as nossas experiências são matéria-prima para o nosso crescimento.

“Passe a enxergar a vida com abundância, e não com escassez. Há oportunidades para todos, embora o mundo seja injusto. Só cabe a você ver além do que é óbvio e está exposto na superfície. E lembre-se sempre: tudo começa com uma pequena semente.”

Passe a enxergar a vida com abundância, e não com escassez. Há oportunidades para todos, embora o mundo seja injusto. Só cabe a você ver além do que é óbvio e está exposto na superfície. E lembre-se sempre: tudo começa com uma pequena semente.

Nós, do Gran Cursos Online, não ligamos para o seu passado. Queremos, sim, uma chance – no seu presente – para ajudá-lo a aumentar as chances e as perspectivas de um futuro mais promissor e confortável para você e todos que o cercam.

Se acredita nesta mensagem, registre nos comentários: “Vou rever minha perspectiva já!”.

Estamos juntos!

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

Cheguei Lá

173 Comentários

173 Comentários

  1. Angelita

    26/03/2018 15:06 em 15:06

    “Vou rever minha perspectiva já!”

    • Lopes

      26/03/2018 19:11 em 19:11

      Belíssima reflexão! vou rever minha perspectiva!

    • Marcia

      26/03/2018 20:55 em 20:55

      Vou rever minha perspe activa ja

    • Adriana

      26/03/2018 22:34 em 22:34

      “Vou rever minha perspectiva já!”.

    • marcos aurelio

      27/03/2018 05:41 em 05:41

      “Vou rever minha perspectiva já!”.

    • Carolina

      27/03/2018 06:46 em 06:46

      Vou rever minha perspectiva já!

    • marcia da silva neves

      27/03/2018 08:22 em 08:22

      vou rever minha perspectiva ja

    • Luis Cabaleiro

      27/03/2018 08:56 em 08:56

      A mudança de perspectiva nos remete á mudança de realidade !

    • Angelita

      27/03/2018 10:53 em 10:53

      Reflexão ótima, esse texto nos encoraja e estimula a continuarmos a ir atrás de nossos sonhos, um combustível para quem está no caminho em busca de vida nova.

    • Ana Caroline

      27/03/2018 18:26 em 18:26

      Eu já revi a minha perspectiva e só enxergo o lado positivo. Por que eu creio no melhor 🙏

    • Alessandra

      27/03/2018 19:05 em 19:05

      “Vou rever minha perspectiva já!”
      Obrigada!

    • Samara

      27/03/2018 22:41 em 22:41

      Vou rever minha perspectiva
      Perfeita reflexão

    • Andréa Couto Lourenço

      28/03/2018 16:03 em 16:03

      Obrigada Gabriel! Conheço o Grancursos desde 2000, quando morei em Brasília.

    • Simone Passos

      28/03/2018 19:25 em 19:25

      Verdadeiramente já estava me tornando uma concurseira desmotivada porém após lê este mantra vou rever minha perspectiva já.

    • GRAZIELE

      06/04/2018 19:36 em 19:36

      VOU REVER MINHA PERSPECTIVA JÁ!!

    • Maria Lúcia

      01/05/2018 18:37 em 18:37

      Tava precisando disso..vou rever minha perspectiva já…

  2. Joseane

    26/03/2018 15:10 em 15:10

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  3. ADRIANA FARIAS TENÓRIO NUNES

    26/03/2018 15:15 em 15:15

    “Vou rever minha perspectiva já!”.Linda mensagem. Confesso que não me dediquei ao máximo, más depois de participar do Gran dicas do TJ AL aqui nem Maceió, decidi ser “IMPARÁVEL”. Precisava mesmo de uma sacudida dessas pra rever meus conceitos e perceber que nunca é tarde pra recomeçar. Obrigada pelo “aulão” maravilhoso. Com certeza se não foi dessa vez na próxima será. A todos os professores que aqui estiveram o meu muito obrigado.

    • Eline

      26/03/2018 15:35 em 15:35

      Vou rever minha perspectiva já!.

  4. Neusvaldo Pereira Mendes

    26/03/2018 15:20 em 15:20

    Muito obrigado Diretor-Presidente do Gran Cursos.

  5. Núbia Nathaly

    26/03/2018 15:20 em 15:20

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  6. Scarlat D'Arc Lima de Oliveira

    26/03/2018 15:24 em 15:24

    Vou rever minha perspectiva já!

  7. thiago

    26/03/2018 15:35 em 15:35

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  8. sarah

    26/03/2018 15:40 em 15:40

    Muito Produtiva sua Reflexões.

  9. Cleber Bento

    26/03/2018 15:42 em 15:42

    Vou rever minha perspectiva já!

  10. Ulaci

    26/03/2018 15:45 em 15:45

    Ótima reflexão!!! Acredito que posso ir longe, e alcançar o meu tão sonhado cargo. Obrigada pelo apoio.

  11. Maurício Reis

    26/03/2018 15:47 em 15:47

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  12. Ana

    26/03/2018 15:50 em 15:50

    Muito bom!!!!!!!!!! Temos que estudar com amor, assim os frutos virão mais fortes.

  13. Fabrícia Nascimento

    26/03/2018 15:55 em 15:55

    Perspectiva revista!!!

    • Jane kelle

      23/04/2018 18:19 em 18:19

      Vou mudar meu modo de ver as dificuldades. Elas surgem para nós fortalecer e mostrar a força que temos 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  14. Terezinha Araújo Ferreira

    26/03/2018 16:03 em 16:03

    “Vou rever minha perspectiva já!”. Terezinha

  15. ali

    26/03/2018 16:03 em 16:03

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  16. lucas de souza vilaça

    26/03/2018 16:06 em 16:06

    Estou na perspectiva!!

  17. Érica Gonçalves

    26/03/2018 16:09 em 16:09

    Já estou revendo minhas perspectivas! Obrigada pela ajuda e incentivo! Quero parabenizar o Gran Cursos pela qualidade dos cursos e pelos textos de incentivo que sempre recebo. Estou adorando às aulas da professora Fernanda Barboza, ela me surpreendeu. Valeu pelas dicas professora!

  18. João Paulo

    26/03/2018 16:10 em 16:10

    ” Vou rever minha perspectiva já!”

  19. Joaquim

    26/03/2018 16:14 em 16:14

    Muito bom! Já revi minhas perspectivas…

  20. Diana Silveiras

    26/03/2018 16:14 em 16:14

    ” Vou rever minha perspectiva já!”

  21. Aline Cavalcante Carmona

    26/03/2018 16:20 em 16:20

    Vou rever minha expectativa já!

  22. Raquel Ferro

    26/03/2018 16:21 em 16:21

    Excelente reflexão, obrigada toda equipe pela dedicação para realização dos nossos sonhos.

  23. Luciana

    26/03/2018 16:21 em 16:21

    vou rever minha perspectiva já !!!

    Amei o texto !

  24. Isaac Correia

    26/03/2018 16:22 em 16:22

    Vou rever minhas perspectivas já.

  25. LAZARO JOAQUIM DOS SANTOS

    26/03/2018 16:24 em 16:24

    Já estou revendo minhas perspectivas.

  26. Emanoelle Ferreira

    26/03/2018 16:33 em 16:33

    Vou rever minhas perspectivas já!!!!!!

  27. Edênia Euzébio de Souza

    26/03/2018 16:36 em 16:36

    Shou as aulas estou estudando muito.Abraços Edenia

  28. Janaíne Cristina de Assis

    26/03/2018 16:36 em 16:36

    Vou rever minhas perspectivas

  29. Janete Cavalcante

    26/03/2018 16:37 em 16:37

    Tenho muita vontade de ser aprovada e chegar a classificação nos primeiros lugares de convocaçåo no cpncurso para professor_Pedagogo.Tenho fé em Deus e com minha persistência conseguirei.Como no texto acima busco várias alternativas para chegar ao objetivo final.Mas confesso que preciso aperfeiçoar para chegar nas primeiras classificações nos concursos para efetivo.Quando faço a prova ou não passo ou fico no cadastro reserva e não chamam.Mas sei que a minha vez chegará.Já passei nos processos seletivos temporário SEEDF.Agora mesmo estou aguardando chamar.Mas o meu grande sonho que será realizado em nome de Jesus é ser Profesdora efetiva do DF.

    • Janete Cavalcante

      26/03/2018 16:42 em 16:42

      Ressalva:Professora efetiva da SEEDF.

  30. Nilma

    26/03/2018 16:47 em 16:47

    Vou rever minha perspectiva

  31. Marijany

    26/03/2018 16:51 em 16:51

    sob a perspectiva do medo, nada acontece, nada é seguro, nunca há garantias.” Revendo as minhas perspectivas!!

  32. Anny Caroline

    26/03/2018 17:05 em 17:05

    “Vou rever minha perspectiva já!”

    Obrigada pelo apoio, Gabriel.

  33. Liana

    26/03/2018 17:34 em 17:34

    “Vou rever minha perspectiva já”!

  34. Paulo Rogerio Lopes

    26/03/2018 17:37 em 17:37

    “Vou rever minha perspectiva já!”. Obrigado por toda ajuda e materiais que nos disponibilizam, Deus abençoe a toda sua equipe…

  35. juliana

    26/03/2018 17:58 em 17:58

    Vou rever minha perspectiva já!!! 😉

  36. Wagner Marçal Lauzino

    26/03/2018 18:02 em 18:02

    “Vou rever minha perspectivas já.”

  37. Tatiane Batista

    26/03/2018 18:23 em 18:23

    Bela reflexão!Vou rever minha perspectiva já!

  38. Marcia Melo

    26/03/2018 18:29 em 18:29

    Vou rever minha perspectiva já!!! Na amplitude de todos os aspectos da vida pessoal e profissional!!

  39. Fabiana Vasconcelos

    26/03/2018 18:47 em 18:47

    Vou rever minhas perpectivas já! Aperfeiçoando-as todos os dias.

  40. Letícia Oliveira

    26/03/2018 18:48 em 18:48

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  41. Cássia

    26/03/2018 18:50 em 18:50

    Vou rever minha perspectiva já!!!
    Obrigada Gran Cursos!!!

  42. Maria Doralice

    26/03/2018 18:56 em 18:56

    “vou rever minha perspectiva já”

  43. Paola

    26/03/2018 19:16 em 19:16

    Obrigada! Adoro suas palavras! Até a vitória juntos!!!

  44. Neta

    26/03/2018 20:01 em 20:01

    Obrigada pelo incentivo, com certeza irei rever minhas perspectivas

  45. Leandro Norberto da silva

    26/03/2018 20:13 em 20:13

    Muito boa a reflexão!!

  46. RAFAELA DE ALMEIDA TORRES

    26/03/2018 20:22 em 20:22

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  47. Guilherme

    26/03/2018 20:29 em 20:29

    Excelente!!!

    • valmira silva

      31/03/2018 09:41 em 09:41

      ”VOU rever minhas perspectivas ja”

  48. leontina

    26/03/2018 20:32 em 20:32

    Vou rever minhas perspctivas ;gostei muito desse insetivo era o que precisava no momento,Obrigada

  49. simone

    26/03/2018 20:36 em 20:36

    “Vou rever minha perspectiva já!”. O mundo não é justo como foi citado no texto, e tem pessoas que não conseguem vencer e desanima agente. Só que Deus nós manda pessoas iluminadas pra dizer o precisávamos ouvir.

    Muito obrigado!

  50. ALLAIN FRANK

    26/03/2018 20:54 em 20:54

    Já estou me vendo passando no concurso para Agente da Polícia Federal que ainda será lançado o edital este ano.

  51. Marcia

    26/03/2018 20:57 em 20:57

    Vou rever minha perspectiva ja.

  52. Fernanda Simplicio

    26/03/2018 21:03 em 21:03

    Vou rever minha perspectiva já! Excelente leitura!

  53. Adriana Martins

    26/03/2018 21:05 em 21:05

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  54. Sara

    26/03/2018 21:29 em 21:29

    Obrigada por toda essa motivação! No dia q recebi o seu texto seja imparável, eu estava realmente pensando em parar… é muito solitária esse jornada, e já estou há um certo tempo! Mas é isso, revendo as minhas perspectivas!
    Muito obrigada, linda mensagem! 🙏

  55. Juju

    26/03/2018 22:01 em 22:01

    Obrigada. Suas mensagens a cada um que toca é um crescimento pessoal de pessoas que não conheces. Obrigada sempre.

  56. Alice Ferreira

    26/03/2018 22:34 em 22:34

    Vou enxergar a vida com abundância e não com escassez.Obrigada!

  57. Cristiane Lima Monteiro

    26/03/2018 22:54 em 22:54

    Vou rever minha perspectiva, já!

  58. Neiva

    26/03/2018 22:57 em 22:57

    Vou rever minha perspectiva já!

  59. Claudiana Emiliana

    26/03/2018 22:59 em 22:59

    Vou rever minha perspectiva já!!!
    😉

  60. ROSIMEIRE ALVES BRITO

    26/03/2018 23:26 em 23:26

    Vou rever minha perspectiva já!
    obrigada!!!

  61. Mari

    26/03/2018 23:40 em 23:40

    Viajei nessas palavras de incentivo!!! “Vou rever minha perspectiva já!”
    Obrigada por todo esse apoio!!

  62. Vania Conceição Aiperi

    26/03/2018 23:49 em 23:49

    Eu necessito rever minhas perspectivas, me empenhar mais nos meus estudos.

  63. CLEA

    27/03/2018 00:14 em 00:14

    VOU REVER MINHA PERSPECTIVA JÁ!

  64. Eliane Rodrigues

    27/03/2018 00:32 em 00:32

    Sim, é sempre bom rever nossas perspectivas e não nos deixarmos abater.

  65. Maria Martha

    27/03/2018 01:17 em 01:17

    quero rever minhas perspectivas. ja

  66. JULIANA TAVARES

    27/03/2018 04:44 em 04:44

    QUERO REVER MINHAS PERSPECTIVAS JÁ! AMO! BOM DIA.

  67. Euler Andre

    27/03/2018 07:18 em 07:18

    Eu já revi minha perspectiva no momento em que decidi estudar on line. eu sou imparável.

  68. luana

    27/03/2018 08:15 em 08:15

    Vou rever minha perspectiva já!

  69. Ana Claudia

    27/03/2018 08:31 em 08:31

    “Vou rever minha perspectiva já!” – Vamos longe! Obrigada, pelas palavras; era tudo o que eu precisava ver neste início de dia e nesta caminhada. Abraço!

  70. Rosangela Darold

    27/03/2018 08:58 em 08:58

    Vou rever minha perspectiva já!

    Valeu Gabriel!!!

  71. Adriana

    27/03/2018 09:24 em 09:24

    Maravilhoso o texto! Palavras positivas, que nos faz refletir, amadurecer e nos aprimorar. Fácil leitura. Adorei! obrigada…essa reflexão será de grande ajuda.

  72. Lucimar

    27/03/2018 09:59 em 09:59

    Vou rever minha perspectiva já! Confesso que já estive mais empenhada. Obrigada por estar nos incentivando sempre, seus artigos são uma injeções de ânimos.

  73. Jonatas Santos

    27/03/2018 10:02 em 10:02

    Desde que me propus ao desafio de estudar para passar no concurso procurei ainda mais ver o verdadeiro valor das coisas, então continuarei a rever sempre minha perspectiva.

  74. Livia

    27/03/2018 10:05 em 10:05

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  75. Juliana

    27/03/2018 10:09 em 10:09

    Vou rever minha perspectiva já

  76. Bruna

    27/03/2018 10:18 em 10:18

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  77. Heloisa

    27/03/2018 11:22 em 11:22

    Adorei!!! Uma energia ótima !!!
    Vou rever minha perspectiva já!!!!

  78. ODETE FARIAS RODRIGUES

    27/03/2018 12:10 em 12:10

    Excelente!!!
    Vou rever minha perspectiva já !!!!

  79. Roni

    27/03/2018 13:10 em 13:10

    Vou rever minhas perspectivas já!!!

  80. Solange

    27/03/2018 13:11 em 13:11

    Adoro esses textos motivacionais! Tenha certeza que nos ajuda a ter mais gás para continuarmos na luta por uma conquista que muitas vezes, achamos ser impossível! Continue nos enviando!

  81. Cibele de Brito

    27/03/2018 13:41 em 13:41

    Vou rever minha perspecriva já!!!!!
    Gabriel você é maravilhoso!!!

  82. Cibele de Brito

    27/03/2018 13:48 em 13:48

    Ops ****Minhas Perspectivas*****

  83. Maria

    27/03/2018 13:52 em 13:52

    Vou rever minha perspectiva!!

  84. Carla

    27/03/2018 14:27 em 14:27

    VOU REVER MINHA PERSPECTIVA JÁ!

    Obrigada pela palavra de orientação. Confesso que estou num momento complicado, sem foco e desmotivada, mas suas palavras me fizeram repensar meus atos.

  85. Érica

    27/03/2018 14:48 em 14:48

    Depois que fui convocada para um concurso do estado onde moro, fiquei 5 anos acomodada, e em dezembro decidi retomar meus estudos com maior empenho, já que após a outra aprovação, de vez em quando, estudava algum conteúdo.

    O cansaço e o sono, às vezes, me faz ficar com pouca vontade de estudar, mas os textos do blog incentivam muito. A frase do professor Aragone, que o chato é ser pobre também (sempre gostei de estudar e aprender), só não posso deixar as circunstâncias adversas predominarem e abandonar o projeto de ser aprovada em concurso federal.

  86. Bruno Pearce

    27/03/2018 15:40 em 15:40

    Vou rever minha perspectiva já! Baita texto!

  87. DANILO NUNES

    27/03/2018 16:31 em 16:31

    VOU REVER MINHAS PERSPECTIVAS AGORA!!!!!!!!!!!!

  88. Carolina Kadix

    27/03/2018 17:42 em 17:42

    Nossa Gabriel, é o segundo texto seu que eu leio, gosto e GUARDO! Parece que está falando diretamente comigo, quase que lendo meus pensamentos rsrs. O exemplo que você deu dos 3 servidores, foi exatamente o que eu pensei ontem quando estava me imaginando depois de passar no concurso e já trabalhando, eu pensei: “vou estar contribuindo para a justiça de milhares de pessoas, meu trabalho terá um sentido e significado que me satisfaça” Daí hoje, leio isso 🙂 Te agradeço muito pelo conteúdo e por favor, continue nessa linha.

  89. Jane

    27/03/2018 19:23 em 19:23

    Com certeza. “Vou rever minha perspectiva já!”.

  90. Geraldo Costa

    27/03/2018 20:15 em 20:15

    Já revir minhas perspectivas!!!

  91. Larissa Lessa

    27/03/2018 20:53 em 20:53

    Vou rever minhas perspectiva!! Sinto-me agradecida por esse texto motivacional. Estava precisando.

  92. Adolfo Antonio Hickmann

    27/03/2018 21:48 em 21:48

    Muito bom, Gabriel!
    Vou rever minha perspectiva já!

  93. Rosineide

    27/03/2018 22:02 em 22:02

    Vou rever minhas perspectivas! Muito obrigada por postar tantos textos motivacionais.Que o criador continue iluminando seus caminhos.

  94. antonia maria oliveira lima

    27/03/2018 22:21 em 22:21

    Otima, vou rever com mas positividade

  95. DANGELA

    27/03/2018 22:40 em 22:40

    VOU REVER MINHAS PERSPECTIVAS JA .GRATIDAO

  96. Zenália

    27/03/2018 22:46 em 22:46

    Vou rever minha perspectiva já!

  97. CRISTINA DE SANTANA

    27/03/2018 22:50 em 22:50

    ” Vou rever minha perspectiva já!”

    Gratidão pelo texto, excelente!

  98. Andrea Rocha

    28/03/2018 01:14 em 01:14

    Obrigada mais uma vez pelas sábias palavras!
    Vou rever minha perspectiva !!!

  99. Samantha

    28/03/2018 09:54 em 09:54

    “Vou rever minha perspectiva já.”
    Sempre artigos muito pertinentes e elucidativos. Gratidão!

  100. cecília gondim machado lima

    28/03/2018 10:03 em 10:03

    Rever nossas perspectivas é também aprendermos a gostar desse momento de escalada, aprender a olhar e vivenciar esse momento pela ótica do quanto é bom aprender, o quanto é maravilhosos acertar questões que antes a gente ñ sabia, enfim é aproveitar com entuasiamo cada pequena conquista, em cada acerto nas questões de raciocínio lógico…

  101. Izabela Nunes Araujo

    28/03/2018 11:28 em 11:28

    Uauuuuuuuuuuu….vou rever minha perspectiva já!

  102. Maria do Carmo

    28/03/2018 13:28 em 13:28

    Vou rever minha perspectiva já. Mensagem linda!

  103. Janete

    28/03/2018 14:32 em 14:32

    Linda mensagem!!! Amei a chance de ver o mundo sob novas perspectivas… Muito obrigada por compartilhar textos tão encantadores.

  104. Luciana

    28/03/2018 18:23 em 18:23

    Vou rever minha perspectiva já! Ótimo texto!

  105. sergio buback

    28/03/2018 18:29 em 18:29

    Excelente artigo.“Vou rever minha perspectiva já!”.

  106. Junior Lima

    28/03/2018 20:02 em 20:02

    Com certeza vou rever minha perspectiva já.

  107. Carlos Augusto

    28/03/2018 20:08 em 20:08

    Graças a Deus sempre tive as melhores perspectivas , muito boa reflexão !

  108. Adriano Marcon

    28/03/2018 22:05 em 22:05

    Muitas vezes temos tudo que precisamos, e não damos valor devido, quando muitos gostariam de estar em nosso lugar. Vou rever minha perspectiva já1

  109. Larissa

    29/03/2018 00:05 em 00:05

    Vou rever minha perspectiva já!

  110. Luiz Antonio Pereira de Novaes

    29/03/2018 08:52 em 08:52

    Lembrei do desenho antigo chamado THUNDERCATS onde uma das personagens chamado Lion tinha uma espada com um olho chamado “OLHO DE TANDERA”, quando ele queria ver algo que estava além do que os olhos podiam enxergar, ele levantava a espada para o alto e pronunciava as seguintes palavras: “Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance”. Rsss. Isso é pra aqueles que estão na metade do caminho entre os 40 e os 50, ou mais.

  111. GABRIEL

    29/03/2018 09:06 em 09:06

    “Vou rever minha perspectiva já!”

    MUITO OBRIGADO GRAN CURSOS ONLINE!

  112. BRUNO DIEGO SANTOS DA SILVA

    29/03/2018 09:07 em 09:07

    vou rever minha perspectiva já!

  113. Isabel

    29/03/2018 11:02 em 11:02

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  114. Jorge Luíz

    29/03/2018 11:19 em 11:19

    Vou rever minha perspectiva já!

  115. GLAUCIANY DEYVANN TENÓRIO DE ALMEIDA SAPUCAIA

    29/03/2018 11:19 em 11:19

    Vou rever minha perspectiva JÁ!

  116. Heleni Hermógenes

    29/03/2018 13:45 em 13:45

    “Vou rever minha perspectiva Já!”

  117. THALES

    30/03/2018 08:35 em 08:35

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  118. Daniel

    30/03/2018 10:34 em 10:34

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  119. Naiane da Silva

    30/03/2018 13:07 em 13:07

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  120. Adriana

    30/03/2018 16:39 em 16:39

    “Vou rever minha perspectiva já!”

    Obrigada mais uma vez Gabriel e Gran!-)

  121. Èmersa

    30/03/2018 18:55 em 18:55

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  122. Monizy Silva Pereira Sales

    30/03/2018 21:08 em 21:08

    Vou rever minha perspectiva já!

  123. Izaquiel

    30/03/2018 21:51 em 21:51

    Vou rever minha perspectiva já!

  124. sindicley adriano de souza

    31/03/2018 11:26 em 11:26

    Claro! não vou desistir. “Vou rever minha perspectiva já!”

  125. Silvia Silva

    31/03/2018 16:02 em 16:02

    Vou rever minha perspectiva já!!!!

  126. ANDERSON MARDSON FERREIRA

    01/04/2018 14:28 em 14:28

    Excelente texto, apesar de rever de tempos em tempos minha perspectiva,vou rever minha perspectiva já.

  127. cristiane

    02/04/2018 09:38 em 09:38

    Vou rever minha perspectiva já

  128. Rodrigo da Cruz

    02/04/2018 14:13 em 14:13

    Também vou rever minha perspectiva já!

  129. Eduardo

    02/04/2018 19:41 em 19:41

    Vou rever minha perspectiva já.

  130. ana

    02/04/2018 22:55 em 22:55

    bela reflexâo

  131. Dayanne Postellaro

    03/04/2018 08:06 em 08:06

    Vou rever minha perspectiva já.

  132. Aline

    03/04/2018 08:26 em 08:26

    Estou revendo minha perspectiva. Obrigada!

  133. Neilton

    03/04/2018 14:28 em 14:28

    Excelente reflexão! Assim como todas que leio por aqui. Gran Cursos Online revolucionando o segmento de educação, parabéns!
    “Vou rever minha perspectiva já!”

  134. Cercilina Frazão

    03/04/2018 21:38 em 21:38

    Vou rever minha perspectiva já!

  135. Isabel Oliveira

    04/04/2018 14:51 em 14:51

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  136. Rosangela Nascimento Barros

    05/04/2018 15:13 em 15:13

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  137. Nery

    05/04/2018 17:16 em 17:16

    Vou rever minha perspectiva já!

  138. ozana

    06/04/2018 09:09 em 09:09

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  139. Marilia

    09/04/2018 08:06 em 08:06

    Vou rever minhas perspectivas já!

  140. Débora Maria de Oliveira Valença

    10/04/2018 18:35 em 18:35

    Vou rever minha perspectiva já!

  141. Sabrina Dos Santos Vilar

    11/04/2018 14:23 em 14:23

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  142. Reginaldo

    17/04/2018 11:48 em 11:48

    Que belas palavras!!! Obrigado Gabriel Granjeiro “Vou rever minha perspectiva JÁ!!!”

  143. Maria da Conceição

    19/04/2018 04:56 em 04:56

    Vou agora mesmo rever minhas perspectivas, obrigado Gabriel.

  144. André Severiano

    19/04/2018 08:29 em 08:29

    Eu passo a enxergar a vida com abundância, e não com escassez. Há oportunidades para todos, embora o mundo seja injusto. Só cabe a mim ver além do que é óbvio e está exposto na superfície. Eu me lembrarei sempre: tudo começa com uma pequena semente.

  145. Silviagomes

    19/04/2018 09:28 em 09:28

    “Vou rever minha perspectiva já!”

  146. Mayara Narvaez

    19/04/2018 11:06 em 11:06

    “Vou rever minha perspectiva já!!!”

  147. ALESSANDRA FERNANDES

    24/04/2018 19:10 em 19:10

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  148. Cássia Santana

    02/05/2018 21:01 em 21:01

    Perspectiva.

    Pra mim, está ligado diretamente com a força das atitudes aliado a perseverança.

  149. GUILHERME

    04/05/2018 18:57 em 18:57

    Vou rever minha perspectiva já!

  150. carlos nascimento

    08/05/2018 17:10 em 17:10

    “Vou rever minha perspectiva já!”.

  151. Elcinei Oliveira Barreto

    28/05/2018 00:00 em 00:00

    Excelente!
    revendo a perspectiva!

  152. Roseny Ferreira

    30/05/2018 17:53 em 17:53

    revendo minhas perspectivas!

  153. Leydiane Martins Lopes

    04/07/2018 19:59 em 19:59

    Já estou revendo minhas perspetivas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo