Desmotivado(a)? Confira 5 dicas valiosas para você não desistir e continuar estudando!

Não se abale com o pessimismo dos outros e siga em frente até a aprovação!

Um dos maiores desafios que o concurseiro pode enfrentar é manter-se motivado e persistente nos estudos mesmo em períodos de turbulência e de incertezas como o que vivemos atualmente no Brasil. Para piorar, muitas vezes ele ainda tem de fazer isso sem contar com o apoio financeiro ou psicológico, seja da família, seja dos amigos.

Para alcançar a sonhada aprovação, não basta dominar boas técnicas de estudo ou contar com inteligência fora do comum. Na grande maioria dos casos, quem é mais dedicado e organizado é quem passa e se classifica. E isso se aplica inclusive aos concursos de mais alto nível, que costumam ser bastante exigentes, tanto em relação à quantidade e à variedade do conhecimento cobrado, como em em relação à profundidade com que os cobra.

Com isso em mente, pensei em apresentar 5 dicas para você se manter focado em seu projeto de aprovação. Leia e releia sempre que pensar em desistir ou em sair da “fila”.

    1. 1. Seja otimista.

Já diria o maior empreendedor brasileiro de todos os tempos, Jorge Paulo Lemann: “Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem-sucedidos.” Ignore os “matadores de sonhos”, aqueles sujeitos com alto grau de negatividade e que sempre nos fazem desanimar. Estou me referindo àquele tipo de gente que repete que não adianta estudar, porque concurso público é “uma furada”, “um jogo de cartas marcadas”; porque “apenas gênios passam”; porque “os concursos públicos vão acabar”. Nós do Gran Cursos Online sabemos bem que todas essas afirmações são mentirosas. Afinal, já testemunhamos centenas de milhares de aprovações de ex-alunos nossos, e até hoje não conhecemos nenhum que pudesse ser considerado gênio. Quanto à possibilidade de extinção dos concursos públicos, só tenho a dizer que eles são uma garantia constitucional, prevista no art. 37, inciso II, de nossa Carta Magna.

Pela mesma razão que devemos fugir da negatividade típica dos pessimistas, é importante evitarmos perder muito tempo em grupos de WhatsApp e Facebook. Os membros das redes sociais costumam especular demais, sem contar que parecem se dedicar de corpo e alma à missão de provocar desespero nos concurseiros. Preferem agir assim a trocar informações relevantes sobre os concursos e a oferecer boas dicas de estudo. Por isso, inspire-se no herói grego Ulisses, que tapou os ouvidos para ignorar o canto hipnótico das sereias – que o levaria ao fracasso. Simplesmente não dê ouvidos ao que se diz nas redes sociais.

    1. 2. Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou a estudar. 

Nunca esqueça o que o levou a estudar para concurso público. Na maioria das vezes, foi a busca por melhoria de vida – tanto para você como para sua família. Lembre-se de que a dor da preparação é passageira, ao passo que o cargo público é para sempre.

Quando vislumbramos o nosso objetivo maior, conseguimos fazer enormes sacrifícios para alcançá-lo logo. Uma ação que pode ajudar a manter o objetivo bem claro para você é criar um “mural dos sonhos”, que deve ser instalado em local visível, de preferência na área onde você estuda. Cole nele fotos do prédio onde você quer trabalhar, anote os benefícios e as vantagens da carreira pública que você escolheu e, se for possível, anexe um contracheque atualizado do cargo pretendido. Se o concurso estiver demorando para sair, lembre-se de que essa demora ainda é muito inferior ao tempo necessário para progredir na iniciativa privada ou para concluir uma segunda graduação.

    1. 3. Estabeleça metas de curto prazo. 

Muitas vezes nos sentimos frustrados ou julgamos que nosso desempenho está muito fraco, quando, na verdade, apenas cometemos o erro de estipular metas nada razoáveis. O autor americano e professor da Universidade de Harvard John Kotter costuma dizer que, “para liderar mudanças significativas em uma organização, é necessário gerar vitórias de curto prazo”.

O mesmo vale para o mundo dos concursos. Você precisa definir metas que sejam viáveis. Aos poucos, vá aumentando progressivamente o grau de dificuldade delas, até atingir o seu objetivo final. Se você sabe que, para se tornar competitivo a ponto de ser aprovado, por exemplo, no próximo concurso de Auditor-Fiscal da Receita Federal, é necessário acertar, em média, 85% das questões sobre Contabilidade nos simulados, mas atualmente você só consegue acertar cerca de 40%, estabeleça metas graduais. Esforce-se para acertar 50%, depois 60%, até chegar ao objetivo de 85%. E comemore cada uma dessas vitórias, celebrando o seu progresso. Agindo assim, você se mantém motivado para seguir em frente.

    1. 4. Pratique atividades físicas. 

Existem inúmeros estudos de universidades de renome que comprovam que a atividade física faz bem à concentração, aumentando a capacidade cognitiva, reduzindo o estresse e aumentando a felicidade e a capacidade de estudar por mais tempo. Praticar atividades físicas, especialmente as aeróbicas (caminhar, correr, nadar, pedalar, etc.), no mínimo três vezes por semana, aumentará o seu rendimento, a sua sensação de bem-estar e o seu progresso nos estudos, além da sua capacidade de reter informações.

Não pense que a prática de atividades físicas é perda de tempo. O ganho em aumento da produtividade nos estudos compensará – e muito – essas poucas horas gastas na academia, nas ruas ou nos parques. Sem contar que você ainda tem a possibilidade de conciliar exercício físico com estudo, salvando audioaulas em seu dispositivo móvel para ouvi-las enquanto se exercita.

    1. 5. Crie uma rotina profissional de estudos.

Costumo recomendar aos nossos alunos uma técnica de base científica para desenvolver o hábito de estudar diariamente. Ela consiste em repetir a rotina (no caso, a rotina de estudar) durante vinte e um dias seguidos, sempre no mesmo horário e pelo mesmo período de tempo. Não importa se é dia útil, feriado ou fim de semana; sente-se, inicie o cronômetro e só se levante depois de ter passado o tempo que você determinou para os estudos. Pronto! Ao cabo das três semanas, o hábito terá sido desenvolvido.

Aprendemos com Aristóteles que “somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Esse hábito contínuo ajudará você a manter a motivação em estudar sempre. Como um atleta que pratica todos os dias, você sentirá falta de exercitar o cérebro. Esse tipo de “vício” saudável – no caso, o vício de estudar – fará parte de sua vida até você atingir o objetivo traçado para si mesmo.

Acredito que essas 5 dicas são de grande utilidade para qualquer concurseiro, do mais graduado ao que está iniciando hoje o projeto de estudar para concurso. Fique de olho em nosso blog. Aqui, divulgamos com frequência artigos como este, motivacionais e com informações diversas que vão ajudá-lo a seguir em frente em seu projeto de mudança de vida. Lembre que existem somente dois tipos de candidatos: os que passam e os que desistem.

Bons estudos, e saiba que você sempre poderá contar com o apoio incondicional e apaixonado da nossa experiente equipe.

GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos


Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


 

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
113 Comentários

113 Comentários

  1. Helivelto De Angelo

    28/02/2016 19:18em19:18

    Boa noite! Eu sou deficiente surdos, meus sonhos muito vontade ser aprovados todos públicos, temos focar bastante presta atenção, eu trabalho o dia enteiro anoite vou na faculdade depois chega casa estudo por concurso até 4 madrugada durmo 3 horas todos dias, preciso me esforçabastantenunca desistir, temos continuar tentar estudos e alcançar aprovados concurso e passo faculdade. Temos tenha Fé d Deus, eu acredito concerteza vou passar sim.

    • Luciana

      29/02/2016 10:06em10:06

      Vc vai conseguir.

      • Romilda

        03/06/2016 10:49em10:49

        Amei, essas mensagens são muito boas para refletirmos.

    • Leidiany

      29/02/2016 11:11em11:11

      Parabéns… vou seguir seu exemplo.

    • Núbia

      29/02/2016 16:10em16:10

      Grande exemplo e incentivo a todos! Parabéns e Sucesso Helivelto!!!

    • Aline

      29/02/2016 17:17em17:17

      Ola, interprete libras eu, pababens vc !

    • Neto

      01/03/2016 03:31em03:31

      Você é mais motivador que o texto do Gran Cursos. Parabéns!

    • cassio cirino

      01/03/2016 10:27em10:27

      Parabéns Helivelto, a sua determinação motiva a todos nós!!!

    • Romario

      01/03/2016 10:50em10:50

      é só não desistir, as vezes bate um desanimo, más quando vejo um exemplo deste… nem sei por que senti isto, sendo que Deus não vai me dar de graça aquilo que é irá valer tanto a pena, ter conseguido. Tenha foco,força e Fé em Deus que tudo vai dar certo.

    • Elvira

      01/03/2016 13:41em13:41

      Isso aí! Vai dar tudo certo! E essas dicas do Gran Cursos são ótimas!

    • Andreia Feitosa

      02/03/2016 00:09em00:09

      Boa Noite, Helivelto parabéns, simplesmente sem palavras!!!

    • Hitalo Braga

      02/03/2016 07:30em07:30

      Parabéns cara. Nesse ritmo tu irás conquistar grandes vitórias. Grande abraço.

    • Gabriel Granjeiro

      02/03/2016 09:46em09:46

      Prezado Helivelto,

      Tenho certeza que todo o seu esforço valerá a pena. Parabéns pela dedicação em alcançar o seu objetivo.

      Conte com toda a nossa equipe nessa jornada!

      Atenciosamente,

    • Gabriela

      02/03/2016 18:42em18:42

      Parabéns!!! Helivelto de Angelo eu também tenho um irmão que é deficiente auditivo, e sei que é muito difícil de vocês aprenderem, mas o mais importante é não desistir dos sonhos. Estou na torcida, que Deus te dê sabedoria.

    • Laércio

      04/03/2016 13:09em13:09

      Primeiramente VC precisa aprender a escrever corretamente , seu português é péssimo!

      • RAPHAEL CAMPOS MARTINS

        10/04/2016 10:16em10:16

        Cara sua insensibilidade e ignorância chegam a ser de um nível exorbitante. O deficiente auditivo interage através de comunicação em libras , com isso ele perde a noção de pontuação e concordância , dessa forma ele simplesmente transpõe as ideias ignorando essas regras. Agora como você simplesmente não sabia disso , acredito que um pedido de desculpas cairia bem , mesmo que sendo virtualmente. 🙂

        • André

          27/05/2016 12:52em12:52

          Cairia muito bem! Mas eu penso que o Laércio nem vai ver essa resposta… Quem volta aqui para conferir? Essa mensagem deveria chegar nele de alguma outra forma…
          Até porque foi uma tremenda falta de educação o que ele escreveu. Seria ainda falta de educação,
          independente da
          deficiência do Helivelto!

          • DANIEL DOS SANTOS PEREZ

            07/05/2017 13:45em13:45

            Satanás em pessoa!!

        • José Neto Cordillo

          05/06/2016 22:05em22:05

          Meu deus!!! Como existe gente ignorante dessa maneira? ?
          O cara motiva todos nós que somos, com todo respeito do mundo à pessoa do Helivelto ( nós que somos “normais”),
          Daí Blz…. Tals… Todo mundo alegre e se sentindo inspirado com a msg do cara lá, mostrando pra todo mundo que é possível chegar lá
          … Tals….
          Dai vem um jumento desse, falando de erro ortográfico, aaaaa vai toma C Moss
          Helivelto, VOCÊ IRÁ CONSEGUIR!!! Meus parabéns pela dedicação!!!

      • Marcos Aurélio Rodrigues Lima

        27/05/2016 13:40em13:40

        Cara tosco. Ainda pleiteia se dar bem na carreira pública fazendo um comentário tão esdrúxulo.

      • josias

        11/07/2016 15:02em15:02

        Laércio, talvez você não saiba, mas a LIBRAS, que é a Linguagem Brasileira de Sinais possui suas próprias regras gramaticais, como todas as línguas do mundo. Espero que o Helivelto não tenha visto este seu comentário um tanto descabido e fora de lugar. Passe bem.

      • Leila

        16/07/2016 17:15em17:15

        Laércio é um daqueles indivíduos que não tem força de vontade e sabe que não vai passar em um concurso e é um grande merda na vida. Na primeira oportunidade tenta desmotivar quem se mostra forte. Laércio é como uma sereia rouca, ao passo que o nosso amigo Helivelto é tal qual Ulisses, herói grego, que ignorou o canto hipnótico das sereias que o levaria ao fracasso. EU ACREDITO EM VOCÊ, Helivelto. 🙂

    • Pollyane

      05/03/2016 10:30em10:30

      Emocionante, em seguida pensei em mim que adoro dormir. A sua motivação nos inspira. Arrepiei ao ler seu comentário. Precisava acordar. Estou estudando mas muito devagar, a desculpa é a falta de tempo. Obrigada. Encontro com vc no poder público… kkkkk. Sucessos para nós.

    • ANDRÉ

      10/03/2016 13:14em13:14

      Meu caro, vc é um agrande motivação para todos

    • Wellington frança

      04/05/2016 00:11em00:11

      Pode ter certeza Helivelto que você vai conquistar seu sonho…
      Com esse esforço retratado em seu texto tenho também a convicção que a sua aprovação está muito perto…
      Suas expressões me contagia de modo positivo… me dá uma injeção de animo onde vejo que preciso me ocupar mais com meus estudos…
      De coração muito obrigado por suas expressões.

    • Chris

      29/05/2016 19:48em19:48

      Oi, Helivelto, tudo bom?

      Gente, eu tinha que te agradecer! Li essa matéria hoje e fiquei impressionada contigo! Não sei se já vi alguém tão determinado, caramba! Pra mim foi um empurrão, no melhor estilo “acorda pra vida!”
      Parabéns, a determinação é o bem mais precioso da vida, é você é inigualável nisso.
      É claro que você vai conseguir, não conheço ninguém que mereça mais isso do que você.

      Obrigada.

      Chris

    • Hellen

      30/10/2016 14:06em14:06

      Essa força que você tem vem de Deus! Com certeza será um vitorioso!

    • Anderson Carlos

      08/02/2017 15:02em15:02

      Não há mensagem mais motivadora que essa. Helivelto, você é a motivação em pessoa. Acredito muito na sua aprovação, inclusive já vi alguns assim na mesma perseverança que você, conseguir ser aprovado bem mais rápido que muitos sem nenhum tipo de deficiência. Deus é contigo amigo. Sucesso, e Deus lhe dê cada dia o renovo nas forças. Parabéns!

    • Welton Lima

      05/04/2017 12:17em12:17

      Muito obrigado pelas digas, mim ajudará muito. Parabéns e sucesso!

    • Jose Cicero Assunção

      09/04/2017 14:31em14:31

      A única coisa que eu tenho certeza é que você conseguirá.

    • Valdete Caravellas

      18/04/2017 12:56em12:56

      Fico grata pelo incentivo!
      Muito obrigada!

    • Josiel

      18/07/2017 21:58em21:58

      Obrigado pela motivação!!!

  2. Libia

    29/02/2016 10:59em10:59

    Bom dia Helivelto!

    Sou intérprete de Libras e conheço as dificuldades da comunidade surda, principalmente no que se refere ao estudo da Língua portuguesa. Vcs tem dificuldades nessa área, pois a primeira língua materna é a Língua de sinais. Mas não desista. Vc é capaz! um forte abraço

  3. Rosi

    29/02/2016 11:06em11:06

    Vai conseguir sim. Pois o seu esforço vai leva-lo muito longe. Tenha persistência, foco e fé. E rumo a sua vitoria.

  4. Angela

    29/02/2016 12:01em12:01

    Muito boas as dicas de motivação
    Obrigada♡

  5. Thiago Mishaim

    29/02/2016 12:31em12:31

    Boa tarde

    Gostei dessas dicas. Meu caro Helivelto, lute sempre se perguntando se isso é o seu melhor, se não for continue lutando, sua hora vai chegar melhor a nossa.

    Ótima publicação.

  6. Eduardo

    29/02/2016 13:43em13:43

    “Boas idéias para inspirar o candidato.. Valeu pelas dicas ?????

  7. Luciano França

    29/02/2016 14:18em14:18

    Dedicação e foco são importantes para um a boa preparação para as provas.

  8. Lucival do Nascimento

    29/02/2016 14:30em14:30

    Muito obrigado pelas dicas e parabéns pela iniciativa, a Gran Cursos é demais !!!

  9. julie

    29/02/2016 14:30em14:30

    No momento ando triste e desmotivada mesmo. Foi bom ter lido essas dicas .

    • ane

      29/02/2016 15:07em15:07

      bem assim Julie… triste e desmotivada.
      ótima dica

    • Romario

      01/03/2016 11:00em11:00

      deixe a tristeza de lado menina… pode esta difícil agora, más você tem que ter força de vontade, a concorrência nunca descansa, não de mole…

  10. Núbia

    29/02/2016 16:07em16:07

    Grande exemplo e incentivo a todos! Parabéns e Sucesso!!!

  11. Renato porto

    29/02/2016 17:32em17:32

    Boa dica!!

  12. francisco assis

    29/02/2016 19:11em19:11

    Excelentes dicas , ja pratico algumas delas , mas agora vou me dedicar muito mais ,pois quero passar num bom concurso . obrigado!!

  13. Hendry

    29/02/2016 23:56em23:56

    Estou de cadeira de rodas devido há um acidente dia 21/04/11 onde fraturei a vértebra T10 estou sem andar passei no concurso da secretaria da justiça no estado onde eu moro em 2014 e em 2015 tomei posse sou o único cadeirante do estado a esta num cargo de quase a função de agente penitenciário pois reprovei no físico e entrei com m.s e o pedido foi deferido e graças a Deus estou trabalhando e agora estou me preparando para passar no inss se eu passei num passo em outro!

    • Romario

      01/03/2016 10:58em10:58

      com dedicação, irá dar tudo certo! você deve ser um candidato de peso em… meus parabéns !

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:01em18:01

      Hendry,
      Parabéns pela dedicação. Continue firme nos estudos que você alcançará seus objetivos!

  14. Marlene gomes da silva

    01/03/2016 08:17em08:17

    Como diz nossos professores: Força guerreiro! Precisamos somente de uma vaga. Que Deus nos abencõe e nos conceda o desejo de nosso coração. Vamos conseguir precisamos nos dedicar.

  15. Maria Aparecida dos Santos

    01/03/2016 10:54em10:54

    Bom dia…. Muitíssimo obrigada pelas dicas de motivação, as vezes sinto vontade de desistir… Tenho 45 anos, já estou cansada, mas preciso seguir em frente e acreditar q nunca e tarde…. Gostaria muito de fazer cursinho, pois acredoto q isso nos obriga a estudar mais, mas n momento nao tenho condicoes de pagar…Obrigada mesmo

  16. Romario

    01/03/2016 10:56em10:56

    Eu vou consegui, já fui aprovado em 3 concurso, ainda não fui chamado. Estou batendo na trave, uma hora a bola entra. Eu acredito que a dificuldade é só para fazer ser mais gostoso a classificação rsrs. Deus é bom galera e quer o nosso bem! não podemos desistir de nossos sonhos, só por que não foi desta vez.
    Se algum dia pensarem que esta difícil, veja ao seu redor, não ta fácil para ninguém!

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:03em18:03

      Romário,
      As reprovações servem de aprendizado para as batalhas futuras. Pode ter certeza que você vai chegar lá!
      Bons estudos e sucesso,

  17. Kênia

    01/03/2016 11:33em11:33

    Realmente, ser concurseiro não é fácil. Tenho me sentido desanimada. Mas , as dicas foram importantes e fundamentais, tentarei segui-las. Estava precisando de UP nos estudos. E creio que o Senhor está no controle.
    Louvo a Deus por pessoas como você ,professor, que estão dispostas a verem a nossa vitórias se concretizarem! Obrigado pelas dicas!

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:05em18:05

      De nada, Kênia. Conte sempre conosco e acompanhe o nosso blog sempre que precisar de dicas e motivação. Estamos à disposição.

  18. Valdson Santos Costa

    01/03/2016 12:09em12:09

    OBRIGADO PELA FORÇA DE CORAÇÃO MESMO!

  19. Elenir

    01/03/2016 12:49em12:49

    Valeu HELIVELTO, grande guerreiro!!! Como anima ver com que garra e VISAO vc persegue seus objetivos!
    Fe em Deus e continue firme.

  20. Luisa

    01/03/2016 15:33em15:33

    oi gente

  21. Luisa

    01/03/2016 15:38em15:38

    Galerinha, eu tenho 50 anos, e estou desempregada ha 5 anos, resolvi pensar em fazer concurso…queria muito uma opinião, ou pra me fortalecer ou pra me fazer buscar outros meio de emprego. Vocês acham que uma pessoa da minha idade ainda pode conseguir uma vaga atraves de concursos? Por favor me ajudem com depoimentos se por acaso vcs conhecerem alguem que conseguiu passar, com a idade avançada como a minha. Obrigada.

    • Noely

      01/03/2016 20:37em20:37

      Não acho que vc seja velha … vc tem capacidade como qualquer um aqui. E se esforce e vc vai se surpreender com os resultados.

    • Edjane

      03/03/2016 14:00em14:00

      Boa tarde! Deixei um comentário logo abaixo, veja se lhe ajuda em algo. Um abraço!

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:08em18:08

      Luisa,
      Com certeza você pode passar em um concurso público. Já vi casos de candidatos com mais de 50 anos que passaram em concursos muito difíceis, como Auditor Fiscal da Receita Federal.

      Não dê ouvidos para quem falar o contrário. Com estudos e dedicação qualquer pessoa é capaz de ser aprovada em um concurso público.

      Bons estudos e sucesso,

    • Chris

      29/05/2016 20:03em20:03

      Luisa, é claro que dá! Dá pra mudar de vida e se realizar, sim! Nada a ver esse negócio de idade como impedimento. Não desanime de jeito nenhum se alguém quiser te colocar pra baixo, é assim mesmo quando a gente tá correndo atrás de algo melhor, de vencer. O que determina se você vai conseguir é o quanto você está determinada a isso. Vamos combinar assim: tem muita gente torcendo por você aqui, e, quando a aprovação vier, você posta aqui, pra todo mundo que já está torcendo por você vibrar.
      Eu vou ficar acompanhando o blog e aguardando a sua postagem. Você também pode dividir os capítulos da sua luta com a gente, sua trajetória. É uma construção, sabe, bons e maus momentos. Mas você chega. Abraço,

  22. Percival C. S Santana

    01/03/2016 15:42em15:42

    Valeu: Vou lutar sempre, até conseguir

  23. Larissa Sanches

    01/03/2016 15:43em15:43

    Esse texto caiu de paraquedas hoje! Muito obrigada, e vamos conseguir!!!

  24. Terezinha Ramos Magalhães

    01/03/2016 15:46em15:46

    Que dicas você pode dar para melhorar o desempenho das pessoas que estão fazendo o curso online? estudar em casa é bem diferente de ir no local do curso assistir as aulas em sala. Precisa mais disciplina, talvez. alguma recomendação?

    • Gabriel Granjeiro

      05/03/2016 18:20em18:20

      Terezinha,
      É fundamental ter um local de estudos com o mínimo de distrações e uma cadeira confortável para conseguir assistir às aulas por muitas horas. Certamente a disciplina é ainda mais importante para quem estuda online em casa. Monte um cronograma de estudos e siga-o rigorosamente todos os dias. Com o tempo essa rotina fará parte de sua vida.
      Bons estudos e sucesso,

  25. Luciano Borsato Moraes

    01/03/2016 20:17em20:17

    Desistir jamais, precisamos olhar para trás e percebermos que a maioria está se esforçando, e nós podemos alcançar nossos objetivos! Deus na frente.

  26. Noely

    01/03/2016 20:34em20:34

    Fiquei admirada com esse exemplo do Heliveldo, parabéns!!! Porque eu trabalho, tenho lindas filhas gêmeas de 6 anos, que tem energia de sobra e tarefas escolares de mais… cuido da minha casa, e do meu marido, fora algumas os cuidados que dou aos meus pais que precisam fazer exames de vezes enquanto, ir ao supermercado… affe as vezes quando vou ter um tempo pra senta mesmo pra estudar estou exalta… sempre estou ouvindo aulas, áudio é o que me salva, mas muitas das vezes chego a acreditar que não vou consegui.. porque eu muitas vezes estou muito, muito cansada mesmo pra continuar ou começar a estudar..

  27. Roseli

    01/03/2016 21:48em21:48

    Essa frase me fortalece:
    “Nunca esqueça o motivo inicial que o levou a estudar para concursos públicos, o que é, na maioria das vezes, a consequente melhoria de vida – sua e de sua família; afinal, a dor da preparação é passageira, mas o cargo público é para sempre.”

  28. Isabel Monteiro

    02/03/2016 18:13em18:13

    Boa tarde estudantes! Eu também estou com o mesmo problema da Luiza, que comentou acima que está com 50 anos e ta se achando velha pra concorrer a vaga. Eu tenho 48 anos, trabalhava no comercio, mas com a crise fiquei desempregada, to me sentindo muito angustiada por não estar trabalhando, e não sei se concurso a essa altura da minha vida vai valer, porque tambem deve ser caro a mensalidade. Queria fazer um concurso a nivel mesmo de segundo grau, moro aqui em Vicente Pires DF. Vcs poderiam me dizer se tem previsão de algum concurso municipal para o DF? As áreas poderia ser educação, porque sou formada em História. Mas também enfrentaria na área de assistente administrativo…vcs poderiam por favor me ajudarem dando-me dicas? Também queria saber que tipo de cursinho eu faço. Abraço pessoal!

    • Edjane

      03/03/2016 14:04em14:04

      Boa tarde! Deixei um comentário logo abaixo, veja se lhe ajuda em algo. Um abraço!

      • EDJANE

        04/03/2016 19:28em19:28

        Eu deixei um texto detalhado logo abaixo e não estou vendo, acho que ainda não publicaram. Desculpe-me!

    • Anna Lúcia

      11/03/2016 22:43em22:43

      Não pensem nas idades, isso não importa: pensem em suas necessidades e em seus objetivos. Dediquem-se aos estudos! Sucesso.

    • Chris

      29/05/2016 20:16em20:16

      Oi, Isabel,

      bom, quanto a idade, não limita nada, tira isso da cabeça. Agora, o que bem tem é gente pra desanimar por qualquer motivo, tem que esquecer esse “povinho” e seguir adiante.
      Pra começar, é interessante fazer um módulo básico pra concursos. Cursos on line são mais baratos, mas você precisa ter uma internet boa pra conseguir assistir aos vídeos, fique atenta pra isso.
      Se a grana estiver bem curta, faça uma ou duas matérias por vez. Demora mais, mas o rendimento é melhor. Preparação realista é a de médio prazo.
      Boa sorte pra todos nós!

  29. Mario

    02/03/2016 18:16em18:16

    Vc ja era pra tá aposentada kkkkkk

  30. Mario

    02/03/2016 18:23em18:23

    Não conheço ninguem de 48 anos ou 50 anos que tenha passado em concurso, na minha opinião é muito dificil pra alguem passar tendo essas idades

  31. luciana rodrigues de araujo correa

    31/03/2016 13:54em13:54

    Como estava precisando dessas palavras! Muito obrigado.

  32. Elda

    07/04/2016 12:10em12:10

    Nossa! Gostei demais dessas dicas, além de que estou contentíssima com a equipe do Gran…Deus ouviu minhas preces, pedi-LHE intuição para aquisição do curso CERTO!!! Abraço!!!

  33. maria inez

    10/04/2016 14:32em14:32

    Quero agradecer pelo incentivo encontrado aqui, e dizer que o depoimento desse herói ,me fez refletir Obrigado equipe Gran, se Deus quiser terei disciplina de agora em diante. abraço

  34. Guttemberg

    10/04/2016 23:34em23:34

    muito bom mesmo! gostei,estava precisando de uma motivação dessa, pois estou estudando para o concurso com edital aberto. Valeu Gran cursos

  35. Helena Ndoqui

    26/05/2016 05:46em05:46

    Oi caras!!’ Essas dicas me motivam bastante já estou a estudar com todas condições criadas mais o cansado do trabalho e de cuidar da casa e da família me leva a pensar desistir! Agora em diante vou seguir o vosso blog. Obrigada Gran Curso.

  36. jonadab

    27/05/2016 14:21em14:21

    Muito obrigado por disponibilizar este artigo
    Parabéns a todos da equipe e do blog
    Pela dedicação

  37. Isabel Reis

    27/05/2016 23:00em23:00

    Acredito nessas dicas. Esse é o único caminho a seguir. Como, às vezes, bate um desânimo/desespero no concurseiro que, apesar do esforço, ainda não atingiu seu objetivo, mensagens de incentivo são muito importantes. Obrigada! No meu caso, fiz o concurso do INSS/2016, mas já retornei aos estudos. Fé, Força e Foco!

  38. Doricleia A A Soares

    28/05/2016 10:03em10:03

    Gente amei esse blog. Fantástico. Parabéns Gabriel, e força ai pra todo mundo

  39. Laura

    28/05/2016 14:23em14:23

    Amei as dicas, pura verdade.

  40. Vera Lucia Padua

    06/06/2016 12:25em12:25

    Quero ser aprovado em curso de área jurídica, mas minha estrada se fechou, não tenho mais dinheiro para pagar cursinho preparatório.

  41. Joana

    26/06/2016 19:03em19:03

    Que Deus te ilumini sempre.

  42. adryana

    05/07/2016 20:56em20:56

    obrigado amigo pela força estava precisando muito dessas mensagens….sou enfermeira e preciso muito passar no concurso, pois perdi meus pais e tenho uma filha para criar…..obrigado mesmo continui mandando MSN …..fique com deus e que ele te abençoe sempre….bjs….

  43. adevane

    17/07/2016 13:40em13:40

    Muito bom o blog de vocês está me ajudando muito com essas mensagens de motivação muito obrigado

  44. Maria Celma

    01/08/2016 17:29em17:29

    Agradecemos a força.

  45. Elaine darc lopes dos santos silva

    07/08/2016 21:00em21:00

    ola! boa noite ,meu nome e Elaine darc e desde ja gostaria de agradecer,pelos filmes motivacionais que nos prospuzeram. Gostaria de deixar aqui tambem alem de tantos outros,o filme EM BUSCA DA FELICIDADE. obrigada.

  46. Handell Santos

    21/08/2016 15:30em15:30

    Artigo espetacular! Gran Cursos, eu indico!

  47. Rosana

    27/09/2016 11:03em11:03

    Triste poderia ter passado neste concurso sesa mas passa quem pode ne? Sem cursinho preparatório fica difícil. Tudo que estudei sozinha não caiu. Até nisso ter dinheiro faz a diferença. O que usamos na prática não cai porém leis na pratica quando vai se usar? Cursinho é pra quem pode não pra quem quer. Mesmo assim obrigada lindas mensagens incentivo auto ajuda. Deus abençoe.

  48. Fred Silva

    06/02/2017 08:06em08:06

    Gabriel,

    Seus artigos são de extrema ajuda a todos que desejam ser aprovados em concursos públicos. Você faz um excelente trabalho, seus textos são importantíssimos para motivar àqueles que sonham em alcançar esse objetivo.

    Parabéns e continue assim, ajudando as pessoas, pois saiba, tudo isso que você faz em relação aos concursos públicos (todas estas publicações) são de grande valia para todos.

    Um forte abraço!

  49. Tailine Sousa

    14/02/2017 21:46em21:46

    Nossa chorei muito porque só Deus sabe como estava meu coração .

  50. Claudiane Duarte

    22/03/2017 20:17em20:17

    Gabriel granjeiro, obrigada pelas palavras de incentivo, vou colocar em prática as orientações do gran cursos. Obrigada.

  51. Sérgio José Buback

    22/03/2017 21:20em21:20

    Obrigado pelas excelentes dicas!

  52. Rafael

    02/04/2017 16:58em16:58

    Ótimas palavras! Venho desenvolvendo as dicas e ainda preciso melhorar o sedentarismo. Pretendo começar a correr três vezes por semana.

  53. jarbas soares farias

    24/05/2017 21:56em21:56

    estou muito desmotivado o cansaço fisico esta acabando comigo

  54. Carlos

    24/05/2017 22:53em22:53

    Sem palavras Gabriel; muito obrigado por essas palavras de incentivo que estava precisando, me ajudou muito cara.. Parabéns…

  55. Meirivaldo

    23/04/2018 09:06em09:06

    Muito obrigado pela recomendação para ler esse artigo, você talvez não tenha ideia do seu importante papel para todos nos concurseiros, gratidão!

  56. Marcelo

    24/04/2019 23:21em23:21

    Estou desanimado. Sei que nunca (mais) passarei em um concurso. Já fiz mais de vinte concursos ao longo do tempo e tenho 43
    anos, no meio do ano, quase, em maio de 2019, farei 44.
    Digo isso, porque há mais gente, mais conteúdo para estudar (inclusive gente experiente, inteligente /ou que gosta de estudar), menos vagas e menos tempo do que há hoje em dia, isso sem, falar nas malditas cotas. Se tem cotas e pra quem é pobre e é branco, por que não tem também? Logo, vê-se que a existência de cotas é uma coisa injusta, não deveria existir,
    pelo menos não em concursos. Antes, tínhamos 5 meses depois que o edital
    saísse. Hoje, apenas dois meses após o edital já ocorrem as provas, o
    que é um tremendo absurdo por parte das bancas, além de exigirem,
    redação atualmente em 99% das provas.
    Essa da UFPE que tem agora será uma exceção à regra,
    Na verdade, só passei em quatro provas: uma do BB em 2002, mas fiquei
    lá atrás. Sempre preferi (e ainda prefiro) fazer as provas para Recife.
    Fiquei lá atrás, embora aprovado e não fui chamado. Se tivesse feito no interior, talvez tivesse minha classificação seria melhor e eu seria
    sido chamado; talvez tenha sido um erro ter feito aqui na capital…
    Outra na Infraero, fiquei lá atrás, bem longe, Outra na CEF, não lembro
    se de 2014 ou de 2016, passei, mas fiquei na posição 3000, acho, daí,
    levei o ponto de corte, mas parece que não chamaram ninguém até hoje.
    Passei no da Serpro, em Recife em 2013. Foram aprovados 82 pessoas no
    cadastro reserva, passei na 78 posição.Tive meu nome no Diário Oficial,
    mas parece que não chamaram ninguém. Cadastro reserva é a maior
    enganação (concurso para encher os cofres da instituição apenas). Fica a
    dica; bom pelo menos aconteceu comigo e não soube de ninguém que tenha
    sido chamado. Cadastro reserva para mim, só se for por experiência (ou
    por pressão para que eu faça) ou se for para bancos, que aí, com sorte,
    podem chamar… Não chamaram ninguém na época e se chamaram (mas parece
    que não), porque de acordo com o STF (que não sei pra que serve…)só o
    primeiro colocado que tem direito a vaga, os demais, apenas mera
    expectativa de direito de ser chamado.. Na época, tive que deixar umas
    10 ou 12 questões em branco, sendo que não tinha nem matemática nem,
    redação, acho tinha Direito Administrativo(não lembro se caiu informática).
    No da Caixa 2016 (por incrível que pareça a redação estava fácil), cheguei a passar, tive meu nome na lista provisória dos aprovados (antes da do
    Diário Oficial), mas levei ponto de corte, porque passei muito além da
    lista dos aprovados , assim levei ponto de corte e fui desclassificado.
    Se este país fizesse um país sério, se fosse em outro país, melhor dizendo, aí certamente eu seria chamado.
    Além disso, antes não havia redação e hoje em dia (desde 2010) tem.
    O que é ruim para mim nos concursos: matemática, redação, Informática e
    Direito, ou seja tudo que cai nos concursos . Por vezes, até português
    (que tenho facilidade, exceto redação) também não estou me saindo bem
    ultimamente. Tem também as cotas, as quais diminuem as vagas pra ampla
    concorrência,,,
    Fiz até esse do BNB 2018, achando que poderia passar lá atrás nas últimas posições, mas levei ponto de corte, tendo acertado 9 questões abaixo do mínimo de 36 do Cespe (que seria impossível de ser convocado, devido a alta concorrência), única banca que gosto, pois
    matemática isoladamente não elimina em provas do Cespe.
    Só gosto do Cespe por conta disso e detesto todas as outras bancas.
    Das de matemática (que detesto, principalmente raciocínio lógico) só
    fiz 2 de matemática achando que ia acertar e resolvi deixar o restante
    delas (só as de matemática) em branco, mas errei mesmo assim e não fui
    bem no restante das questões.
    Por um mês, acordei cedo (antes de
    tomar café) e consegui estudar toda a apostila, com exceção de
    matemática,. já que ela não eliminava; por sorte não tinha redação. Mas,
    infelizmente não deu.
    Estou bem desanimado. Tenho apoio daqui em
    casa para estudar dos meus pais e irmãos, aliás é a única alternativa
    para mim encontrada nesta fase da vida, mas não me vejo como candidato
    com chances de passar sequer na última posição… Estou velho, desanimado e
    desempregado. Vou tentar, mas não estou nem um pouco animado. Não sei
    qual farei este ano, se tiver.
    Tenho muita dificuldade nas matérias
    citadas, principalmente em matemática, já fiz tudo que é cursinho, os
    mais recentes no Nuce, mas não adianta, tenho muita dificuldade e isso
    atrapalha nos estudos, nem gosto de estudar estas matérias, embora me
    esforce para estudá-las…
    Pra piorar, o atual governo já disse que não haverá concursos a partir do ano que vem
    É triste e desanimador…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo