Gabriel Granjeiro

Autoconfiança, a chave para o sucesso!

Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.”– Mário Quintana, poeta

Decidi escrever este artigo depois de conversar com uma amiga que, embora seja muito talentosa e inteligente, é um tanto insegura. Ela é daquelas pessoas que, em vez de se concentrar nos inúmeros elogios que colecionam, focam nas poucas críticas que recebem; aquele tipo que deveria aproveitar eventual feedback para tentar se desenvolver ainda mais, mas prefere continuar perdendo o sono por causa das suas inquietações.

Em resumo, minha amiga não tem autoconfiança, e isso a abala demais, mexe com ela mais do que o necessário. Semana passada, conversávamos sobre coragem, tema do meu último artigo. Eu estava muito feliz pelo recorde de acessos que o post teve (clique AQUI e confira), o que me levou a tomar a decisão de dar sequência ao assunto. Resolvi escrever sobre outro ingrediente que, tal como a coragem, é determinante na receita para alcançar o sucesso na vida, na profissão, no amor, na sociedade, na comunidade. Por isso, hoje o nosso papo será sobre autoconfiança.

Recentemente, participei de um congresso sobre neurociência em Brasília-DF. Todos os palestrantes do evento mencionaram a incrível e inexplicável capacidade do nosso cérebro e da nossa mente. Estima-se que cada um de nós tem no mínimo 86 bilhões de neurônios, que se desdobram em trilhões de ramificações e executam igual número de conexões. Sem exagero, trata-se de um universo dentro de uma pessoa, e esse universo tem dimensão que até hoje a ciência não foi capaz de mensurar com precisão. Somos a mais complexa criação que já existiu e – tudo indica – que vai existir.

E olhe que a complexidade só aumenta: todos os dias acordamos com novas células com potencial para desenvolvimento intelectual. Em outras palavras, renovamos diariamente nossa capacidade de nos reinventar e de otimizar e adaptar os nossos circuitos neurais. A essa habilidade dá-se o nome de neuroplasticidade.

A verdade é que todos nós nascemos inteligentes. Não bastasse isso, a vida nos dá possibilidades infinitas de nos tornarmos mais inteligentes ainda. Tudo isso vai muito além do que a ciência consegue compreender. Apesar disso, muitos de nós se recusam a ter confiança em si mesmos e não aproveitam dádivas como a neuroplasticidade, das quais apenas os humanos desfrutam. Tornam-se reféns de crenças sem lógica alguma sobre si mesmos, muitas vezes maliciosamente impostas pelos outros. Passam a acreditar que são incapazes, que não são inteligentes nem corajosos, ignorando o fato de que a natureza do ser humano é mais similar à das águias, que voam cada vez mais alto, do que à das galinhas, que não se arriscam a bater as asas por mais do que alguns metros.

“A autoconfiança é a grande responsável por alguns milagres. Ela é capaz de transformar mentalidades e ajuda a materializar sonhos antes tidos como impossíveis.”

A autoconfiança é a grande responsável por alguns milagres. Ela é capaz de transformar mentalidades e ajuda a materializar sonhos antes tidos como impossíveis. Se você duvida de mim, leia um bom livro de história e avalie se os grandes homens e as grandes mulheres que já passaram pela Terra acreditavam em si mesmos ou não. Será que Júlio César era autoconfiante? E Cleópatra? E Alexandre, o Grande? E Gengis Khan?

Amigo concurseiro, siga meu conselho: antes de sair para assistir a uma aula, para estudar – seja em uma biblioteca, seja em seu quartel-general – ou, ainda, para resolver as provas do concurso quando chegar o dia para o qual você vem se preparando com tanta dedicação, vista a capa da autoconfiança. Nada será capaz de fazer mais por você do que ela. Se você agir com determinação e se deixar dominar pela coragem, pela fé, pela paciência e pela autoconfiança, também estará, claro, em paz consigo mesmo. Isso o levará a superar quaisquer obstáculos e a vencer em toda e qualquer circunstância. Tendo confiança em si próprio, você alcançará o seu potencial humano e, na sequência, a vitória.

“Com autoconfiança e autoestima elevadas, ainda que investidos de humildade, sem orgulho e arrogância desmedidos, não há erro: conquistaremos tudo que traçarmos na mente. “

Com autoconfiança e autoestima elevadas, ainda que investidos de humildade, sem orgulho e arrogância desmedidos, não há erro: conquistaremos tudo que traçarmos na mente. Só devemos ter o cuidado de não permitir que mentes fracas, pobres, pequenas enfraqueçam a nossa confiança, pois a vitória torna-se inalcançável para quem não confia em si mesmo ou é facilmente influenciável.

É daí que vem minha reiterada recomendação para que nos afastemos de quem não acredita em nós. Sobretudo quem é concurseiro não pode perder tempo em relacionamentos com pessoas que não o apreciem por quem ele é, que não acreditem no potencial do “amigo”. Sempre – mas sempre mesmo! –confie mais naquilo em que o seu coração acredita e menos no que os outros dizem ou acham. Não estou sugerindo que você ignore críticas ou um feedback construtivo, essenciais para a melhoria e o desenvolvimento contínuos. O propósito do meu conselho é que você não seja consumido por críticas infundadas nem as deixe destruir tudo de bom que você já fez e continua fazendo. Esse é o erro que a amiga que mencionei no início do artigo comete. Não quero que aconteça o mesmo com você.

“Não importa se tudo e todos estejam conspirando contra você; tenha confiança em seus valores, em seus talentos, em seu potencial, em sua capacidade, que ninguém – ninguém mesmo! – lhe roubará a vitória.”

Então, aceite a voz amiga deste jovem empreendedor que já enfrentou muitos perrengues e revele sempre o melhor de si. Não importa se tudo e todos estejam conspirando contra você; tenha confiança em seus valores, em seus talentos, em seu potencial, em sua capacidade, que ninguém – ninguém mesmo! – lhe roubará a vitória. Pode até ser que você perca algumas batalhas, mas, com toda certeza, ganhará a guerra, conquistando a vaga no serviço público que tanto deseja.

Para se fortalecer, registre desde logo no seu mural dos sonhos este mantra: “Só eu mesmo poderei calar a minha capacidade ou duvidar dela”. E vá além, não se permitindo duvidar da capacidade dos outros. Tenha empatia. Deixe o julgamento de lado e resista à tentação de criticar, não só para não correr o risco de ser injusto, mas também para evitar que sua atitude se reverta contra você mesmo no futuro. Já falamos sobre como o universo pode conspirar a nosso favor ou contra nós, de acordo com a nossa postura em relação aos outros e ao mundo. Portanto, não caia nessa!

E lembre-se sempre: quem é autoconfiante não tem medo de se separar do grupo, portanto não segue passivamente o rebanho. Quem é autoconfiante tem ideias autênticas e convicções próprias e não se deixa influenciar demais pelas opiniões alheias. Alguém assim tem mais foco na solução e menos nos problemas.

Sabe-se que as pessoas que têm confiança em si próprias comandam, administram e controlam todos os outros sentimentos. Ponha em prática as suas qualidades, confiando nelas e em si próprio, que você viverá muito melhor. Acredite: será mais fácil até mesmo conviver com os outros. Tenha em mente, ainda, que aquilo que você tem hoje não é uma representação do seu potencial nem de como será a sua vida. Há pessoas que, embora hoje morem em palácios, guardam um futuro nada promissor. O contrário é igualmente verdadeiro: há quem, apesar de não ter nem um real em conta neste momento, sabe que o destino lhe reserva grandes feitos.

Em síntese, caro amigo, carregue no peito e na mente – sem arrogância, insisto – uma autoestima inabalável em qualquer circunstância. O melhor certamente está por vir. Seja autoconfiante e saia do escuro! O mundo precisa do seu brilho. Ofusque com ele os invejosos, os despeitados, os ranzinzas!

Concluindo a nossa conversa, gostaria de deixar para reflexão o resumo de um texto do jovem neurocientista Bruno Pitanga:

Não se desespere, espere.

Não se preocupe, ocupe.

Não se torture, ature.

Não pressione, impressione (pela simplicidade, pela humildade, pela elegância).

Não atrapalhe, trabalhe.

Não conspire, inspire.

Não se apavore, ore (a Deus, aos santos, pedindo forças e energia).

E não perca tempo, aproveite seu tempo.

Não custa lembrar que todos nós morreremos um dia, mas nem todo mundo sabe viver. Não seja mais um dos que deixam de aproveitar a vida. Procure curtir mais o caminho – a jornada – do que a chegada ao destino. Você é a criação mais incrível no universo – nem mesmo os cientistas mais inteligentes e bem-pagos do mundo conseguem explicar como você existe –, e suas possibilidades são infinitas. Você é uma obra-prima. De fato, não existe ninguém como você no Universo.

“Uma pedra pode ser preciosa por ser rara, mas você é único e, portanto, ainda mais precioso. E o seu valor não está no que você tem de parecido com outros, mas naquilo em que você é diferente. “

Uma pedra pode ser preciosa por ser rara, mas você é único e, portanto, ainda mais precioso. E o seu valor não está no que você tem de parecido com outros, mas naquilo em que você é diferente. O seu cérebro está se reinventando todos os dias, criando novas conexões em infinitas possibilidades. No despertar diário, você tem uma nova chance de fazer tudo dar certo. Então, faça! Você foi criado para voar, não para rastejar. Não deixe ninguém convencê-lo do contrário.

Ame a si próprio e compartilhe conosco toda a sua autoconfiança, registrando, aqui, este comentário: “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: ‘NÃO tenho medo de vivê-la’.” – Augusto Cury, psiquiatra e escritor

Vamos juntos, construindo alicerces e sempre autoconfiantes, rumo à vitória!

Mais artigos para ajudar em sua preparação:


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 

Cheguei Lá

95 Comentários

95 Comentários

  1. Ligia Matsumoto

    05/02/2018 18:34 em 18:34

    Antes que eu seja mais odiada que a ex do Caua Reymond….Eu não sou a tal amiga dele não….Eu ainda nem tive a oportunidade de ver se o Gabriel é real em aulão.

    Mas amei o texto…Encaixou perfeitamente com o meu momento…Uma das coisas que vc lê e pensa “Foi em cheio para mim”.

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”

    • Adilson

      05/02/2018 20:03 em 20:03

      Quem não pode andar deve rastejar, nunca desistir

    • Karol dantas

      05/02/2018 22:44 em 22:44

      Fui feito pra voar,Não para rastejar!

    • Camila Maria

      06/02/2018 10:56 em 10:56

      “Fui feito para voar, não para rastejar!”.
      Obrigada! Gabriel Granjeiro, por falar tão profudamente…
      você não ajudou só a mim… que estou com muitas lutas e desistir algumas vezes…
      obrigada por me fazer senti melhor…
      Deus te abençoe grandemente, porque você não ajudou só a mim mas outros q se encontra na mesma situação..

  2. Maria do Carmo

    05/02/2018 18:54 em 18:54

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  3. Jonatan

    05/02/2018 19:40 em 19:40

    Fui feito para voar ,Não para rastejar

  4. Sirlei Maria Madalon

    05/02/2018 19:41 em 19:41

    ” fui feito para voar, não para rastejar!”

  5. Jonatan Everson pereira

    05/02/2018 19:42 em 19:42

    “Fui feito para voar,nao para rastejar!”

  6. Andiara

    05/02/2018 19:46 em 19:46

    Que texto emocionante e muito bem escolhido. Para quem está se preparando e treinando, uma dose de motivação é combustível para decolar o avião da aprovação. Vocês são incríveis e pensam em tudo. Gratidão.

  7. Claudiane Duarte

    05/02/2018 19:55 em 19:55

    Explêndido!Gabriel só você pra fazer o concuseiro acreditar no pontencial que tem. Você conhece as nossas dúvidas,os nossos medos,e nos ajuda a superar,vou ler este artigo todos os dias e acreditar que posso voar alto. Emocionante, obrigada.

  8. Adelia Santos

    05/02/2018 19:56 em 19:56

    “Fui feita para voar, não para rastejar!”

  9. Leila

    05/02/2018 20:01 em 20:01

    Fui feito para voar e não para rastejar.

  10. romario

    05/02/2018 20:02 em 20:02

    Sou filho de Deus Nasci para vencer. “e acima de tudo feito para voar,não para rastejar”

  11. Vanilce Albuquerque Favacho

    05/02/2018 20:07 em 20:07

    Tenho plena convicção que fui feita para voar e jamais para rastejar.

    Gabriel! Seu artigo chegou no meu email, confesso que não costumo abri-los, a maioria das vezes por falta de tempo,e hoje, estava me organizando para começar a estudar e resolvi acessar o email e lá estava, num simples link, tudo o que eu precisava ler para lembrar tudo o que eu sei que tenho: AUTOCONFIANÇA, CAPACIDADE PARA VENCER E FÉ. Obrigada pelas palavras de incentivo são muito importantes.

  12. Sarah Lombardi

    05/02/2018 20:10 em 20:10

    É tão complicado tem hora, mesmo sem acreditar eu tento. Estudo com paciência cada matéria que parece de outro planeta. Me sinto um E.T no mundo dos considerados inteligentes. Acreditar em algo em que tantos estão lutando e vendo vários no caminho abandonando esse sonho, dá uma sensação de insegurança. Aí fecho os olhos, oro a Deus e choro tudo que tenho pra chorar e volto a estudar, pela paz que Ele me proporciona. Deus é o que me dá força para continuar sou grata. Seus artigos Gabriel são inspiradores, obrigada!

  13. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    05/02/2018 20:17 em 20:17

    Que texto! Gabriel um texto primoroso! Muito bacana mesmo! Que Deus te abençoe cada vez mais e muito sucesso sempre! Muito grata por mais um artigo cheio de conhecimento! A autoconfiança é primordial. Amei o texto! Ter opinião própria e uma personalidade forte são alguns dos ingredientes da autoconfiança. Sempre com humildade e sem arrogância, pois, a arrogância faz perder o verdadeiro brilho que vem da alma. Um brilho que enaltece e que deseja sempre o melhor para os outros e quer que os outros tenham cada vez mais sucesso! Um brilho que revela a verdadeira beleza de todo ser humano e a autoconfiança é uma dessas belezas! Parabéns por este belo artigo e pelo seu brilhantismo, Gabriel. Continue assim sempre. Eu te desejo cada vez mais sucesso e muitas bençãos na sua vida! Como eu já falei e vou dizer mais uma vez um verdadeiro empreendedor é brilhante, humilde, não é arrogante e, principalmente, simples entre os grandes!

  14. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    05/02/2018 20:18 em 20:18

    E você se enquadra nestas qualidades!

  15. Alanivea

    05/02/2018 20:22 em 20:22

    Fui feito para voar, não para rastejar

  16. Adolfo Antonio Hickmann

    05/02/2018 20:22 em 20:22

    Fui feito para voar, não para rastejar!
    O meu valor está no que eu tenho de diferente!
    Tenho confiança e coragem para me separar do grupo e alcançar meus objetivos!

    Obrigado, Gabriel!

  17. Helena Fernandes

    05/02/2018 20:23 em 20:23

    ” Fui feito para voar,jamais para rastejar.”

  18. Helena Fernandes

    05/02/2018 20:26 em 20:26

    Almejo voos altíssimos, para isso estudo muito para alcançar meus objetivos.

  19. Caio Henrique

    05/02/2018 20:29 em 20:29

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  20. paulo sergio

    05/02/2018 20:32 em 20:32

    é sem dúvida um ótimo testo para reflexâo de todos:”digo todos ,porque em algum momento na vida ja vivemos situaçôes parecidas, e fim é: animo,força e coragem para vencer as dificuldades que se apresentam”.Para min foi um alento em saber que a vitoria estará sempre do lado de lá,portanto é preciso garra,sonhar,ou melhor ,ter projeto de vida para alcançar o que buscamos. obrigado Gabriel Granjeiro.
    atenciosamente.

  21. Heliana Fernandes

    05/02/2018 20:33 em 20:33

    Almejo voos altíssimos, para isso estudo muito para alcançar meus objetivos

  22. Suelly

    05/02/2018 20:36 em 20:36

    Excelente Texto! A mensagem certa no momento certo! Apesar de sabermos que os obstáculos fazem parte do processo de aprendizado e crescimento de todos nós,sempre é bom sermos lembrados que a vitória sempre chegar para os que não desistem!

  23. Shirley

    05/02/2018 20:39 em 20:39

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  24. Luciano

    05/02/2018 21:19 em 21:19

    Surpreendente a forma clara, objetiva e convincente do artigo. Acabei de concluir meus estudos do dia e estava meio desanimado e sem muita energia para acreditar que um dia vou passar pela tríade: classificado, nomeado e empossado. li o artigo e estou perplexo como fui contagiado com essa energia poderosa dos parágrafos e sua credibilidade. Realmente , autoconfiança e autoestima são poderosas forças, sem as quais nada faz sentido .
    Só posso te agradecer Gabriel por compartilhar conosco o seu conhecimento, esse precioso “moderno”. Parabéns por esse talento! Congratulations! Thanks a lot! Deus lhe pague!

  25. ANA PAULA

    05/02/2018 21:25 em 21:25

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  26. Erivelto Carvalho Machado

    05/02/2018 21:29 em 21:29

    Não sigo rebanhos! sigo meus objetivos! ” Fui feito para voar, não para rastejar”

  27. Maycom Douglas

    05/02/2018 21:47 em 21:47

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  28. Sérgio

    05/02/2018 22:09 em 22:09

    Brilhante texto. Parabéns!

  29. Ana Claudia Melo

    05/02/2018 22:38 em 22:38

    Muito obrigada, pelas palavras! Belíssimo texto! Rumo ao novas trilhas, novos caminhos, novos saberes! Acreditar é estar, é trilhar! Abraço!

  30. Danilo

    05/02/2018 22:46 em 22:46

    Fui feito para voar ,Não para rastejar

  31. EDER SANTOS NOGUEIRA

    05/02/2018 22:57 em 22:57

    Fui Soldado da PM SP e hoje sou Oficial dessa mesma instituição, acredito plenamente no texto supracitado e afirmo a todos que com humildade e paciência os resultados chegam, meu próximo emprego será o que eu quiser, você é dono do seu destino. Somos todos Águias e vamos a cada dia subir mais!

  32. Krisna Magalhães

    05/02/2018 23:40 em 23:40

    Tem um pouco dessa amiga em mim! Mas luto diariamente por todos os pensamentos negativos e de fracassos… Foi ótimo ler esse texto, muito motivador!
    Fui Feita para Voar, não para rastejar!!

  33. evandro calixto

    05/02/2018 23:46 em 23:46

    fui feito pra voar, nao pra rastejar.

  34. José Valter Lopes Dos Santos

    05/02/2018 23:59 em 23:59

    De fato, esse tem sido um verdadeiro gargalo na vida de muita gente. Pois o que se vê é pessoas super talentosa e de grandes capacidades, mas que são extremamente bloqueadas pelo o medo. Eu conheço pessoas que são hoje empregadas ganhado um salário pequeno em relação a capacidade que possui. https://goo.gl/uq3XmB

  35. ELEN

    06/02/2018 00:14 em 00:14

    FUI FEITO PARA VOAR E NÃO RASTEJAR!!!!
    TEXTO MARAVILHO…

  36. Cleonilde Soares Nobre

    06/02/2018 01:11 em 01:11

    Excelente artigo! parabéns Gabriel, obrigada.

  37. Cleonilde Soares Nobre

    06/02/2018 01:16 em 01:16

    Achei o artigo maravilhoso, muito motivador. Obrigada Gabriel!

  38. Tânia

    06/02/2018 01:42 em 01:42

    Fui feita para voar,não para rastejar!!!
    Obrigado pelo lindo texto!

  39. Luciana

    06/02/2018 05:20 em 05:20

    Fui feita para voar e não para rastejar…FIQUEM COM DEUS

    • Gisele

      07/02/2018 05:50 em 05:50

      Fui feita para voar, e não para rastejar! Amém!

  40. Babi Estudando

    06/02/2018 06:40 em 06:40

    “A fé na vitória tem que ser inabalável!”
    Mas não adianta olhar para o céu e rezar sem lutar… aos estudos guerreiros! Façamos a nossa parte como se tudo dependesse de nós, sabendo que, na verdade, tudo depende de Deus.

  41. Lucia Helena Ferreira

    06/02/2018 07:37 em 07:37

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.
    Aquele que confia no Senhor é como o monte de Sião, não se abala mas permanece para sempre.

  42. Wesley Holanda

    06/02/2018 08:16 em 08:16

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”. Amém, com fé em Deus vou conseguir minha aprovação, mesmo com muitas pedras no caminho, uma hora vai chegar!!!

  43. Leonardo Parreira

    06/02/2018 08:23 em 08:23

    “F U I F E I T O P A R A V O A R N Ã O P A R A rastejar !!”

  44. Beatriz Franco

    06/02/2018 08:30 em 08:30

    Leio todos os seus artigos, são todos fantásticos.
    “Fui feito para voar, não para rastejar”

  45. Maria

    06/02/2018 09:03 em 09:03

    Fui feito para VOAR!!!!!!!!!

  46. jakelline

    06/02/2018 09:13 em 09:13

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  47. Regiane Permanhani Grillo

    06/02/2018 09:21 em 09:21

    Parabéns Gabriel. Como sempre seus artigos são uma injeção de ânimo e motivação para mim ,fazendo com que eu acredite mais em mim. Obrigada!!!

  48. Sinara Nolasco

    06/02/2018 09:26 em 09:26

    Gostei muito do texto é realmente motivador. Parabéns Gabriel!

  49. Rhamon

    06/02/2018 09:49 em 09:49

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  50. Ana Cristina

    06/02/2018 10:34 em 10:34

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  51. Rodrigo Ledo

    06/02/2018 10:43 em 10:43

    Fui feito para voar, não para rastejar!
    Seja feita a vontade de Deus, e não a minha.

  52. Fernanda

    06/02/2018 10:54 em 10:54

    “Fui feita para voar, não para rastejar!”

    Este texto veio na hora certa, estava realmente precisando destas palavras. Grata!

  53. Aleff Figueiredo

    06/02/2018 10:56 em 10:56

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  54. Paulo Malheiro

    06/02/2018 11:57 em 11:57

    Professor de Inglês há mais de 20 anos e recém graduado em Administração, aos 53, totalmente inexperiente, comecei a estudar para concursos após ser demitido no final de 2016. Levei a primeira porrada no TRE-RJ acertando apenas 34 questões de 65, totalmente inseguro por estar pisando em terreno minado e ainda por cima extremamente desmotivado devido às declarações inoportunas do Ministro Gilmar Mendes. Foi desanimador não encontrar o meu nome pelo menos na lista de aprovados para técnico judiciário. Entretanto, entre outras fontes, os artigos de Gabriel têm sido uma grande inspiração para muitos concurseiros, juniores, como eu, e seniores também. Hoje, me preparo para o TRT-RJ e tive que abrir mão temporariamente do conhecimento adquirido em Direito Eleitoral por uma simples questão de estratégia. O fato é que, na medida em que estudo, assisto a vídeo aulas e respondo questões, sinto cada vez mais a autoconfiança sugerida no artigo. Chego a conclusão que, realmente, com positividade, autoconfiança, persistência e determinação, é possível sim, melhorar e progredir até alcançar uma posição no topo do ranking dos aprovados. A concorrência está cada vez mais acirrada, mas como disse Gabriel, devemos acreditar em nós mesmos e ignorar tudo e todos que diminuam a nossa fé em nós mesmos. Já mencionei antes, e gostaria de reiterar: desprovido de recursos, agradeço muito aos milhares de vídeos disponibilizados no canal do Gran Cursos cuja atuação de dezenas de professores top tem sido um divisor de águas. Meus sinceros e humildes votos de gratidão e admiração à Cleiton Natal, José Wesley, Tereza Cavalcanti, Wellinton Antunes,Gustavo Scatolino, Wesley Machado, enfim, à todos, não há tempo ou espaço suficiente para tantos agradecimentos. Meus votos de sucesso à equipe e a organização. Vocês fazem uma diferença incrível no dia a dia de milhares de concurseiros anônimos e guerreiros. Parabéns pelo artigo.

  55. Jeferson Nunes Gomes

    06/02/2018 12:21 em 12:21

    Fui feito para voar, não para rastejar!
    É maravilhoso descobrir que sou mais inteligente do que eu imaginava. A minha vida toda até ontem, eu tive que ouvir as pessoas menosprezarem a minha capacidade. E acreditei muito nelas, embora parecessem estarem sendo movidas por um ódio oculto. Isso nos faz duvidar do nosso próprio potencial. Mas, hoje eu posso ouvir o próprio Deus Criador do Universo dizer: Filho, eu confio em você. Eu acredito no seu potencial. Você nasceu para vencer. Você é como a águia. Por isto: vou voando como a águia, vou subindo além das montanhas, nada pode abalar a minha fé, pois tudo é possível ao que crer.

  56. Ronin

    06/02/2018 12:23 em 12:23

    Gostei dessa:
    ”Com autoconfiança e autoestima elevadas, ainda que investidos de humildade, sem orgulho e arrogância desmedidos, não há erro: conquistaremos tudo que traçarmos na mente”.
    Obrigado mais uma vez!

  57. Francineli Dias

    06/02/2018 12:42 em 12:42

    Não perco seus artigos. São excelentes.

  58. Francineli Dias

    06/02/2018 12:47 em 12:47

    Você é a criação mais incrível no universo – nem mesmo os cientistas mais inteligentes e bem-pagos do mundo conseguem explicar como você existe –, e suas possibilidades são infinitas. Você é uma obra-prima. De fato, não existe ninguém como você no Universo.
    Sim, eu sou. Demais esse artigo, cada detalhe e fascinante. Parabéns Gabriel.

  59. Maria Naldizete Moreira

    06/02/2018 13:11 em 13:11

    “Fui feito para voar, não para rastejar”.
    Gabriel Granjeiro você transmite uma segurança tão bonita para quem está “perdido” nesse país conturbado de mudanças inexplicáveis.
    Como sempre, admiro demais seus artigos (parabéns) há momentos na vida que estou como sua amiga- citada no texto.Insegura,sem confiar na minha capacidade, porém, depois de ler este artigo posso dizer com toda força e vontade -“vou vencer, nasci pra voar e não para rastejar” graças a ti Gabriel pelos grandes ensinamentos compartilhados conosco.

    Grande abraço!!!

  60. Doralice

    06/02/2018 13:20 em 13:20

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  61. Jennifer Assunção dos Santos

    06/02/2018 13:28 em 13:28

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  62. Suzilaine Maria - DF

    06/02/2018 14:14 em 14:14

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  63. Carol

    06/02/2018 15:16 em 15:16

    “Fui feita para voar, não para rastejar!” Fui feita por Deus para acreditar sempre nEle e na minha capacidade!
    “Sua raridade não está naquilo que você possui ou que sabe fazer, isso é mistério de Deus com você”
    Obrigada pelas palavras motivadoras, Gabriel! Que Deus te abençoe sempre!

  64. Soraia Lins

    06/02/2018 16:04 em 16:04

    Obrigada,Gabriel pelo artigo maravilhoso!Sei na vida que nada é por acaso.Tudo tem um propósito e esse artigo teve um direcionamento para mim,porque hoje tive pensamentos de desânimo,medo e insegurança com relação ao concurso que irei prestar.Muito obrigada mesmo pelas palavras motivadoras! Deus te abençoe sempre!

  65. Gardenia Gadelha

    06/02/2018 20:08 em 20:08

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  66. Esaú

    07/02/2018 00:40 em 00:40

    Fui feito para voar, não para rastejar!!

  67. Luanna Suellen

    07/02/2018 09:32 em 09:32

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  68. JANE MARTINS

    07/02/2018 10:44 em 10:44

    Tive o prazer de te conhecer em BH, em uma das revisões de véspera, senti e percebi em você, humildade, simplicidade e um brilho no olhar incomparável, como você disse no artigo acima, ÚNICO! Você me inspira e seus textos são excelentes e motivadores. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e nos ajudar com os vídeos aula importantíssimos para os nossos estudos diários.

    “FUI FEITO PARA VOAR, NÃO PARA RASTEJAR”!

  69. Re Mendes

    07/02/2018 11:49 em 11:49

    “FUI FEITO PARA VOAR, NÃO PARA RASTEJAR”!

  70. Vanilda Oliveira dos Santos

    07/02/2018 13:16 em 13:16

    Fui feito para voar,nao para rastejar

  71. Vanilda Oliveira dos Santos

    07/02/2018 13:21 em 13:21

    Gostaria muito de poder fazer parte dessas pessoas q estão crescendo proficionalmente,junto com vc que tem a capacidade de levantar a autoestima das pessoas com palavras de incentivo como vc.

  72. Manoel Oscar

    07/02/2018 15:42 em 15:42

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”

  73. THAIZA DUARTE FERREIRA

    07/02/2018 16:39 em 16:39

    ” Fui feito para voar, não para rastejar! “

  74. Larissa

    07/02/2018 22:38 em 22:38

    Fui feita para voar, não para rastejar!

  75. Jonathas

    08/02/2018 05:47 em 05:47

    Fui feito para voar não para rastejar!

  76. Jefferson

    08/02/2018 09:56 em 09:56

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  77. Souza Souza

    08/02/2018 19:54 em 19:54

    Fui feito para voar, não para rastejar!”.

    “Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: ‘NÃO tenho medo de vivê-la’.” – Augusto Cury, psiquiatra e escritor

  78. Alice Ferreira

    09/02/2018 22:10 em 22:10

    Dentre muitas coisas bacanas da Gran Cursos online é esse incentivo, esse alicerce que nos ajuda a prosseguir e não desistir. Obrigada Gabriel pela força, pelos textos maravilhosos que nos é enviado. Gran Cursos online é top…

  79. Gisleide Dias

    10/02/2018 08:12 em 08:12

    Nunca pare de tentar vá a pé! vá descalço! só não pare no caminho. Fomos feitos para voar e não para rastejar.!

  80. Nenilson Morais

    10/02/2018 13:28 em 13:28

    “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  81. FABRIZIO GOMES

    11/02/2018 03:08 em 03:08

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  82. Pollyanna Freitas

    11/02/2018 15:16 em 15:16

    Deus me fez para voar, não para rastejar!

    Complemento com um versículo de Deuteronômio 28.13

    “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

  83. IGOR

    12/02/2018 18:38 em 18:38

    Fui feito para voar ALTO, não para rastejar no chão igual aos medíocres!

  84. suelen oliverio de lazaro

    14/02/2018 20:19 em 20:19

    “Fui feita pra voar e não para rastejar” melhor texto!!!

  85. maria

    14/02/2018 23:11 em 23:11

    muito bom gabriel gostei da sua iniciativa, de dá quem ta comerçando uma jornada.A presença de meu Deus na minha essencial para conseguir. obrigado grande abraço.

  86. Rosangela Nascimento Barros

    15/02/2018 16:08 em 16:08

    Gabrielzinho se é que vc me permite,

    Tú és uma benção de Deus na minha vida. Particularmente para mim tem sido uma guerra interior os estudos, tantas coisas na mente, tantas questões inquietam, porém, sempre ao ler seus artigos me reconforto e me abasteço de força, coragem e autoconfiança. Passaria o dia lendo seus artigos mais preciso estudar. Quero dizer que seu trabalho não é apenas incrível pq vc é um empreendedor e vencedor tão jovem, mais pq vc vai além, seu papel não se resume em apenas oferecer material de qualidade com profissionais qualificados, mas tbm em oferecer conteúdo motivacional imprescindível para os futuros servidores públicos. Minha gratidão a vc, pelo carinho, pelo tempo disponibilizado na preparação destes artigos que são maravilhosos.
    E por isso com muita convicção declaro que “Fui feito para voar, não para rastejar!”.

  87. Hidevaldo Santos

    15/02/2018 17:26 em 17:26

    São minhas palavras as de Rosangela Barros. Voce é um porta voz de Deus que vem no momento certo me abastecer de força, coragem e autoconfiança. OBRIGADO, GABRIEL! Deus contigo sempre! amem!

  88. Loyane Gomes

    17/02/2018 12:39 em 12:39

    Fui feito para voar, não para rastejar!

  89. FLAVIO

    20/02/2018 11:58 em 11:58

    GABRIEL GRANJEIRO, ESSE SEU TEXTO FOI UM TAPA NA MINHA CARA, NO BOM SENTIDO. OBRIGADO POR COMPARTINHA-LO

  90. DAVID PEREIRA

    22/02/2018 17:47 em 17:47

    Fui feito para voar, não para rastejar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo