Estudar lei seca: o que é e 7 dicas para otimizar resultados!

Saber como estudar lei seca é muito importante na preparação de qualquer concurseiro. Confira as principais dicas de como incluir/otimizar esse hábito na sua rotina!

Avatar


26 de Outubro de 2023

Além de se dedicar à leitura de materiais teóricos e/ou assistir videoaulas, muitos concurseiros ainda não percebem o ato de estudar lei seca como um dos mais importantes para a aprovação. Afinal de contas, esse estudo costuma ser pouco intuitivo e cansativo. Assim, é comum que vá ficando para trás, tornando-se um complemento eventual para a preparação.

Você se identificou com essa situação? Pois é! Você não está sozinho!

De fato, muitos concurseiros sentem dificuldade em estudar lei seca, especialmente se estão começando agora. Para ajudar você, trouxemos algumas dicas de como esse hábito pode ser incluído mais facilmente na sua rotina, bem como outras orientações para realizá-lo de maneira otimizada. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta 🚀

Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo!

E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO!

O que é estudar a lei seca?

Estudar a lei seca consiste, de maneira resumida, em ler os dispositivos legais da maneira como foram publicados e estão disponíveis para o público.

É diferente, por exemplo, de assistir a uma aula ou conteúdo contemplar sobre determinada lei, por exemplo. Afinal, ao estudar a lei seca você está diante do texto integral, sem quaisquer interpretações, contextualizações ou explicações adicionais de professores.

É justamente daí que as dificuldades no estudo da lei seca costumam surgir, já que a linguagem utilizada não costuma ser simples, tornando a leitura cansativa.

Em quais concursos é preciso estudar a lei seca?

A primeira conexão que se faz quando falamos sobre a necessidade de estudar lei seca é com a carreira jurídica. Contudo, quem já é concurseiro há algum tempo já sabe que todo o concurso público cobrará algum tipo de legislação em seu edital.

Essas leis podem ser bem amplas, de âmbito federal, como é o caso da Constituição Federal, do Código penal e do Código Civil; Ou então, podem ser legislações locais e até mesmo específicas do órgão para o qual você está estudando.

Isso é esperado quando falamos da carreira pública. Afinal de contas, toda a atividade dos servidores públicos deve ser guiada a partir de leis. Logo, é importante conhecer bem as mais relevantes para o exercício de cada função.

Por isso, a resposta resumida para essa pergunta é: via de regra, em TODOS os concursos é preciso estudar a lei seca. O que mudará serão os dispositivos legais cobrados e a sua abordagem, de acordo com a banca, o órgão e o cargo pretendido.

Mas será que não basta estudar as leis pelos materiais teóricos?

Os materiais de base de estudo para o concurso público com os quais você está estudando, citarão alguns artigos e os principais pontos das leis cobradas em provas. No entanto, apenas isso não é o suficiente para garantir o melhor desempenho na sua prova.

Afinal de contas, a grande maioria dos itens formulados sobre leis, envolve a literalidade do texto; isto é, em outras palavras, sabê-lo de cor ou pelo menos ter uma boa noção das principais palavras/termos utilizados.

Não é incomum, por exemplo, ver questões em prova que apresentam uma reescritura do texto legal, alterando apenas uma palavra que modifica todo o sentido do que está expresso ali. Contudo, para quem não tem o costume de estudar lei seca, itens desse tipo podem ser bem mais desafiadores.

Então, ainda que os materiais teóricos possam ajudar a complementar o seu estudo de leis secas, não vale deixar substituir um pelo outro, ok?

Dicas para estudar lei seca

Agora que você já conhece a importância de estudar lei seca para a sua trajetória de concurseiro, confira as 8 principais dicas de como incluir/otimizar essa importante etapa na sua rotina!

Dicas para estudar lei seca: associe ao estudo teórico

É bem mais fácil estudar lei seca de maneira contextualizada do que decidir reservar um momento do seu dia ou semana apenas para se dedicar exclusivamente à leitura dos textos.

Do ponto de vista da aprendizagem, quanto maior o número de associações entre os conhecimentos nos seus estudos, maior é o potencial de reter informações a longo prazo. Afinal, o cérebro busca priorizar o que é útil, aplicável, de acordo com estudos sobre o tema. 

Então, enquanto estiver estudando com o seu PDF ou videoaula, crie o costume de acessar o texto integral da lei quando ela for mencionada. Se você está estudando a Lei de Improbidade Administrativa, por exemplo, e os artigos 9,10 e 11 foram citados, pare por um segundo e leia-os antes de continuar a aula/leitura.

Caso, nessa primeira leitura, você já localize algumas dúvidas, marque-as! Assim que você retornar à aula, veja se as questões levantadas por você foram resolvidas ou se uma investigação mais aprofundada pelos materiais será necessária. Assim, você diminui as chances de achar que compreendeu determinado artigo, mas errá-lo no dia da prova por conta de um detalhe que passou batido ou mesmo uma forma de estruturação textual.

Fazendo dessa você, você encontra uma maneira bem mais contextualizada e equilibrada de estudar lei seca durante a sua preparação.

Dicas para estudar lei seca: faça anotações e marcações

Estudar lei seca, conforme já mencionamos, raramente é um processo intuitivo, especialmente no início. Afinal, pode ser que você não esteja acostumado com as palavras e as construções textuais utilizadas. Pode ser também que surjam dúvidas ou ambiguidades enquanto você lê.

Nessa hora, as anotações e marcações vão te ajudar muito. No tópico passado, por exemplo, você já viu como pode ajudar anotar as suas dúvidas ao lado dos artigos.

Nesse tópico, você também vai descobrir a importância de realizar marcações de palavras chave, bem como realizar outras anotações que possam ajudar você a compreender melhor o dispositivo legal estudado.

Dicas para marcações ao estudar lei seca

Falando de marcações ao estudar lei seca, por exemplo, busque marcar:

  • prazos;
  • termos como “sempre”, “nunca”, “todo”, “nenhum”, “somente”, “salvo em caso de”.
  • “Deve” e “pode”;
  • termos apresentados em formato de lista;

Dicas para anotações ao estudar lei seca

Já quando o assunto é anotações ao estudar lei seca, busque anotar ao lado dos artigos:

  • Dúvidas;
  • Grau de relevância, de acordo com os professores;
  • Palavras-chave que auxiliem na compreensão ou lembrem você de exemplos que facilitaram o entendimento;
  • Artigos relacionados;

Dicas para estudar lei seca: assegure-se de que os textos estão atualizados

As leis estão em constante atualização para acompanhar os progressos e mudanças na sociedade. E, especialmente quando falamos de dispositivos legais federais, a atenção nesse sentido deve ser dobrada.

As bancas organizadoras, apesar de terem estilos diferentes de cobrança, geralmente costumam se igualar no que diz respeito à preferência por abordar mudanças e atualizações dos candidatos. Então, é ainda mais importante garantir que você esteja estudando com textos legais atualizados.

Para tanto, se estiver estudando com um Vade Mecum, prefira as versões digitais e busque sempre a mais recente.

Todavia, a melhor dica, nesse sentido, para garantir que você vai estudar lei seca com a legislação atualizada é acessar os sites oficiais dos órgãos e/ou entidades públicas. Por lá, os textos estão sempre atualizados e você também pode consultar rapidamente quando e quais foram as últimas alterações realizadas.

  • Para legislações federais: acesse o site do planalto (https://www.planalto.gov.br/)
  • Para legislações estaduais: acesse o site do governo estadual. Esses endereços eletrônicos geralmente são caracterizados pela sigla do estado, seguida de .gov (Por exemplo, no DF: https://www.df.gov.br/)
  • Para legislações municipais: acesse o site da prefeitura municipal. Geralmente, esses endereços eletrônicos são os primeiros depois de consultar pelo nome da cidade + prefeitura no buscador  (Por exemplo, no Rio de Janeiro: https://prefeitura.rio/)

Saiba mais detalhes de como estudar com a legislação atualizada!

Dicas para estudar lei seca: conheça a diferença entre os textos completos e os compilados

Ao estudar lei seca para concursos, é comum que você encontre, eventualmente, a escolha de estudar por textos completos ou compilados. Apesar de ser uma diferença simples, pode economizar bastante tempo compreender que a melhor escolha, na maioria dos casos, costuma ser em textos compilados.

Afinal, o adicional da versão completa costuma incluir todo o histórico de criação e modificação da lei, o que não é matéria relevante para a grande maioria dos concursos públicos e por isso deve ser deixado de lado ao estudar lei seca para concursos, de acordo com o professor Israel Suhet. 

Assim, a menos que o edital diga o contrário, ressaltando que o histórico da legislação também será cobrado, prefira sempre estudar com o texto compilado.

Mencionamos para você que materiais que abordam as leis cobradas em concursos não podem substituir o ato de estudar lei seca. Contudo, eles podem (e devem!) complementá-la sempre que possível! Afinal de contas, materiais teóricos geralmente são formulados por professores e poderão otimizar a sua compreensão do que não ficou tão claro apenas lendo o texto literal.

Esses materiais também podem trazer tabelas e esquemas que você poderá incluir nos seus materiais de revisão. Como é o caso, por exemplo, das leis esquematizadas que você encontra aqui no Gran! 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, mesmo na hora de buscar esses materiais complementares, para garantir que eles vão efetivamente ajudar e não acabar atrapalhando. São eles:

  • Os materiais devem ser formulados por professores e, de preferência, especialistas em concursos: assim, o enfoque será nos pontos mais relevantes para a sua preparação, sem desperdiçar tempo.
  • Os materiais devem estar atualizados: assim levarão em consideração todas as novas mudanças e poderão informar o candidato sobre como impactaram a compreensão geral do dispositivo legal e a cobrança das bancas.

Dicas para estudar lei seca: estude com o auxílio das ferramentas do “Legislação Comentada”

Se você já é aluno do Gran, já deve ter notado que, desde o início desse ano, uma nova opção chamada “Legislação Comentada” foi adicionada na área do aluno. Exclusiva para Assinantes Ilimitados, essa novidade foi pensada visando facilitar o ato de estudar lei seca.

Composta por 3 ferramentas, ao estudar com a Legislação Comentada, você poderá desfrutar de:

  • Análise em vídeo de artigo por artigo dos principais dispositivos legais pelos professores;
  • Resolução de questões direcionadas para cada ponto essencial da lei em questão;
  • Marcações, comentários e indicação de relevância nos textos integrais das leis pelos professores (Legislação em Destaque).

Dessa forma, fica bem mais fácil estudar lei seca! Conheça mais detalhes sobre a Legislação Comentada e veja como acessar

Dicas para estudar lei seca: revise sempre!

Temos a tendência de esquecer boa parte do que estudamos: esse fenômeno foi estudado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus e foi denominado como Curva do Esquecimento. E, a única maneira de driblar essa tendência biológica, é por meio da revisão!

É nesse ponto que as marcações e comentários vão ajudar muito ao estudar lei seca. Afinal de contas, sabemos o quão extensos alguns dispositivos legais podem ser. Então, depois de ler o texto integral completamente ao menos uma vez, você poderá criar o costume de revisar lendo apenas os artigos mais relevantes, partes grifadas e anotações.

Alguns concurseiros, por exemplo, criam o costume de fazer isso todos os dias, 15 minutos antes de ir dormir. Contudo, existem muitas maneiras de incluir essa prática no seu dia a dia. Tudo vai depender da sua rotina e o que funciona melhor para você!

Como estudar lei seca: dicas de mestre!

Que tal se aprofundar ainda mais no tema do estudo de lei seca com a professora Keity Satiko na aula gratuita e exclusiva abaixo? Confira!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é e como estudar a lei seca para concursos de maneira otimizada!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nas próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


26 de Outubro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque