Como estudar para o Enem 2023? Dicas e plano de estudos!

Começou a se questionar sobre como estudar para o Enem 2023? Então, vamos te ajudar a encontrar um bom caminho!

Avatar


29 de Maio de 2023

As inscrições do Enem 2023 começam na próxima segunda-feira, dia 5 de junho. Mas se você quer se sair bem, já é possível começar a se preparar agora mesmo! Entenda a seguir como estudar para o Enem 2023!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que estudar para o Enem 2023?

Em síntese, o Enem serve para avaliar o desempenho dos estudantes de todo o país. Mas, desde 2009, também é uma importante ferramenta para o ingresso ao ensino superior, em universidades públicas e privadas.

A prova é dividida em dois dias e 5 principais áreas que somam 180 questões e a redação. Por isso, se você quer saber o que estudar para a prova do Enem 2023, é possível separar nos seguintes blocos:

  • Redação;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias; e
  • Matemática e suas tecnologias.

Cada um desses blocos conta com uma série de conteúdos específicos e gerais, que devem fazer parte do seu cronograma de estudos.

Como estudar para o Enem 2023?

Não existe só uma forma ideal para estudar para o Enem, até porque cada pessoa possui seu próprio estilo de aprendizagem, conhecimentos prévios e habilidades diferentes.

No entanto, algumas questões comuns podem te ajudar a estudar melhor para o Enem 2023:

1. Comece pelas provas anteriores

Um bom ponto de partida para seus estudos é separar um fim de semana para fazer a prova da edição anterior do Enem. Deixe o tempo, assim como na prova, desligue o celular e outras distrações.

Após terminar, confira suas respostas com o gabarito e separe as respostas certas e erradas de cada área do conhecimento. Avalie os seguintes tópicos:

As questões certas são de conteúdos que você sabe que sabe? Por exemplo, digamos que você é uma pessoa que não tem muita facilidade com a área da matemática, mas teve tranquilidade em questões de raciocínio lógico.

Se você acertou todas as questões dessa área, pode ter uma maior tranquilidade para estudar e aplicar o conhecimento no dia da prova (isso vai ajudar, inclusive a diminuir o nervosismo).

Por outro lado, as questões erradas foram falta de conhecimento ou falta de atenção à questão? Isso vai indicar se você precisa estudar mais sobre o assunto ou só se concentrar mais na hora da prova.

2. Identifique sua facilidade com os conteúdos

Os conteúdos que você tem mais facilidade levam menos tempo para estudo, por isso, podem ficar para mais perto da data da prova.
Comece pelos conteúdos mais difíceis, até para identificar se precisará pedir ajuda externa para aprender de fato.

3. Teste diferentes formatos de aprendizagem

Leia apostilas, assista aulas, ouça podcasts… Avalie por quais formatos você absorve melhor o conteúdo. Dessa forma, você pode priorizar essa metodologia para otimizar seu tempo!

4. Faça pausas para checar o aprendizado

A dica número 1 também pode ser repetida, por exemplo, uma vez ao mês. Treinar o modelo da prova tempo e questões do Enem pode te ajudar a se sair melhor na prova oficial.

Treine com provas das edições anteriores e teste redações com temas variados. Se possível, peça para um(a) professor(a) de português avaliar suas redações e fazer apontamentos.

Assim você consegue ver se está evoluindo nos resultados ou precisa reajustar o plano de estudos.

5. Preste atenção nas datas do Enem 2023

O edital do Enem possui datas muito bem definidas para cada etapa e você não receberá nenhum aviso específico para te lembrar sobre o período de inscrições, divulgação de local de prova, etc.

Por isso, fique sempre atento(a) ao cronograma oficial do Ministério da Educação (até porque eventualmente acontecem alterações).

Afinal, de nada adianta entender como estudar para o Enem 2023 se você perder a data da prova!

Como montar seu plano de estudos para o Enem?

A aplicação do Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro, então, para montar seu plano de estudos você precisará fazer um cronograma retrocedendo dessa data até hoje.

Por exemplo, se você está começando a desenhar seu plano no fim de maio ou início de junho, você terá cerca de 5 meses de estudos. Então, siga os seguintes passos:

  • Liste seu tempo livre para estudo por semana;
  • Distribua mais tempo para as matérias que você tem mais dificuldade;
  • Faça resumos, cards ou outros formatos que te ajudem na fixação dos conteúdos aprendidos (isso vai facilitar muito na semana anterior à prova);
  • Inclua no planejamento semanal: estudo de matérias das áreas do conhecimento, treino de uma redação por semana;
  • Cuide da sua saúde mental! O nervosismo e ansiedade para realizar o Enem podem atrapalhar seu desempenho. Por isso, ao incluir seus cuidados de como estudar para o Enem 2023, inclua exercícios de respiração e outras atividades que te auxiliem a amenizar essa questão.

São 5 principais frentes de conteúdos para 5 meses, mas se você decidir estudar todos os conteúdos de linguagens em um único mês pode ser um problema. Tanto pela monotonia, que pode prejudicar a automotivação, quanto pela distância até a data da prova.

Uma opção bem bacana é separar uma área por semana, com conteúdos diferentes a cada dia. Dessa forma, você não “enjoa” de uma ou outra matéria.

Além disso, a prática da redação é extremamente importante e precisa ser feita regularmente. Então, separe pelo menos um dia por semana para essa prática.

Gostou desse conteúdo? Siga acompanhando o blog para conferir tudo sobre Enem, ensino superior e concursos de diversos níveis!

Aproveite as vantagens da Gran Faculdade e comece hoje mesmo seu curso!

Na Gran Faculdade você conta com a entrada imediata, que te permite fazer sua matrícula e começar a estudar hoje mesmo (é preciso ter concluído o ensino médio!)

Escolha um de nossos cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo e conquiste seu diploma de ensino superior de forma totalmente online.

Além disso, no Gran você conta com:

  • Mensalidades acessíveis que cabem no seu bolso;
  • Flexibilização de horários para estudar de acordo com a sua rotina;
  • Professores qualificados e didáticos que te preparam tanto para a teoria, quanto para a prática profissional;
  • Plataforma simples e intuitiva que pode ser acessada de qualquer dispositivo, para você estudar de onde estiver;
  • Recursos de acessibilidade e inclusão para que todos possam estudar com qualidade;
  • Recursos tecnológicos que melhoram seu desempenho nos estudos e otimizam seu tempo e conhecimento;
  • E muito mais!

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de Maio de 2023