Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada? Veja!

As revisões são um desafio para você? Confira as principais dicas práticas de como fazer revisão para concurso de maneira otimizada!

Avatar


17 de junho5 min. de leitura

Seja por meio de mapas mentais, flashcards, resumos ou esquemas, a revisão é essencial para garantir a assimilação dos conteúdos estudados. Afinal, você sabia que temos a tendência de esquecer cerca de 50% de tudo que estudamos com o passar do tempo? Dito isso, revisar pode ser um desafio para quem está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais dicas de como fazer revisão para concurso de maneira otimizada. Confira!

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: principais dificuldades

As principais dificuldades sobre como fazer revisão para concurso estão relacionadas com a extensão/ eficácia do material e a melhor constância para aplicá-los. Por exemplo: você sente que seus materiais são longos demais e que a revisão leva muito tempo? Ou então, simplesmente não sabe quando encaixar as rotinas de revisão sem prejudicar o tempo para as demais matérias nos estudos? Saiba como resolver essas e outras questões abaixo!

“Meus materiais de revisão para concurso ficam muito extensos”

Esse é um problema muito comum especialmente para quem está iniciando os estudos para concursos públicos. Afinal, quando começamos a aprender algo novo, tudo parece importante. Assim, é comum encontrar resumos e esquemas enormes, repletos de textos e frases completas.

Um bom material de revisão para concurso, no entanto, é bem mais sucinto do que isso. Uma dica de como fazer revisão para concurso de maneira otimizada nesse sentido é pensar no seu material de revisão como uma série de gatilhos para o raciocínio e não como “recortes” do conteúdo: isso é um fichamento.

Como fica difícil ter essa noção no início, não desanime da produção de materiais de revisão para concurso mesmo que não consiga resumir o suficiente no início. Essa habilidade poderá ser desenvolvida a partir da resolução de questões de concurso, provas passadas e também a partir da sinalização de professores. 

Em quesito de estruturação, veja os principais pontos de como fazer revisão para concurso com materiais mais objetivos:

  • Não copie frases inteiras. Ao invés disso, prefira palavras-chave, termos ou ilustrações;
  • Não copie os exemplos prontos fornecidos pelo material ou professor;
  • Reveja o material e melhore-o de tempos em tempos com os seus novos aprendizados sobre o conteúdo;
  • Inclua no seu material de revisão para concurso essencialmente os assuntos mais cobrados em questões.

“Quando devo encaixar as revisões na minha rotina?”

Não existe uma resposta fechada para essa pergunta, já que cada rotina de estudos funciona de maneira diferente. Dito isso, quanto mais  você demorar para realizar a revisão, mais naturalmente longas e cansativas essas sessões serão. Basta pensar que o conteúdo a ser revisto só irá se acumular com o passar o tempo.

Três possíveis maneiras de encaixar a revisão para concurso na sua retina, são:

  • Técnica 24/07/30: Na qual se revê um conteúdo depois de um dia, depois uma semana e depois um mês. O intuito desses intervalos cada vez maiores é relembrar e salientar para sua mente que essas informações são importantes para que possam ser assimiladas como conhecimentos a longo prazo.
  • Revisões semanais: nesse modelo, você poderia reservar um dia da semana apenas para se dedicar a uma revisão geral de todos os conteúdos abordados.
  • Revisões diárias: são bem menores e podem ser encaixadas nos primeiros 5 a 10 minutos da sua rotina de estudos.

Qual é a melhor constância para realizar revisão para concurso?

Novamente, isso depende do que funciona melhor para você! No entanto, quanto mais frequente forem as suas rotinas de revisão, mais eficiente será a assimilação de conteúdos e você com certeza poderá perceber os resultados nas rotinas de resolução de questões e simulados, por exemplo.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: dicas práticas

Agora que você sabe como enfrentar as principais dificuldades na hora de fazer revisão para concurso, confira também as principais dicas para tornar seus materiais ainda mais eficientes!

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: escolha fazer os seus materiais

Quando o assunto é revisão para concursos, existem dois tipos de materiais: aqueles prontos, que podem ser baixados pela internet ou compartilhados por professores e aqueles produzidos por você.

Apesar de parecer em primeiro momento que baixar os materiais pode ser mais benéfico por conta do menor tempo investido, essa alternativa elimina todos os benefícios da produção individual de materiais de revisão. São elas: a transformação do seu estudo de passivo para ativo e a linguagem utilizada, que será genérica, não adaptada para o seu caso específico.

Por ser, por exemplo, que você esbarre em um material de revisão para concurso lotado de termos técnicos que você ainda nem viu ou aprendeu. Então, você terá o trabalho de decodificar essas informações. Também pode ser que os gatilhos e esquemas utilizados para incitar a memória não funcionem tão bem para você. Por isso, sempre que possível, coloque a mão na massa e busque produzir os seus próprios materiais.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: abuse das ilustrações

A habilidade de memória está fortemente ligada a associações, especialmente em relação a representações visuais. Não é a toa que dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras.  Assim, quanto mais ricos forem os seus materiais de revisão em imagens, mais forte será sua capacidade de lembrar do conhecimento associado, mesmo que você não lembre de frases específicas.

Os desenhos não precisam ser elaborados de maneira alguma, então não precisa se preocupar em fazer “bonecos de palitinho”. O mais importante é que a associação seja direta, objetiva e você consiga ligar a imagem ao conhecimento imediatamente durante as suas rotinas de estudos. Isso também é uma forma de treinamento para o cérebro e poderá evitar muitos “brancos” na hora da prova.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: traga o conteúdo para o seu cotidiano

É mais difícil entender coisas que estão completamente fora da nossa realidade imediata. Assim, se você encontrar maneiras de relacionar o conteúdo com atividades do seu cotidiano ou com figuras familiares, a associação torna-se mais simples e a sua mente consegue “puxar” o conhecimento mais facilmente. Isso quer dizer também não ter medo de “simplificar” os exemplos e ou criar suas próprias narrativas, de forma que fique mais fácil de assimilar o conteúdo.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: conheça e teste as diferentes técnicas

Existem diversas formas de revisar para concursos públicos. Algumas das mais famosas são: mapas mentais, esquemas, flashcards e resumos por tópicos. Para saber qual delas combina mais com você e o seu estilo, a única maneira de descobrir é testando. Também é possível utilizar mais de uma dessas técnicas ao seu favor.

A única coisa que não vale nesse sentido, é achar que você deve utilizar determinada técnica para ser bem sucedido na sua revisão para concurso. Afinal, não é assim que funciona. Lembre-se: o ponto de referência será sempre você e a sua experiência.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: valide os seus materiais

A única maneira objetiva de avaliar se os materiais de revisão estão cumprindo o seu propósito é colocá-los à prova. Isso pode ser feito avaliando o resultado geral das questões resolvidas depois de terminar uma rotina de revisão. Se você notar muitos erros, é importante entender quais foram os principais pontos de dúvida e complementar os seus materiais.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: atualize suas rotinas

Conforme você cresce como concurseiro, a tendência é que seus materiais de revisão cresçam com você. Por isso, não tenha medo de editá-los e melhorá-los com o tempo, retirando ou adicionando novas informações. Por isso também é melhor preferir a confecção própria desse tipo de recuso de estudos.

Como fazer revisão para concurso de maneira otimizada: videoaula

Confira abaixo uma aula com o professor Alexandre Meirelles de como fazer revisões para concurso ainda mais eficientes:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de junho5 min. de leitura