Como o agradecimento me ajudou a ser aprovado 9 (nove) vezes?

Avatar


28 de Agosto de 2020

Por que você está perseguindo seu objetivo de ser concursado? Ele faz sentido para você? Você está disposto a abrir mão de vários desejos imediatos hoje para conquistar a sua aprovação? Você sabe a hora que a chave da vida precisa mudar? Ou melhor, você sabe a hora que a chave precisa virar para você ser aprovado?

Realmente, há uma linha tênue entre fingir que estuda e estudar de verdade. O objetivo deste artigo é te mostrar que, muitas vezes, a virada de chave é o que determinará a sua aprovação.

É primordial analisar que há situações em sua vida as quais não somarão para seu crescimento, que algumas peças não se encaixarão nas engrenagens. Quando não há um encaixe perfeito dessas engrenagens com a peça principal, não adianta forçar, pois essa junção pode ser danificada e as consequências serão infelicidade, derrota e reprovação.

A sua aprovação depende de que toda essa máquina que somos nós – seres humanos – esteja em condições “perfeitamente” favoráveis para enfrentar os obstáculos que virão no caminho do desafio da sua tão sonhada aprovação. Se nesse caminho as peças e situações vividas por você hoje te trazem apenas estagnação, pessimismo, acomodação e infelicidade, é hora de repensar!

Chega uma hora que desistir parece ser a melhor opção. As desistências necessárias para sua evolução podem ser inúmeras – deve haver humildade da sua parte para percebê-las, pois vão desde mudanças num simples método de estudo que você insiste ser o melhor quando, na verdade, deveria desistir dele por não ser eficiente para você, até um relacionamento que te faz sentir inferior e incapaz, não te estimula para enfrentar a batalha e te deixa com a certeza de que sairá da luta como derrotado(a).

Os que te apoiam na jornada e as situações que colaboram com sua vitória devem ser vangloriados; já as circunstâncias que te trazem desconforto e tristeza devem ter um grande aprendizado por trás.

Para conquistar o almejado cargo público, você viverá dias muito solitários. Terá apenas a companhia do seu caderno, do seu computador e de seus materiais auxiliares (como canetas e fones de ouvidos). O que vai fazer toda a diferença é você acreditar no seu sonho. É viver uma fé inabalável. A negatividade vai querer silenciar seu sonho, por isso, não a absorva para si. Vença e lute.

A minha virada de chave aconteceu quando percebi que tinha concluído o Ensino Médio e eu era mais um no meio da multidão de pessoas que ainda dependia dos pais para viver. Foi quando percebi que tinha de agradecer por tudo que eles fizeram por mim e seguir minha vida. Eu entendi, naquele momento, que a melhor forma de agradecer era crescer, era ser aprovado em um concurso público. Olhei para frente e disse: só vou parar quando conseguir.

A primeira ação que eu precisava tomar era simplesmente acreditar em mim e depois fechar os ouvidos para tudo que poderia me afastar do meu sonho. Esse foi o grande segredo!

Viver relacionamentos desleais, conviver com pessoas que não agregam e escutar coisas que não ajudam são apenas alguns dos exemplos que pude vivenciar no meu dia a dia de estudos. Comigo não era diferente.

Para voar alto, eu precisei estar com pessoas  que me  estimulavam a crescer. Meus pais  e meus irmãos estavam lá comigo. Do jeito deles, mas estavam. Todo dia, quando estudava, eu só pensava: estou mais perto do meu sonho, estou mais perto do meu sonho. Só preciso continuar.

Com 19 anos, eu passei no meu primeiro concurso em 42º lugar, em um certame que teve 50.000 mil inscritos. No dia que saiu o resultado, eu não acreditava. Eu sabia que tinha ido muito bem na prova, só não sabia que tinha ido tão bem. Depois disso, foram mais oito aprovações. Somando ao todo, tive nove aprovações em concursos públicos. Todas tiveram um gostinho e um desafio diferente.

A primeira aprovação com toda a certeza foi a mais importante, pois foi o pontapé inicial para várias outras. A virada de chave foi: AGRADECER MEUS PAIS POR TUDO QUE ME FIZERAM sendo APROVADO.

Descubra o que realmente quer. A necessidade de crescimento é primordial para saber não desisitir. Portanto, assuma as rédeas da sua vida e faça suas escolhas.

Tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, muitas das nossas escolhas farão com que consequentemente haja renúncias, o que nos tira da zona de conforto. Mas deixar de perseguir seu sonho e deixar de arriscar são ações as quais também poderão te trazer perdas. O que vai ser? Perder por não tentar, ou tentar para não perder?

Jogue tudo da sua zona de conforto para o alto e recomece, reinvente-se. Desista de ser mais um no meio da multidão. Escolha ser concursado. A minha vida nunca mais foi a mesma, e tenho certeza de que a sua também não será. Seja! Faça! Evolua, cresça e apareça!

 

Yuri Lima

Avatar


28 de Agosto de 2020